Twitter para empresas: entenda por que o jogo aqui é diferente (e mais tranquilo) de jogar

Twitter para empresas: entenda por que o jogo aqui é diferente (e mais tranquilo) de jogar

Papo reto sobre o potencial do Twitter para empresas: a verdade é que essa plataforma é completamente diferente de todas as outras.

Tudo que a gente conversou até aqui sobre redes sociais e suas estratégias… Esquece.

Com o Twitter, o jogo é diferente.

O que eu e você estamos acostumados é com plataformas onde os algoritmos controlam o alcance orgânico dos conteúdos

Um fator super importante porque faz com que você concorra com amigos e familiares dos usuários com os quais você quer interagir.

Ou seja, a não ser que você pague para isso, o alcance dos seus conteúdos é praticamente zero, simplesmente por se tratar de um perfil comercial.

E está tudo bem. É o jogo que eles escolheram jogar. 

Tanto é que o Hugo já falou aqui no blog do KP que o lance do algoritmo do Facebook e das outras redes sociais serem do jeito que são ainda são uma excelente notícia para você.

Só que com o Twitter a parada é diferente. 

Para começo de conversa, nessa rede social não existe diferença entre um perfil pessoal de um profissional. 

Eles não diferenciam isso e nem mesmo o alcance de qualquer um desses. 

A ordem do que aparece para os seus seguidores do Twitter é puramente cronológica.

Isso significa que você não entra em uma competição acirrada com outros perfis, sejam eles comerciais ou de amigos ou familiares.

A grande sacada é que aqui você joga de igual para igual com todos eles.

E por isso eu digo que é mais tranquilo de jogar.

Você tem um controle muito maior de que o conteúdo que você está postando realmente vai chegar àqueles que escolheram te dar o benefício do "follow".

E convenhamos que é sempre bom ter dentro da sua estratégia pelo menos uma plataforma onde você tem bons resultados de forma orgânica, sem tirar dinheiro do bolso.

Agora, pensa comigo.

Se nas outras redes sociais você já tem um enorme potencial de captação de novos clientes, imagine o quanto você pode conseguir ao utilizar uma plataforma onde você tem bem mais controle sobre a sua comunicação.

Pois é.

Claro que se você quiser dar um passo além e investir no Twitter Ads, é bom para potencializar os seus resultados.

Mas, caso você esteja começando e não esteja nesse momento ainda, está tudo bem também.

É uma escolha sua.

A parada é que esse é um fator a menos pra você se preocupar.

O que faz com que sua participação no Twitter seja muito mais leve.

Tão leve que, para o seu prospecto, você será parte da galera. Poderá conversar de forma mais natural e quiçá começar um relacionamento duradouro com a sua audiência.

Isso tudo te interessa?

Então, vem comigo que eu te mostro tudo o que você precisa saber sobre o uso e os benefícios do Twitter para empresas.

Bora!

O que é Twitter?

O que é Twitter?

O Twitter é uma rede social em formato de microblog, pensada para postagens de conteúdo em pequenos textos.

É um dos canais de conteúdo mais relevantes da atualidade e, por isso, tem se mostrado também cada vez mais importante para o marketing digital.

Essa plataforma foi criada pensando no compartilhamento de acontecimentos de forma rápida e fluida, como se fosse uma espécie de diário dos usuários.

Tanto é que no espaço usado para escrever as informações que você pretende compartilhar, a pergunta que o Twitter te faz é: "What's happening?" ou "O que está acontecendo?".

Mas, com o passar do tempo, a função do Twitter foi se expandindo e hoje as pessoas usam essa rede social para comentar notícias, grandes eventos, séries, novelas e até mesmo declarações oficiais.

Inclusive, o próprio Donald Trump, atual presidente dos EUA e o líder com mais seguidores nesta rede social, usa a plataforma para fazer os seus pronunciamentos pessoais e oficiais.

Muitas vezes antes mesmo de convocar a imprensa tradicional.  

Os próprios usuários da rede costumam brincar com o tamanho da influência que o Twitter tem.

