Teste A/B: conheça os resultados antes de tomar decisões para o seu negócio

Teste A/B: conheça os resultados antes de tomar decisões para o seu negóci

Talvez você não saiba ainda, mas existe uma ferramenta que descobre os melhores resultados para as suas páginas, antes mesmo de você escolher os seus principais elementos.

Eu sei que pode parecer bom demais para ser verdade, mas já já você vai entender do que eu estou falando.

Antes, deixa eu te contar uma história que aconteceu com o Erico e que pode servir como exemplo para o que eu quero te mostrar.  

Um dia, ele foi almoçar com alguns amigos em um restaurante, daqueles que oferecem dois tipos de cardápio e você precisa escolher um deles.

A primeira opção disponível era lasanha e a segunda era caneloni.

Todos escolheram rapidamente, mas uma pessoa demorou uns 10 minutos para se decidir pela lasanha.

O garçom anotou os pedidos e quando chegou a vez do indeciso, ele perguntou: Tem certeza? Porque o caneloni também está muito bom, ein?

Nessa hora, a pouca certeza dele foi pelo ralo e o pessoal teve que esperar um bom tempo antes dele conseguir escolher de novo.

Por que eu estou te contando isso?

Porque nesse caso dá até para entender tanta hesitação.

Afinal de contas, é aquela história… Quando você faz uma escolha, você está literalmente matando a outra opção.

É um risco que você corre e tem que lidar com as consequências dessa escolha.

A boa notícia é que isso não precisa acontecer com as decisões que você toma para as suas páginas de vendas, de captura… Nenhuma delas.

Já que com o teste A/B, você pode comparar duas ou mais versões  do mesmo elemento antes mesmo de bater o martelo.

Ou seja, você não fica na dúvida. Porque você só toma a decisão tendo a certeza de onde estão os melhores resultados.   

Falando de outro jeito, é como se o indeciso da história do Erico ganhasse a degustação dos dois pratos antes de precisar escolher.

Bom demais, né?

Agora, antes de mais nada, eu já te digo que no Klickpages fazer isso é muito fácil e rápido.

Você não precisa bater cabeça com simulações, postagens, ou ainda tentando descobrir o que cada resultado significa para o seu negócio.

O KP faz todo o trabalho pesado por você e te economiza um tempão.

Quer saber como e quando usar o teste A/B nas suas páginas e o que você pode testar?

Então, continua aqui comigo que eu vou te mostrar agora.      

O que é e para que serve um teste A/B?

O que é e para que serve um teste A/B?

Teste A/B é um método para comparar o desempenho de duas ou mais versões de uma mesma página, com o objetivo de descobrir qual tem o melhor desempenho.

Cada uma vai apresentar uma variação do elemento que está sendo avaliado para um mesmo público.

Com base nos resultados você vai poder colocar na sua página o que já foi testado e aprovado pelo seu público alvo. Ou seja: o que dá resultado.

A grande sacada dessa funcionalidade é que você recebe um feedback real da sua audiência, obtido de forma precisa.

Isso porque o Teste A/B do Klickpages garante um resultado imparcial.

Assim, você testa e só depois, com os resultados em mãos, decide quais elementos se ajustam melhor com a sua estratégia.

Funciona assim:

Imagine que você está criando uma landing page e quer avaliar como a taxa de conversão se comporta.

O elemento que você está testando é a posição da sua CTA (Call to Action). Então, você decide criar três versões de páginas para testes.

Na primeira alternativa, você posiciona a sua CTA no começo. Na segunda, ela vai para o meio e, na terceira, você passa ela para o final da página.

Quando os parâmetros que você definiu forem atingidos, você vai poder conferir se alguma das opções atingiu o grau de significância estatística.

Isso quer dizer que o melhor desempenho foi obtido pelo fator que você determinou e não por mera coincidência.

Mas não se preocupe, eu vou te falar melhor sobre como medir os resultados do seu teste A/B mais para frente.

Esse exemplo que eu te dei é apenas o começo, no próximo tópico eu vou te falar mais sobre as comparações que você pode fazer utilizando um teste A/B.

O que pode ser testado?

O que pode ser testado?

Eu espero que conhecer mais sobre o teste A/B tenha te deixado curioso para descobrir mais possibilidades, porque a verdade é que você pode testar praticamente tudo.

O importante é saber exatamente que item você está avaliando, pois ele é o único que deve mudar de uma versão de teste para a outra.

Ou seja, não dá para testar o tamanho do texto e a cor da página ao mesmo tempo, senão você vai ficar sem saber qual elemento foi o responsável pelo resultado.

