Vídeo Institucional: a melhor maneira de apresentar o seu negócio para o cliente

Vídeo Institucional: a melhor maneira de apresentar o seu negócio para o cliente

Sabia que um vídeo institucional pode ser a melhor maneira para o cliente conhecer o seu negócio? 

As chances são que mais cedo ou mais tarde as pessoas vão ouvir falar da sua marca.

E isso pode acontecer de duas maneiras: a primeira é pela boca dos outros, onde você não tem o menor controle sobre o que está sendo dito.

A segunda é você mesmo contar a história da sua empresa, quais sãos os objetivos, a missão e os valores que movem o seu negócio.

É verdade que algumas empresas até fazem isso.

Mas na maioria das vezes esse tipo de conteúdo está disponível de forma escrita, o que já é bem melhor do que nada, só que essa não é a maneira de prender a atenção do público.

E sem atenção não tem como a sua audiência ouvir o que você tem a dizer, o que torna  praticamente impossível criar um relacionamento com ela.

No fim das contas, isso dificulta (e muito) as suas chances de vender.  

É aí que entra o vídeo institucional. 

Para você ter uma ideia, o tempo de atenção de um visitante é em média de 8 segundos, mas se a sua página tiver um vídeo esse número salta para 2 minutos, um aumento de 1500%. 

Isso quer dizer que além de garantir que o público conheça a sua empresa do jeito que você quer, as chances de aumentar as suas vendas também cresce. 

Quer saber tudo o que o vídeo institucional pode fazer pelo seu negócio? Então continua comigo até o final deste artigo porque eu vou te mostrar:

  • O que é vídeo institucional;

  • Objetivos;

  • Benefícios para o seu negócio;

  • 10 dicas para fazer um vídeo incrível;

  • e 4 exemplos para te inspirar. 

Vamos começar?! 

O que é vídeo institucional?

O que é vídeo institucional

Vídeo institucional é uma peça de comunicação usada para divulgar a sua marca, um produto ou serviço, ou o seu negócio como um todo.  

Esse tipo de material também é conhecido como vídeo corporativo ou vídeo empresarial. 

Ele funciona como uma apresentação mais técnica da sua empresa que engloba diversos pontos como infraestrutura, produtos, serviços, história, equipe e por aí vai. 

Normalmente, esse formato de vídeo é divulgado nos canais da própria empresa como redes sociais, site e canal do YouTube.

E também dentro da própria empresa para colaboradores, parceiros e clientes.

Ele deve integrar as suas estratégias de comunicação e marketing visando objetivos como aumentar a visibilidade e a autoridade da sua marca.

Também é importante que eles reflitam a visão, os valores e a missão da empresa, e estejam em sintonia com a identidade visual da empresa. 

Objetivos de um vídeo institucional

Objetivos de um vídeo institucional

Diferente de um anúncio, a principal finalidade de um vídeo institucional não é vender, mas criar, melhorar ou fortalecer uma imagem positiva a respeito da sua marca.  

A ideia é contar uma história sobre a sua empresa, produto ou serviço, focada em quem vai assistir, seja um cliente, investidor, doador, funcionário. 

Como o vídeo é formato preferido pela maioria das pessoas para consumir informação, isso torna o processo de explicação mais atraente para quem assiste.

Embora não exista um tempo padrão, a maioria dos vídeos dura em média de 30 segundos a 10 minutos.

Nesse tempo dá para resumir as informações de um relatório complicado, explicar a parte técnica ou a utilização de um produto e por aí vai. 

Ou seja, esse tipo de vídeo te ajuda promover o compartilhamento das informações que você quer divulgar. 

Benefícios do vídeo institucional para o seu negócio

Benefícios do vídeo institucional para o seu negócio

Entre os benefícios que os vídeos institucionais podem trazer para o seu negócio estão contribuir para uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization). 

Isso acontece porque os mecanismos de busca valorizam os vídeos e você tem mais chances de aparecer nas primeiras posições do Google.

Talvez você não saiba, mas as pessoas tendem a compartilhar vídeos 1.200% mais do que outros conteúdos, o que aumenta as suas chances de ser visto por um público cada vez maior. 

Você também consegue aumentar a autoridade da sua marca e engajar a sua audiência. Já que usar esse tipo de conteúdo te dá liberdade para contar uma história mais interessante, impactante e atraente. 

Além disso, 79% dos consumidores prefere assistir um conteúdo para aprender, do que ler um texto sobre o assunto, o que te ajuda a conquistar e fidelizar clientes.

Como o vídeo consegue transmitir emoções de forma mais eficiente para o espectador, esse é um diferencial na hora de despertar simpatia pela sua marca ou desejo pelo que você vende. 

Outra vantagem é que o visitante passa mais tempo navegando no seu site, o que tende a aumentar a consciência dele sobre o seu negócio e as suas chances de vender.

Para desfrutar de todos esses benefícios, você precisa apresentar um vídeo bem feito para a sua audiência. 

Por isso, agora eu vou te mostrar os aspectos que você precisa levar em consideração para alcançar esse resultado. 

