Shadowban no Instagram: por que você não deveria estar se preocupando com isso

Shadowban no Instagram: por que você não deveria estar se preocupando com isso

A verdade é que você não deveria estar se preocupando com o fenômeno de shadowban no Instagram.

Porque se você quer jogar o alto nível de jogo no marketing digital, você tem que se preocupar com coisas maiores do que esses detalhezinhos.

Essa é a real: ao contrário do que estão te dizendo por aí, se preocupar em receber essa espécie de banimento do Instagram é se preocupar com coisa que nem vale a pena.

Sério. Isso é detalhe pequeno perto das oportunidades que você tem para crescer na plataforma. 

Só que só percebe isso quem está com o pensamento e planejamento alguns passos à frente.

É que nem quando a gente termina um namoro na adolescência. 

Pelas experiências vividas até ali, aquilo parece o fim do mundo. A pior coisa do universo.

Só que quando a gente se torna adulto e vive outras mil coisas muito mais importantes e maravilhosas na vida, fica até engraçado olhar para trás e perceber como já sofremos tanto por uma coisa tão pequena.

Eu, pelo menos, já me perguntei: "como que, naquele momento, eu achei que minha vida tinha acabado ali?" (Quem nunca, né? Hahaha).

Pois é.

É exatamente assim que eu quero que você encare esse bug do Instagram.

Porque na plataforma existem muitas maneiras de crescer com consistência e de fato não é esse detalhe que vai estragar tudo.

Na verdade, ele não faz nem cosquinhas. 

Você faz parte da galera que quer jogar num alto nível?

Então, vem comigo. Que aqui eu te explico tudo sobre shadowban no Instagram e te conto como se livrar disso ou pelo menos ter o suficiente para que isso não seja nem mesmo uma preocupação para o seu negócio.

Vamos lá!

O que é o Shadowban no Instagram?

O que é o Shadowban no Instagram?

O palavra "shadowban" vem do inglês e significa "banir às sombras" ou “às escondidas”, em tradução livre.

No contexto do marketing, esse termo diz respeito a um fenômeno que vem acontecendo no Instagram, no qual um usuário é bloqueado pela plataforma de maneira que ele nem perceba que foi banido.

Como assim, Suse?

O que acontece é que tem conteúdo que você posta achando que está tudo certo e que ele está sendo distribuído normalmente, sendo que ele não está.

Na verdade, ele está aparecendo apenas para aqueles que já são seus seguidores. E fica invisível para quem não te segue ainda.

Mesmo para aqueles que fazem pesquisa de hashtags que você usa nas suas publicações.

Ou seja, o seu alcance e possibilidade de conquistar novos públicos diminuem drasticamente.

Além do fato de você acabar desperdiçando tempo e energia com estratégias de tráfego orgânico à toa.

O próprio Instagram não confirma que essa prática aconteça realmente ou que isso seja uma forma de punição.

Só que, ao mesmo tempo, a rede social tem dado orientações mais específicas sobre o que os perfis podem fazer para que não sintam o impacto da falta de alcance nas suas páginas.

O que, querendo ou não, indica, mesmo que de forma sutil, que realmente existe um fenômeno relacionado a isso ultimamente – mesmo que seja apenas um bug ou uma instabilidade. 

Logo, não dá para vacilar e deixar de ficar atento às ações que podem evitar que você fique invisível para o público em geral na plataforma. 

Outro ponto importante é que isso não acontece por motivo nenhum. Por isso, vou te mostrar agora…

Por que uma página recebe shadowban no Instagram?

Por que uma página recebe shadowban no Instagram?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta exata. Até mesmo por causa daquilo que eu falei no tópico anterior, de que o próprio Instagram não admite que esse tipo de banimento realmente acontece.

Só que existem algumas teorias acerca desse fenômeno que até que fazem muito sentido e, por isso, eu resolvi trazer para você.

Um dos motivos pelos quais um perfil recebe shadowban pode ser o uso excessivo de uma determinada hashtag ou então o uso de hashtags aleatórias que não tem a ver com o conteúdo em si, apenas com o intuito de ter um alcance maior. 

