Tamanho de post no Facebook: medidas exatas de textos, capa e avatar

O tamanho de post no Facebook é estudado por especialistas em marketing do mundo inteiro. Mas não existe um país em que é uma polêmica tão grande como no Brasil.

Veja bem. Talvez o brasileiro seja o único povo a criar uma palavra pejorativa para se referir ao exagero no número de palavras de uma postagem no Facebook: textão.

Você já deve ter esbarrado com essa palavra por aí. Se ainda não conhece, saiba que o textão já entrou para o dicionário informal da internet.

O Google encontra 472 mil resultados para a busca dessa palavra. A Folha de São Paulo, jornal de maior circulação do país, também usa o termo normalmente em reportagens.

E tudo criado pelo incômodo com o tamanho das postagens.

Fazer textão virou até motivo de chacota. Olhe aí o caso do Éverton. Eu também não o conheço, mas estou solidário a esse bullying sofrido.

Falar muito no post não é visto com muita simpatia.

Mas, afinal, Hugo. Qual o tamanho ideal de um post no Facebook?

Um texto menor engaja mais o público?

Pode usar o textão também ou deve ser evitado?

Essas respostas são decisivas para o engajamento dos seus posts.

Se você está esquecido e quase ninguém curte o seu conteúdo no Facebook, leia esse artigo com atenção porque talvez a solução esteja nas próximas linhas.

Digo isso porque eu também já fiquei atualizando a página a cada cinco minutos para ver se novas curtidas e compartilhamentos milagrosamente surgiam.

Esse artigo vai mudar a maneira como você pensa e como você escreve para o Facebook.

Aqui está o resultado de dezenas de estudos que tentaram responder qual o melhor tamanho de post no Facebook.

Já adianto que não existe uma só resposta certa para essa situação.

E desconfie de quem chegar com uma receita de bolo pronta para resolver seus problemas.

No marketing digital, tudo é muito dinâmico.

Até o fim dessa leitura eu vou revelar quando você deve usar menos ou mais palavras, os melhores exemplos da internet e as dicas para aumentar seu engajamento.

Você vai poder aplicar hoje mesmo tudo que aprender.

Guarde esse artigo nos favoritos e volte nele sempre que tiver dúvidas.

Especialistas em marketing já descobriram o caminho.

E eu vou te mostrar agora.

Qual o tamanho ideal de um post no Facebook?

Essa é uma dúvida muito comum. Quem usa o Facebook para alavancar negócios digitais já se fez essa pergunta alguma vez.

Um colaborador da minha equipe trabalhou com um congressista aqui no Brasil, e conta que se questionava todos os dias sobre qual o melhor tamanho de post no Facebook.

Esse deputado gostava de publicar textos enormes na fanpage.

Se visitava um hospital, agradecia a atenção e citava, um por um, o nome de todos os médicos e enfermeiros, não importava quantos fossem.

“Uma vez ele mandou uma lista com o nome de 40 pessoas. Eu tentava convencer o deputado a publicar textos menores. Mas ele não conseguia fugir do textão”, lembra aquele colaborador.

Quem estava certo nesse embate?

O Sr. Mark Zuckerberg, todo-poderoso fundador do Face, nunca veio a público para explicar essa questão. Nem uma mera videoconferência ele se dispôs a fazer até agora.

Não existe uma única resposta certa sobre o tamanho de post no Facebook.

Um pouco mais à frente nesse texto eu vou te mostrar o verdadeiro segredo por trás desse dilema. É nele que você deve se basear sempre antes de publicar um post.

O que apontam os especialistas?

Várias empresas analisaram o conteúdo de centenas de milhares de publicações para fazer uma média de quem engaja mais: textão ou textinho.

O resultado indicou que às vezes, as publicações maiores funcionam muito bem, engajam e conseguem um bom número de curtidas e compartilhamentos.

Mas em geral, o atual membro da minha equipe estava certo em pedir para o deputado maneirar no tamanho dos posts.

Sim, textos curtos costumam ter rendimentos melhores.

Isso é baseado em estudos que foram realizados nos últimos anos e apontam que postagens menores tendem a conseguir mais engajamento.

Mensagens com menos de 80 caracteres conseguem um engajamento 66% melhor.

