Slogans: a grande ideia para não passar despercebido por seu público

Slogans: o que são, como fazer e 25 exemplos famosos

Slogans são um daqueles termos tão batidos na publicidade que muita gente acha que sabe fazer, mas não sabe.  

A pessoa vai lá, coloca um punhado de palavras lado a lado para formar uma frase e acredita fortemente que isso é o suficiente para encantar clientes em potencial. Mas não é.

O caminho para transformar slogans em mensagens memoráveis é seguir o princípio da grande ideia.

E, como diria um dos maiores nomes da publicidade, David Ogilvy: "A não ser que sua publicidade seja construída com base em uma grande ideia, ela passará batida. Uma grande ideia é necessária para tirar o consumidor da sua indiferença".

Ok, mas o que é uma grande ideia?

Uma grande ideia é forte, fácil de entender, específica, imediatamente convincente e desperta o interesse.

Coincidentemente ou não, bons slogans são altamente específicos, profundos e universais, como eu vou te mostrar em detalhes ao longo do artigo.

E quando digo específico, quero dizer ultra específico. Uma boa grande ideia defende apenas uma única coisa, nada além de uma única coisa e é isso que a torna tão poderosa.

Porque o seu público não deseja ouvir tudo o que você tem a dizer sobre um tema de uma só vez. Ou seja, quando você tem mais de uma única ideia a sua mensagem tende a ficar confusa e entediante.

Daí você já pode tirar o impacto negativo de slogans meia boca que não focam em apenas uma única ideia.

Mas, por outro lado, slogans que seguem a regra da ideia única são poderosos.

Só para você ter uma noção do poder das grandes ideias…

Não sei se você sabe, mas aqui na empresa nós fazemos um evento para clientes todo final de ano. E, no ano passado, durante os três dias de evento, eu e meu irmão repetimos algumas grandes ideias para o público.

Ideias nas quais acreditamos fortemente. Ideias tão certeiras que o evento foi em dezembro, mas até hoje as pessoas postam fotos, comentários, depoimentos com as nossas grandes ideias.

Por isso eu digo que são as grandes ideias, não as pequenas, que criam slogans memoráveis.

Então, se você quer saber as funções dos slogans, outros elementos que os compõem, o passo a passo para criar as suas mensagens, dicas incríveis para facilitar o processo e exemplos famosos para se inspirar…

É só continuar aqui comigo até o final.

Bora!

O que são slogans?

O que são slogans?

Slogan é uma mensagem curta, fácil de memorizar, que serve para identificar um produto, serviço ou marca e gravar a mensagem na cabeça das pessoas.

O maior objetivo do slogan, no entanto, não é fixar uma mensagem, mas sim fixar a marca na cabeça do consumidor ao chamar a atenção dele, destacar vantagens e fortalecer a personalidade da empresa.

Ele deve expressar a história e a essência do seu negócio. Para tanto, você precisa que o posicionamento e a identidade da sua marca estejam muito bem definidos.

Pensando assim, faz todo o sentido que slogans também sejam chamados de frase de impacto ou frase de efeito. Ainda mais porque eles têm o "efeito chiclete", assim como refrões grudentos de músicas populares.

Tanto que, na origem escocesa da palavra, slogan significa, literalmente, grito de guerra e era usado em batalhas.

Slogans podem ser apenas uma palavra ou uma frase curta. O motivo é simples: quanto mais curto e direto ao ponto, mais fácil é de memorizar.

Normalmente, slogans acompanham logotipos. Enquanto que o primeiro é uma representação escrita da sua empresa, o segundo é uma representação gráfica e visual.

Os dois, apesar de não dependerem um do outro, quando juntos, passam a mensagem de uma forma mais poderosa do que separados.

Além de você poder usar slogans em campanhas publicitárias (que é o mais comum), você também pode criar um para seu blog, seu site ou até sua landing page porque eles ajudam no processo de branding.

