YouTube Live: o que é e como fazer uma transmissão ao vivo

YouTube Live: o que é e como fazer uma transmissão ao vivo

Fazer uma live no YouTube pode ser a cereja do bolo do seu lançamento digital.

Você talvez já conheça parte do potencial da ferramenta, mas a questão é: como explorar o máximo dela a seu favor?

Neste artigo, vamos falar do YouTube Live.

Apesar de não ser um recurso tão utilizado para eventos ao vivo como o Instagram ou Facebook, possui funcionalidades diferenciadas, que proporcionam maior interatividade com o público.

Inclusive, desde o fim do Hangouts On Air, do Google, em 2016, o YouTube Live passou a ser o seu principal substituto.

Fazer live no YouTube é uma excelente maneira de produzir e transmitir webinars, mostrando suas habilidades em determinado tema, moldado a sua autoridade e reputação na web e gerando mais leads qualificados com menor esforço.

Nunca é demais lembrar, para início de conversa, que o webinar é um formato perfeito para alcançar uma audiência mais avançada na sua jornada de compras.

É uma estratégia muito interessante para nutrir leads e trabalhar o conteúdo de meio de funil de vendas.

E como o Klickpages é bastante utilizado para lançamentos, inclusive no formato de webinars, preparamos este material para detalhar o uso da ferramenta e explicar como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube na prática.

Vamos lá?

O que é YouTube Live?

O que é YouTube Live?

O YouTube Live é uma ferramenta do Google que permite realizar eventos ao vivo e transmiti-los em tempo real aos assinantes de um determinado canal nessa rede social.

Depois que a transmissão é realizada e concluída, o conteúdo é automaticamente disponibilizado para consumo offline, no próprio canal no YouTube.

Esse é um recurso cada vez mais utilizado, muito em razão da popularização dos vídeos como forma de entrega de conteúdo digital.

Sempre vale lembrar ao falar nesse assunto da pesquisa da Cisco, que prevê que 80% do tráfego na internet se dará por meio de vídeos em 2020.

Ou seja, em apenas dois anos.

É por isso que fazer uma live no YouTube se encaixa dentro desse contexto.

E o YouTube Live faz parte da revolução.

Praticamente todo mundo hoje tem um smartphone na mão.

E o uso de aplicativos como Facebook e Instagram é intenso.

Não por acaso, as transmissões de vídeo ao vivo começaram a fazer parte da rotina dos usuários, movimentando um grande fluxo de consumo de conteúdo através dessa funcionalidade.

O que poucos sabem é que o YouTube já havia começado a utilizar esse recurso muito antes mesmo de ele se tornar uma febre.

É isso mesmo!

O site passou a oferecer o serviço de streaming de vídeo há bastante tempo, mas foi mais precisamente há sete anos que o “boom” aconteceu.

E através de um evento marcante, é claro, como você vai ver agora.

Exemplos famosos de Live no YouTube

Exemplos famosos de Live no YouTube

Tudo começou com o casamento real britânico do príncipe William com Catherine Middleton, em 2011.

Na ocasião, milhões de pessoas ao redor do mundo pararam para assistir, durante cerca de três horas e meia, a cerimônia de matrimônio da família real inglesa.

E ela foi transmitida inteiramente pela plataforma.

Perdeu esse evento?

Ainda dá para conferir aqui.

Outro momento marcante no início das transmissões ao vivo aconteceu em 2012.

Foi quando o austríaco Felix Baumgartner quebrou o recorde de maior salto em queda livre.

O paraquedista saltou de uma cápsula presa a um balão a uma distância de aproximadamente 38 mil metros.

O evento durou 4 minutos e 20 segundos.

Felizmente, tudo aconteceu como o planejado e Felix pousou em segurança no chão.

Mas o sucesso dessa live no YouTube foi ainda maior que o esperado: estima-se que em torno de 1/6 da internet assistiu a transmissão.

Você não?

Então, veja aqui.

Incrível, não é mesmo?