Perceba que não é muito. A frase da linha acima tem 73 caracteres.

Fonte da imagem

Faço uma ponderação:

Eu não sou cego por estatísticas. Não devemos rezar a cartilha de um estudo só porque ele fez uma afirmação.

Mas é sempre um norte que podemos levar em consideração. Porque esses estudos analisam uma quantidade enorme de publicações.

Por exemplo a BlitzLocal, que avaliou 120 bilhões (bilhões!) de postagens no Facebook. Eles também recomendam que postagens maiores tendem a ter um desempenho pior.

Segundo eles, a partir de 119 caracteres o desempenho das interações começa a cair.

Outros estudos são ainda mais radicais com o tamanho de post no Facebook. E reduzem essa nota de corte da publicação perfeita.

Estatísticas apontam que posts com 40 caracteres chegam a ter 86% mais engajamento, entre likes, interações e compartilhamentos.

Mas quarenta caracteres pode não ser o bastante. Só essa frase anterior tem 44 toques e já passaria desse limite, por exemplo.

A sua marca pode ter muito a dizer, e ficar dentro desse limite tão escasso pode ser impossível para o seu conteúdo.

Então, fique tranquilo. Postar um texto maior não necessariamente significa que o seu engajamento será ruim.

Eu mostrei para você o que a ciência diz sobre o tamanho de post no Facebook.

Textos abaixo dos 80 ou até mesmo de 40 caracteres podem ajudar a aumentar o número de likes na sua publicação.

Mas o maior segredo desse debate eu vou contar agora.

Porque não adianta você pensar apenas no tamanho do post se, no final, você não consegue se comunicar com a sua audiência.

Vou explicar qual a chave para posts de sucesso e qual a pergunta que você deve se fazer antes de apertar o botão de “publicar”.

Está preparado? Então vamos lá.

Pense em formato, não em caracteres

Tenha a frase acima sempre em mente.

Em geral, o poder de síntese ajuda em várias situações. Expressar emoções com frases curtas e fortes é um dom. Valorize esse fator também na sua comunicação.

Mas nada no marketing digital obedece uma lei que não pode ser quebrada.

Um texto enorme no Facebook pode ser extremamente positivo para a sua marca.

E isso depende muito do seu segmento de mercado ou do serviço que a sua empresa presta.

Os seus seguidores podem procurar por um conhecimento mais profundo, detalhes, uma investigação de qualidade que só você pode oferecer.

A página Homens Brancos Não Sabem Blogar é um dos principais produtores de conteúdo no Brasil que se dedica a falar sobre basquete.

Goste você ou não de esporte, veja um exemplo claro de como o tamanho maior de um texto não necessariamente prejudica o engajamento.

Essa é apenas UMA PARTE de um texto que eles publicaram no Facebook. O conteúdo completo tem impressionantes 26.693 caracteres.

Você logo pensa que eles exageraram, que ninguém vai ler esse textão, certo?

Agora veja o alcance orgânico que eles conseguiram:

Não existe um jeito certo ou errado.

O proprietário daquela página entendeu que pensar no formato do post é mais importante que pensar apenas no tamanho.

Você pode estar em um mercado rico de histórias, de temas a serem explorados, de opiniões e pontos de vista diferentes.

Você pode ser um nutricionista, por exemplo, que não fica apenas nas dicas mais rasas para melhorar a alimentação e discute polêmicas mais profundas dessa profissão.

É importante avaliar o seu negócio e a persona que você quer se comunicar.

É normal cada ramo ter uma demanda diferente de conteúdo.

Um empresário que faz bolos para festas de casamento não precisa publicar um post com a mesma profundidade que um escritório de advocacia.

Alguns profissionais preferem se comunicar com textos curtos e diretos, acompanhados de vídeos que conversem com a mensagem.

Faça testes e entenda como o seu público gosta ou não de consumir conteúdo.

Essa página de basquete que acabei de citar não fica preso ao textão, e também publica posts com um vídeo e uma legenda com duas ou três palavras.

Entenda que existem públicos diferentes para consumir cada tipo de conteúdo.

Eu vou mostrar agora exemplos de como o formato é mais importante que pensar apenas no limite de caracteres.

Empresas que entenderam esse ponto estão criando conteúdo de qualidade e atingindo diferentes perfis de público, gerando valor criando apaixonados pela marca.

