Twitter Ads: a plataforma que te dá informações privilegiadas para segmentar suas campanhas

Twitter Ads: a plataforma que te dá informações privilegiadas para segmentar suas campanhas

Eu sei que o Twitter Ads não é a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando o assunto é anunciar na internet. 

Mas se você quer ter informações privilegiadas sobre o seu público e, assim, segmentar melhor as suas campanhas, eu recomendo que comece a dar mais atenção a essa ferramenta.

Eu explico.

Muita gente pensa que, por ser uma rede social mais informal, dinâmica e até mesmo descolada, o Twitter não é o espaço ideal para fazer negócios ou conseguir mais clientes.

Muito menos anunciar sobre o seu produto ou serviço.

Só que essas pessoas ignoram um fato que faz do Twitter um aliado importantíssimo para o marketing digital do seu negócio.

Acontece que, por lá, as pessoas falam coisas que não costumam falar nas outras redes sociais.

Digo isso por experiência própria. Eu, como usuária ativa, sei que a galera do Twitter tende a falar "sem filtros" sobre o que gosta, o que não gosta, sobre os seus interesses, suas insatisfações…

Enfim. O lance é que estar nessa plataforma te permite conhecer o seu público como ninguém.

Isso sem falar na liberdade que se tem de interagir com o público de uma maneira bem mais intimista.

Como eu já falei aqui no blog do KP, no Twitter não existe diferença entre perfil comercial e pessoal nessa plataforma, fazendo com que o jogo lá seja bem mais tranquilo de jogar.

E tudo isso permite uma relação muito mais próxima e pessoal com a sua audiência.

O que te dá informações sobre ela (tanto comportamentais quanto psicológicas) que são valiosas na hora de segmentar suas campanhas e atingir as pessoas certas com os seus anúncios.

Te interessa ter essas informações privilegiadas para criar campanhas muito mais eficazes aí no seu negócio?

Então, vem comigo que eu te mostro tudo o que você precisa saber para começar a anunciar com o Twitter Ads.

Vamos lá!

O que é o Twitter Ads?

O que é o Twitter Ads?

O Twitter Ads é a plataforma usada para criar e gerenciar os seus anúncios no Twitter.

Logo, é mais uma ferramenta que você tem em mãos para alcançar novos potenciais clientes de maneira mais assertiva. 

Assim como outras plataformas de publicidade nas redes sociais, por lá é possível criar diferentes tipos de anúncios, segmentar o seu público-alvo, definir o orçamento das suas campanhas e ainda medir os resultados.

Os conteúdos que são pagos para serem distribuídos na plataforma são identificados com um ícone de "promovido" e o público pode interagir com eles da mesma forma que interage com as postagens orgânicas.

Ou seja, eles podem curtir, retweetar e responder a publicação, inclusive marcando outros usuários.

Daqui a pouco eu explico melhor quais são os tipos de anúncios que você pode criar para ter maior alcance no Twitter.

Antes, eu preciso te mostrar…

Como o Twitter Ads funciona?

Como o Twitter Ads funciona?

Uma coisa você precisa ter sempre em mente: o Twitter prioriza a experiência dos seus usuários. Inclusive no que diz respeito aos anúncios.

Então, a primeira coisa que você precisa levar em consideração ainda é o conteúdo das suas campanhas. Elas precisam ser interessantes e úteis para o público.

Essa continua sendo a melhor maneira da sua marca ter um bom alcance.

Por que estou falando isso? 

Porque os interesses do público é que vão indicar para quem as suas campanhas vão aparecer no fim das contas. Esse é o principal fator na hora de determinar a segmentação da sua audiência.

Funciona assim: as ações que os usuários realizam na plataforma (quem eles seguem, o que tweetam, buscam, curtem e com quem interagem, por exemplo) dão informações valiosíssimas para o Twitter.

Dessa forma, eles conseguem personalizar os anúncios que aparecem para cada um. 

Outras maneiras de personalizar essa distribuição de conteúdo é com base na localização do dispositivo, nas informações fornecidas no perfil e até mesmo outros aplicativos que estão instalados no celular do usuário.

Tudo isso deixa rastros que servem de base de dados para o Twitter levar o conteúdo certo para a pessoa certa.

O que é bom para os dois lados, tanto para quem recebe os anúncios quanto para você, que terá um público mais selecionado e até mesmo mais aquecido, com mais chances de fechar negócio com a sua empresa lá na frente.

