Youtube Thumbnail: você perde público por não saber dessas 8 dicas

Youtube Thumbnail: o que é, 8 dicas de como fazer e principais ferramentas

Seus vídeos não têm as visualizações que você quer, os números de curtidas estão no chão e nenhum comentário novo. Você pode deixar desse jeito. Ou mudar tudo com uma Thumbnail matadora.

Porque não importa se você comprou os melhores equipamentos, contratou uma equipe e investiu horas para produzir os melhores vídeos do mundo.

Se não tiver uma Thumbnail de cair o queixo, ninguém vai clicar para assistir seu conteúdo.  

Acredite, é inevitável: todo mundo julga o livro pela capa. E a thumbnail é a capa do seu conteúdo.

Por isso precisa ser certeira para atrair muitas visualizações, curtidas e comentários nos seus vídeos.

E investir nos seus vídeos é uma das estratégias mais inteligentes para um negócio de sucesso. Porque em menos de dois anos os vídeos serão responsáveis por 80% do tráfego da internet.

Além de que conteúdo visual tem 40 vezes mais chances de ser compartilhado nas redes sociais.

Agora, eu sei que você pode estar com um ponto de interrogação na cara.

Talvez você nem saiba o que é uma thumbnail. Talvez você conheça por outros nomes.

O fato é que você já viu muitas por aí. O tempo todo. Principalmente em sites como Google e Youtube.

Se está confuso, calma. Tudo vai ficar bem claro.

Porque nas próximas linhas, você vai saber em detalhes o que é e o que precisa ter em uma.

Mas não só isso.

Eu vou te dar 8 dicas para fazer thumbnails que vão deixar sua concorrência no chinelo. Você vai ver exemplos reais e de sucesso que minha equipe fez.

E você vai conhecer as melhores ferramentas que existem no mercado para criar suas próprias thumbnails em questão de minutos.

Leia este artigo até o final para ficar totalmente preparado para aplicar todas as informações que você vai ver aqui.

O que significa Thumbnail?

O que significa Thumbnail?

Taí uma coisa que eu acho interessante: como a gente usa um monte de palavra nova (a maioria em inglês) para explicar situações na internet.

Tipo quando alguém fala selfie ou hater. O primeiro é uma foto que a pessoa tira dela mesma. O segundo é aquela pessoa desagradável que só faz comentário ruim sobre os outros na internet.

As duas  têm significados bem ‘internetês’.

É o mesmo caso de Thumbnail. Porque o sentido literal é unha do polegar (thumb: polegar; nail: unha).

Mas na internet o sentido é outro. Aqui nada mais é do que imagens em miniatura, a versão reduzida de uma imagem.

Simples assim.

Parando para pensar, até que a tradução literal faz sentido. Porque é uma imagem pequena, assim como a unha do polegar.

Por exemplo, como numa pesquisa no Google.

Thumbnail Pesquisa Google Imagens

Todas essas miniaturas são thumbnails.

Mas esse termo também serve para fotos do celular, imagens em pastas do computador e a imagem de capa dos seus vídeos no Youtube.

E é neste último que eu vou me focar. Porque é ele que vai fazer a diferença para o seu negócio.

São as Youtube Thumbnails, junto com as headlines (títulos dos vídeos) que vão determinar se a pessoa vai clicar no seu vídeo ou não.

Nas próximas linhas você vai entender melhor sobre o que eu estou falando.

Para que serve uma Youtube Thumbnail?

Talvez você esteja se perguntando qual o sentido de as thumbnails existirem. Por que essas miniaturas de imagens são tão importantes?

Pensa comigo. Você acha mais fácil carregar uma caixa de 1kg ou de 10kg?

Você provavelmente vai dizer que é a caixa mais leve.

A mesma coisa acontece com as páginas da internet. Thumbnails são arquivos mais leves e servem para diminuir o tempo que as páginas demoram para carregar uma imagem.

