Tamanho de imagens para Facebook: tenha até 94% mais visualizações nos seus posts

Tamanho de imagens para Facebook: veja as dimensões ideais

É isso mesmo que você leu no título. Ajustar o tamanho de imagens para Facebook das suas publicações é um dos fatores determinantes para você conseguir até 94% mais visualizações nos seus posts.

Como isso é possível? 

A resposta está nos nossos cérebros: eles amam imagens. É um amor num nível tão alto que 90% da informação enviada ao cérebro é visual

Para nossas cabecinhas, é muito mais fácil prestar atenção em imagens do que textos.

É por isso que quando a gente chega em casa exausto, normalmente só quer colocar um vídeo ou série para passar na tela. 

Ou procura no Youtube como trocar pneu ou fazer um risoto em vez de ler um texto sobre o assunto, por exemplo. 

E o fato é que a gente quer facilidade. 

Quando eu digo a gente, estou falando sobre você e eu, mas também sobre a sua audiência. 

Por isso, as imagens que você usa na sua página do Facebook ou nos seus anúncios importa. Não só as imagens em si, como também o tamanho delas. 

Eu sei que o tamanho da imagem pode parecer um detalhe bobo, mas não é bem assim. 

Pensa comigo. 

Você pode escolher a ilustração, foto ou figura mais chamativa do mundo, se ela estiver pequena demais, as chances são que ninguém vai notar.

Ou se estiver grande demais, a probabilidade é que ela vai ficar cortada na capa da sua página ou imagem de perfil. 

E aí, meu amigo, pode esquecer aqueles até 94% mais visualizações nos seus posts que eu falei no início.

A parada é que, quanto mais caprichadas forem as suas imagens em todos os aspectos, maiores as chances de você atingir esse resultado. 

Portanto, o tamanho das imagens do Facebook importa – e muito.

Interessado em saber quais são as medidas recomendadas pela plataforma? Eu te mostro nas próximas linhas,

Mais do que isso: te dou 5 dicas para acertar ainda mais nas suas imagens para o Facebook. 

Bora!

Tamanho ideal das imagens no Facebook 

Tamanho ideal das imagens no Facebook 

Nas próximas linhas, eu vou te mostrar os padrões recomendados pelo Facebook para que suas imagens fiquem do tamanho ideal. 

E você já sabe o que isso significa: aumenta as chances de você atrair até 94% mais visualizações para seus posts.

Sem mais delongas… 

Perfil da Fanpage do Facebook

A primeira coisa que você precisa saber é que existe diferença quando a imagem é exibida no desktop (computador) ou mobile (celular). 

No desktop, respeite a dimensão de 160 x 160 pixels

Já no mobile, a resolução é de 140 x 140 pixels

Nos dois casos, você faz o upload da imagem quadrada e ela é exibida no formato redondo na sua página. Quando alguém clicar para vê-la maior, ela vai abrir quadrada. 

Perfil fanpage 1

Perfil fanpage 2

Guarde bem essa informação da imagem quadrada. Porque se você fizer o upload de uma retangular, o Facebook vai cortá-la para o formato quadrado porque esse é o padrão da rede social.

O problema de não seguir esse padrão é ficar com uma imagem desproporcional ou com informações cortadas. 

Capa da Fanpage do Facebook

Aqui, também depende se você está vendo pelo computador ou por um smartphone.

No caso do desktop, a imagem da capa é de resolução 851 x 310 pixels. 

Já no mobile, ela cai para 640 x 360 pixels. 

Segura aí porque daqui a pouco eu te falo qual dos dois é a escolha certeira. Por enquanto, só fique atento a essa diferença. 

Postagens no feed do Facebook

São 3 possibilidades de publicações no feed da plataforma:

Posts com imagens

Você pode subir tanto imagens quadradas quanto retangulares (horizontal ou vertical) nas suas publicações do Facebook.

Em imagens quadradas, o recomendado é 800 x 800 pixels.

Para o formato retangular horizontal (landscape), respeite a resolução 1200 x 630 pixels.

No caso das retangulares verticais, siga o padrão 1000 x 1300 pixels.

Essas proporções valem para posts orgânicos.

No caso de anúncios (sem links), o recomendado é 1920 x 1080 pixels.

Posts com links

Se você compartilha os artigos do seu blog na página do Facebook, por exemplo, vai precisar da URL do seu blog. 

Normalmente, o artigo já tem uma imagem destacada e é ela que vai aparecer no feed da rede social. 

Aqui, as imagens ficam no formato paisagem (ou landscape) e pedem resolução de 1200 x 630 pixels.

Neste caso, a dimensão é igual para publicações orgânicas e anúncios (você deve dar uma atenção especial para posts pagos e mais para a frente eu vou te dizer qual é). 

Posts com vídeos

Neste caso, o tamanho mínimo é de 504 x 283 pixels ou proporção de 16:9 (você pode subir vídeos maiores, desde que respeitem a proporção). 

O arquivo não deve passar de 4GB e a duração máxima é de 240 minutos. 

Stories do Facebook 

O tamanho ideal para os stories é 1080 x 1920 pixels ou a proporção de 9:16 (o inverso do recomendado para anúncios no feed).  

5 dicas para acertar nas imagens do Facebook

5 dicas para acertar nas imagens do Facebook

Agora você já sabe os tamanhos ideais para cada formato de imagem no Facebook.

Mas eu ainda separei 5 dicas de ouro para você acertar em cheio e aumentar ainda mais as chances de conseguir até 94% mais visualizações nos seus posts.

Saca só… 

1 – Salvar as imagens do jeito certo para a sua página carregar rápido

Velocidade é importante quando o assunto é a experiência do usuário.