E se você pensa que esse recurso de marketing só funciona para gigantes do mercado, não é bem assim. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar com slogans incríveis.

Agora que o conceito está claro, posso partir para as funções de um slogan.

As funções dos slogans

As funções dos slogans

Além de fixar a sua marca na cabeça dos consumidores, os slogans ainda cumprem outras funções positivas para o seu negócio.

Eu explico cada uma abaixo:

Destacar sua marca em meio à concorrência

Slogans servem para mostrar para o público por que ele deve comprar de você e não da concorrência.

Mais para frente, no passo a passo, você vai sacar como fazer com que seu slogan passe essa mensagem.

O importante agora é entender que mostrar os benefícios e a transformação que seu produto ou serviço e sua marca oferecem são passos para chegar mais perto da fidelização de clientes, ou seja, clientes que sempre compram de você.  

Vale dizer que é essencial trabalhar na fidelização, já que conquistar novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro que manter clientes que já compraram de você.

Construir uma reputação

Como eu já disse, slogans são parte da identidade da sua empresa e devem refletir o posicionamento da sua marca. É aí que entra a reputação.

Se, por exemplo, a sua marca preza pelo cuidado com o meio ambiente e isso estiver explícito no slogan, o público passa a ver a sua empresa dessa forma.

Se a segurança é fator determinante e estiver no slogan, idem. Ou seja, o slogan é um recurso poderoso para construir uma imagem da sua empresa na cabeça do consumidor.

Aumentar o impacto das suas ações

Pensa comigo… slogans são um recurso de marketing. Resumidamente, o marketing serve para difundir a sua marca e aumentar suas vendas.

Então, se slogans grudam na cabeça igual chiclete e fazem a sua marca ser a primeira coisa a surgir na cabeça das pessoas, eles automaticamente aumentam a visibilidade da sua empresa.

E quanto maior é a visibilidade, mais holofotes tem em cima de você. Ou seja, as outras ações de marketing que você fizer terão um impacto muito maior com um slogan reforçando a sua marca. Uma coisa puxa a outra.

É tipo fazer um pedido de casamento num local reservado e outro em público, qual você acha que as pessoas verão mais? Pois é.

Fazer autopromoção

Esse é um item opcional. Se você quiser fortalecer o seu marketing pessoal e ligar a sua imagem diretamente à marca, pode usar o slogan para isso.

Como Steve Jobs fez com o "Think Different" da Apple, por exemplo. Ele se tornou o homem que pensou diferente.

Essas são as principais funções. O próximo passo é entender os…

Elementos dos slogans

Elementos dos slogans

Nesse ponto, você pode estar se perguntando…

"Ok, eu já entendi que o principal objetivo de um slogan é fixar a minha marca na cabeça dos consumidores, fora outros benefícios. Mas o que tem que ter em um slogan?"

Sua pergunta está prestes a ser respondida nas próximas linhas.

Ser curto

Decorar textos longos não é uma tarefa automática nem para atores profissionais, imagine para um público-alvo comum, que talvez não tenha nem o próprio número de telefone decorado.

Por isso, fuja de frases longas ou parágrafos. Tente manter o seu slogan entre uma e oito palavras para facilitar a memorização e a reprodução da mensagem.

Ter palavras viciantes

Palavras viciantes ajudam a causar os dois efeitos que expliquei agora mesmo.

Por exemplo, você pode usar rimas para tornar o seu slogan irresistível. Você também pode ir pelo caminho do humor, da ironia ou do duplo sentido, se quiser.

Assim como o dicionário Aurélio fez no seu famoso slogan “Bom pra Burro”.

Por falar em burro, evite linguagem rebuscada. Como Daniel Kahneman explica no livro "Rápido e Devagar", um experimento comprovou que palavras complicadas nos fazem parecer burros e não interessantes.

E você não quer parecer burro para o seu público, né? Então, foca no simples e fácil de entender.

