Sistema de Informação de Marketing: a maneira mais eficiente de organizar as informações do seu negócio

Sistema de Informação de Marketing: a maneira mais eficiente de organizar as informações do seu negócio

O Sistema de Informação de Marketing te ajuda a encontrar as informações relevantes para o seu negócio em um só lugar. 

Funciona tipo a Netflix, só que melhor.  

Eu não sei se você acessa um dos maiores serviços de streaming do mundo, mas o fato é que lá você encontra toneladas de conteúdo.

São séries, desenhos, filmes e documentários para todos os tipos de gosto, capazes de agradar todo mundo. 

Apesar de toda essa variedade é muito fácil encontrar o que você está procurando, porque lá tudo é organizado por categoria. 

Se quiser assistir um filme de suspense, por exemplo, basta escrever suspense na busca da Netflix para encontrar o que está procurando.

Ou seja, você acha o tipo de conteúdo que deseja na hora que quiser. 

A boa notícia é que o Sistema de Informação de Marketing (SIM) permite que você faça a mesma coisa que a Netflix, só que focado no seu negócio.

Você pode reunir informações de diversas fontes e organizar tudo para que você tenha em mãos o que precisar, no momento que for necessário. 

Seja na hora de bolar uma estratégia, definir objetivos ou traçar metas para a sua empresa, você vai conseguir encontrar dados confiáveis que te ajudem a tomar a decisão mais acertada.

Porque a real é que o sistema de informação de marketing (SIM) é capaz de coletar, organizar, catalogar e exibir os dados que o seu negócio precisa de forma unificada é fácil para você não perder tempo procurando uma informação.   

É por isso que ele funciona como a Netflix, só que melhor.

Quer saber como organizar os dados da sua empresa para ter uma verdadeira Netflix de informação relevante?

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo, porque eu vou te mostrar:

  • O que é sistema de informação de marketing;

  • Qual a diferença entre SIM e pesquisa de marketing;

  • Qual é a finalidade do sistema de informação de marketing;

  • 5 benefícios do SIM;

  • e como implantar o sistema de informação de marketing no seu negócio. 

Bora lá?! 

O que é sistema de informação de marketing?

O que é sistema de informação de marketing

Um sistema de informação de marketing pode ser definido como um conjunto de procedimentos e métodos para gerar, analisar, armazenar e distribuir informações.

Com base nesses dados precisos e confiáveis, você pode tomar as decisões estratégicas necessárias para fazer o seu negócio crescer, de forma segura. 

O SIM é composto por pessoas, equipamentos e procedimentos envolvidos em todo o processo de produção dessas informações.

Ou seja, desde a coleta, passando pela classificação, análise e avaliação, até a entrega dos resultados.

Organizados de forma precisa para facilitar o trabalho de quem efetivamente toma as decisões de marketing da empresa. 

Ele serve principalmente para monitorar os seus concorrentes, analisar o mercado, identificar oportunidades e entender as expectativas e o comportamento do consumidor

O SIM é baseado em três fontes de informação principais. 

A primeira é o sistema de dados internos, que olha para a parte de dentro do seu negócio.

Isso significa as informações que a empresa já possui, como o faturamento, a frequência de vendas e o desempenho de cada equipe. 

A segunda fonte de informação é a inteligência de marketing, que faz uma verificação externa para coletar dados que interessem ao seu negócio.

A ideia é captar, de forma sistemática, regular e contínua, dados públicos sobre o que está acontecendo no seu nicho de mercado.

Alguns exemplos são as pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), matérias e reportagens de revistas e jornais, além de relatórios divulgados por empresas concorrentes. 

A última forma para conseguir as informações que você precisa é contratação de uma pesquisa de mercado profissional e paga. 

O objetivo é atender uma necessidade específica ou responder uma pergunta particular da sua empresa.

Basicamente, essa é a forma para obter as informações que você não conseguiu com o sistema de dados internos, nem com a inteligência de marketing. 

Qual a diferença entre sistema de informação de marketing  e pesquisa de marketing?

Qual a diferença entre sistema de informação de marketing  e pesquisa de marketing

Depois de ver o que é um sistema de informação de marketing, é importante que você saiba o que diferencia o SIM da pesquisa de marketing.

Para começar o SIM é mais abrangente do que a pesquisa, já que ele analisa dados internos e externos na hora de reunir as informações.

A pesquisa de marketing, por outro lado se foca em obter e analisar dados externos, sobre o mercado, a concorrência, o público-alvo e o comportamento dos consumidores.

Geralmente, uma pesquisa é feita para resolver um problema ou atender um projeto específico.

Em contrapartida, o SIM é um ciclo permanente de levantamento, gestão e distribuição de informações, que é alimentado por informações tanto do mercado, quanto da própria empresa.

Outra diferença é que, normalmente, a pesquisa pretende solucionar problemas, enquanto o SIM pode ser usado de forma preventiva para que eles nem cheguem a acontecer. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o artigo pesquisa de marketing: o primeiro passo para você acertar na sua estratégia, que o Hugo fez aqui para o blog do KP. 

Qual é a finalidade do sistema de informação de marketing?