Mas não é só isso. Elas também facilitam a visualização e organização, porque você consegue ver mais de uma imagem de uma vez.

Só pensar no álbum de fotos do seu celular. É mais fácil escolher uma foto vendo as miniaturas ou abrindo uma por uma?

Mesma coisa vale para uma pesquisa no Google. As thumbnails agilizam o processo de ver imagens. Você só clica na que te interessa.

Tudo o que eu falei até agora vale para thumbnails em geral. Agora, no Youtube vai muito além disso.

Eu explico.

Uma thumbnail vale mais que mil palavras

Você já deve estar cansado de ouvir aquela expressão que diz que uma imagem vale mais que mil palavras.

Por mais manjada que essa afirmação seja, as Youtube Thumbnails (ou miniaturas personalizadas) estão aí para provar que é verdade.

Porque nossos cérebros processam dados visuais aproximadamente 60 mil vezes mais rápido do que textos.

Ou seja, o cérebro interpreta uma thumbnail muito, muito rápido.

Quer ver? Tente adivinhar o que eu pesquisei no Youtube só vendo essa imagem.

Thumbnail Pesquisa Youtube Bolo de Cenoura

Eu nem preciso escrever “bolo de cenoura com cobertura de chocolate” para você sacar o que é. Porque só pela imagem, fica bem claro.

O exemplo do bolo foi bem óbvio, mas vale para qualquer coisa. Vou mostrar.

Thumbnail Pesquisa Youtube Basquete

Até quem não é fã consegue perceber que essas thumbnails têm alguma coisa a ver com basquete.

Quem já está mais avançado no esporte já começa a sacar exatamente o que eu pesquisei (melhores jogadores de basquete).

O fato é que você não precisou de nenhuma explicação para entender qual é a mensagem dessas imagens.

Isso só reforça aquilo que eu já falei: uma imagem vale mais do que mil palavras.

Não perca a continuação no próximo capítulo

Dito isso, vou passar para outra função das Youtube Thumbnails. É um recurso que praticamente toda série de televisão e novela usa.

Aquilo que te faz soltar um “não acredito!” enquanto os créditos passam na tela.

Que te faz roer as unhas enquanto espera o próximo episódio.

O gatilho mental da antecipação.

Isso acontece nas thumbnails porque você bate o olho em uma dessas miniaturas e já começa a criar expectativa sobre o que vai acontecer quando clicar para assistir o conteúdo.

Miniaturas de sucesso geram curiosidade, ao mesmo tempo que já dão um gostinho do que vai rolar no vídeo.

É tipo um primeiro encontro. Você dá algumas informações interessantes para prender a atenção da pessoa, mas deixa o gancho para coisas que só vai revelar em outros encontros.

Se não gerar curiosidade, ela não vai ter interesse de te ver outras vezes. É a mesma lógica para as miniaturas dos seus vídeos no Youtube.

É uma questão de identidade

Você já deve ter ganhado um presente que a pessoa comprou porque era a sua cara. Um relógio, uma roupa, um livro ou algum item de decoração.

Sua personalidade, seus gostos, é tudo tão marcante que fica fácil identificar o que combina contigo.

A mesma coisa acontece com as thumbnails. E essa aqui é a característica mais legal na minha opinião.

Porque as miniaturas também servem para você imprimir a identidade dos seus vídeos e do seu canal.

Aí quando alguém bater o olho em uma thumbnail sua no meio de uma pesquisa no Youtube, vai identificar de cara.

E isso vai além de fazer miniaturas bonitas e chamativas: é parte de um processo de branding, de gravar a sua marca na cabeça das pessoas.

O que ajuda na imagem de profissionalismo, credibilidade, confiança do seu negócio. Porque as pessoas vão olhar para a miniatura e confiar que o seu conteúdo é de qualidade.

