Status de cadastro e bounce: saiba quem você deve manter na sua lista de emails

Status de cadastro e bounce: saiba quem você deve manter na sua lista de emails

Se você é um empreendedor digital e quer vender na internet, o email é um canal de marketing essencial para o seu negócio.

Só para você ter uma noção, quem compra produtos ou serviços promovidos por e-mail gasta 138% a mais do que quem não recebe esse tipo de comunicação.

O lance é que para você fazer campanhas de email marketing, você precisa pelo menos ter um público, uma lista de email com o contato dos seus potenciais clientes.

E não adianta montar uma lista de qualquer jeito, com milhares de emails, só para dizer que tem muitas leads (potenciais clientes que te passaram uma forma de contato).

A lista de email do seu negócio é que nem a lista de convidados para uma colação de grau.

Esse é o tipo de evento que você não sai convidando qualquer pessoa e quem vai mesmo são aquelas pessoas que se importam e têm interesse em participar do momento.

De certa forma, existe um alinhamento aí entre o que você está oferecendo (a participação em um momento importante) e o interesse da pessoa (querer fazer parte desse momento).

E provavelmente seria uma perda de tempo tentar convencer alguém que não gosta desse tipo de evento a ir na sua colação.

A lista de email do seu negócio deve funcionar do mesmo jeito.

Para você ser eficiente na hora de vender seu produto ou serviço, você deve ter um público específico (se não tiver, você precisa voltar uns passos atrás e definir quem é a persona do seu negócio).

Mas não é só isso. Você também precisa que os seus potenciais clientes tenham real interesse no que você tem a oferecer.

Por exemplo, imagina que você venda um curso online que ensina como fazer churrasco para pessoas que começaram a morar sozinhas e crie uma campanha de email marketing sensacional.

Não importa o quão boa ela seja, se você mandar para uma jovem que acabou de se mudar da casa dos pais e é vegetariana, provavelmente, você não vai ter retorno nenhum.

Porque apesar de ela se encaixar em parte do perfil do seu público, ela não tem interesse no seu produto.

Colocar energia, dinheiro e esforço em campanhas para converter esse tipo de pessoa é um grande desperdício.

Você ganha muito mais se focar nas pessoas certas na hora de criar seus emails marketing.

E, para fazer isso, o primeiro passo para você não perder tempo investindo em leads que não vão dar retorno é olhar para o status de cadastro e bounce delas.

Nas próximas linhas eu vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre isso.

Vamos lá?

O que é status de cadastro?

O que é status de cadastro?

O status de cadastro é um recurso que você precisa ter na sua ferramenta de email marketing para ter controle sobre o que acontece com as suas leads e o engajamento delas.

Ele é o nível mais básico para saber se vale a pena ou não manter aquela lead na sua lista.

Com o status de cadastro você consegue saber se é uma lead confirmada, ou seja, se é uma lead válida que provavelmente vai receber os seus emails (tem alguns fatores que eu vou te mostrar mais para frente que influenciam na entregabilidade).

Ou se é uma lead que está pendente porque durante o processo de confirmação dupla não chegou aos finalmentes para entrar na sua lista.

Essa é aquela pessoa que você tem o contato dela, mas não consegue enviar emails pois ela não aceitou a confirmação.

É que nem mandar uma solicitação de amizade no Facebook e a pessoa não aceitar. Você sabe que ela está ali e existe, mas não consegue interagir com ela através da plataforma.

Além disso, o status de cadastro também te mostra se uma lead é removida. Alguém que optou por não receber mais os seus emails por algum motivo.

Cada um desses status dão sinais do nível de interesse dos potenciais clientes em estabelecer uma via de comunicação com você.

Por exemplo, as pessoas que não confirmaram a inscrição ou pediram para saírem da sua lista de certa forma indicaram que não têm interesse no que você pode oferecer, pelo menos não naquele momento.

E por isso não vale a pena você contar com elas como potenciais clientes.

Já as leads confirmadas têm mais chances de estarem interessadas e abrirem os emails que você envia.

Isso é algo bom, pois mesmo que elas ainda não estejam convencidas que precisam do seu produto ou serviço, você tem uma forma de comunicação aberta que permite que você as eduque sobre necessidade do que o seu negócio pode oferecer para elas.

Para finalizar o que é o status de cadastro, eu quero te mostrar duas estratégias que são úteis para entender a situação das suas leads e como você pode alterá-la:

Confirmação dupla

O sistema de confirmação dupla funciona da seguinte forma: para uma pessoa entrar para a sua lista, ela precisa se cadastrar por meio de um formulário e depois precisa acessar o email para confirmar a inscrição.

Isso garante que os emails das leads são válidos (afinal de contas a pessoa precisou acessar o email para confirmar a inscrição), evita que pessoas que não tenham o mínimo de interesse entrem para a sua lista e melhora a sua reputação como enviador de email.

Como eu te falei anteriormente, quando uma lead está pendente significa que ela não completou o processo de confirmação dupla.

Isso quer dizer que ela se inscreveu no formulário, mas não acessou o email de confirmação.

Se você quiser dar uma segunda chance para essas leads antes de removê-las da sua lista, é possível…

Reenviar email de confirmação

Essa é uma estratégia para quem quer tentar recuperar leads que, por algum motivo, não clicaram no email de confirmação.

Pode ser que o email de confirmação tenha se perdido em meio de outros emails na caixa de entrada ou até mesmo ter sido enviado automaticamente para a caixa de spam pelo provedor de email (Gmail, Hotmail…).

O reenvio do email de confirmação é um recurso que deve ser usado com atenção e dentro de um curto prazo.

Por exemplo, não faz sentido você reenviar o email seis meses depois que a pessoa se cadastrou na sua página. Após todo esse tempo ela provavelmente já esqueceu de você e da sua marca.