Agora, eu vou te mostrar outras ideias de elementos que você pode avaliar para melhorar o desempenho da sua página.

CTA

CTA

 

Call to Action, ou chamada para a ação em português, é uma das partes mais importantes da sua página.

É ela quem vai pedir para a sua audiência fazer uma determinada ação, seja cadastrar um email, baixar um material ou realizar uma compra.

Ali em cima eu já te falei um pouco sobre como definir a posição que a CTA vai ocupar na sua página. Mas esse é apenas o primeiro passo.

Os dois próximos elementos também precisam ser considerados, não apenas na sua CTA, mas nas suas páginas como um todo.  

Cores

Sabia que uma cor pode influenciar as decisões do seu cliente?

Pois é verdade, se quiser saber mais sobre esse tema leia nosso artigo falando sobre a psicologias das cores.

Esse é um item delicado, provavelmente você vai encontrar muita gente dizendo que a cor “x” funciona melhor.

Enquanto uma outra fonte de informação te dá certeza absoluta de que a melhor escolha é a cor “y”.

Uma coisa é certa, as cores da sua página, tanto do fundo quanto das letras, podem influenciar seus resultados.

Para descobrir o que funciona para a sua página, faça um teste A/B comparando duas ou mais cores e confira os resultados.

Texto

Nas eleições de 2008, a equipe de Barack Obama conseguiu aumentar a taxa de conversão de visitantes em 40.6% .

Foram aplicadas as informações de 24 testes A/B alternando imagens, vídeos e quatro botões com textos diferentes, feitos no fim de 2007.

Isso permitiu a arrecadação de dezenas de milhares de dólares. Aqui embaixo você pode ver as duas versões .

Versão antes do teste A/B

Versão antes do teste A/B

Versão após o teste A/B

Versão após teste A/B

Esse é apenas um exemplo de como até um pequeno o texto, como o do botão da CTA, pode fazer muita diferença.

Percebeu que ele mudou a mensagem de “inscreva-se” para “saiba mais”?

Essa mudança pode parecer apenas um detalhe a primeira vista. Mas a verdade é que os “detalhes” da sua página fazem toda a diferença.

Por isso eu recomendo que você faça testes em vários lugares da sua página. Algumas ideias são o tamanho do texto, a linguagem, os verbos de ação, enfim todos os itens que possam fazer diferença.

Imagens

Imagem no teste A/B

Como você deve ter percebido no exemplo aqui de cima. Além da mudança no botão, a imagem também foi alterada.

Isso porque ela ajuda a chamar a atenção do usuário e por isso é uma peça fundamental no seu teste A/B.

Você sabia que 90% de toda a informação enviada para o cérebro é visual, além disso 93% de toda a comunicação humana começa a partir dos olhos.

Para verificar o desempenho da sua página, você pode comparar duas ou mais alternativas, inclusive uma que não apresente esse item, ou onde a imagem apareça como background.

Porque você só vai ter certeza de qual é a melhor opção colocando as alternativas à prova.  

Formulários

Formulários no teste A/B

Eu confesso que já deixei de comprar alguma coisa, ou mesmo me inscrever em algum evento por causa de um formulário “chato”.

Você provavelmente conhece alguém que já passou pela mesma situação. Isso pode acontecer por vários motivos.

Perguntas muito invasivas, muitos campos para preencher, ou até mesmo uma aparência não muito atrativa.

Eu não sei se você já percebeu, mas o seu formulário é o responsável pela captura das suas leads.

Então, aproveite a chance de testar formatos, tamanhos, cores e quais são as melhores perguntas para você fazer.

Você também pode testar a quantidade de campos obrigatórios, ou um design mais atraente.

Esses são apenas alguns exemplos, se você quiser saber mais sobre isso dá uma olhada nesse outro artigo sobre teste A/B aqui do blog.

Por que é importante aplicar o teste A/B: 2 exemplos 

Por que é importante aplicar o teste A/B: 2 exemplos

Eu acredito que depois de ver alguns exemplos para testar, você provavelmente já percebeu por que ele é importante para o seu negócio.

Mas como informação nunca é demais, eu vou te falar um pouco mais  sobre isso.

Para que o seu negócio cresça, você precisa deixar os achismos de lado e passar a trabalhar com certezas estatísticas.

Usando um teste A/B você elimina as suposições e por meio de métricas confiáveis descobre o que realmente funciona.

Isso te ajuda a refinar a apresentação e o conteúdo das suas páginas, e dessa forma chegar a resultados muito mais expressivos.  

Agora, chegou a hora de provar o que eu estou falando.