Você pode usar cada um desses exemplos para se inspirar e levar esses conceitos para a sua página no Facebook.

Até o fim desse texto eu vou te passar as melhores dicas para fazer um post arrasador.

Você vai terminar essa leitura sabendo de dicas simples, mas que podem multiplicar seu alcance nas redes sociais.

Vamos juntos?

Quando o texto curto dá certo

Falar pouco e transmitir o máximo de sentimentos.

Quem trabalha com marketing digital sabe que essa é uma missão diária.

Ainda mais nesses tempos em que prender a atenção de uma pessoa é tarefa complicada.

O tempo médio de atenção de um adulto é de 8 segundos. Passar todo o seu conteúdo em poucas palavras pode ser determinante entre o sucesso ou o fracasso do seu post.

Vou trazer mais um exemplo da área esportiva. Para comemorar o décimo título de relevância do tenista espanhol Rafael Nadal, a Nike fez uma legenda curta, mas de impacto.

“Um é difícil. Dois é impressionantes. Dez é Rafa.”

São 49 caracteres que resumem o feito do atleta. Não precisou de um texto narrando cada conquista, ou descrever os detalhes de cada título.

O texto com poucos caracteres deve ser utilizado quando você resumir a essência do seu post naquelas poucas palavras.

Porque, como mostrei acima, textos curtos têm mais chance de sucesso no Facebook.

Isso faz sentido quando você analisa o comportamento da média dos usuários.

Sempre imagine que o seu post concorre diretamente com toda sorte de conteúdos na sua timeline.

O seu texto divide atenção com o vídeo do gatinho fofo, com memes, com o debate acalorado de política.

Ser direto pode te ajudar a fisgar o seu usuário nos poucos segundos que ele vai te dar atenção.

Tudo depende da maneira que você gostaria de posicionar a sua marca.

Quando o textão dá certo

Eu sou fã do textão no Facebook.

Comigo esse tamanho de post funciona muito mais. Um texto de maior profundidade, com mais informação e espaços para reflexão.

Já percebi que eu só paro para olhar a minha timeline no Facebook quando amigos ou empresas que sigo colocam um conteúdo maior.

É como se fosse um sinal de que ali eu vou encontrar um conhecimento que vai me acrescentar e mudar minha forma de enxergar algum assunto.

São publicações que agregam mais valor para mim.

Vou mostrar um exemplo recente que apareceu no meu feed de notícias:

Aí está um post de 1569 caracteres. Quase 40 vezes maior que os 40 caracteres indicados por estudos como o tamanho perfeito.

Foi um texto com 5,7 mil curtidas e 500 compartilhamentos. Nada mal, correto?

Esse post é um desabafo do criador da página Geração de Valor, o empresário Flávio Augusto. Provavelmente, poucas palavras não conseguiriam expressar tudo que ele queria passar aos seguidores.

Percebeu que o mais importante é o formato que você escolhe e não apenas o tamanho do seu post?

Vai depender de como você quer posicionar a sua marca no mercado.

O textão pode ser um aliado da sua marca para transmitir valores importantes e conteúdos de qualidade.

Dica: Não quer dizer que você precisa usar os 63.206 caracteres que o Facebook oferece como limite de cada publicação (dá para postar 20 capítulos do livro Gênesis, da Bíblia).

O seu seguidor vai perceber quando a sua atualização tem muito valor ou quando o texto está apenas dando voltas no mesmo lugar. Seja direto e objetivo.

5 dicas simples e matadoras para aumentar o engajamento dos seus posts

1. Faça perguntas

Perguntas são uma ótima maneira de começar uma conversa. Elas instigam, despertam o interesse e fazem o usuário pensar em respostas criativas.

Aqui no blog Klickpages eu uso perguntas até no início do texto. Perguntas transformam uma frase comum em uma frase provocativa.

Sem pergunta: Aqui está o guia completo para o tamanho de post no Facebook

Com pergunta: Você ainda não sabe qual o tamanho perfeito de um post no Facebook? Montamos esse guia completo que vai te mostrar

Se você ainda não se convenceu do poder das perguntas, dá uma olhada nessas estatísticas:

Publicações com perguntas podem render o dobro de comentários em relação a uma atualização sem perguntas.