Para ficar no topo

Eu falo direto aqui sobre SEO (Search Engine Optimization). Claro, porque respiro todos os dias a estratégia de SEO da minha empresa.

Como já expliquei algumas vezes, o Google tem um monte de critérios para determinar que páginas ficam no topo das pesquisas.

O Youtube também tem critérios próprios. Uns dos mais importantes são número de visualizações do vídeo e número de comentários.

Já ficou claro que, se você não investe em uma thumbnail matadora, ninguém vai querer clicar no seu conteúdo.

Sem cliques, sem visualizações. Muito menos comentários.

Itens de uma thumbnail

Itens de uma thumbnail

Neste ponto você já entendeu que thumbnails são indispensáveis para uma excelente estratégia de marketing de conteúdo no Youtube.

Sem elas os seus vídeos perdem força, por melhor que sejam.

Até o final do artigo, você estará pronto para criar thumbnails matadoras. Mas antes, vou te mostrar os itens fundamentais de uma miniatura atrativa.

Imagens

Lá no início, no exemplo do bolo de cenoura e do basquete, eu te falei que nosso cérebro processa imagens muito mais rápido do que textos.

Não é só isso: 90% da informação enviada ao cérebro é visual. Então não é espanto nenhum que usuários prestem mais atenção ao conteúdo de imagens do que em textos.

Por isso a imagem é tão importante em uma thumbnail. Mais para frente vou te dar dicas de como escolher a imagem certa.

Texto

Você pode estar confuso: Ué, Hugo. Você bateu tanto na tecla da imagem até agora, por que está falando sobre texto?

Porque usar texto em uma thumbnail torna sua mensagem mais chamativa. Além de que complementa/reforça a headline (título) do vídeo.

Mas eu não estou falando para escrever um livro aqui. Eu nem estou falando sobre frases complexas, para falar a verdade.

Algumas palavras. De 1 a 5, no máximo.

Até porque a thumbnail é uma miniatura. Se você colocar muitas informações, vai ficar confuso. Ninguém vai entender a mensagem que você quer passar.

Outra coisa, evite fontes cursivas ou muito decoradas. Precisa ser legível. Procure usar as mesmas fontes para manter a identidade do seu canal.

E que fique claro. Quando eu falo texto, isso inclui ícones e emojis.

Eles são ótimos para resumir ideias que poderiam te custar várias palavras. Mas decidir que ícones e emojis usar vai depender do seu público, como vou falar daqui a pouco.

Cores

Não sou eu que estou falando: estudos apontam que as pessoas lembram de 80% do que veem.

E as cores são indispensáveis nessa memorização das imagens.

Vou dar alguns exemplos. Que cor vem na sua cabeça quando você pensa na CocaCola, no Facebook, no McDonald’s ou no Banco Itaú?

Duvido que você não tenha visto nenhuma cor. O que explica isso é a Psicologia das Cores.

Não vou me aprofundar no assunto, porque aqui no blog já tem um artigo completo com tudo o que você precisa saber.

O importante agora é que a Psicologia das Cores estuda como a cor é percebida pelo ser humano.

E uma coisa é certa: fazemos julgamentos rápidos e em até 90% dos casos decidimos o que comprar baseados nas cores dos produtos.

Isso também serve para o momento que a pessoa decide clicar no seu vídeo. Meu conselho: use cores contrastantes com as cores do Youtube para destacar seu conteúdo.

Tente manter as mesmas cores ou a mesma paleta de cores. Por conta daquilo que já conversamos: a identidade da sua marca.

8 dicas para criar Youtube Thumbnails matadoras

8 dicas para criar Youtube Thumbnails matadoras

Até agora já está claro o que é uma miniatura personalizada e a importância que ela tem. Você também sabe no que deve apostar na hora de fazer a sua: imagens, texto e cores.

A cereja do bolo vem agora. Porque eu separei 8 dicas para você criar thumbnails de cair o queixo. Saca só.