10 dicas para fazer um vídeo institucional incrível 

10 dicas para fazer um vídeo institucional incrível

Fazer um vídeo institucional eficiente pode ser desafiador, principalmente se essa for a sua primeira tentativa. 

Mas não se preocupe, porque eu listei os principais aspectos que você precisa ter em mente na hora de começar. 

1. Aperfeiçoe a mensagem que você quer transmitir

Para começar, a sua mensagem deve ser simples e clara.não adianta investir em uma gravação de alta qualidade se ninguém entender o que você quer dizer.

Inclua apenas o que é importante para quem assiste, se você colocar informação demais, pode gerar confusão no espectador.

Fique atento quando usar números, estatísticas e percentuais. Você precisa ter certeza de que a apresentação desses dados está clara e não vai entediar o público. 

Outro detalhe que você precisa prestar atenção é a linguagem, evite usar palavras que nem todo mundo entende como gírias, jargões e expressões em outro idioma. 

Mas claro que isso vai depender do seu tipo de negócio e das pessoas para quem você está falando. 

Por isso, é importante que você saiba exatamente o que deseja comunicar para ter a clareza necessária na hora de fazer o seu vídeo.  

2 – Pense em quem vai assistir

O ideal é que você tenha pelo menos uma peça geral capaz de contar a história da sua empresa para qualquer audiência.

Mas se você puder, também é interessante produzir vídeos específicos para cada público do seu negócio. 

Para os clientes, a ideia é compartilhar os valores da empresa e reforçar a autoridade para aumentar a identificação com a marca.

No caso dos colaboradores, você precisa despertar a sensação de pertencimento, engajamento e integração.

Se estiver falando com parceiros ou investidores, o principal é mostrar como o seu negócio é sólido e confiável, além das vantagens e retorno financeiro que essa parceria pode gerar. 

Já com a sociedade em geral, a sua empresa deve focar nas atitudes que contribuem para a comunidade. 

Como por exemplo o compromisso com o meio-ambiente, projetos sociais, iniciativas culturais e por aí vai. 

3. Use o storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias usada pela publicidade e pelo marketing digital para criar uma narrativa envolvente que impacte o consumidor.

Isso acontece porque elas mexem com as emoções e ativam partes do cérebro ligadas aos sentidos. 

Por isso, crie uma narração capaz de gerar conexão entre quem assiste e o seu negócio. Assim você consegue promover uma ligação mais profunda com a sua marca do que uma simples relação comercial. 

Se quiser se aprofundar nesse assunto confira o artigo como fazer storytelling que vende: a história de 2 bilhões de dólares, que o Hugo fez aqui pro blog do KP. 

4. Planeje a sua filmagem

Para tirar as suas ideias de vídeo institucional do papel e evitar contratempos você precisa começar pelo planejamento.

Ou seja, considerar tudo o que você precisa para colocar seus planos em prática, inclusive o que pode dar errado para estar preparado. 

Também é importante saber qual será a mensagem transmitida, duração final do vídeo e local. 

Com isso em mãos você pode elaborar um script, uma espécie de roteiro que contém a sequência da filmagem.

Desde os cenários que você quer usar, ângulo da câmera, quem vai participar e o que será dito. 

5. Capriche na trilha sonora

Capriche na trilha sonora

Além de se preocupar com as imagens, você também precisa estar atento a trilha que você vai usar no seu vídeo.

Embora essa escolha possa variar de acordo com os seus objetivos, perfil da sua empresa e dos clientes, existem variáveis que você precisa considerar. 

O volume é uma delas, não deixe que o som da música atrapalhe a compreensão do que está sendo dito.

Além disso, para evitar problemas escolha apenas canções com direitos autorais liberados ou que você tenha pagado para usar.

Outro fator é a durabilidade. Se optar pelo sucesso que está bombando no momento, você até pode conseguir mais engajamento. 

Só que você corre o risco do vídeo ficar ultrapassado muito rápido e ser esquecido quando a música deixar de ser tocada. 

Por isso, invista em uma trilha que transmita a emoção que a sua mensagem quer passar, como superação, alegria ou emoção.  

6. Coloque legendas

Talvez você não saiba, mas muita gente consome conteúdo em vídeo sem ouvir o que está sendo dito.

É o caso dos usuários do Facebook, por exemplo. 85% de todos os vídeos assistidos na rede social são vistos sem som.

Se quiser aprender a legendar, dá uma olhada nesse outro artigo também feito pelo Hugo aqui pro blog do KP: como legendar vídeos e ganhar atenção dos seus potenciais clientes.

7. Não se preocupe em viralizar

Se preocupar em tornar o seu vídeo institucional viral pode acabar sendo um desperdício para o seu negócio.

Primeiro porque não existe fórmula mágica para que você consiga esse resultado. Inclusive, grande parte dos vídeos que bombaram na internet aconteceram por acaso. 

O segundo motivo é que mesmo que o seu vídeo chegue a viralizar, a tendência é que grande parte das pessoas que veria o seu conteúdo seriam apenas curiosos e não pessoas interessadas no que você vende. 