Por isso, não compensa escolher arquivos pesados só porque estão em alta resolução. Quanto mais pesado é o arquivo, mais a sua página tende a demorar para carregar. 

Agora, não importa quão leve ou pesado é o arquivo, o Facebook, por pensar na velocidade de carregamento, reduz automaticamente a qualidade das imagens que você sobe. 

Então, eu sugiro que você salve suas imagens no formato PNG e não em JPEG para evitar a redução na qualidade ao subi-la para a plataforma. 

2 – Respeitar a proporção do tamanho das imagens

Tamanho é documento? No caso das imagens no Facebook, sim. 

Porém, a proporção é o que mais vale no final das contas.

A imagem da capa do Facebook, por exemplo, pede as dimensões 640 x 360 para mobile, ou seja, proporção de 16:9.

Mas você pode usar imagens com menor resolução desde que elas respeitem as proporções ideais. 

No exemplo da capa, teoricamente você pode colocar uma imagem com as dimensões 320 x 180, ou seja, a metade do tamanho mas ainda mantém a proporção de 16:9. 

Só que, se sua imagem tem dimensões 330 X 165, por exemplo, ela foge das proporções recomendadas. 

PS: Eu não indico colocar uma imagem com a metade da resolução recomendada para não perder qualidade. O exemplo é apenas ilustrativo para você entender o lance das proporções. 

3 – Ficar atento para a quantidade de texto nas imagens

Essa dica vale especificamente para anúncios.

O que significa que, se você não segui-la, as chances são que seu anúncio não vai chegar a todo o seu público, ou sequer será aprovado. 

Na prática, isso é retrabalho para você ou sua equipe

O fato é que o Facebook só permite 20% de texto em imagens de anúncio. A plataforma prefere imagens com pouco ou nenhum texto para não prejudicar a experiência do usuário. 

Veja como é diferente…

  • Com muito texto:

Quantidade de texto muita

  • Com pouco texto:

Quantidade de texto pouco

Perceba como no segundo exemplo a imagem tem muito mais destaque e é fácil de entender a mensagem que ela passa. 

Ok, mas e se, mesmo sabendo disso, você tiver muita informação em texto para passar para o público? 

Você pode usar uma fonte pequena para reduzir a proporção entre texto e imagem. Ou então, preencher o espaço do anúncio destinado para isso. 

Se bater a dúvida antes de disparar suas campanhas, clique aqui e verifique se a proporção está correta.

4 – Priorizar o mobile

Você viu há pouco que, em alguns casos, existe uma diferença entre o tamanho de imagem ideal para o desktop e para o mobile. 

Como escolher qual priorizar? Bom, considerando que o celular já é o meio preferido de acesso à internet do Brasil, a resposta é clara: priorize o mobile.

Mas mesmo que não fosse, existe outro motivo simples.

As informações que aparecem nas imagens do mobile obrigatoriamente vão aparecer no desktop, mas o contrário não é verdade.

Pensa comigo. 

A imagem do mobile é, de certo modo, uma porcentagem da imagem do desktop. Então, ela faz parte do todo.

Por isso, coloque todos os elementos importantes da imagem no formato ideal para mobile e não terá problemas com cortes ou perda de informações. 

5 – Saber que informações colocar na imagem

Essa dica é um complemento da anterior. 

Porque além de priorizar o formato para mobile, você também precisa escolher a dedo as informações que se destacam na imagem.

Deixe as bordas como “respiro” e concentre os elementos essenciais no meio.

Quem define que elementos são esses é você, mas algumas opções são:

É importante que essas informações estejam alinhadas com sua empresa e que tenham um propósito, como aumentar a consciência do público sobre sua marca ou crescer a audiência

O próximo passo 

O próximo passo 

Você viu como conseguir até 94% mais visualizações nas suas publicações no Facebook por meio de imagens com o tamanho certo.

Mas o fato é que, para conquistar clientes, só aumentar o número de visualizações não adianta. 

Você precisa dar um passo além e conquistar o contato de seus potenciais clientes para, a partir daí, desenvolver o relacionamento com eles para que estejam prontos para receber sua oferta. 

E nada melhor do que uma landing page de alta conversão para transformar visitantes em leads. 

Nessas horas, o Klickpages é o seu melhor aliado. Com ele, você cria a sua landing page personalizada em apenas três passos:

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  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Tamanho de imagens para facebook conclusão

Nas últimas linhas, você viu um dos fatores determinantes para você conseguir até 94% mais visualizações nos seus posts do Facebook: o tamanho das imagens da plataforma.

Eu te mostrei as dimensões das imagens do perfil e capa da fanpage, dos stories e das postagens no feed do Facebook (com imagens, com links e com vídeos). 

Além disso, você viu 5 dicas para acertar ainda mais nas suas imagens.

Desde salvá-las no formato até, até respeitar as proporções entre imagem e texto e priorizar o mobile. 

Pronto!

Agora é só colocar em prática. E não deixa me me contar aqui nos comentários se esse conteúdo foi útil para você. Abraço! 

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Sobre o Autor

Nathalia Melo

Na identidade é Nathalia, mas pode me chamar de Nath. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e me amarro em escrever sobre marketing digital e empreendedorismo. Pratiquei circo por três anos, agora me aventuro no levantamento de peso olímpico e adoro assistir jogos de basquete (por isso o tanto de analogia com esporte nos meus artigos). No time de conteúdo, sou a "mãezinha" da galera. No fone de ouvido, sou uma senhorinha de 80 anos. Na vida, converso sobre assuntos aleatórios, desde composição de shampoo até o sentido da existência humana.

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