Fonte da imagem

Por essas e outras que, apesar de ser apenas a 6ª rede social mais usada aqui no Brasil, o Twitter ainda tem o seu valor no que diz respeito ao marketing digital.

E é por isso que eu estou aqui falando dos benefícios de usá-lo na sua empresa.

Mas, para que você comece a fazer uso dessa importante ferramenta, eu preciso te mostrar as…

Funções básicas do Twitter para empresas

Beleza. Antes de aprofundar no que você pode fazer para conquistar mais clientes através do Twitter, eu preciso te mostrar quais são as funções básicas dessa plataforma.

Assim, você já vai saber por onde começar nessa importante rede social.

Para começar, cada publicação feita por lá é chamada de "tweet", que significa "piar" em inglês.

Os tweets têm limite de 280 caracteres e permitem o uso de outros recursos, como imagens, gifs e vídeos.

Quando um usuário faz uma postagem, essa ação é conhecida como "tuitar" (sim, aqui no Brasil, esse verbo já é até mesmo reconhecido por muitos dicionários).

E, assim como em outras redes sociais, no Twitter você pode seguir outras pessoas para receber atualizações no seu feed sobre o que elas estão publicando.

Agora, dá só uma olhada nas principais ações possíveis dentro da plataforma:

Funções básicas do Twitter para empresas

Fonte da imagem

Com a imagem acima fica mais fácil de você entender a linguagem usada na interação com os seus potenciais clientes por lá.

E eu separei a definição de cada um desses termos para te ajudar.

1 – Tweet: Como eu falei ali em cima, é a mensagem publicada, que pode ser em forma de texto, links, imagens e vídeos.

2 – Resposta: Aqui o seguidor consegue responder ao tweet de qualquer pessoa. É uma ótima maneira de continuar a conversa ou complementar o assunto proposto.

3 – Retweet: Esse recurso é basicamente o compartilhamento do tweet de outra pessoa com os seus próprios seguidores. Há ainda a opção de acrescentar um comentário à publicação original.

4 – Curtir: Ao curtir um tweet, você demonstra que gostou do conteúdo que ali está. Esse botão também funciona como uma espécie de marcador de favoritos, pois permite que você encontre mais facilmente aquela publicação depois.

5 – Hashtag: A hashtag é uma palavra ou frase (sem espaços), que vem junto do símbolo #. É bastante útil para organizar conversas, definir tópicos de discussão e facilitar a localização de todo o conteúdo relacionado a um determinado assunto. 

Ao fazer uma pesquisa pela hashtag, você consegue acessar todos os resultados contendo o termo buscado. 

6 – Menção: Caso queira chamar a atenção de outro usuário para um tweet, basta acrescentar o @nomedeusuário dela em sua mensagem. 

Pronto. Depois de saber o básico sobre o Twitter, é hora de ver…

Por que investir no Twitter para empresas

Por que investir no Twitter para empresas

Antes de mais nada, eu preciso te mandar a real aqui.

O Twitter não é uma rede social onde qualquer empresa vai se dar bem ou precisa estar presente.

Como a gente sempre bate na tecla aqui no blog do KP, na hora de definir a sua estratégia de conteúdo, a escolha dos canais onde sua marca estará presente vai depender muito de onde o seu público realmente está, entre outros fatores.

Mas, uma vez que você já fez essa pesquisa de mercado e sabe que o Twitter é uma possibilidade para o seu negócio, o seu marketing acaba de ganhar um grande aliado.

Porque ele conta com uma audiência que não dá para ignorar. Para você ter uma ideia, o Twitter tem 8,57 milhões de usuários ativos todo mês

Além disso, existem outras vantagens em investir nessa plataforma. 

Olha só:

#1. É uma excelente maneira de fazer marketing gratuito

Se você encontra uma maneira de fazer um bom marketing de forma gratuita (orgânica), você deve agarrar. 

Porque, como eu comentei no início desse artigo, hoje em dia isso é algo que está cada vez mais difícil, graças aos algoritmos das principais redes sociais.

E o Twitter é um canal que ainda oferece isso para o seu negócio. Uma possibilidade de interagir com seus clientes e potenciais clientes e, assim, começar um ciclo de alcance e propaganda "boca a boca". 