Por isso eu separei  dois exemplos de cair o queixo, publicados pelo Crazyegg, uma ferramenta gringa que te mostra o mapa de calor da sua página.

1. WallMonkeys

Essa é uma empresa dos Estados Unidos, que vende adesivos de parede. O objetivo deles era otimizar o número de cliques e conversões.

Utilizando o teste A/B conseguiram, acredite se quiser, um aumento de 550%.  

O resultado foi obtido mudando a imagem da página e colocando uma barra de pesquisa para estimular as buscas.

2. Humana

Essa é uma seguradora, que realizou dois testes A/B em um banner de divulgação, para melhorar os resultados.

No primeiro teste a imagem da CTA foi alterada e essa mudança trouxe um aumento de 433% na taxa de conversão.

Em seguida, no segundo teste, eles mudaram o texto da CTA e conseguiram mais 192% de melhoria.

Viu como pequenos ajuste nos elementos da sua página podem te ajudar a atingir resultados extraordinários?

Como funciona o teste A/B no Klickpages

Como funciona o teste A/B no Klickpages

Fazer uso das vantagens que um teste A/B te oferece pode ser mais fácil do que você imagina.

No Klickpages você tem acesso a essa ferramenta na sua própria página.

Teste A/B dentro da página

Na prática, as diferentes versões que você criar vão ser distribuídas aleatoriamente em um mesmo espaço de tempo.

Vamos supor que você crie três alternativas da sua landing page para verificar se o uso de imagens te ajuda a converter mais.

Na versão A você coloca  uma foto, na B coloca um vídeo e na C escolhe não usar imagens.

À medida que as pessoas forem chegando na sua página elas vão receber uma das três versões de forma uniforme.

O primeiro visitante recebe a versão A, o segundo a versão B e o terceiro a versão C, e assim sucessivamente.  

Dessa forma não existe o risco de fatores externos influenciarem a sua taxa de conversão. Quando acabar o prazo que você confere qual página se saiu melhor. .

Como medir os resultados

Se você estava preocupado em ter que fazer cálculos complicados, eu tenho uma boa notícia para te dar.

O Klickpages vai te mostrar qual foi a página que melhor converteu. E ainda te entregar de bandeja qual foi a relevância estatística.

Ela deve atingir um percentual de pelo menos 90% para ser considerada boa.

Na prática, isso vai te dizer se as mudanças que você testar realmente funcionam ou o resultado aconteceu por coincidência.

Essa matemática é muito importante para te dar segurança na hora de tomar decisões.

Por isso, a equipe do KP te entrega as informações em tempo real, já que conta com uma equipe grande que trabalha o tempo todo para que você possa se dedicar ao mais importante: o seu negócio.

Para você ter uma ideia da facilidade eu vou te mostrar dois exemplos:

No primeiro caso a relevância estatística foi atingida em 100%.

Relevância estatística positiva

No segundo exemplo a taxa ficou em 80%, e portanto não chegou ao percentual mínimo para ser considerada relevante. Nesse caso, você pode continuar testando até obter um aumento realmente significativo.  

Relevância estatística negativa

Com esse gráfico simples você vai saber na hora e de forma simplificada qual foi o resultado que a sua página obteve.

Use páginas já aprovadas pelo mercado

Use páginas já aprovadas pelo mercado

Ter uma página de alta conversão é sinônimo de vender mais e para chegar ao resultado ideal você precisa realizar vários testes A/B.

A boa notícia é que para facilitar ainda mais a sua vida o Klickpages faz isso para você.  

São diversos modelos de páginas já testadas e aprovadas pelo mercado, prontinhas para usar.

Quer ter acesso a essa e outras funcionalidades imperdíveis do Klickpages? É só clicar aqui.

Conclusão

Conclusão teste A/B

Nesse artigo eu te mostrei que conhecer o melhor resultado para o seu negócio antes de precisar tomar uma decisão pode ser mais fácil do que você imaginaria.

Pronto para testar os elementos da sua página e aumentar as suas conversões?

Eu aposto que sim, porque nos últimos minutos eu te contei o que é e para que serve um teste A/B.

Você viu também que pode avaliar o desempenho dos mais variados elementos, como a CTA, as imagens e os formulários da sua página.

Além disso, você conferiu dois exemplos com resultados de até 550% de aumento nas conversões usando o teste A/B.

Eu também te mostrei como ter uma landing page já aprovada por testes A/B, além de como fazer o teste e obter os resultados com o Klickpages.

E aí, vai começar a usar o teste A/B? Me conta aqui nos comentários!

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts, claro. Trabalho como jornalista há mais de 11 anos e já escrevi sobre quase tudo. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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