Mas não pára por aí.

Aqui no Brasil mesmo, um grande exemplo desse tipo de conteúdo proporcionado pelo YouTube foi a transmissão ao vivo do Villa Mix, em 2016 e em 2017, através do seu canal oficial na plataforma.

O festival de música é o maior do gênero sertanejo no país.

Através da sua estratégia de conteúdo, transportou milhares de espectadores para dentro do palco.

Foram mais de 20 horas transmitidas durante os dois dias de festival.

E como a experiência de 2016 foi bem-sucedida, acabou repetida no ano passado – com números ainda melhores.

Houve um crescimento de 30% na comparação com a primeira edição transmitida ao vivo.

Juntos, os dois dias somaram mais de 1,8 milhões de visualizações e mais de 200 mil mensagens no chat ao vivo.

Vai dizer que não é um resultado espetacular?

Então, vamos a um último exemplo para ilustrar como o compartilhamento de vídeo ao vivo gera uma experiência muito mais legal e íntima para quem tem um canal no YouTube.

A youtuber Kim, do canal Kim RosaCuca, resolveu registrar todos os instantes da sua viagem para o carnaval de Salvador com os assinantes do seu canal.

A ideia rendeu 154 mil visualizações durante as 15 transmissões e mais 1,4 milhões após a publicação dos vídeos no canal.

Vale lembrar que isso só foi possível através do mobile live, que permite a transmissão através dos dispositivos móveis (falaremos disso mais à frente).

Afinal de contas, de que outra maneira ela conseguiria transmitir ao vivo em cima do trio elétrico tão facilmente?

Resumindo, assim como em outras plataformas, as transmissões ao vivo estão transformando a forma de se pensar e compartilhar conteúdo no YouTube.

Elas conseguem aproximar muito mais a personalidade ou a marca dos seus fãs e potenciais seguidores.

Isso possibilita um maior engajamento e a redução de trabalho no que diz respeito a planejar e criar um roteiro, além da gravação e até mesmo da edição desse conteúdo.

Se gosta da ideia, já pode começar a planejar a sua estreia em uma live no YouTube.

Não sabe como?

Vamos explicar!

O que eu preciso saber antes de começar a transmitir ao vivo no YouTube?

O que eu preciso saber antes de começar a transmitir ao vivo no YouTube?

Se você trabalha com marketing e foi encarregado de criar conteúdo ao vivo pelo seu cliente, ou é apenas algo no qual está interessado, o YouTube Live será um ótimo recurso para você.

Vamos dar uma olhada em quatro simples etapas essenciais que você precisa saber antes de transportar seu conteúdo de algo pré-gravado para o universo do ao vivo.

Confira as dicas!

1. Tenha um conceito

Obviamente, antes de começar a transmitir ao vivo você precisa ter um conceito definido para ajustar seu conteúdo.

Esse conceito deve ser planejado, adaptado e bem desenvolvido antes de começar a transmitir.

Vale lembrar que você não tem o luxo de filmar múltiplas tomadas quando estiver ao vivo.

Não há nenhuma possibilidade de edição.

E isso tudo reforça a importância de se ter um propósito por trás daquela transmissão.

O ideal é desenvolver um esboço para o seu conteúdo e tentar se manter ao máximo possível nesse caminho para atrair e engajar os assinantes.

É como um roteiro.

Não deve ser engessado, mas serve como uma espécie de guia.

2. Crie um canal

Após ter definido o conceito do seu conteúdo, é o momento de criar o seu canal na plataforma (caso ainda não o tenha).

Criar o canal não é nenhum bicho de sete cabeças.

Todo o processo é bem simples e leva poucos minutos.

Para começar, basta ter uma conta Google e definir se será um canal pessoal ou se irá representar uma empresa ou qualquer outro nome.

Você pode ver no próprio site um passo a passo para criar seu canal facilmente.

3. Ative o recurso “live” em seu canal

Em seguida, você precisará habilitar o recurso da transmissão ao vivo para o seu canal.