Prova de que isso realmente funciona é que 80% dos usuários do Twitter já mencionaram pelo menos uma marca em seus tweets

#2. Seus concorrentes podem estar lá

Se você viu que o seu mercado e o seu público possibilitam que você atue nessa plataforma, as chances são que os seus concorrentes já devem estar por lá também.

Logo, você tem que se adiantar e começar a compartilhar conteúdo relevante para que a sua audiência veja como a sua marca é expert no que faz.

Isso aumenta (e muito!) a sua credibilidade e autoridade, facilitando o processo de tomada de decisão do seu cliente na hora de comprar, uma vez que ele pode ter que escolher entre a sua empresa ou as outras.

E mais: você ainda tem a chance de monitorar as ações dos seus concorrentes e estudar o que está funcionando para eles e o que não está, para manter a sua própria estratégia sempre atualizada.

#3. Fonte confiável de feedbacks

Como o Twitter é uma rede social onde os usuários costumam ser mais sinceros em suas opiniões (digo isso por experiência própria), ele acaba se tornando uma fonte confiável na hora de receber os feedbacks dos seus clientes e seguidores.

Por isso, escute atentamente o que eles têm a dizer sobre a sua marca, sobre o mercado e também sobre os seus próprios interesses. 

E então você terá em mãos um material precioso para melhorar ainda mais o seu negócio.

Mas eu sugiro que você não pare por aí.

Aproveite também a oportunidade para ser transparente, responder dúvidas e ter um diálogo aberto e eficiente com o seu público. 😉

Eu já já vou te dar outras dicas e explicar como usar o Twitter para ter os melhores resultados aí no seu negócio.

Antes, é importante que você saiba como criar um perfil próprio para a sua empresa.

Como criar um perfil no Twitter para sua empresa

Como criar um perfil no Twitter para sua empresa

Eu não sei se você já possui uma conta pessoal nesta rede social.

Mas, independente de qual seja a sua relação com a plataforma, o fato é que você precisa criar um perfil no Twitter que seja próprio para a sua empresa.

Porque esse é o primeiro passo para consolidar a sua presença por lá.

De cara, a minha dica aqui é que você se empenhe para representar da melhor maneira a identidade da sua empresa em cada elemento que eu vou te mostrar a seguir. 

Como criar um perfil no Twitter para sua empresa

Fonte da imagem

Aqui eu te mostro um pouco dos cinco elementos que você precisa ficar atento ao criar o perfil da sua empresa:

1. Defina o seu @nomedeusuário 

O seu nome de usuário (ou identificador) é como você é identificado no Twitter, como o próprio nome já diz.

É assim que os seguidores sabem que você é você.

Ele sempre começa com o símbolo "@" e tem um limite de até 15 caracteres.

Existe outro espaço onde você coloca o nome do seu perfil (que pode, mas não precisa ser igual o nome de usuário), mas é através do seu nome de usuário que as pessoas conseguem te marcar nas publicações, por exemplo.

2. Escolha uma boa foto de perfil 

Na hora de escolher a sua foto de perfil, pense em uma imagem que fique boa em pequenos espaços e também que represente bem a sua marca visualmente.

Porque ela não aparece apenas na página principal do seu perfil. Ela também aparece em forma de ícone em todos os seus tweets publicados.

Ah! E só para você ficar ligado, o formato permitido pela plataforma é de 400 x 400 pixels.

3. Escreva sua bio 

A bio nada mais é do que a descrição do seu negócio.

Só que, apesar de ser um espaço pequeno, ele é fundamental na hora de conquistar a atenção de novos seguidores para a sua marca.

Aqui, você tem 160 caracteres para falar sobre a sua empresa, dar informações que podem ser úteis ao seu público ou mesmo linkar para outro espaço de sua preferência, como um site ou blog.

Se você optar por essa ideia do link, recomendo que use um link parametrizado. Assim, poderá saber quantos visitantes do seu site estão vindo do Twitter. 