Bem como curtir e comentar demais, de maneira que fuja da naturalidade. Pois isso pode virar um sinal de alerta de que possivelmente você está usando algum software ou aplicativo para realizar essas interações.

Só que o Instagram não faz isso porque quer prejudicar os perfis corporativos que usam a plataforma para fazer o seu marketing. 

Na verdade, eu digo que essas explicações fazem sentido porque o que o Instagram mais quer é manter sua comunidade protegida de práticas invasivas como spam, além, é claro, de garantir uma boa experiência para os usuários.

E não podemos esquecer que eles também são uma empresa e visam o lucro

Logo, outra razão para essa instabilidade pode ser  uma maneira de incentivar as marcas a usar o Instagram Ads como alternativa às "falhas" do tráfego orgânico na plataforma.

Para mim, esses são motivos bem plausíveis para a plataforma ser um pouco mais rígida com as regras, tanto quanto promover essa espécie de banimento (se for o caso) – mesmo que sejam apenas teorias.

Mas, por falar nisso, eu preciso deixar mais coisa clara aqui:

Não confunda shadowban com o algoritmo do Instagram

Não confunda shadowban com o algoritmo do Instagram

Assim como outras redes sociais, o Instagram conta com a ajuda de um algoritmo para determinar o que é interessante para os usuários e o que vai ou não aparecer na sua linha do tempo.

Esse algoritmo leva em consideração vários fatores, como nível de interesse em determinados assuntos, grau de conexão com os outros perfis e também a qualidade do conteúdo publicado.

Dentro desses critérios, estão as políticas de uso da plataforma que, caso o usuário não as respeite, ele é banido.

Ao violar uma regra clara e usar hashtags proibidas pela rede social, por exemplo, o próprio algoritmo vai banir a sua publicação e impedir que ela seja visualizada, tanto pelos seus seguidores quanto pelo público em geral.

Um exemplo disso foi o que aconteceu com a hashtag #sextou, que era amplamente usada por brasileiros para comemorar a chegada da sexta-feira até que começou a ser bastante usada também por estrangeiros com uma conotação completamente diferente.

Já que, em inglês, essa mesma hashtag significa uma abreviação da expressão "sex to you". 

Logo, muitas postagens com teor sexual foram associadas a essa tag, o que viola as regras da comunidade.

Então, quem usa essa hashtag hoje em dia já deve saber que será banido e que o conteúdo não irá aparecer para nenhum outro usuário.

Só que aí é que está a diferença básica que diferencia os dois conceitos.

Como esse tipo de banimento é de conhecimento do usuário, ele não configura como shadowban.

A diferença é que no shadowban você não percebe que está sofrendo com esse fenômeno até perceber a diminuição do seu engajamento.

Só depois de algum um tempo, depois de analisar suas métricas, é que o usuário percebe que está invisível para os outros perfis, mesmo que esteja publicando normalmente.

A partir do momento que você identifica que esse fenômeno está acontecendo no seu perfil, é hora de corrigir alguns pontos de atenção que podem estar prejudicando o seu alcance na plataforma.

Eu mostro como identificar se isso está ou não acontecendo com a sua página e também como resolver esse problema.

Mas, antes, quero falar sobre como tudo isso afeta o seu negócio.

Como o shadowban no Instagram afeta o seu negócio?

Como o shadowban no Instagram afeta o seu negócio?

Para começo de conversa, um dos objetivos de usar o Instagram, além de interagir com seus atuais clientes e potenciais clientes, é conseguir mais seguidores que se interessem e queiram acompanhar seus conteúdos.

Bom. Receber um shadowban no Instagram te atrapalha bastante a conseguir esse tipo de resultado só com a sua estratégia de tráfego orgânico.

Quem investe no "trabalho de formiguinha" e não impulsiona suas publicações fica no prejuízo, caso caia nesse fenômeno.

Porque ele basicamente afeta o alcance e o engajamento do público em geral com a sua marca. 

Se quem não é seguidor não consegue nem ver os posts, tampouco irá interagir com eles.

Outro risco é: além de não alcançar novos seguidores para a sua marca, você perde engajamento com os atuais. Já que a tendência é a visualização e as interações com suas publicações diminuírem gradualmente. 