É mais eficiente que você produza uma peça focada no seu público-alvo ao invés de tentar agradar a todo mundo.

8. Estabeleça objetivos 

Para garantir que os vídeos institucionais funcionem como parte da sua estratégia de marketing e gerem resultados para o seu negócio, você precisa estabelecer objetivos claros.

Embora o propósito geral desse tipo de vídeo seja promover a sua empresa, você pode estabelecer metas mais específicas para ele.

Um exemplo pode ser aumentar a produtividade do seu time, por meio de um vídeo motivacional e educativo que promova o espírito de equipe.

Outra ideia, caso você esteja investindo em um novo mercado, é reforçar a autoridade e confiabilidade da sua empresa para atrair os consumidores. 

9. Use uma Call to Action (CTA)

Call to Action ou CTA é uma expressão do inglês que significa chamada para ação. Um recurso indispensável no marketing digital.

Esse tipo de mensagem convida quem consome o seu conteúdo a dar o próximo passo, que pode ir de uma interação simples até a realização de uma compra.

Você pode e deve terminar o seu vídeo pedindo que o espectador faça algo que você planejou. 

Use expressões simples com o verbo no imperativo como por exemplo: “visite o site”, “responda a pesquisa”, “faça uma doação”.  

Para saber como usar a CTA nas suas peças, veja o artigo 14 Exemplos de Call to Action para aumentar sua conversão, aqui do blog do KP. 

10. Avalie os resultados

Para saber se o seu vídeo institucional deu resultado, você precisa avaliar se os objetivos que você estabeleceu foram alcançados. 

É possível medir o sucesso da sua peça de várias formas como analisando o número de visualizações e a taxa de retenção, que é o tempo médio que o usuário passa assistindo ao conteúdo.

Além da taxa de reprodução, que leva em consideração o número de pessoas que clicaram para assistir em comparação ao total de visitantes

Outros indicadores que podem ser avaliados são o desempenho nas redes sociais, a quantidade de pessoas que atenderam à sua CTA e o aumento da produtividade da sua equipe. 

4 Exemplos para te inspirar

Agora que você já conferiu o que o seu vídeo institucional precisa ter para gerar resultados para o seu negócio.

Eu vou te mostrar 4 exemplos que podem te inspirar na hora de colocar a mão na massa. 

Cruz Vermelha Brasileira

O vídeo institucional da Cruz Vermelha Brasileira conta a história da instituição e ressalta os benefícios do trabalho que ela desenvolve para atrair voluntários e doadores. 

 

Natura 

Nesta peça, a Natura mostra as informações importantes sobre a empresa de uma forma bem ampla. Desde o funcionamento, valores e missão até números que representam o tamanho da empresa. 

Google

Aqui o Google mostra como é a primeira semana de trabalho dos jovens que entram para o time seja como estagiários ou funcionários efetivos. 

Se você quiser ver o vídeo com legenda em português clique aqui

  

Itaú Cultural

Para marcar 25 anos de existência, o Itaú Cultural lançou um vídeo que resgata a história da empresa e a importância dela para a sociedade. 

 

Como o vídeo institucional pode te ajudar a atrair mais leads

Como o vídeo institucional pode te ajudar a atrair mais leads

Talvez você não saiba, mas no marketing digital uma lead é um potencial cliente, alguém que te de uma forma de contato como o email, por exemplo.

A partir desse momento você pode começar um relacionamento para deixar essa pessoa cada vez mais consciente sobre a necessidade de comprar o seu produto. 

E a melhor forma para conseguir isso é usando uma landing page,  um tipo de página focada em conversão.

Onde você pode trocar uma recompensa de alto valor, como um ebook, whitepaper ou webinário pelo contato do visitante.

A grande sacada é que se você colocar um vídeo institucional na sua landing page as suas chances de conversão podem aumentar até 80%.  

Agora, se você não sabe como fazer uma landing page de alta performance, o Klickpages é o seu melhor aliado. 

Com o KP, você consegue criar as suas páginas em apenas 3 passos simples:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão aprovadas pelo mercado.

  • Divirta-se customizando a sua página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

Conclusão 

Conclusão vídeo institucional

Depois de conferir este artigo, as chances são que você já sabe que o vídeo institucional é a forma mais eficiente de você apresentar o seu negócio para o público.

Isso porque ele te ajuda a prender a atenção das pessoas por 1500% mais tempo do que uma informação escrita. 

Aquí eu te falei o que é e quais são os objetivos de um vídeo institucional, como fortalecer a imagem da sua marca. 

Você também viu quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Um exemplo é aumentar as suas chances de aparecer na primeira página do Google.

Eu ainda te mostrei 10 dicas para criar um vídeo incrível, como legendar o seu conteúdo atrair até 85% dos usuários do Facebook

Além de 4 exemplos de vídeos institucionais para te inspirar na hora de botar a mão na massa. 

De qual deles você mais gostou? 

Me conta o que achou do artigo aqui nos comentários. 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.