Agora que você já conhece melhor o status de cadastro, eu vou te explicar…

O que é status de bounce?

O que é status de bounce?

O próximo passo para decidir quais são as leads que devem continuar na sua lista ou não é conhecer o status de bounce delas.

O bounce é um erro na entrega do email. Isso quer dizer que o email foi enviado, mas por algum motivo não chegou até a caixa de entrada dos seus potenciais clientes.

Isso é um problema porque, primeiro, se as suas leads não recebem os emails, elas não estão sendo educadas e nutridas através deles, e podem demorar mais tempo para estarem prontas para comprarem o seu produto ou serviço.

Inclusive, elas correm o risco de não verem a sua oferta, porque não tiveram acesso ao email para começo de conversa.

O segundo motivo é que o bounce pode ser um sinal de que aquela lead é inválida, ou seja, não importa quantos emails maravilhosos você envie, ela nunca vai ver nenhum, é só mais um número na sua lista.

E, dependendo da quantidade de leads inválidas, você pode ter uma percepção errada do número e da qualidade dos potenciais clientes da sua lista.

Para você entender melhor o que o status de bounce significa, eu vou te explicar cada um dos tipos que podem aparecer no status das suas leads.

Tipos de bounce

Existem 3 tipos de bounce. Se a sua lead não recebeu nenhum deles, quer dizer que não houve nenhum erro na entrega do email.

Agora, se ela recebeu algum bounce é importante entender o que ele significa para você tomar a ação mais adequada.

Hard bounce

O hard bounce é um erro permanente. Por exemplo, o endereço de email da sua lead é inexistente ou inválido.

Leads com esse erro devem ser excluídas da sua lista, pois os seus emails nunca chegarão até elas.

Soft bounce

O soft bounce é um erro temporário. Pode ser que a caixa de entrada do seu potencial cliente esteja cheia e ele não possa receber mais nenhum email até que ela seja esvaziada.

Ou por algum outro motivo o provedor de email não conseguiu entregar a sua mensagem naquele momento.

Por ser um erro temporário isso significa que futuramente a sua lead pode receber outras campanhas de email.

Porém é importante ficar de olho na recorrência desse tipo de bounce, pois pode acontecer de o provedor de email identificar um erro permanente como temporário.

Não faz sentido manter uma lead com soft bounce recorrentes por um longo período de tempo na sua lista, afinal de contas, sempre que você manda email ela não recebe.

Spam bounce

O status de spam bounce quer dizer que o seu email foi enviado automaticamente para a caixa de spam pelo próprio provedor de email.

Isso geralmente acontece quando você não é considerado um enviador confiável pelo provedor de email ou a sua mensagem contém termos que desencadeiam alertas de spam como o excesso de exclamações e $$$.

Para evitar esse tipo de erro, você deve incentivar as suas leads a marcarem você como um remetente seguro, adicionar você à lista de contato delas e engajarem com o seu email.

Como usar o status de cadastro e bounce para otimizar suas campanhas de email marketing

Como usar o status de cadastro e bounce para otimizar suas campanhas de email marketing

O status de cadastro e bounce das suas leads deve ser usado para gerenciar melhor a sua lista de contatos.

Pensa comigo, de que adianta você ter 20 mil leads se só 10 mil estão recebendo os seus emails? Seja por causa de problemas no cadastro ou erro na entrega do email.

Além de te dar uma noção errada da quantidade de potenciais clientes que você tem, se o seu serviço de email tem uma quantidade limitada de leads, você está ocupando espaço com pessoas que provavelmente não vão dar retorno para o seu negócio.

Fora que se você manda muitos emails que não são entregues, isso pode manchar a sua reputação como enviador de email e até fazer com que mais mensagens sejam automaticamente classificadas como spam.

Então, o que você pode fazer para organizar melhor a sua lista de contatos com base no status de cadastro e bounce?

  • Leads com status pendente por um período muito longo e as removidas podem ser excluídas da sua lista.

  • Leads com hard bounce ou soft bounce recorrente também podem ser removidas.

Assim, você mantém a sua lista de contatos mais organizada e envia email para quem tem mais chances de trazer retornos para o seu negócio.

E é por isso que o Klicksend, uma ferramenta de email marketing totalmente focada em conversões, identifica e segmenta as suas leads de acordo com o status de cadastro e bounce.

Com o Klicksend você consegue saber, por exemplo, exatamente quem são as suas leads confirmadas e sem erro de bounce permanente com apenas um clique.

Como usar o status de cadastro e bounce para otimizar suas campanhas de email marketing

Tudo para facilitar a sua vida e tornar mais prático o envio de emails para quem realmente interessa.

Para não perder mais tempo e ficar por dentro dessa e de outras funcionalidades do Klicksend, clique aqui agora para conhecer os planos e opções disponíveis para você.

Conclusão

Status de cadastro e bounce conclusão

Para focar suas campanhas em quem realmente pode trazer resultados para o seu negócio, você precisa saber quais são as leads que não vale a pena manter na sua lista.

E é justamente isso que o status de cadastro e bounce te mostra.

Com essa funcionalidade você consegue identificar quem são as pessoas que não estão recebendo os seus emails seja por erro ou por falta de confirmação no cadastro.

Quem dificilmente vai se converter em um cliente, porque vocês não têm um canal de comunicação aberta para desenvolver um relacionamento duradouro com o seu negócio.

Neste artigo, você viu que o status de cadastro pode variar entre confirmado, pendente e removido.

E também que existem três tipos de bounce diferentes: hard, soft e spam.

E eu também te mostrei como usar essas informações para gerenciar melhor a sua lista.

Você já tomava alguma ação de acordo com o status de cadastro e bounce das suas leads? Me conta aqui nos comentários! 😉

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Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

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