Além disso, existem outras vantagens ao investir no Twitter Ads. Olha só.

Vantagens de investir no Twitter Ads

Vantagens de investir no Twitter Ads

Uma das principais vantagens de investir no Twitter Ads é justamente o que eu disse no início desse artigo: você aumenta a sua presença em um ambiente amigável, onde as pessoas realmente mostram o que querem e do que gostam (e, claro, do que não gostam).

Logo, você tem informações sinceras sobre o seu público e tem em mãos dados mais precisos a respeito do que precisa oferecer para captar novos potenciais clientes para o seu funil de vendas.

Outro ponto importante é que essa rede social conta com uma audiência que não dá para ignorar. Para você ter uma ideia, o Twitter tem 8,57 milhões de usuários ativos todo mês

Sendo que 94% planejam comprar das pequenas e médias empresas que eles seguem.

O que é ótimo, já que grande parte do público presente no Twitter faz parte da faixa-etária economicamente ativa da população.

Além disso tudo, outros benefícios do Twitter Ads são:

Segmentação mais precisa dos potenciais clientes

Os recursos usados pelo Twitter para segmentar os públicos das campanhas são muito eficientes. Uma vez que os conteúdos por lá são majoritariamente em forma de texto, a inteligência das análises por palavras-chave são uma mão na roda incrível.

Principalmente para marcas que investem em SEO (otimização para ferramentas de busca).

A plataforma ainda conta com outras informações e atividades para fazer definir e conectar de maneira eficiente com as pessoas certas, sejam elas parte de um público mais geral ou de nichos mais específicos.

Você paga após ter o resultado que deseja

Independente de qual seja o seu objetivo ao anunciar no Twitter, o lance é que você só paga após alcançar o que deseja. 

Isso significa que o valor combinado por ação (captação de lead, inscrição em newsletter, download de aplicativos e etc.) só é descontado quando ela é de fato realizada pelo usuário.

Dessa forma, a plataforma arca com os possíveis riscos e você não desperdiça dinheiro com ações que não dão resultado.

Campanhas menos invasivas

As campanhas feitas no Twitter são bem sutis. Elas se "misturam" com os outros conteúdos postados na plataforma.

Ou seja, elas aparecem de forma maneira mais natural e não invadem o espaço das pessoas

Isso faz com que o impacto que a sua marca causa no usuário seja mais positivo.

Análise detalhada de desempenho

Depois de todo o trabalho de criação e distribuição, outra parte importantíssima do gerenciamento do conteúdo é a análise dos resultados gerados.

E esse é mais um ponto que o Twitter Ads ajuda e muito a sua empresa.

A plataforma oferece, através do Twitter Analytics, dados estratégicos sobre os seus anúncios para que você possa analisar e otimizar cada vez mais suas campanhas.

E quanto você precisa investir para ter essas vantagens? É o que eu te mostro agora.

Quanto custa anunciar no Twitter?

Quanto custa anunciar no Twitter?

A verdade é que não existe um valor pré-estabelecido. 

O que acontece é que os valores dos anúncios feitos através do Twitter Ads são determinados por meio de leilão.

Você pode escolher entre o lance automático ou o lance máximo.

Funciona assim:

Lance automático

Aqui o Twitter automaticamente otimiza os lances para as suas campanhas. 

Para isso, ele seleciona a opção com o lance mais baixo possível para atingir os objetivos gerais escolhidos para os seus anúncios.

Lance máximo

Também chamado de "segundo preço", com esse lance você pode escolher manualmente o valor que está disposto a pagar por uma ação realizada (seja um novo seguidor, um clique, um novo lead…).

Só que, ao ganhar um leilão de campanha com base no seu objetivo, você não paga exatamente o valor que propôs.

Ao invés disso, você paga apenas US$ 0,01 a mais do que o anunciante que fica em segundo lugar no leilão.

Sabendo disso, vamos o próximo passo é saber os tipos de anúncios e de campanhas possíveis.

Twitter Ads: tipos de anúncios

Twitter Ads: tipos de anúncios

Existem 3 tipos de anúncios disponíveis na plataforma do Twitter Ads: os Tweets Promovidos, as Contas Promovidas e os Assuntos Promovidos.

E eu te explico cada um deles aqui.

1. Tweets Promovidos

Os tweets promovidos são conteúdos tradicionais que são impulsionados para aparecerem na linha do tempo dos usuários que ainda não seguem a sua marca no Twitter.

Sendo assim, eles podem ser curtidos, retweetados e respondidos normalmente por quem quer que seja.