Qual é a finalidade do sistema de informação de marketing

Conhecer as diferenças entre o sistema de informação de marketing e a pesquisa de marketing te mostrou um pouco do que o SIM pode fazer pelo seu negócio. 

Agora, eu vou te falar com mais detalhes sobre os objetivos que ele pode te ajudar a alcançar.  

A principal função do sistema de informação de marketing é levantar os dados necessários para embasar as suas decisões.

Essas informações te ajudam a analisar, idealizar e implementar um planejamento efetivo para atingir os objetivos de marketing da empresa. 

Isso aumenta, e muito, as chances de você tomar decisões acertadas. 

O SIM serve para detectar as possíveis ameaças do mercado, como aumento da concorrência, instabilidade social, política e econômica ou mudança no comportamento do consumidor.   

Também é possível identificar tendências e oportunidades de crescimento, como o surgimento ou a ampliação de um mercado consumidor e um novo tipo de demanda por parte do cliente.

Ao entender o comportamento e as expectativas do consumidor, você pode desenvolver produtos, serviços e estratégias de comunicação e divulgação adequadas e aumentar as suas chances de vender mais e crescer o seu negócio.  

Isso porque com a informação adequada em mãos, você tem uma visão privilegiada sobre posição que a sua empresa ocupa no mercado.

Isso te ajuda a definir um posicionamento apropriado para a sua marca e melhora o seu relacionamento com os clientes

O sistema de informação de marketing também auxilia na sistematização e organização da sua base de informações  

Por meio da integração de várias fontes de dados é possível solucionar uma dúvida ou entender um ponto específico com mais facilidade.

Assim é possível combinar o monitoramento das informações com o desenvolvimento e a implantação de soluções adequadas, para que o seu negócio tenha um crescimento constante e sustentável

Conheça 5 benefícios do sistema de informação de marketing 

Conheça 5 benefícios do sistema de informação de marketing

Depois de conferir para que serve o SIM, eu vou te falar de forma mais detalhada sobre os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa. 

1. Aumento da produtividade

Quando você toma decisões importantes para o seu negócio baseado em dados confiáveis, o aumento da produtividade é uma consequência quase inevitável.

Isso por que você consegue ver a sua empresa como um todo e destinar os esforços necessários para a realização de uma determinada tarefa.

Sem sobrecarregar, nem subutilizar seus colaboradores as chances são que a sua equipe vai trabalhar de forma mais produtiva e assim aumentar o rendimento. 

Isso também te ajuda a economizar, já que é possível otimizar a utilização dos recursos e evitar o desperdício.  

2. Conhecimento sobre a concorrência

É verdade que quando você encontra um nicho de mercado muito específico, existe pouca concorrência a ser enfrentada.

Mas no mundo do empreendedorismo é preciso estar atento ao comportamento dos seus competidores para não ser pego de surpresa.

E é justamente isso que o SIM te ajuda a fazer. Ficar de olho ao seu redor para identificar o que os seus principais concorrentes estão fazendo.

Ou se estão aparecendo competidores que você não conhecia. Além de monitorar o que está funcionando ou não para inspirar algumas ações do seu negócio.

3. Aumento da competitividade

Nada melhor do que conhecer os pontos fracos e fortes do seu negócio para aprimorar ainda mais o que está funcionando e corrigir o que não está tão bom assim.

Por isso saber exatamente o que está rolando interna e externamente pode a aumentar a competitividade da sua empresa.

4. Solução de problemas

Quanto mais informações você tiver em mãos na hora de resolver um um problema, mais chances de encontrar a solução certa.

Imagine que as vendas do seu produto diminuíram 15% no último mês. Sem o SIM, você provavelmente ficaria quebrando a cabeça para entender o que aconteceu e poderia até abaixar o seu preço, imaginando que isso foi resultado da crise.

Mas se tiver o SIM, vai descobrir que o seu maior concorrente fez uma super promoção e atraiu uma parte dos seus clientes, por exemplo.

Sabendo disso, você pode fazer uma campanha de anúncios que ressalte as vantagens do seu produto em relação à concorrência.

Assim você eleva o valor percebido do que você vende e não precisa diminuir a sua margem de lucro. 

5. Análise do mercado

Como eu te falei antes, o sistema de informação de marketing oferece um verdadeiro catálogo de informações.

Tudo organizado e separado para você não perder tempo procurando e encontrar o conteúdo que interessa para o seu negócio de forma fácil.  

Imagine as sacadas que você pode ter ao analisar tudo o que acontece no seu mercado. Dá para identificar futuras ameaças e problemas de forma rápida. 

Além de antecipar tendências de mercado, mudanças no comportamento do consumidor e surgimento de demandas. O que pode significar oportunidades de crescimento.  

Isso porque o SIM compila os dados relevantes e te ajuda a compreender o cenário geral em que a sua empresa está inserida.

Como implantar o sistema de informação de marketing no seu negócio

Como implantar o sistema de informação de marketing no seu negócio

Como eu te falei antes, o SIM é um sistema completo que engloba procedimentos e métodos para gerar, analisar, armazenar e distribuir informações.