#1 Para escolher a imagem

Você provavelmente já foi a algumas festas de casamento. Cada detalhe importa, tudo chama a atenção.

Mas nada é tão impactante quanto o vestido da noiva. Todo mundo espera para ver qual será o modelo escolhido.

A imagem é o vestido da sua thumbnail. É o que mais impacta na hora que alguém bate o olho na miniatura.

Escolher a imagem é uma tarefa muito importante. Mas assim como existem mil opções de vestido de noiva, existem vários tipos de imagem que você pode escolher.

Pode ser a captura de um momento do vídeo, uma ilustração, uma foto.

Depende da identidade visual que você quer criar, da identidade da marca, público, enfim.

Tem editor aqui da nossa equipe que gosta de capturar um momento agradável do vídeo (como uma gargalhada, um olhar simpático).

Outros gostam de capturar o momento logo antes de alguma coisa muito importante acontecer (um gesto, por exemplo).

E também tem os que preferem as expressões mais esquisitas e engraçadas para chamar a atenção de quem vê a thumbnail.

#2 Bote a cara no sol

Essa não é uma regra, mas uma dica para gerar identificação com quem dá de cara com suas thumbnails: use o rosto do “apresentador” do vídeo.

Aí a pessoa já sabe quem vai encontrar quando clicar para assistir.  

#3 Saia da caixinha

Eu bati muito na tecla de sempre manter a identidade da sua marca e do seu canal.

Mas isso não significa que você não pode tentar coisas novas.

No canal do meu irmão, Erico Rocha, de tempos em tempos a galera do vídeo e da edição testa coisas diferentes. Por exemplo.

Thumbnail Erico Rocha Mundo Paralelo

Thumbnail Erico Rocha Descobri Por Acidente

Thumbnail Erico Rocha Como Atrair Mais Clientes

Você não precisa ficar preso em uma caixinha.

Sinta-se livre para mudar o estilo das suas thumbnails de vez em quando e ver o que funciona.

#4 E o conteúdo?

O que eu vou falar pode parecer óbvio, mas já vi muita gente pecar nessa aqui.  

Não adianta apostar numa thumbnail massa e entregar um conteúdo meia boca.

É tipo conhecer alguém numa festa. A aparência é o que chama atenção num primeiro momento, mas a conversa, o conteúdo é que vai manter a pessoa interagindo com você.

Miniaturas que servem só para clickbait, ou seja, para atrair cliques, são desonestas com o público.

Porque não entregam o que prometem.

Fazer isso só causa rejeição. Você só vai ganhar dislike no seu conteúdo. Para quê?  

#5 Fique de olho na grama do vizinho

Pesquise as thumbnails que sua concorrência está usando.

Não para copiar, mas sim para se destacar.

Porque se você simplesmente copiar, seus vídeos vão perder o destaque em meio aos outros.

Exemplo: você pode usar cores diferentes, imagens que fogem ao padrão que a concorrência usa.

Sem perder a identidade da sua marca.

#6 Cheque a temperatura

Você pode usar as thumbnails como um termômetro do seu conteúdo.

Se um vídeo não está dando o retorno que você queria, pode ser porque a thumbnail não está interessante o suficiente.

Então você pode trocar a thumbnail para fazer testes. O melhor: você pode trocar sempre que quiser.

É tipo um Teste A/B do Youtube: você pode testar mais de uma miniatura para ver qual mais funciona.  

#7 Você está falando com quem?

Aqui não tem mistério. Você não fala com um jovem de 20 e poucos anos do mesmo jeito que fala com uma pessoa já nos seus 70.

Basicamente porque, se você usar gírias novas com alguém mais velho, a comunicação não funciona.

Primeiro que não vai gerar identificação e proximidade.

Segundo que a pessoa não vai entender uma palavra.

E aí pode ser a thumbnail mais legal do mundo: se a comunicação não é boa, não adianta.