Esse é também um processo muito rápido e fácil que pode ser concluído no Creator Studio do próprio YouTube.

Basta olhar no lado esquerdo do painel do Creator Studio para encontrar a opção de transmissão ao vivo.

Com a ferramenta, você pode organizar, atualizar e ajustar as definições dos seus vídeos.

Também é possível interagir com os fãs e outros criadores de conteúdo.

Isso sem falar em visualizar relatórios e dados que permitem avaliar o desempenho dos vídeos, entre outras funcionalidades.

Vale a pena conferir tudo o que pode fazer por você e seus objetivos na plataforma.

4. Agende ou faça no mesmo instante as suas transmissões

Após ter ativado o recurso live, você deve decidir como deseja fazer a sua transmissão.

Por exemplo, se o seu elenco, a equipe ou até você mesmo sozinho estão a postos e com tudo pronto para gravar, bem, então melhor começar a transmitir logo.

Mas se você ainda não está preparado e prefere programar a sua transmissão para se organizar melhor, volte para o painel do Creator Studio, selecione “Eventos” e agende para a data e horário que se encaixar melhor na sua estratégia.

Como fazer transmissões pelo YouTube Live

Como fazer transmissões pelo YouTube Live

Agora que você já tem boa noção sobre as etapas básicas antes de apostar nesse formato de conteúdo para seu canal, é hora de saber como fazer transmissões pelo YouTube Live de fato.

Está pronto para o próximo passo?

Após conhecer algumas etapas principais, você verá como é fácil transmitir seu conteúdo, seja ele para divulgar ideias, fazer review de produtos ou até mesmo seu estilo de vida.

Dê só uma olhada nas seguintes etapas:

1. Criando uma transmissão ao vivo

Para criar a sua transmissão, em primeiro lugar, é preciso fazer o download e instalação de um codificador de áudio e vídeo no seu computador.

É uma etapa mais técnica, mas necessária.

E dá menos trabalho do que imagina, pode apostar.

Dentre as opções verificadas pelo próprio site, estão:

  • Wirecast

  • XSplit Broadcaster

  • XSplit Gamecaster

  • Game Capture HD.

Esse recurso desempenha uma importante função.

Como o próprio nome indica, ele codifica os arquivos de mídia do seu desktop, câmera e microfone, além de compactar o formato original, a fim de deixá-lo de maneira ideal para o momento da transmissão ao vivo.

2. Tipos de transmissão

Após conectar o codificador à sua conta no YouTube, é preciso definir o tipo de transmissão que você deseja fazer.

Dentre as possibilidade, temos:

  • Transmitir agora

  • Eventos

  • Mobile

  • Webcam.

Vamos explicar cada uma delas agora, em detalhes.

2.1 Transmissão agora

Como o próprio nome sugere, essa opção permite que você comece a enviar o conteúdo de forma rápida para o YouTube em tempo real.

Porém, com menos opções de configuração.

O bacana é que, quando você estiver ao vivo, o site se encarrega de adaptar a resolução da transmissão para os dispositivos móveis, permitindo que esses espectadores acompanhem tudo sem dificuldades.

2.2. Eventos

Live youtube Eventos

Por outro lado, a opção “Eventos” oferece uma maior quantidade de configurações.

Através dela, é possível definir uma data e horário para o início da transmissão, ativar um stream de backup e até mesmo testá-la antes de começar.

Isso é especialmente útil para dar uma ideia sobre como está a qualidade do vídeo, além de permitir realizar ajustes antes de ir ao ar.

Como ela permite planejar com mais calma e programar bem o conteúdo, essa opção é uma boa saída para lançar seu conteúdo no formato de webinar.

Como o propósito do webinar é acontecer ao vivo, tudo precisa ser bem planejado para gerar um comprometimento com os espectadores.

Afinal de contas, eles se inscreveram para o webinar e estão esperando que ele aconteça na data e horário definidos previamente.

