Instagram: o tamanho certo da imagem pode evitar que você perca 52% dos seus potenciais clientes

E se eu te disser que não saber o tamanho da imagem no Instagram pode te fazer perder metade dos seus potenciais clientes? 

Perder potenciais clientes significa perder novas vendas, perder dinheiro, perder a possibilidade de ver a sua empresa crescer…

Afinal de contas, sem clientes nenhum negócio se sustenta. E sem novos clientes, nenhuma empresa cresce.

E eu acredito que você não quer isso.

Agora, por que não saber o tamanho da imagem no Instagram pode te atrapalhar?

Porque sem uma comunicação personalizada, 52% dos consumidores podem mudar de marca se uma empresa não fizer um esforço para personalizar suas comunicações.

E no Instagram, escolher o que postar e em qual formato postar faz parte dessa ideia de personalizar a mensagem. 

Para criar posts que geram interesse e engajamento, você precisa saber quais os formatos e tamanhos das imagens que podem ser postadas no Instagram. 

E é isso que eu mostro neste artigo. 

Quer saber o tamanho certinho de cada formato de imagem do Instagram? Então segue aqui comigo porque eu vou mostrar:

  • Formato das imagens do Instagram;

  • Tamanho da foto do perfil no Instagram;

  • Tamanho das imagens e vídeos do feed no Instagram e

  • Tamanho dos stories no Instagram.

Vamos lá?

Formato das imagens do Instagram

O Instagram tem hoje três formatos de imagens que podem ser usados para fazer postagens:

  • Square – quadrado;

  • Landscape – horizontal, estilo paisagem;

  • Portrait – imagens na vertical.

O formato quadrado é o mais usado pelos usuários, já que foi o primeiro a ser criado, mas o landscape não fica muito atrás, pois muitas pessoas gostam de tirar fotos com o celular deitado.

Já o portrait foi lançado para incentivar a criação de conteúdos, principalmente vídeos, na vertical – com o celular em pé.

Mas é bom lembrar que no seu perfil todas as imagens aparecem com o formato square, ou seja, quadrado. 

Então se você postar uma imagem no formato landscape ou portrait, na grade do seu perfil ela estará no padrão square. 

Isso porque as fotos só podem ser vistas nos formatos “horizontal” e “vertical” no feed mesmo. 

Essa foto do Erico, por exemplo, foi postada no formato horizontal. 

No perfil, no entanto, a imagem aparece no formato quadrado. Tanto é que para ver os detalhes (como o cronômetro ali do lado), é preciso clicar na publicação. 

Bem, agora que eu mostrei quais são os formatos disponíveis no Insta e as diferenças entre eles, chegou a hora de saber qual o tamanho certinho de cada um deles. 

Vou começar pelo…

Tamanho da foto do perfil no Instagram

Escolher bem a foto para o perfil do Instagram é importante, pois causa uma boa impressão, principalmente para quem ainda não conhece sua empresa, produto ou serviço.

Uma imagem antiga, desfocada ou que não tem nada a ver com o seu negócio pode causar uma interpretação errada para quem acessa seu perfil. 

No perfil do KP, optamos por colocar uma imagem com a nossa logo. É uma forma de identificar a nossa marca

Colocar uma foto ou logo no tamanho correto é essencial para que a imagem não fique pixelada, desfocada, pequena demais ou cortada. 

No caso da foto de perfil, o tamanho é de 110 x 110 pixels (formato quadrado).

Mas no computador, a foto do perfil aparece um pouquinho maior, então é recomendado usar imagens com 180 x 180 pixels.

Assim você consegue uma boa qualidade tanto no celular quanto na versão web.

Ah, diferentemente de outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo, o Instagram não permite editar ou cortar a imagem do perfil.

Mais um detalhe: o Insta faz um corte circular na sua imagem quadrada. Então, as informações mais importantes da sua imagem devem estar no centro da foto.

Agora, vamos para os tamanhos das imagens e vídeos que aparecem no feed.