Ser atemporal

Sabe aqueles filmes futuristas dos anos 80 que, se você assistir hoje, vai perceber cada efeito especial tosco? Isso acontece porque o filme está datado.

Criar um slogan atemporal significa que ele não vai passar essa sensação.

É claro que sua empresa não precisa ter o mesmo slogan para o resto da vida, você pode trocar quando e quantas vezes quiser, mas ser atemporal permite que você consolide o seu slogan para o seu público. 😉

Passo a passo para criar slogans poderosos

Passo a passo para criar slogans poderosos

Antes de partir para os passos, quero deixar uma coisa bem clara: criar um slogan é parte de um processo criativo.

E processos criativos não são gravados na pedra, às vezes acontecem mais rápido do que o esperado, às vezes demora um pouco mais. Por isso, não desista se o seu slogan não sair de primeira. Confie no processo.

Por falar no processo, existem algumas perguntas fundamentais que você precisa responder para chegar na sua grande ideia e criar slogans memoráveis…

Quem é o público-alvo? Qual é a mensagem que você quer passar? O que destaca a sua marca? Que sentimento você quer despertar no seu público?

Além delas, existem outros passos para seguir. Eu explico tudo em detalhes abaixo:

#1 Conheça seu público-alvo

Me diz como é que você vai criar um slogan que fixa a sua marca na cabeça das pessoas e potencialmente atrai novos clientes para o seu negócio se você não faz a menor ideia de quem é essa galera?

As chances são que, nesse caso, você vai atirar para todos os lados. Seu slogan vai falar com todo mundo e com ninguém ao mesmo tempo, aí ele perde a força.

Por isso eu digo e repito: definir seu público-alvo é o marco zero para rodar qualquer estratégia de marketing. Porque suas ações são feitas para uma pessoa, não para um número.

Se você acompanha o blog, já está careca de saber que não basta se prender a questões como sexo, idade, renda, enfim, questões demográficas.

O mais importante mesmo é saber quais são as dores, os medos, os sonhos, os desejos do seu público para se comunicar com ele de forma eficiente – inclusive com seus slogans.

Como diria John Forde, uma das maiores referências publicitárias do mundo: “Você deve conhecer seu público-alvo e conhecê-lo bem, ou pode ser que erre completamente o alvo”.

#2 Defina a mensagem que você quer passar

Eu sei que você oferece muitos benefícios para seus clientes, mas pensa comigo… via de regra, o slogan é uma frase de 1 a 8 palavras.

Embora ele tenha que transmitir a história, o posicionamento e a identidade da sua empresa, como é que você vai colocar todos os benefícios em até 8 palavras? Não tem como.

A grande sacada é escolher um benefício, algo que você sabe que vai se comunicar perfeitamente bem com o público-alvo. Pode ser tradição, eficácia, qualidade, utilidade, preço, enfim.

Focar em uma coisa só tem a ver com o conceito de grande ideia que eu falei no início deste artigo.

Como nesses exemplos do McDonald’s.

You deserve a break today (Você merece uma pausa hoje)

Defina a mensagem que você quer passar you deserve a break today

Fonte da imagem

I’m lovin’ it (Amo muito tudo isso)

Defina a mensagem que você quer passar I'm lovin' it

Fonte da imagem

E não “Você merece uma pausa hoje e amo muito tudo isso”.

Percebe como focar em apenas um dos dois traz muito mais força e clareza para a mensagem? Pois é, esse é o caminho.

#3 Destaque suas vantagens em relação à concorrência

Depois de conhecer a fundo o seu público-alvo e definir a mensagem que você quer passar, o passo seguinte é identificar o que coloca sua marca no topo em relação à concorrência.

Faça uma lista com tudo o que sua marca tem de melhor e o que a coloca em primeiro lugar.  

São os valores que ela propaga? A tradição? O tempo de experiência no mercado? A missão da sua empresa?

