Vender é bom, mas não é o principal

É o seguinte. 

Eu sei que como empreendedor você busca vender cada vez mais. Afinal de contas, para manter uma empresa de pé dinheiro é importante.

E esse dinheiro vem como? Com venda.

Mas eu preciso ser sincera aqui.

Vender não deve ser a sua principal preocupação. Não é ali que você tem que depositar toda a sua energia.

Vender é apenas uma etapa no processo… E, talvez, a que dê menos trabalho.

Isso se você fizer direitinho o que vem antes e o que vem depois da venda. 

O que eu quero dizer é que antes de pensar em vender o seu produto, você precisa estar atento a duas coisas: a atrair e a reter o seu público.

E não adianta saber apenas uma. É fundamental entender essas duas etapas.

Não faz sentido saber atrair uma galera para a sua oferta, se você não sabe como retê-las.

Assim como não vale a pena saber como retê-las, se você não tem potenciais clientes para o seu produto.

Uma não sobrevive sem a outra.  

Logo, a venda é apenas uma etapa nesse processo… Com isso, você não deve depositar todo o seu foco e esforço apenas em vender.

É como um atleta de alta performance. O objetivo dele, provavelmente, é ganhar a competição.

Mas ele sabe que existem etapas antes e depois da prova que precisam de atenção também.

Ou seja, antes da competição, esse atleta precisa treinar diariamente, seguir uma dieta equilibrada e, claro, descansar.

E logo depois da disputa, ele entende que é necessário avaliar o desempenho dele ao longo da prova, ajustar o treino, mudar a alimentação, recuperar a musculatura…

Isso quer dizer que a competição, em si, é apenas uma etapa desse processo todo.

A mesma coisa acontece no seu seu negócio. Você precisa dar atenção no que vem antes e no que vem depois da venda. 

Pensando nisso, trouxe aqui quatro conteúdos do blog do KP que podem te ajudar nessa missão.

Na segunda-feira, a Nath falou sobre métricas de customer success: 4 tipos que mostram que o sucesso deixa pistas. Isso te ajuda a reter os seus clientes. 

Na terça-feira, eu te mostrei o perigo oculto que você evita ao usar bancos de imagens gratuitos no seu negócio. Com imagens de qualidade, você tende a atrair atrair mais pessoas para os seus conteúdos.

Na quarta-feira, a Angela explicou o que é tráfego orgânico e como ir do zero a milhares de acessos em 12 passos. Uma forma de atrair mais audiência sem colocar a mão no bolso.

E na quinta-feira a Suse trouxe detalhes sobre o Twitter Ads: a plataforma que te dá informações privilegiadas para segmentar suas campanhas. Uma forma diferente de conhecer os seus clientes. 

Espero que você aproveite esses conteúdos para aprender a atrair e reter clientes para o seu negócio.

E não esqueça de contar nos comentários o que você achou dos conteúdos! Todas nós vamos adorar saber.

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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