Uma boa sacada aqui é promover conteúdos que você percebeu que deram super certo com o alcance orgânico da plataforma ou até mesmo em outros canais, para que mais pessoas possam ser impactados por eles.

2. Contas Promovidas

Ao selecionar a opção de contas promovidas, você está pedindo para que o Twitter mostre a sua conta para determinados grupos de usuários que tenham interesse no seu nicho. 

Assim, você tem a chance de conseguir novos seguidores que realmente se identificam com o seu negócio.

Para o usuário isso também é uma vantagem, já que eles têm a chance de descobrir e conhecer novas empresas e marcas para acompanhar de perto nessa rede social.

3. Assuntos Promovidos

E por último, mas não menos importante, você pode optar por promover um tópico específico.

Os tópicos são os assuntos mais comentados no Twitter, que aparecem na aba "descobrir" da plataforma. 

Ao anunciar nesse modelo, você consegue impulsionar uma hashtag (#), fazendo com que ela ocupe um lugar de destaque no topo desses assuntos que são tendência.

Aqui é como se você acendesse uma faísca sobre a ideia que quer propagar, possibilitando que o alcance orgânico continue acontecendo até mesmo com o fim da campanha, dando início ao marketing boca a boca.

Twitter Ads: tipos de campanhas

Twitter Ads: tipos de campanhas

Já as campanhas são classificadas de acordo com o objetivo que você dá para cada uma delas.

Lembrando que você paga por cada resultado diferente que deseja alcançar com os seus anúncios.

Os tipos de campanha por objetivo que você pode escolher são:

Campanhas de Seguidores

Nas campanhas de seguidores, você impulsiona a sua conta e opta por pagar por cada novo seguidor nesse período.

Impressões (visualizações) e o engajamento com a sua marca são gratuitos nesse caso.

O lance aqui é aumentar, e rápido, o número de seguidores que são de fato relevantes para a sua empresa. Ou seja, pessoas com as quais você possa continuar interagindo e até mesmo criando um relacionamento duradouro.

Campanhas de Engajamento

Já nesse tipo de campanha, o objetivo é promover tweets buscando novas interações com a sua empresa na plataforma.

Logo, você paga pelo engajamento inicial de cada usuário com o seu perfil: seja retweets, curtidas ou menções, por exemplo.

As visualizações do seu tweet que não geram nenhum tipo de engajamento não são considerados no que diz respeito ao pagamento, nem mesmo o engajamento que o público continua realizando com o tweet após esse contato inicial. 

Campanhas de cliques

As campanhas de cliques visam promover tweets especificamente voltados para levar o público para o seu site, blog ou outra página de sua escolha.

Aqui você pode inserir um Website Card, onde você fala um pouco sobre o local para onde está direcionando a sua audiência.

O objetivo principal é atrair tráfego para o site ou página em questão.

Dica: Ao direcionar o público para uma boa landing page, você consegue captar muito mais leads qualificadas para o seu negócio.

Já que através dessa página de captura, você oferece um material extremamente rico em troca de um contato mais pessoal e direto (eu recomendo o email).

E, assim, promove abordagens mais direcionadas, a fim de educá-lo e nutri-lo até que ele esteja pronto para se tornar um cliente de fato.

Só que o ideal é que você faça isso através de uma landing page de alta conversão. E, para isso, você pode contar com a ajuda do Klickpages.

Tirando que é bem simples criar a sua landing page personalizada, olha só:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Ah! E na hora de direcionar para a sua landing page, não esqueça de caprichar na CTA (call to action)!

Conclusão

Conclusão Twitter Ads

Depois desse artigo, eu aposto que você não vai mais ignorar o potencial do Twitter Ads na estratégia de marketing do seu negócio.

Porque essa plataforma de anúncios te dá informações privilegiadas na hora de segmentar suas campanhas.

Eu te mostrei aqui como o Twitter Ads funciona e quais as vantagens de investir nesse recurso, entre elas ter campanhas menos invasivas, pagar após ter os resultados esperados e poder analisar o desempenho de cada impulsionamento.

Eu falei também que para determinar o valor a ser investido, a plataforma faz uma espécie de leilão, com possibilidade de lances automáticos ou de "segundo preço".

E ainda te apresentei os tipos de anúncios e campanhas possíveis de serem criados através dessa rede social.

Agora é com você. E não deixe de me contar aqui nos comentários a sua experiência com o Twitter Ads. 😉

Abraços!

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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