Quem sabe é a qualidade do produto ou serviço? A qualidade do atendimento ao cliente? Ou então da entrega do serviço? O seu preço é o mais atrativo do mercado?

Quando você deixa essa informação bem explícita no slogan, você poupa trabalho do consumidor.

Ele precisa considerar menos e pesar menos os prós da sua empresa em relação à concorrência, porque você já vai deixar bem claro para ele. E isso o deixa mais inclinado a comprar de você.

#4 Defina quais sentimentos você quer que seu público sinta

Nesse passo, você deve unir as informações que já coletou até agora nas etapas anteriores e pensar: o que você quer que seu público sinta ao ler o seu slogan? Que sentimento vai ajudar a fixar a sua marca na mente dele?

O seu nicho pode influenciar nessa hora. Empresas voltadas a dinheiro e saúde costumam despertar o sentimento de segurança nas pessoas, por exemplo, como no famoso slogan de Doril: "Tomou Doril, a dor sumiu".

Leve isso em consideração na hora de definir o que você quer despertar no público. É amor? Paz? Alegria? Alívio? Esperança? Liberdade? Comunidade? Confiança? Otimismo?

Assim como nos outros passos, lembre-se do poder da grande ideia, foque em apenas um sentimento e trabalhe intensamente em cima dele.

#5 Hora do brainstorming

Agora é a hora de juntar todas as informações que você já tem e deixar a mente fluir.

Você pode fazer um brainstorming sozinho ou em grupo (prefira se juntar a pessoas que entendam do seu negócio em um nível tão alto quanto você).

Faça uma lista de palavras que tenham a ver com a sua marca, seu produto, a missão da empresa, enfim. A partir delas, tente formar pequenas frases que serão os protótipos do seu slogan.

Coloque tudo para fora e anote cada uma das sugestões. Não deixe nenhuma ideia passar por achar que ela é boba ou ruim.

Esse é o momento ideal para brincar com o humor, a ironia, o duplo sentido, enfim.

Não existe um tempo limite para esse processo, você pode fazê-lo até se sentir satisfeito para seguir para o próximo passo.

#6 Faça uma lista de opções e selecione a melhor

Aqui, a grande sacada é pegar a sua lista com todas as sugestões que saíram no brainstorming, analisar cada uma e selecionar apenas a nata.

Depois de separar as melhores, é o momento de votar.

Você pode ser o único jurado, ou então formar um pequeno grupo de pessoas capacitadas para opinar – seu sócio, companheiro, amigo muito próximo, enfim.

Pronto!

Agora que você tem o seu slogan, pode colocá-lo para jogo. Veja como o seu público reage a ele.

O legal dos slogans é que você não precisa ficar preso a um só, você pode mudar sempre que quiser, sempre que houver uma nova campanha e uma nova landing page, por exemplo.

Dicas para fazer slogans que grudam na cabeça do público

Dicas para fazer slogans que grudam na cabeça do público

Para facilitar o seu processo, além do passo a passo que acabei de apresentar, eu também selecionei algumas dicas valiosas.

Seguir essas dicas pode ser o diferencial entre um slogan mais ou menos e um slogan memorável.

Olha só.

Mantenha sempre a integridade

O seu slogan pode funcionar como uma promessa e criar expectativas sobre a sua marca na cabeça do consumidor.

Por isso, não faça slogans que sigam todos os critérios que você viu neste artigo, mas que pequem na honestidade, porque isso pode manchar a imagem da sua marca e deixar seu público insatisfeito.

Escolhas como "o melhor, o mais isso, o mais aquilo" são difíceis de sustentar. É fácil decepcionar o público, porque são ideias completamente subjetivas.

Como você prova que sua marca é a melhor? Quais critérios usou para essa classificação? Pois é, não vale a pena criar uma expectativa que você não tem como sustentar.

O seu slogan tem que ser 100% íntegro, alinhado com a marca e com a entrega para os clientes.