Tamanho das imagens e vídeos do feed no Instagram

Lá em cima eu já te falei que para postar no feed do Insta existem três formatos diferentes. 

Aqui, vou detalhar o tamanho de cada um deles.

Vamos lá.

Formato square (quadrado)

O tamanho padrão de exibição do Instagram no formato quadrado é de 600 x 600 pixels, seguindo uma proporção 1:1 tanto para fotos quanto para vídeos. 

Por essa razão, 600 x 600 também é o tamanho mínimo para esse formato.

Formato landscape (horizontal ou paisagem)

As imagens e vídeos no formato de paisagem seguem duas proporções: 1,91:1 e 16:9.

Para a proporção 1,91:1, o tamanho mínimo de vídeos e imagens é de 600 x 315.

Já para a proporção 16:9, o mínimo para imagens e vídeos é de 600 x 480. Mas para uma boa resolução você pode escolher imagens de 1920 × 1080 pixels.

Formato portrait (vertical ou retrato)

As imagens e vídeos no formato vertical seguem a proporção 4:5 e devem ter um tamanho mínimo de 480 × 600 pixels.

Tamanho de vídeos e gifs para o Feed

O tamanho ideal de vídeos para o Instagram não é o mesmo das fotos.

Para esse tipo de conteúdo, o tamanho padrão é:

  •  1200 x 630 pixels no formato landscape (horizontal) 

  •  1080 x 1350 pixels no formato portrait (vertical)

Tamanho dos stories no Instagram

Uma das funções mais recentes do Insta, os stories são vídeos que somem depois de 24h, isso se não forem salvos em “destaques”.

Os vídeos do insta stories podem ter de 3 a 15 segundos de duração. Já as fotos são exibidas por 5 segundos.

O problema do tamanho de imagens e vídeos dos Stories é que a exibição da imagem depende do celular. 

Ou seja, não tem um tamanho específico já que existem celulares com tamanhos de telas diferentes e os vídeos dos stories ocupam toda a tela.

No entanto, o tamanho recomendado é 1080 x 1920.

Uma dica: centralize os itens mais importantes da sua postagem e deixe um espaço livre nas bordas. Isso deve garantir a visualização na maioria dos dispositivos.

Use o Instagram para captar clientes

O Instagram é uma ótima plataforma para compartilhar conteúdo, interagir com as pessoas e, claro, vender o seu produto.

Todo mês são registradas mais de um bilhão de contas ativas no Instagram

Além disso 50% dos usuários dessa rede social já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que conheceram no Instagram.

Ou seja, é uma rede social forte para conquistar clientes. A maneira mais eficiente de fazer isso é usando uma landing page (página de captura).

Você pode colocar o link para sua landing page na bio do Instagram

Ao clicar nessa página, a pessoa preenche um formulário e te passa a informação para contato (sugiro o email) em troca de uma recompensa e, assim, vira sua lead de fato.

A partir desse contato, então, você pode ter uma abordagem mais direcionada.

Se você ainda não sabe como criar a sua página de captura, eu tenho uma dica: o Klickpages é o seu melhor aliado na hora de criar landing pages personalizadas e de alta conversão.

São apenas 3 passos:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Neste artigo, você viu que não saber o tamanho das imagens do Instagram pode te fazer perder até 52% dos seus potenciais clientes. 

Isso porque conteúdo personalizado é peça-chave para oferecer uma experiência de qualidade para as pessoas que te seguem.

E postar imagens e vídeos no tamanho correto faz parte da personalização do seu conteúdo.

Eu te mostrei que o Instagram conta hoje com três formatos diferentes de postagens para o feed: o square, landscape e portrait (quadrado, horizontal e vertical). Cada um desses formatos têm tamanhos e dimensões diferentes.

Além disso, nesse artigo, eu destaquei o tamanho certo para a foto do perfil no Insta e também qual o formato ideal para vídeos nos stories e também no feed.

Você já conhecia todos esses formatos e tamanhos? Me conta aqui nos comentários. 

 

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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