20 tipos de post para sair da “mesmice” e aumentar seu engajamento no Instagram em 2020

20 tipos de post para sair da “mesmice” e aumentar seu engajamento no Instagram em 2020

Papo reto: você precisa sair da “mesmice” se quiser aumentar o seu engajamento. Por isso, você tem que começar a diversificar os tipos de post no seu Instagram.

Vou falar uma coisa que vai soar repetitivo, mas que eu juro que vale a pena relembrar. Pelo bem do seu negócio:

Não adianta esperar resultados diferentes se você continuar fazendo mais do mesmo.

Claro que é sempre bom monitorar e, se for o caso, manter as estratégias que estão dando certo. 

Mas, se você quer alcançar o próximo nível com a sua empresa, você precisa testar e arriscar em outras ações e novas possibilidades.

E não seria diferente quando se trata do sucesso do seu negócio no Instagram.

Para você alcançar outros resultados, quiçá melhores, ainda em 2020, você precisa começar a pensar em testar coisas diferentes no seu perfil por lá.

E eu não estou falando sobre aplicar um filtro moderninho nos stories ou algo do tipo. Não.

Até porque hoje em dia essa rede social oferece muitos tipos de post para que você possa oferecer um conteúdo bem variado, de informações e linguagens, para alcançar uma parcela cada vez maior do seu público-alvo.

E, consequentemente, ter muito mais engajamento também.

O que quero te mostrar aqui são as opções (tanto em de formato quanto de ideias de conteúdo) que você tem para prender a atenção dos seus seguidores enquanto eles rolam o feed – que por sinal é onde a competição com a concorrência é bem acirrada.

Afinal de contas, o Instagram é a terceira rede social mais acessada do mundo, perdendo apenas para o Facebook e o Youtube. E a grande maioria das empresas está investindo para ter uma boa presença por lá.

Logo, não dá para ficar na mesmice. Se você quer se destacar, você tem que começar a variar o seu conteúdo.

Mas, ó: vale reforçar aqui que, seja qual for o tipo de post que você decidir fazer no seu Instagram, certifique-se de que ele segue o seu planejamento de marketing.

Esse é o tipo de coisa que deve continuar bem alinhado. Nem que você precise atualizar a sua estratégia.

Pronto. Dito isto, é hora de ver os 20 tipos de post que eu separei para você bombar o seu feed.

Anota aí:

1. Vídeos

O primeiro tipo de post desta lista não poderia ser outra coisa senão os vídeos. 

Porque o conteúdo em vídeo tem um potencial muito grande de deixar a sua mensagem grudada na cabeça da sua audiência.

Só para você ter uma noção, quando as pessoas assistem a um vídeo, elas retêm 95% da mensagem, enquanto só 10% quando leem um texto.

Isso porque os elementos que compõem um vídeo (imagens, texto e áudio) ativam várias áreas diferentes do cérebro ao mesmo tempo. E isso faz com que a mensagem seja ainda mais memorável.

E ainda tem o fato de que um vídeo gera 21,2% mais interações do que uma imagem

Logo, as pessoas tendem a curtir e compartilhar mais as postagens nesse formato. O que gera mais credibilidade para a sua marca aos olhos do algoritmo da plataforma.

O bom é que o processo de criar conteúdo em vídeo não precisa ser algo complicado.

Você pode usar partes de outros vídeos maiores que você já produz para Youtube e Facebook, como lives e webinários, por exemplo, e atualizar o seu feed do Instagram.

Usando a criatividade você consegue uma boa quantidade para manter a frequência de postagens por longo tempo.

A minha dica é que você capriche na headline do seu vídeo (uma espécie de título, que fica na parte de cima do vídeo) e também nas legendas. 

Porque assim você não perde atenção daqueles potenciais clientes que preferem não ativar o áudio dos vídeos. 😉

Logo, o seu vídeo deve ficar mais ou menos assim:

Para saber mais sobre como produzir vídeos para agitar o seu feed, sugiro que dê uma olhada nesses artigos que já saíram aqui no blog do KP:

2. IGTV

O IGTV é uma plataforma que o Instagram criou recentemente para a publicação de vídeos de longa duração.