(Para saber como fazer isso, é só conferir o artigo Parâmetros UTM: descubra o lugar mais eficiente para divulgar suas páginas na internet).

4. Selecione uma boa imagem de capa 

Assim como o Facebook, o Twitter também tem um lugar dedicado para uma boa imagem de capa.

Dá para aproveitar esse espaço para apresentar novos produtos ou novas campanhas, por exemplo.

O ideal é sempre trocar essa imagem com alguma novidade que a sua empresa esteja apresentando no momento.

Outra sacada é que a imagem de capa siga a identidade visual que você desenhou para a sua marca. Sendo assim, ela vai combinar com sua foto de perfil.

5. Estabeleça um tweet para ficar fixado

Outro recurso interessante que essa rede social oferece é manter um tweet fixado no topo da sua linha do tempo. 

Para isso, você precisa clicar na opção "mais" dentro do tweet que você quer fixar e selecionar "fixar na sua página de perfil".

Já que essa é uma posição de destaque dentro do seu perfil, o lance aqui é deixar fixada uma publicação com tópicos relevantes para a sua audiência, assim como notícias, links ou ofertas do momento.

Beleza. Uma vez que você tem o seu perfil pronto, hora de colocar a mão na massa.

Twitter para empresas: como usar?

Twitter para empresas: como usar?

Até aqui você já deve ter percebido que o esquema no Twitter é bem diferente. 

Uma das particularidades dessa rede social é que as postagens são bem mais rápidas, dinâmicas e tudo acontece em tempo real.

Logo, as marcas que estão por lá precisam estar por dentro do que está rolando tanto no mercado quanto no mundo.

Porque, se você perde o bonde e não aproveita o assunto do momento, já era. Tenta na próxima.

Mas essa mesma característica é também uma enorme vantagem da plataforma para o seu negócio. Basta saber o que fazer e como agir. E isso eu te mostro agora.

Você pode:

Oferecer um atendimento rápido aos clientes

Lembra que eu falei agorinha sobre o Twitter ser uma boa fonte de feedbacks? Pois é. Isso é porque, nessa plataforma, a tendência é os seguidores realmente interagiram com a sua marca.

Mas isso não significa que eles vão apenas retweetar ou curtir os seus conteúdos.

Na verdade, muitos usuários aproveitam a rede social para resolver problemas ou tirar dúvidas. E aí o Twitter se torna um ótimo lugar para atendê-los com agilidade e buscar a máxima satisfação do público.

Isso vai te ajudar no relacionamento com a sua audiência, além de melhorar bastante a sua credibilidade e reputação.

Interagir com seus seguidores e com influenciadores

Agora, não adianta ficar só na sua, esperando para responder aos comentários dos seus seguidores. 

Você também deve ter uma postura pró-ativa no Twitter.

Procure por assuntos que tenham a ver com o seu mercado e veja se há espaço para interagir com pessoas do seu nicho.

Além disso, participe também de conversas com influenciadores e especialistas da sua área

Só tome cuidado para não forçar a barra. É importante saber se está no timing certo, dependendo da discussão do momento e se a sua participação por lá é relevante ou não.

Saber quais assuntos estão em alta

No Brasil e no mundo, você consegue saber quais são os assuntos do momento através do Twitter. 

Seja na sua área de atuação ou a respeito de qualquer outra comunidade.

Ter em mãos essas informações te possibilita criar um conteúdo atual e, quando o contexto for favorável, contribuir com as discussões que estão rolando.

Aumentar o alcance de sua marca

Ao fazer tudo isso que eu te falei nos tópicos anteriores, as chances são que você irá aumentar e muito o alcance da sua marca

E olha que o Twitter ainda tem uma ferramenta de tráfego pago, o que faz com que você chegue ainda mais longe.

Com isso, o reconhecimento e autoridade do seu negócio só aumentam. 

Nem preciso dizer quão importante isso é para o aumento das vendas, né?

Pois bem. Para garantir que você vai se dar muito bem por lá, eu separei aqui para você…

6 dicas para uma boa estratégia de conteúdo no Twitter

6 dicas para uma boa estratégia de conteúdo no Twitter

Provavelmente você está animado para começar o quanto antes. 