Além disso, esse tipo de promessa de "o melhor" já está muito batida e soa clichê. Ou seja, não salta mais aos olhos das pessoas, não soa mais como um diferencial.

Por isso, foco em defender ideias originais e honestas.

Não faça rodeios

Essa é uma daquelas dicas que funcionam para tudo na vida.

Porque ir direto ao ponto gera clareza e evita a subjetividade na sua mensagem.

Uma informação subjetiva demais pode não passar a mensagem do jeito que você quer que ela seja entendida. O problema aqui é que você pode ser mal interpretado, o que tende a prejudicar a imagem da sua empresa.

Quanto mais clara for sua mensagem, menos confusão ela gera.

E por que isso é fundamental? Porque confusão gera estagnação, a pessoa não sai do lugar.

Aí a mensagem do seu slogan não vai provocar o que você deseja: a de grudar a sua marca na cabeça do público e fazer com que ela seja a primeira na qual ele lembra quando cogita realizar uma compra.

Ser direto tem dois sentidos. O primeiro é na clareza da mensagem, o segundo é no tamanho do slogan para facilitar a memorização, como eu já falei.  

Se você sacou o que eu disse mais cedo sobre a grande ideia, vai ser mais fácil cumprir essa missão.

Foque na filosofia do “chiclete, chiclete, quero chiclete, chiclete”

Se o título desse tópico te remeteu àquela música do Chiclete com Banana, esse é o ponto.

E você nem precisa ser fã de axé para conhecer essa frase.

Para seu slogan ser poderoso de verdade, você precisa fazê-lo de uma forma que grude na cabeça, assim como os hits do carnaval baiano.

Além de focar na simplicidade na escolha das palavras, em uma ideia única e forte, você ainda pode apostar em algo que falei há pouco: tente fazer rimas para criar o ritmo e transformar o seu slogan em um verdadeiro imã.

Não precisa seguir tudo à risca

Ué, eu acabei de te falar quais passos seguir e ainda completei com dicas para criar slogans que grudam na cabeça do seu público e agora estou dizendo para não seguir à risca?

Isso, você não leu errado.

É claro que um passo a passo ajuda, mas a verdade é que trabalho criativo não funciona na base do "gravado na pedra". Pode ser que seu processo criativo funcione de outra forma daquela que coloquei neste artigo. E tudo bem.

Tudo o que eu falei é uma base para criar seus slogans, mas um ponto realmente determinante é o quanto você conhece o seu negócio e o quanto você acredita nele. Bom, creio eu que nos dois critérios você está nos 100%, certo?

O resto é para facilitar o processo. 😉

Agora quero conversar contigo sobre um aspecto polêmico dos slogans.

Devo usar geradores de slogans?

Devo usar geradores de slogans?

Antes de dar uma resposta, deixa eu te explicar como os geradores de slogans funcionam.

Via de regra, é um site onde você coloca algumas informações mais básicas sobre sua empresa e ele fornece uma lista de opções para você.

Agora, pensa comigo…

Tudo o que eu te falei até agora é para que você mesmo crie o seu slogan. E, se fosse uma tarefa tão simples quanto inserir algumas informações num site, não haveria motivo nenhum para eu escrever esse artigo.

O que eu quero dizer com isso? O fato é o seguinte: as respostas que você vai conseguir com esses sites são muito rasas.

Eles não fazem um estudo profundo sobre a sua empresa, a história, os valores e o posicionamento dela para criar os slogans.

Mas, se criar os seus próprios slogans não é sua praia, então uma opção melhor é contratar um profissional treinado e especializado para cumprir a missão, seja um publicitário freelancer ou uma agência de publicidade, por exemplo.

Por isso, eu não vou te dar uma resposta definitiva de sim ou não sobre o uso de geradores de slogans.

A minha dica é que você deixe para utilizar esse recurso no máximo como um auxílio para o seu brainstorming. Um ponto de partida, mas não a solução para seu problema.  