Ele é composto por pessoas, equipamentos e procedimentos que participam de qualquer parte do processo de coleta e produção desses dados.

Esses elementos são divididos em 4 grandes grupos que você precisa considerar na hora implantar esse sistema na sua empresa. 

E, agora, eu vou te falar sobre cada um deles. 

1. Interface para o usuário

A interface é o meio de comunicação do usuário com um sistema e deve possuir recursos visuais intuitivos e ser o mais amigável possível.

No SIM, ela precisa facilitar a visualização e análise dos dados por quem vai acessar a informação, seja o gestor ou um profissional de marketing.

Pensar na experiência do usuário é fundamental na hora de desenhar a interface. Pois é ela quem vai garantir que a interação com o sistema aconteça de forma eficiente.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o artigo o que é UI design e por que sem ele você corre o risco de perder 75% dos seus potenciais clientes, que a Angela fez para o blog do KP. 

2. Software

O software é o centro do sistema de informação de marketing, esse programa precisa atender as necessidades do seu negócio.

O mais importante é que ele seja capaz de coletar, analisar e gerenciar as informações de forma que você possa usá-las na hora de tomar uma decisão.

Levando isso em consideração, ele pode ser criado do zero pela sua equipe ou adquirido de uma empresa de tecnologia. Isso vai depender do seu orçamento e objetivos. 

3. Suporte do sistema

Para administrar o SIM, você vai precisar de profissionais especializados, ou seja, pessoas capazes de operar o sistema e garantir que tudo está em ordem.

Assim, é como se eles fossem a equipe da Netflix que mantêm o serviço funcionando para que você só precise escolher o que quer assistir.  

4. Banco de dados

O banco de dados é onde as informações são inseridas e organizadas para agrupar e manter todos os dados armazenados de forma organizada.  

É muito importante que as novas descobertas sejam inseridas periodicamente no sistema para manter essa base de consulta atualizada.

Não adianta nada tentar prever tendências de mercado ou tomar decisões importantes confiando em informações antigas.

Além de não alcançar o objetivo desejado, você coloca a saúde do seu negócio em risco. 

O que o seu banco de dados precisa ter

Para que o SIM seja útil e cumpra a função dele, você tem que inserir novos dados continuamente.

Como eu te falei antes é preciso alimentar a base com dados internos como de vendas, produtos e serviços, campanhas de marketing, indicadores, pesquisas de satisfação e o que mais você tiver em mãos. 

Também é possível utilizar relatórios dos setores vitais do seu negócio, como a área financeira, contábil, recursos humanos e por aí vai. 

Além de todas as informações dos clientes como dados pessoais, hábitos e histórico de compras. 

Quanto aos elementos externos, é possível agregar informações sobre os seus competidores como preço, publicidade e promoções. 

Outra fonte são as notícias e reportagens que falam sobre o seu nicho de mercado e relatórios de empresas concorrentes.

Por último, mas não menos importante, as pesquisas de mercado feitas por agências e consultorias especializadas podem aportar informações sob medida para esclarecer uma dúvida ou obter uma informação que a sua empresa precisa. 

Quanto mais dados conseguir migrar para o SIM, mais ele vai se tornar uma fonte de informação confiável para você orientar a sua tomada de decisões. 

Como vender mais com a ajuda do sistema de informação de marketing

Como vender mais com a ajuda do sistema de informação de marketing

É verdade que ter informações confiáveis representa uma baita vantagem, mas não  adianta ter uma tonelada de dados relevantes e não usar todo esse conhecimento.

Se quiser vender na internet você também precisa de uma landing page, um tipo de página focada em conversão, desenvolvida para levar o usuário a realizar a ação que você planejou.

Então, se você juntar essas duas ferramentas, as chances são que você vai conseguir resultados muito melhores para o seu negócio. 

Pensa comigo, com base no SIM você desenvolve um produto ou serviço para atender a uma necessidade específica do seu público-alvo.

Daí você cria uma landing page com a oferta desse item, uma página limpa e sem distrações que ajude o visitante a apertar o botão de comprar. 

Um verdadeiro ganha-ganha. 

Agora, se você não sabe como criar uma landing page não precisa se preocupar. Nessas horas o Klickpages é o seu maior aliado. 

Com o KP, você consegue criar as suas páginas em apenas 3 passos simples:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão aprovadas pelo mercado.

  • Divirta-se customizando a sua página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

Conclusão 

Conclusão sistema de informação de marketing

Neste artigo você viu que o sistema de informação de marketing (SIM) funciona como a Netflix, só que melhor. Isso porque ele te ajuda a encontrar todas as informações relevantes para o seu negócio em um só lugar. 

Aqui eu te falei o que é esse sistema e qual é a diferença entre o SIM e a pesquisa de marketing.

Além disso você conferiu 5 benefícios do SIM, como o aumento da produtividade e da competitividade do seu negócio.

Eu ainda te mostrei os 4 elementos que você precisa para implantar o sistema de informação de marketing na sua empresa. Um exemplo é o banco de dados.

Você já conhecia o SIM?! 

Não esquece de me contar o que achou do artigo aqui embaixo, nos comentários. 😉

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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