Então, anota aí as 6 dicas que eu separei para te ajudar nessa missão.

1) Seja breve e direto ao ponto

Para começo de conversa, cada tweet tem um número limitado de caracteres. 

Logo, evite conteúdos longos. Um texto mais direto ao ponto terá muito mais impacto.

O ideal é que você foque em uma mensagem específica por vez, a cada postagem que fizer. 

Caso queira aprofundar o assunto, aposte nos links direcionando para um artigo no seu blog, por exemplo.

2) Aproveite os recursos visuais

O Twitter permite o uso de vários recursos, como gifs, imagens e vídeos. Por que não usar?

Bom eu te digo por que você deve, sim, usá-los nas suas postagens: 52% dos consumidores podem mudar de marca se uma empresa não fizer um esforço para personalizar suas comunicações.

Então, use a criatividade e varie os tipos de conteúdo que você disponibiliza para a sua audiência.

3) Use hashtags relevantes

A hashtag é um recurso importante para alcançar muito mais pessoas com a ideia que você está passando.

Você pode criar uma hashtag para a sua marca e trabalhar para que ela tenha um bom potencial viral, por exemplo.

Ou então usá-las para participar de conversas que são relevantes no momento. É sua chance de escrever sobre algo que as pessoas já estão atentas. 

Isso aumenta bastante o nível de interação que as pessoas têm com a sua empresa.

4) Faça enquetes

Tanto perguntas quanto enquetes são excelentes maneiras de fazer com que os usuários se conectem com o seu conteúdo e engajem mais com a sua empresa.

Por isso, não ignore essas possibilidades na sua estratégia de conteúdo.

5) Direcione o público para uma boa landing page

O Twitter é uma excelente plataforma para se relacionar com a sua audiência e aumentar o engajamento com a sua marca.

Só que, na hora de vender, você vai precisar de outras ferramentas que também são essenciais em uma boa estratégia de marketing digital.

Uma delas é a landing page. É para lá que você direciona o seu público para oferecer um material extremamente rico em troca de um contato mais pessoal e direto (eu recomendo o email).

Assim, você promove abordagens mais direcionadas, a fim de educá-lo e nutri-lo até que ele esteja pronto para se tornar um cliente de fato.

O ideal é que você faça isso através de uma landing page de alta conversão. E, para isso, você pode contar com a ajuda do Klickpages.

É simples criar a sua landing page personalizada, olha só:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Ah! E na hora de direcionar para a sua página de captura, não esqueça de caprichar na CTA (call to action), ein?

6) Desenvolva campanhas

Outra importante ferramenta que o Twitter disponibiliza para a sua empresa é a plataforma de criação de anúncios e campanhas pagas: o Twitter Ads.

Lá você define seus objetivos, segmenta o seu público e impulsiona seus conteúdos de forma simples. E, claro, potencializa os seus resultados nessa rede social.

São 4 tipos de campanha que podem ser feitas pelo Twitter Ads:

  • Conversões

  • Criação de público

  • Engajamento

  • Campanhas para aplicativos

Elas permitem que você aumente suas chances de atingir as pessoas certas no momento certo.

E ainda apresentam relatórios detalhados e completos do seu desempenho. 😉

Conclusão

Conclusão Twitter para Empresas

Depois de ler esse artigo, você agora sabe que o jogo do Twitter para empresas é completamente diferente de qualquer outra rede social.

É um jogo muito mais tranquilo de se jogar, desde que essa rede social faça sentido para o seu negócio.

Por isso, eu te mostrei as funções básicas oferecidas pela plataforma, dei os principais motivos para você investir no Twitter e ainda dei a letra de como criar um perfil próprio para a sua empresa.

Além disso, eu falei exatamente onde você deve focar a sua energia para ter resultados por lá.

E ainda dei 6 dicas para que você cria uma boa estratégia de conteúdo no Twitter.

Agora é contigo! Chegou a hora de colocar essas dicas em prática.

E aí? Você já sabia do enorme potencial dessa rede social? Me conta aqui nos comentários!

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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