5 motivos pelos quais você deve utilizar vídeos nas suas landing pages

Vídeo para landing page

Se você tivesse menos de 10 segundos para chamar a atenção de um visitante da sua landing page, o que você faria?  

Deixa eu te contar um fato curioso…

Você sabia que o tempo médio de atenção de um peixinho dourado é de 9 segundos?

Em contrapartida, o tempo médio de atenção humana é de apenas 8,25 segundos…

E para piorar, esse número que já é pequeno, vem caindo gradativamente ao longo dos anos. 

Só que, diferente de um peixinho dourado, o visitante da sua página é diariamente bombardeado com notificações de redes sociais, emails marketing, anúncios, entre outras coisas que podem reduzir ainda mais o tempo de atenção dele.

O fato é que se a sua página não for atrativa o suficiente, o mínimo de distração possível pode fazer com que o visitante saia da sua página logo nos primeiros segundos de acesso.

E como eu sei que você não quer isso, nesse artigo eu vou te contar como você pode manter a atenção do visitante e ainda garantir a conversão. 

Nas próximas linhas, você vai ver: 

  • por que utilizar vídeo na sua landing page;

  • 3 dicas de como criar um vídeo para landing page;

  • como criar landing pages de alta conversão.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos? 

Por que utilizar vídeo na landing page? 

Ao contrário do que muita gente imagina, apenas criar uma landing page e publicá-la na internet não vai fazer chover leads na sua lista de emails. 

Para garantir um bom resultado, você precisa contar com estratégias que atraiam a atenção do seu público e ainda te ajudem a aumentar a conversão das suas páginas. 

Em outras palavras, você precisa atrair a atenção do seu público logo nos primeiros segundos de acesso na sua página. 

E eu estou te falando isso porque, de acordo com um estudo realizado pela Statistic Brain, o tempo médio de atenção humana é de apenas 8,25 segundos. 

Esse número, que já é pequeno, tende a diminuir ainda mais ao longo dos anos. 

Ou seja, você tem menos de 10 segundos para chamar a atenção do visitante e convencê-lo de preencher o formulário de captura da sua landing page e clicar no botão de CTA

A mesma pesquisa revela ainda que usuários online assistem em média 2,7 minutos em vídeos.

O que isso quer dizer?

Mesmo que o tempo médio de atenção seja curto, se você optar por incluir um vídeo na sua página de captura, as chances de chamar a atenção do visitante são maiores. 

Ainda não está convencido? 

Continua aqui comigo que nas próximas linhas eu vou te dar 5 motivos para você incluir vídeos na sua landing page. 

1. Atrai a atenção do visitante

Como você já deve saber, hoje, você não disputa a atenção do seu potencial cliente apenas com a sua concorrência. 

Existem outros fatores que podem comprometer a atenção da sua lead, como as inúmeras notificações de redes sociais, serviços de streamings, entre outros.

Por que eu estou te contando isso?

Hoje, cerca de 98,1% dos acessos à internet são realizados pelo smartphone. 

Então, imagine a seguinte situação…

O seu potencial cliente está navegando na internet pelo celular e pesquisa no Google por cursos de idiomas, por exemplo. Ele encontra a sua página e clica para saber mais a respeito. 

Enquanto o visitante lê as informações da sua página, ele recebe uma mensagem no WhatsApp. As chances dele abandonar a sua landing page e clicar para responder a mensagem são grandes.

Agora, imagine que essa mesma página tem um vídeo explicando um pouco mais sobre o seu negócio, como funcionam as aulas a distância e as formas de pagamento.

Se o vídeo for interessante e prender a atenção do visitante, dificilmente ele vai sair da página antes de terminar de assistir. 

Como eu já te disse lá em cima, o estudo divulgado pela Statistic Brain também revela que usuários online assistem em média 2,7 minutos em vídeos.

2. Facilita o entendimento

Além de atrair a atenção, o vídeo ajuda e facilita o entendimento do visitante sobre o conteúdo descrito na sua página, já que ele é de fácil consumo e não exige praticamente nenhum esforço de quem o assiste. 

Sabe aquele ditado popular que diz que uma imagem vale mais que mil palavras? 

De acordo com esse estudo, um vídeo de 1 minuto equivale a 1,8 milhões de palavras. 

Consegue imaginar um material escrito com essa quantidade de palavras? 

É praticamente impossível entregar um texto tão extenso e garantir que o leitor entenda de fato o conteúdo apresentado. 

Agora, optando por utilizar o vídeo na sua página, você pode entregar informações relevantes a respeito do seu produto ou serviço de uma forma clara e garantir o entendimento do visitante. 

3. Aumenta o tempo médio de visita na página

O tempo médio na visita da página é uma importante métrica para avaliar o desempenho da sua landing page e está diretamente ligado a experiência do usuário.   