Então, o que você precisa focar agora é:

Como saber se sua página recebeu shadowban no Instagram?

Como saber se sua página recebeu shadowban no Instagram?

Como eu já falei ao longo do texto, uma das maneiras de perceber que algo não vai bem com a sua distribuição gratuita no Instagram é através da análise das métricas fornecidas pela plataforma (alcance, engajamento e etc).

Mas como ter certeza de que você está sob o efeito do shadowban?

O primeiro passo é pesquisar por hashtags que você usou nas suas postagens mais recentes e verificar se as suas publicações aparecem nos resultados da pesquisa.

Caso não encontre, você já tem um sinal de alerta aí.

Outra dica legal é fazer uma postagem com uma hashtag bem específica, apenas para fins de teste.

Peça para pessoas de sua confiança (podem ser pessoas da sua equipe mesmo) conferirem se a publicação em questão aparece nos resultados de pesquisa desta hashtag.

O lance aqui é pedir para pessoas que te seguem e outras que não te seguem observarem isso, já que o bloqueio de alcance é voltado para pessoas não-seguidoras.

Se pelo menos uma delas conseguir visualizar o post, pode ficar tranquilo, que é só melhorar alguns pontos da sua estratégia para sua conta ficar melhor aos olhos do Instagram.

Agora, se nenhuma delas (pelo menos as não-seguidoras) conseguir achar sua postagem… Aí você precisa ficar ligado, pois muito provavelmente está sofrendo o efeito do shadowban.

É motivo para desesperar?

Absolutamente não. 

Porque agora mesmo você vai ver o que precisa fazer caso isso aconteça com o seu perfil.

O que fazer quando perceber que está sofrendo shadowban no Instagram?

O que fazer quando perceber que está sofrendo shadowban no Instagram?

Por via de regra, quando um perfil recebe shadowban do Instagram, isso quer dizer que algo está errado. 

É uma espécie de alerta vermelho para algo que não está tão de acordo com a plataforma aí no seu conteúdo.

Logo, o foco aqui é em corrigir esse problema e tentar outras alternativas que te permitem crescer sem se preocupar com isso, caso seja a sua preferência. 

(Eu optaria pelos dois caminhos).

Tenha em mente que o básico aqui é continuar postando conteúdo de qualidade e seguindo as políticas de uso da rede social. 

Além, é claro, de não usar bots para interagir com os usuários da plataforma.

No mais, embora não haja uma resposta certa para esse fenômeno que é tão complexo, seguir algumas etapas pode te ajudar a sair dessa e voltar a ter um bom engajamento.

Anota aí!

1. Revise seu conteúdo

Volte para os seus conteúdos que já estão publicados e observe se algum deles viola de alguma forma os termos de uso do Instagram.

Seja nas postagens em si, nos comentários ou nas outras mídias publicadas (stories, IGTV).

Caso encontre algo que possa estar trazendo problemas, corrija ou remova rapidamente.

2. Analise suas hashtags (e exclua, se necessário)

Como naquele caso que eu te contei sobre a hashtag #sextou, outros termos também podem ser perigosos em uma hashtag.

Não necessariamente por conta de um teor sexual ou duplo sentido.

Mas por estar atrelado a outros perfis que não tem boa reputação ou por serem usadas em excesso, por exemplo.

Analise, então, as hashtags presentes nas suas postagens e veja se vale a pena excluir alguma delas para melhorar o seu alcance. 

Por via das dúvidas, deixe apenas o essencial.

3. Troque o tipo de conta

Outra dica é trocar o tipo de conta. Se você já usa um perfil comercial, mude para o pessoal ou vice-versa.

Assim, você dá um ar novo para a sua conta e já ajuda caso o lance do shadowban esteja atrelado ao tipo de perfil que você mantém.

4. Revogue os acessos de outros aplicativos

Revogue todos o acesso de outros aplicativos na conta. 

Estou falando de vínculo com outros aplicativos ou mesmo outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Nunca se sabe se essa relação tem a ver com essa penalidade na sua conta.

Para isso, você precisa abrir o Instagram na versão desktop, ir em "Aplicativos Autorizados" e clicar em "Revogar Acesso".