Por lá, você consegue postar vídeos de até 10 minutos de duração.

(Caso sua conta seja verificada, aí o tempo limite aumenta para 60 minutos de vídeo).

É possível acessar a área do IGTV pelo próprio aplicativo do Instagram, ao clicar no ícone com uma pequena televisão, ou baixar um aplicativo próprio para ele.

Aí você pode publicar o seu conteúdo por lá, desde que siga com as diretrizes da comunidade da plataforma.

O pulo do gato aqui é produzir conteúdo para o seu IGTV e aí compartilhar no seu feed.

Pois esse tipo de post possibilita que você consiga até dobrar o número de visualizações de determinado conteúdo. Ou seja, você aumenta consideravelmente o seu tráfego orgânico.

E aí já sabe, né.

Quanto mais pessoas vendo suas publicações, assistindo aos seus vídeos, comentando e curtindo seus conteúdos, consequentemente, mais oportunidades de negócio você tem.

O lance é pensar em uma abordagem com maior impacto no início e que continue despertando a vontade de assistir até o final.

Dessa forma, o seu seguidor não vai pensar duas vezes na hora de apertar o botão de “continuar assistindo no IGTV”.

Para ter informações completinhas sobre como produzir esse tipo de post no perfil da sua empresa, dá uma olhada nesse artigo, onde a Ju explica como dobrar o número de visualizações dos seus vídeos no Instagram usando o IGTV.

3. Storytelling

Storytelling

Esse tipo de post aqui é sobre a forma escolhida para passar as informações nos seus posts do Instagram.

Nesse caso, é usando uma história bem contada como artifício que te ajude a prender a atenção da sua audiência.

Porque “storytelling” vem do inglês e significa “narrativa” ou “contar uma história”.

O grande lance aqui é que poucas coisas prendem tanto a atenção de uma pessoa quanto uma boa história, já que, assim, você consegue alcançar o nível mais profundo das emoções do ser humano.

Isso porque quando escutamos uma boa história, o nosso cérebro libera ocitocina – hormônio responsável pela emoção, empatia e criação de relacionamentos.

E, por causa desse hormônio, uma pessoa tende a confiar em quem está contando uma história. 

Logo, ao usar o recurso da história nos seus conteúdos, você possibilita que sua marca crie relacionamentos com o público.

E o melhor é que essa história pode ser contada na forma de texto, imagens, áudio ou vídeo, fazendo com que você tenha uma possibilidade de alcance muito maior, de acordo com os interesses da sua persona.

Se quiser saber mais sobre os benefícios de contar histórias com os seus conteúdos do Instagram, se liga no artigo que a Angela fez aqui para o blog do KP: Como fazer storytelling que vende: a história de 2 bilhões de dólares.

4. Guias, tutoriais e passo a passo

Além de entretenimento, informação e conexão com outros usuários, as pessoas costumam acessar as redes sociais para aprender algo novo.

E esse é o principal objetivo das publicações com tutoriais, guias e passo a passo.

Aliás, ele une todas essas funcionalidades que eu citei aqui, se você parar para pensar. Então, não há porque deixar de pensar nesse tipo de post para o seu perfil no Instagram.

Pense em algo útil para o seu público e aproveite para produzir um conteúdo que o eduque sobre a necessidade do seu produto ou serviço.

5. Frases inspiradoras

Pode parecer clichê, mas é inegável que a maioria das pessoas gosta de acompanhar frases inspiradoras quando entra no Instagram.

Por isso, esse é um tipo de conteúdo que você não pode ignorar.

Então pense em frases que tenham a ver com o seu nicho e que você sabe que vão fazer os seus seguidores pensar mais sobre a sua marca.

Além de agradá-los, essa é outra maneira de educar e cativar o seu público.