E mais: posts com perguntas recebem mais likes e compartilhamentos que atualizações sem perguntas.

O mais interessante é que esse estudo apontou não só a importância das perguntas, mas também quais perguntas são melhores para induzir interações com o público.

A Hubspot analisou 1,2 milhão de posts em 10 mil páginas diferentes no Face. As perguntas com mais comentários começam com “deveria”, “faria”, “o que” e “quem”.

 

2. Saiba qual o melhor horário

Em qual horário a sua audiência está online? É essencial que você tenha a melhor faixa de horários na ponta da língua para colocar seus posts.

A depender do seu produto e do conteúdo da sua página, esses horários e dias podem variar muito de uma página para outra.

Você pode encontrar os melhores dias e horários para a sua página gratuitamente na parte de informações da sua página no Facebook.

3. Não esqueça o Call to Action

Já conversamos aqui no blog sobre o que é Call to Action e a versatilidade dele para diversas estratégias de marketing digital.

Aqui com os posts de Facebook não é diferente. Quando você induz o usuário a tomar a ação, ele tem uma maior probabilidade de fazer o que você está pedindo.

E não é nada de outro mundo aplicar o Call to Action no seu post.

Inserir frases ao estilo de “Deixe seu comentário”, “Marque seu amigo que também…” “Compartilhe se você…” podem impulsionar o engajamento dos seus posts de maneira inacreditável.

Essa pesquisa aponta que usar essas expressões aumenta todas as taxas de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Faça a tentativa de usar na sua página e depois me conta aqui como foram os resultados!

4. Use emojis

Eu não imaginava que colocar corações ou uma carinha amarela sorrindo pudessem ter um impacto tão grande no engajamento do post.

Emojis podem aumentar o número de comentários no post em 33%, e de likes em 57%, em relação às publicações que não os tem.

Eles são ferramentas importantes para humanizar a sua marca, aproximando sua empresa do cliente.

“Mas como eu posso usar emojis nas minhas publicações? Tenho que tomar algum cuidado?”

Ótima pergunta, fico feliz que você tenha perguntado.

Primeiro você deve analisar o perfil da sua marca e a sua persona, os clientes ideais para o seu negócio.

Fica estranho para uma empresa com perfil conservador e tom mais sério sair colocando emojis em toda as publicações. É importante saber com quem você está falando.

A startup Scoro resolveu fazer um teste A/B com publicações idênticas e apenas um emoji de diferença entre elas:

Aquela bandeira no início da chamada foi responsável por gerar 241% mais cliques no post. A empresa se atentou para isso e passou a usar mais emojis nos posts.

Usar emojis influi diretamente no seu tamanho de post no Facebook. Você pode usar um emoji para transmitir emoções e sentimentos, economizando no uso de palavras.

5. Uma chamada que desperte curiosidade

Essa dica já mudou a vida de centenas de empresas e se você não colocar essa estratégia em prática pode assumir a culpa do fracasso do seu negócio digital.

Ok, isso não é verdade, pode ficar tranquilo. Mas perceba como um início de texto fulminante pode fazer toda diferença entre manter ou não a atenção do usuário.

Você pode ler mais sobre Copywriting para entender como a escolha de cada palavra no texto faz diferença.

Conversar melhor com o público faz toda diferença entre você e a sua concorrência.

Faça testes

Você percebeu que o tamanho de post do Facebook depende muito do seu conteúdo, do perfil da sua marca e dos seus consumidores.

Para encontrar qual o limite de caracteres que funciona melhor com você, não tem outro jeito: testar é fundamental.

O teste A/B é um importante aliado para descobrir a preferência do seu público. Combinar opções de posts diferentes e analisar qual deles retorna em mais resultados.

Por exemplo, é comum de textos curtos funcionarem melhor para obter cliques, enquanto os textos maiores retornam em mais compartilhamentos.

Não existe uma fórmula pronta e você deverá encontrar a melhor estratégia para a sua comunicação.

Defina quais indicadores de desempenho são mais importantes para o seu negócio e não esqueça de analisar todas as estatísticas da sua página.

O Facebook disponibiliza informações valiosas que você pode usar para analisar seu público e achar a melhor maneira de engajar sua base de fãs.