Depois retorne apenas com o essencial, como aqueles aplicativos usados para programar posts, por exemplo.

5. Diminua a frequência

Pare de usar a conta por alguns dias. Espere de 3 a 4 dias para voltar a postar na frequência normal, bem como interagir com os seus seguidores. 

E volte aos poucos.

Assim, você dá um espaço para o Instagram reavaliar o seu perfil com calma e tem maior controle sobre o tipo de conteúdo que está publicando. 

6. Reporte o problema ao Instagram

Outra sugestão é entrar em contato com o suporte do Instagram e falar sobre a diminuição de engajamento que o seu perfil está sofrendo.

Se você revisou o seu conteúdo, as suas hashtags e o seu comportamento na plataforma e acredita que está sofrendo com esse banimento indevidamente, levante a mão e avise.

Como eles não admitem que essa punição existe, eles provavelmente te darão uma explicação e te ajudarão a resolver o seu problema.

Você só precisa acessar "Configurações" > "Ajuda" > "Relatar um problema" > "Algo não está funcionando".

7. Vá para o próximo nível de jogo

Todo esse lance do shadowban no Instagram atrapalha e muito quem tem sua estratégia voltada a conseguir alcançar o público de forma orgânica.

Mas, como eu disse no início desse texto, quem está jogando o alto nível de jogo, não precisa ficar quebrando cabeça com isso.

Porque sabe que investir em anúncios na plataforma é uma excelente opção para subir o patamar da marca.

A parada é que atualmente existem 5 tipos de anúncio que você pode criar para alcançar metas como gerar mais leads, aumentar o reconhecimento da sua marca, gerar tráfego para o seu site e incentivar a instalação de aplicativos, por exemplo.

Se você quiser saber todas as vantagens de anunciar no Instagram e como fazer isso no seu negócio, é só ler o artigo Anunciar no Instagram: entenda por que é tão diferente que nem parece anúncio.

Não esqueça dessa etapa na sua estratégia

Não esqueça dessa etapa na sua estratégia

Depois de tudo isso que eu te mostrei sobre fixar esse problema que a sua conta pode ter no Instagram, eu preciso te alertar sobre outra etapa muito importante e que você não pode esquecer aí na sua estratégia.

Que é direcionar o seu público para uma boa landing page.

Por lá, você oferece um material extremamente rico em troca de um contato mais pessoal e direto (eu recomendo o email).

E, assim, promove abordagens mais direcionadas, a fim de educá-lo e nutri-lo até que ele esteja pronto para se tornar um cliente de fato.

Só que o ideal é que você faça isso através de uma landing page de alta conversão. E, para isso, você pode contar com a ajuda do Klickpages.

Tirando que é bem simples criar a sua landing page personalizada, olha só:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Ah! E na hora de direcionar para a sua landing page, não esqueça de caprichar na CTA (call to action)!

Conclusão

Conclusão Shadowban no Instagram

Neste artigo, você viu que se quer jogar no mais alto nível de no marketing, você não deveria se preocupar com o fenômeno de shadowban no Instagram.

Porque o impacto disso no seu negócio é minúsculo perto das oportunidades que a plataforma te oferece para crescer por lá e conseguir cada vez mais seguidores e potenciais clientes.

Além disso, eu expliquei aqui que o shadowban, diferente do algoritmo do Instagram, é um fenômeno no qual o usuário é bloqueado pela rede social de uma maneira que ele nem perceba que foi banido…

Até perceber a diminuição do alcance da sua marca e do engajamento do público, através da análise das métricas.

Falei ainda o que você pode fazer para saber se seu perfil está ou não sofrendo com o shadowban e, se for o caso, o que você precisa fazer para resolver essa situação.

Como, por exemplo, analisar suas hashtags, revogar o acesso de outros aplicativos vinculados e diminuir a frequência de publicações e interações na plataforma.

Agora você já tem nas mãos o que precisa, caso sua empresa enfrente esse problema algum dia (espero que não!).

E aí? Você já conhecia esse fenômeno? Já passou ou conhece alguém que passou por isso? Me conta aqui nos comentários! 

E não esquece de compartilhar esse artigo com aqueles que você acha que precisam dessas dicas. 😉

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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