A minha dica aqui é: invista em um bom trabalho gráfico, como imagens, cores e fontes legais para acompanhar a frase que você está postando.

Isso demonstra cuidado e dá mais credibilidade ao seu conteúdo.

Ah! E se quiser algumas dicas, tenho mais um artigo para te indicar: Aumente a produtividade com essas 54 frases motivacionais para equipe. 😉 

6. Fotos e imagens chamativas

Fotos e imagens chamativas

As fotos e imagens que você publica nos seu perfil podem fazer toda a diferença no engajamento que você tem no Instagram.

Afinal de contas, quanto mais chamativas elas foram, maiores as chances de você captar a atenção dos seus seguidores, enquanto eles estão rolando o feed.

E, assim, você multiplica de forma assustadora as chances do seu conteúdo ser visto e consumido.

Até porque o forte dessa rede social é justamente o visual.

Então, capriche nas escolhas e, claro, na qualidade das fotos e imagens que você utilizar.

E fica ligado também no tamanho das imagens que você está postando. Pode parecer detalhe, mas isso pode interferir nos resultados que você quer ter nessa rede social. =)

No mais, eu sugiro fortemente que você veja o artigo que o Hugo preparou com 17 Imagens Chamativas impossíveis de ignorar (com exemplos).

7. Infográficos

O infográfico é um recurso excelente se o que você quer é prender a atenção do público e passar informações complexas de maneira interessante.

Com ele, você consegue passar informações mais difíceis de forma bem didática ou transformar textos simples em conteúdos espetaculares. 

E convenhamos que é uma delícia dar de cara com um infográfico bem feitinho. Dá gosto de ver e de acompanhar o conteúdo.

Por isso esse é o tipo de post que pode atrair muito mais o interesse dos seus seguidores.

Só para você ter uma ideia, algumas empresas relatam que aumentaram o tráfego em 400% apenas com publicação constante de infográficos. 

Pois é. Nesse nível.

Então, se eu fosse você se aprofundava um pouco mais nesse assunto clicando aqui. =)

8. Assuntos do momento

Esse, definitivamente, é o tipo de conteúdo que não pode passar batido quando você estiver montando sua estratégia de publicações.

Pode parecer óbvio o que vou falar aqui, mas os assuntos que são tendência costumam ser os mais procurados e comentados naquele período, principalmente em uma rede social tão dinâmica quanto o Instagram.

Logo, se você conseguir ter interação com algum desses tópicos que estão “bombando” no momento, aproveite a sua chance.

Crie um conteúdo rico com base nisso e use as hashtags para ajudar a impulsionar ainda mais o seu post.

Uma ótima maneira de ficar por dentro do que está rolando é criar alertas no Google sobre a sua área de preferência. 

Ou então ficar com um pézinho em outra rede social: o Twitter, que é uma boa fonte de assuntos que são tendência no Brasil e no mundo

Mas, ó: só tenha cuidado para não se envolver em polêmicas e colocar a reputação da sua marca em risco desnecessariamente, ok?

9. Perguntas

Perguntas

Tudo bem que neste artigo eu estou focando em tipos de post para você atualizar o seu feed no Instagram. Mas o que vou falar nesse tópico é algo que você pode aproveitar bastante tanto no feed quanto nos seus stories.

O fato é que fazer perguntas para os seguidores é um dos tipos de conteúdos interativos que mais valem a pena de se investir.

Porque, ao fazer perguntas, você mostra que se importa com a opinião do seu público, aumenta o engajamento e ainda consegue ter em mãos informações valiosas para te ajudar em possíveis tomadas de decisão dentro do seu negócio.

Ou seja, fazer perguntas é como ter uma bússola para saber por qual o melhor caminho que a sua empresa deve seguir. 

10. Projetos e planos futuros

Se você está pensando em implementar novidades em relação ao seu produto ou serviço, começar um projeto novo ou promover um evento diferente, por exemplo…

Você pode compartilhar com a sua audiência através dos seus posts do Instagram.