Então é básico. Use a linguagem adequada para a proposta do seu canal, da sua marca, do seu público.

#8 Tamanho importa

Uma thumbnail perfeita deve seguir algumas regras de configuração.

O tamanho ideal é de 1280X720 (ou proporção 16:9), com menos de 2MB.

Quanto ao formato, os dois melhores são JPG e PNG porque eles mantêm a qualidade da imagem.

Como fazer uma Thumbnail: as principais ferramentas

Como fazer uma Thumbnail: as principais ferramentas

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Você pode estar se perguntando como fazer isso, afinal de contas.

Até agora eu não te dei nenhuma informação complicada. E o que você vai encontrar nas próximas linhas é tão simples quanto o que eu já falei.

Existem ferramentas para todos os gostos. Das mais simples, com templates prontos. Até outras que você pode criar sua thumbnail do zero.

Só depende do que você quer. É só escolher.

Canva

Essa é uma das ferramentas mais famosas para criar miniaturas. Porque é muito simples de mexer.

Você não precisa saber nada sobre design gráfico para usar o Canva: tem vários layouts prontos e gratuitos.

Bônus: é em português!

PicMonkey

Essa aqui serve para outros tipos de edição além das Thumbnails. É uma ferramenta de imagem com muitas funcionalidades.

No PicMonkey você pode transformar fotos em rascunhos, retocar as cores, fazer colagens, usar templates.   

É uma ferramenta paga, mas tem um período de teste para você sentir se ela é a ideal.

Fotor

No Fotor você pode salvar seus projetos na nuvem. A vantagem: se ainda não tiver acabado, é só salvar e voltar depois.

Promete velocidade maior e melhor performance que as outras ferramentas do mercado.

Você pode editar e retocar imagens, usar os templates prontos para fazer suas thumbnails.

Assim como o PicMonkey, aqui vai além das miniaturas: é uma ferramenta para basicamente qualquer projeto de design com imagens.

Adobe Photoshop  

Em nível de dificuldade, o Adobe Photoshop ganha. Porque aqui você precisa ter conhecimentos avançados de edição de imagem.

Se você for leigo, vai quebrar um pouquinho a cabeça para usar essa ferramenta. Mas o melhor dela é que você começa o seu projeto do zero: pode fazer do jeitinho que quiser.

Mesmo com ferramentas mais simples e mais fáceis de usar no mercado, o pessoal daqui prefere usar o Photoshop por conta dessa liberdade que ele dá.  

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Thumbnail Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

É claro que usar boas estratégias para destacar seu conteúdo no Youtube é importante. Mas essa é só a ponta do iceberg de tantas possibilidades que você tem na internet.

Como a prospecção de clientes.

Nessa hora, uma ferramenta poderosa para capturar leads é o seu próprio site, blog ou mesmo suas páginas nas redes sociais.

Seja em artigos, promoções ou publicações, capriche na landing page para obter o contato de potenciais clientes

Para isso, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Crie a sua em três passos:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, publique no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Thumbnail Conclusão

Não tem como ignorar a importância das miniaturas personalizadas no Youtube.

Nesse artigo você viu o que são thumbnails e para que elas servem. Como para imprimir  a identidade da sua marca e do seu canal na cabeça das pessoas.

E também para gerar curiosidade com o gatilho mental da antecipação: é só bater o olho na miniatura para ficar com vontade de assistir o conteúdo.

Além de que uma boa thumbnail tem grandes chances de gerar mais cliques e comentários nos seus vídeos, dois critérios muito importantes para colocar seu canal no topo das buscas.

Eu te mostrei os três itens fundamentais: imagens, textos e cores.

Ainda dei 8 dicas para criar Youtube Thumbnails matadoras.

E te indiquei as 4 principais plataformas para criar a sua.

Depois desse artigo, você tem tudo na mão para alavancar o seu canal do Youtube.

Não deixa de me contar nos comentários o que você achou deste conteúdo.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.