Algumas das opções disponíveis na internet são: Shopify; Getsocio; Slogan Generator; Guru PME.

25 exemplos de slogans famosos

25 exemplos de slogans famosos

O fato é que não existe uma fórmula de sucesso quando o assunto é slogan. Não tem como juntar A + B = Sucesso.

Mas sou defensor do exercício de encher gavetas, ou seja, abastecer sua mente com boas referências. Porque alimentar sua cabeça com bom material pode te ajudar no processo de criar seu próprio slogan.

Por isso, separei 25 exemplos famosos para te inspirar:

  1. Think Different – Apple

  2. Quem pede 1, pede bis – BIS

  3. É impossível comer um só – Cheetos

  4. Todo mundo usa – Havaianas

  5. Terrível contra os insetos. Contra os insetos – SBP

  6. Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard – Mastercard

  7. Porque se sujar faz bem – Omo

  8. Qualidade em primeiro lugar – Ford Motor Company

  9. A pausa que refresca – Coca-Cola

  10. Abra a felicidade – Coca-Cola

  11. Just do it – Nike

  12. Energia que dá gosto – Nescau

  13. Se é Bayer, é bom – Bayer

  14. O sol na medida certa – Sundown

  15. Como Tigre, só tem Tigre – Tigre

  16. Para qualquer fome – iFood

  17. Bem estar bem – Natura

  18. A marca mais respeitada pelos dentistas – Oral B

  19. Você conhece, você confia – Volkswagen

  20. Conte comigo – Chevrolet

  21. Só ele é assim – Campari

  22. O que a gente pode fazer por você hoje? – Santander

  23. Sempre à frente – Bradesco

  24. Todo seu – Banco do Brasil

  25. Você no comando – Fiat Punto

Divulgue seus slogans memoráveis em uma landing page

Divulgue seus slogans memoráveis em uma landing page

Ao longo desse artigo, eu te falei que você não precisa ficar preso a campanhas publicitárias para colocar seu slogan para jogo.

Você pode usar o seu site, seu blog ou até mesmo uma landing page poderosa e otimizada para a conversão.

Se você ainda não sabe para que serve uma landing page, é simples: ela é uma forma extremamente eficiente de conseguir o contato de potenciais clientes.

A partir daí, você pode enviar conteúdo mais direcionado que vai educar esses potenciais clientes sobre a necessidade do seu produto, aumentando a probabilidade de você fechar a venda.

E, se tiver um slogan memorável na sua landing page, as chances tendem a se multiplicar.

Não sabe como criar uma landing page?

Nessas horas o Klickpages é a ferramenta ideal.

Você só precisa seguir esses três passos:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Slogans Conclusão

Nas últimas linhas, você viu que slogans são textos curtos e facilmente memoráveis que têm como objetivo principal fixar a sua marca na cabeça dos consumidores.

Além disso, eles ajudam a destacar a sua marca em meio à concorrência, construir a reputação dela e aumentar o impacto das suas ações de marketing.

Eu te mostrei que bons slogans apresentam alguns elementos, como ser forte, curto, ter palavras viciantes e ser atemporal.

Em seguida, você viu o passo a passo para criar slogans memoráveis, desde conhecer a fundo o seu público-alvo, até definir a mensagem que você quer passar e fazer o brainstorming.

Para facilitar esse processo, eu separei dicas valiosas. Você viu que manter a integridade é fundamental, além de ir direto ao ponto e focar em criar slogans que causam efeito chiclete.

Agora você também sabe que geradores de slogans não são o melhor caminho para grandes resultados e devem ser usados apenas como um ponto de partida.

Por fim, para te inspirar nessa missão, eu te mostrei 25 exemplos famosos.

Agora é com você. Me conta aqui nos comentários se a sua empresa já tem um slogan ou se você vai criar um depois de ler esse artigo. Abraços!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.