Ao falar de projetos e planos futuros, você desperta a curiosidade dos seus seguidores, os mantém por dentro do que está rolando e ainda ativa o gatilho mental da antecipação na cabeça deles.

Assim, quando esses projetos começarem a sair do papel, as chances são que o seu público estará muito mais interessado e engajado em participar.

11. Fotos da equipe “mão na massa”

Essa é para você que já tem uma equipe que te dá o suporte que você precisa para tocar o seu negócio.

Um tipo de post que os usuários do Instagram costumam curtir bastante são as fotos da equipe colocando a “mão na massa”.

Seja em um evento específico, ou participando em treinamento, ou mesmo fazendo o que costumam fazer no dia a dia, com as demandas que fazem a parada toda andar aí na sua empresa.

Esse é o tipo de coisa que faz com o que os seus seguidores se sintam mais por dentro e parte de tudo que acontece, gerando uma aproximação incrível com a sua marca.

12. Notícias relevantes

Comentar sobre notícias relevantes do momento é outra boa sacada para você incorporar no seu calendário de publicações.

Afinal, como eu já disse aqui, o Instagram é uma rede social bem dinâmica e os usuários costumam estar sempre procurando saber do que está acontecendo em tempo real.

Então, se o seu perfil for fonte dessas notícias e ainda trazer uma visão de especialista sobre os fatos ocorridos, as chances de ter pessoas sempre te acompanhando aumentam consideravelmente.

Quando pensar nesse tipo de post, lembre-se de tomar cuidado para não compartilhar fake news (notícias falsas) e nem falar de assuntos que não têm nada a ver com a sua área ou que não agregam nenhum valor a sua marca.

13. Depoimentos de clientes

Caso algum cliente satisfeito envie depoimentos falando sobre a transformação que teve ao fazer negócio contigo, aproveite a oportunidade para compartilhar com as outras pessoas que te acompanham.

Além de ser um conteúdo diferente e atrativo, os depoimentos de clientes satisfeitos têm ainda um potencial converter mais clientes para o seu negócio.

Pois, através desse tipo de post, as pessoas se espelham no que está sendo dito e conseguem ter uma visão mais clara dos resultados que elas também vão conseguir se investirem no seu produto ou serviço.

14. Promoções exclusivas

Você também pode fazer posts com as promoções que estão disponíveis no momento, além de oferecer preços melhores e exclusivos para os seus seguidores do Instagram.

Para esse tipo de publicação, a plataforma tem a funcionalidade de tag price, que é tipo uma etiqueta onde você marca o seu produto na foto e pode divulgar o preço com maior facilidade para o usuário.

15. Hashtags interativas

Hashtags interativas

As hashtags (#) são um elemento importantíssimo que o Instagram oferece aos usuários. 

Elas possibilitam que você crie palavras ou frases-chave para “categorizar” seu conteúdo e, assim, possa acompanhar o que está sendo publicado com a sua tag.

Além de ficar por dentro também, e com facilidade, sobre o que está sendo compartilhado por aí sobre os mais variados assuntos.

Para criar uma hashtag que incentive os seus seguidores a interagirem com a sua marca, pense em um slogan ou frase que defina bem o seu produto ou a sua campanha.

Agora, se você quiser saber mais sobre o poder das hashtags no seu conteúdo, é só clicar aqui.

16. Carrossel

O carrossel é quando você posta uma sequência de imagens ou vídeos em uma única publicação.

Hoje em dia, o Instagram permite que o usuário inclua de até 10 fotos (ou vídeos) por postagem.

Carrossel

Dessa forma, é possível fazer um compilado de conteúdos em um único post sem precisar pesar demais o seu feed com overposting (várias publicações seguidas, em um curto espaço de tempo, sobre o mesmo assunto).

O lance aqui é experimentar diferentes estratégias de sequências e narrativas utilizando o carrossel, e aí investir no que tiver uma melhor performance.