E com qualidade e conteúdo que atenda às expectativas.

2.3 Mobile

As transmissões podem ser feitas diretamente através do aplicativo do YouTube no seu dispositivo móvel.

Ou seja, você não precisará abrir mais nada.

Basta clicar no botão vermelho de captura, pegar ou selecionar uma foto para usar como thumbnail e, então, transmitir e conversar ao vivo com seus espectadores.

2.4 Webcam

A transmissão através da webcam está disponível apenas para o navegador Chrome, do próprio Google.

Ela permite que você envie seu conteúdo pela câmera do computador, eliminando a necessidade de um codificador nesses casos.

3. Durante a transmissão

Quando a sua transmissão já estiver no ar, ainda é possível adicionar recursos para melhorar ainda mais a experiência dos espectadores.

Veja só alguns deles:

3.1 Bate-papo no YouTube

O propósito do bate-papo é proporcionar uma maior interatividade entre quem está transmitindo e quem está assistindo, mostrando os comentários para todos ao lado do player.

Mas é que claro que você pode desativá-lo a qualquer momento durante o live, caso deseje focar a atenção apenas no conteúdo do vídeo sem si.

3.2 Cartões no YouTube

Assim como o chat, os cartões tem como objetivo aumentar a interatividade e conduzir a audiência por outros caminhos, podendo ser adicionados e desativados a qualquer momento.

Por exemplo, você pode inserir uma URL específica que irá direcionar o espectador para seu site, para outros vídeos do seu canal ou de outros canais da mesma área de interesse, entre outras possibilidades.

3.3 YouTube Analytics

Para facilitar ainda mais a sua jornada, é possível visualizar e analisar as métricas.

Entre elas, podemos citar o número de visualizações, sexo e localidade dos espectadores.

Tudo isso em tempo real ou até mesmo depois de encerrada a transmissão.

Dessa forma, você consegue verificar o desempenho do seu conteúdo e fazer otimizações na estratégia quando necessário for.

4. Interrompendo a transmissão

Live youtube Interrompendo a transmissão

Para fazer uma interrupção durante a transmissão, é preciso levar em conta o tipo de live no YouTube escolhido.

Por exemplo, caso tenha escolhido “transmitir agora”, para interromper o vídeo, basta abrir o software e finalizar a transmissão no mesmo campo em que foi iniciada.

Já no caso de uma transmissão programada, tudo pode ser feito diretamente no YouTube, clicando em “Interromper transmissão”, sem necessidade de abrir o codificador.

5. Após a transmissão

Após finalizada a transmissão, esse conteúdo é publicado automaticamente no seu canal para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Ainda é possível alterar suas configurações, editar o arquivo e escolher a melhor qualidade para os espectadores.

Vale ressaltar que transmissões que ultrapassarem 12 horas de duração para o tipo “transmitir agora” e 8 horas para os “eventos” não são capturadas e arquivadas pelo site.

Por outro lado, caso deseja que ninguém mais tenha acesso a esse conteúdo, ainda é possível marcá-lo como privado.

Se assim o fizer, ele será acessado apenas pelo proprietário do canal.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

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O Klickpages é a ferramenta perfeita para você usar em lançamentos, especialmente em webinars.

É também uma poderosa arma para capturar leads e atraí-los para seu funil de vendas.

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Confira como fazer isso em três passos básicos:

  1. Escolha seu modelo: veja as opções de alta conversão comprovada através de testes.

  2. Customize a página: agora, é só editar os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, publique no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

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Como você deve ter percebido, as transmissões ao vivo são extremamente flexíveis e podem – e devem – ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada projeto.

Seja um conteúdo mais intimista, um webinar ou até mesmo um evento de grandes proporções, o YouTube Live permite uma boa dose de interatividade e maior alcance de espectadores com o passar dos dias.

E, então, preparado para explorar esse formato e tirar o máximo proveito possível?

Não se esqueça de contar com o Klickpages para fazer da sua estratégia um sucesso!

 

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.