De forma prática, se as pessoas que acessam a sua página estiverem navegando nela por mais tempo, significa que o conteúdo disponível é de qualidade e a navegabilidade é boa.

Por outro lado, caso a sua página entregue algo diferente do que o visitante espera, como um longo tempo de carregamento, um design que dificulte a navegação ou um conteúdo diferente do prometido, o tempo de permanência do visitante na página tende a cair.  

Em outras palavras, você deve se preocupar com essa métrica. 

Um ponto positivo de adicionar o vídeo na sua landing page é que ele vai ajudar a aumentar o tempo médio da visita na sua página.

Aqui no blog do KP, temos um artigo que explica melhor quais são as métricas essenciais para avaliar a sua landing page. Para conferir é só clicar aqui

4. Aumenta as chances de compartilhamento 

Outro grande ponto positivo de utilizar vídeos na sua landing page é que existem grandes chances do visitante compartilhá-lo. 

De acordo com um estudo publicado pela eMarketer, 92% dos espectadores de vídeos em dispositivos móveis tendem a compartilhar os vídeos. 

Ou seja, adicionar vídeos na sua landing page pode aumentar as chances da sua mensagem chegar para ainda mais gente.

Pensa comigo…

Quando você acha um vídeo interessante na internet, o seu primeiro impulso, geralmente, é compartilhar esse vídeo. Certo?

Com o visitante da sua página não é diferente.

Agora, imagine que esse visitante chegou até a sua página pela pesquisa orgânica no Google, viu um vídeo no topo da sua landing page e deu play. 

Alí está um vídeo curto com as informações que ele precisa e que vão ajudá-lo a tomar a decisão de preencher o formulário e clicar na CTA.

Se o vídeo for bom o suficiente e se a solução que você oferta for interessante, seu vídeo pode ser compartilhado com os colegas de trabalho dessa lead, com familiares e ou amigos. 

5. Aumenta as chances de conversão

E por último, mas não menos importante… Utilizar vídeo na sua landing page pode te ajudar a aumentar as chances de conversão. 

Isso porque, em média, 64% dos usuários estão mais dispostos a realizar uma compra depois de assistir um vídeo. 

3 dicas de como criar vídeo para LP

Agora que você já entendeu por que usar vídeos nas suas landing pages, eu separei aqui três dicas indispensáveis que vão te ajudar na hora de criar o seu material. 

1. Faça videos objetivos

De forma geral, o vídeo da sua landing page precisa passar a informação necessária no menor tempo possível. Isso aumenta a quantidade de pessoas que irão clicar no play e garante que elas assistam até o final. 

Na grande maioria dos casos, o recomendado é que os vídeos para landing page tenham um tempo de duração entre 1 e 2 minutos, no máximo. 

Mas isso não é uma regra!

O ideal é realizar testes para ter certeza sobre o que funciona ou não com o seu público.

2. Crie roteiros voltados para conversão

Como você precisa produzir um vídeo curto e ainda garantir a conversão, cada palavra conta.

Escreva o roteiro para o seu vídeo de uma forma que prenda a atenção do visitante do início ao fim, explique as informações necessárias da forma mais clara possível e não deixe margem para dúvidas. 

3. Realize testes

E claro, realize testes! 

É importante que você se planeje, crie mais de uma versão da sua página e realize testes para ver o que funciona com a sua persona

O fato é que não existe uma receita de bolo pronta, cada negócio é único e cada cliente tem um perfil e uma necessidade específica.

Por isso, é importante que você conheça bem o perfil do seu cliente e realize testes regulares para garantir o melhor resultado possível. 

Como criar landing pages de alta conversão com o Klickpages

Agora que você já entendeu porque utilizar vídeos nas suas landing pages pode te ajudar a converter mais e viu as dicas de como criá-los, está na hora de sair da teoria e ir para a prática criando a sua própria página. 

Criar uma landing page do zero pode parecer uma tarefa difícil, principalmente se você tiver pouca ou nenhuma experiência no assunto.

Por isso, você precisa poder contar com uma ferramenta que deixe essa etapa mais simples e prática.

Com o Klickpages, você pode criar a sua landing page a partir de modelos prontos e já testados no mercado, customizar as cores e textos da sua marca e publicar a sua página em menos de uma hora.  

Quer saber mais sobre o Klickpages e como ele pode te ajudar? É só clicar aqui.

Mão na massa

Nesse artigo, eu te mostrei os 5 motivos pelos quais você deve utilizar vídeos nas suas landing pages e ainda te dei 3 dicas práticas de como criar vídeos que convertem. 

Agora é a sua vez de colocar o conhecimento adquirido aqui em prática criando as suas próprias páginas com vídeos voltados para conversão. 

Gostou desse artigo? Me conta aqui embaixo nos comentários!

E não se esqueça de assinar a newsletter do Klickpages para receber mais conteúdos como esse semanalmente na sua caixa de entrada. Clique aqui

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.