17. Datas comemorativas

Aqui vai mais uma sacada de conteúdo para você incluir na sua programação: as datas comemorativas e feriados.

E aqui eu falo tanto dos clássicos e universais, como Natal e Dia das Mães, por exemplo, quanto das datas importantes para o seu nicho.

Seja criativo e pense em formatos diferentes para usar essas datas de forma interativa nos seus posts (imagens, gifs, citações, etc.).

Assim, você mostra para o seu público que a sua marca se importa em agregar valor em cada momento. 😉

18. Native Ads

Native Ads

Se você quer ter mais tráfego no Instagram e está disposto a investir dinheiro nisso, vale pensar em fazer anúncios por lá.

Mas, calma. Se você pensou naquele tipo de anúncio tradicional com links e banners (os quais os usuários já estão começando a ignorar, inclusive), fique tranquilo, pois não é desses anúncios que estou falando aqui.

Estou falando dos Native Ads (que em bom português significa “anúncio nativo”), uma forma de impulsionar o seu conteúdo através de anúncios que seguem o mesmo modelo da plataforma que você está anunciando.

Ou seja, você posta seus anúncios no mesmo formato que os demais conteúdos, com informações ricas e que sejam úteis ao público, mesmo que eles sejam identificados como post pagos e impulsionados.

O objetivo é que elas se misturem com o restante do feed e sejam agradáveis de consumir, ao invés de serem invasivos.

O blog do KP já aprofundou esse tipo de anúncio aqui no blog: Native Ads: o conteúdo que vende seu produto por você.

19. Bastidores

Um tipo de post que eu, particularmente, curto bastante são aqueles em que a equipe por trás de um projeto mostram a trajetória percorrida para ter aquele resultado.

Sabe quando mostram o “por trás das câmeras”? 

Pois é. Esses conteúdos são os chamados bastidores.

Eles costumam tem bom engajamento, pois fazem com que a audiência se sinta mais próxima da sua empresa.

Tirando o fato de que as pessoas amam ter acesso exclusivo a uma informação. 

E é exatamente isso que você oferece a elas quando publica algo relacionado aos bastidores do seu negócio.

20. “Textão”

Eu sei. Eu sei que o famoso “textão” hoje em dia tem uma fama muito ruim.

Mas eu vou mandar a real aqui.

Não existe texto longo demais… Existe texto chato.

O que eu quero dizer é que se o seu conteúdo for relevante e, acima de tudo, interessante e gostoso de consumir, certamente o seu seguidor não terá problemas em ler até o fim.

Afinal, essa é a melhor forma de fisgar a atenção dele até o final: oferecendo algo de valor de maneira atrativa.

E eu também sei que falei sobre o poder do vídeo, infográfico e das imagens aqui.

Mas não dá para ignorar a profundidade que os textos permitem alcançar em termos de detalhes de informações.

Se quiser uma ajudinha para produzir nesse formato, é só dar uma olhada nesses artigos aqui:

O mais importante é que você saiba unir as forças de cada um desses formatos para entregar o melhor conteúdo possível para o seu público, inclusive nas suas postagens do Instagram.

Outras boas práticas que vão te ajudar a vender mais no Instagram

Outras boas práticas que vão te ajudar a vender mais no Instagram

Além de conhecer outros tipos de postagens e diversificar o seu conteúdo, existem outras coisas que você pode ficar atento para conquistar a sua audiência e aumentar o engajamento com a sua marca.

Quando se trata de oferecer a melhor experiência possível para os seus seguidores, cada detalhe importa. 

Então se liga dessas boas práticas que vão te ajudar a vender mais com a ajuda do Instagram.

Investir na qualidade do seu conteúdo

Como eu já comentei ali em cima, o forte do Instagram é justamente o visual.

Por isso, é importante sim que você cuide da qualidade das imagens, fotos e vídeos que você publica. 

Pense na iluminação, na captação de áudio (se for o caso) e nos ângulos na hora de produzir o seu conteúdo…

Mas não só nisso.