Conheça o seu público

Aqui está o principal erro de muitos empreendedores. Você pode ter uma ótima ideia, uma ótima foto e pensar no tamanho do seu post.

Nada disso adianta se você não sabe quem é o público para quem você está falando.

Dominar o conceito de persona é a diferença entre o sucesso e o fracasso de muitas estratégias de marketing.

Ela define o perfil ideal de cliente para o seu negócio.

Só assim você consegue analisar se a sua empresa está realmente oferecendo soluções para os problemas do cliente.

Seguir sem essa etapa é como guiar a sua empresa no escuro.

Tamanho de imagens para Facebook

Tão importante quanto o texto é montar uma boa apresentação visual da sua página.

Agora eu vou te mostrar um fator essencial para o sucesso da sua estratégia digital: o tamanho perfeito para as imagens do Facebook,

Está provado que a organização, as imagens e cores, se destacam em primeiro lugar, bem antes de qualquer conteúdo escrito.

De nada adianta um texto bem pensado se a sua página ou o seu post estão mal diagramados, com imagens cortadas ou muito esticadas.

Passa uma impressão pouco profissional.

Você precisa pensar em cada detalhe que pode fazer diferença entre o cliente escolher você e não o seu concorrente.

Existe um modelo excelente de medidas que eu uso como padrão nas minhas estratégias.

Ele foi elaborado pela Camila Porto, uma das grandes especialistas em Facebook Marketing do Brasil.

A Camila é parceira do Klickpages e também usa a nossa ferramenta da landing pages para alavancar os negócios digitais.

Após calcular a área recomendada de cada imagem no Facebook, ela indica as seguintes medidas:

Comece a capturar leads hoje mesmo com Klickpages

Você chegou até aqui para entender como produzir um texto na medida exata que vai encantar sua audiência e gerar muito engajamento na sua página do Facebook.

Ganhar likes, comentários e compartilhamentos é bom, mas não passa de vaidade se você não converter esse público em leads.

Conversar com os clientes e gerar conteúdo pelo Facebook é o primeiro passo para conseguir o contato deles e ter a oportunidade de estreitar a relação.

Com o e-mail do usuário você tem a oportunidade de enviar newsletters, promoções exclusivas, cursos gratuitos e outras táticas de e-mail marketing.

Se você quer usar o Facebook como uma ferramenta para atrair clientes e alavancar seus negócios, eu tenho uma proposta para você.

O Klickpages é a ferramenta que vai converter seus visitantes em clientes e fazer o seu negócio digital crescer.

Milhares de pessoas conseguiram alavancar vendas e gerar leads mais rapidamente com esse serviço.

Antes, construir uma página do zero era uma tarefa complicada. Exigia a contratação de uma equipe de programadores e experts que dominavam a linguagem da computação.

Em três passos você coloca no ar uma landing page que pode ser o ponto de virada da sua trajetória:

  • Escolha seu modelo: confira as opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: após fazer a escolha, é só editar textos e imagens. Tudo é intuitivo, basta arrastar ou eliminar uma função que não agradar.

  • Publique: tudo pronto? É só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

O textão divide opiniões entre os usuários da internet no Brasil. Vilão para uns, herói para outros.

Você teve contato agora com os estudos mais atualizados e as últimas pesquisas sobre o assunto.

Essas análises indicam que, em média, os textos curtos (entre 40 a 80 caracteres) costumam ter mais engajamento.

Mas o textão também tem o seu poder. E quando é usado dentro de uma estratégia bem elaborada, rende resultados incríveis para a sua marca.

Antes de pensar se publica o post com um tamanho grande ou pequeno, pense no formato do seu conteúdo.

Se a sua empresa tem algo denso e profundo para dizer à audiência, uma publicação maior é uma opção viável.

Conhecer a sua persona e como ela gosta de consumir conteúdo no Facebook também é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Na dúvida entre o tamanho do seu post, grande ou pequeno, experimente ambos. Fazer testes é parte da rotina de quem trabalha com marketing digital.

Sempre acompanhe as estatísticas das publicações e não se guie por achismos. Cada like que você recebe é uma oportunidade para realizar novos negócios.

Conversar com o seu cliente e solucionar suas dúvidas é a melhor maneira de mostrar autoridade e se colocar à frente da concorrência.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.