Antes de tudo, você precisa pensar na qualidade das informações que você está passando para o seu público. 

Certifique-se de que todo material compartilhado através dessa rede social seja para agregar valor para a sua audiência.

No fim das contas, é isso que conta na hora do usuário continuar acompanhando e engajando com a sua marca ou não.

Saber conversar com a sua persona

Para você ter noção, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de de usuários ativos por mês

É muita gente. Isso significa que o seu potencial de alcance por lá é enorme.

Só que, definitivamente, nem todas essas pessoas são o seu público-alvo de fato. Apenas um recorte dessa audiência vai se interessar verdadeiramente pelo seu nicho.

Então, saiba usar uma linguagem voltada à sua persona. Desse jeito, você vai atrair a atenção das pessoas certas para o seu conteúdo e, consequentemente, para o seu negócio.

Definir um calendário de postagens

Definir um calendário de postagens

Para manter seu conteúdo organizado e alinhado com a sua estratégia, o melhor que você faz é planejar com antecedência as postagens que serão feitas.

De preferência, defina um calendário específico para o Instagram.

Assim, você garante que vai ter conteúdo sempre em dia, com uma boa frequência e de maneira pensada para engajar e converter mais.

Manter a identidade visual da sua marca

A identidade visual que você utiliza no seu site, blog e nas redes sociais é o que faz com que o público reconheça facilmente que é a sua marca que está postando naquele momento.

Isso fica na cabeça da audiência.

Por isso, tente manter essa identidade também nas suas publicações do feed da plataforma.

Coisas simples, como manter as fontes e a paleta de cortes, por exemplo, já ajudam nessa tarefa.

Aí, além de reforçar o branding do seu negócio, você também demonstra capricho e coerência na hora de produzir o seu conteúdo.

Direcionar seu público para uma landing page caprichada

Existem algumas plataformas que são ideais para que o público tenha contato ou até mesmo conheça sua marca.

O Instagram é uma delas. Claro que você pode (e deve!) usar essa rede social para se relacionar com os seus clientes e potenciais clientes. 

Mas o fato é que para aprofundar e estreitar essa relação, você tem que dar um passo além.

A melhor maneira de fazer isso e, de fato, começar um relacionamento duradouro com a sua audiência ainda é através do email.

Por lá, você pode nutrir e educar o seu público sobre a necessidade do seu produto ou serviço através de conteúdos mais direcionados, tornando ele cada vez mais engajado com a sua marca até que ele se torne ou permaneça como seu cliente por muito tempo.

Ou seja, você aumenta suas chances de ter mais clientes fiéis no seu negócio.

O lance é que, para conseguir o email do seu prospecto, você vai precisar de uma landing page otimizada para conversão.

É aí que entra o Klickpages, o seu melhor aliado nesse momento.

O melhor de tudo é são apenas 3 passos para criar a sua landing page personalizada

Olha só:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  • Divirta-se customizando a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Aí é caprichar na produção do conteúdo que você vai enviar para a sua lista, para mantê-la cada vez mais aquecida. 😉

Conclusão

Conclusão Tipos de post Instagram

As chances são que, daqui para frente, você vai testar mais modelos de conteúdo no seu Instagram. Porque eu te mostrei que sair da “mesmice” é o que permite a sua empresa alcançar novos patamares.

Além disso, você viu também 20 tipos de post para usar no seu perfil e alcançar um público bem mais diverso na plataforma. 

Como os vídeos, infográficos, postagens em carrossel, native ads e o famoso “textão”.

Cada um deles com suas especificidades que podem ajudar na sua estratégia de marketing digital nessa rede social.

Agora é ficar atento ainda ao impacto que este tipo de postagem terá em seu perfil. Caso seja muito positivo, é só começar a criar posts semelhantes com mais frequência para agradar seus seguidores. =)

E aí? Qual desses tipos de post você já usava bastante no perfil da sua empresa? Me conta aqui nos comentários!

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Sobre o Autor

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D