Sender reputation: o que é, para que serve e como ela pode impactar na entregabilidade dos seus emails

Sender reputation

A sender reputation é um dos principais fatores que podem influenciar na entrega dos seus emails.

E não sou eu quem está afirmando isso…

De acordo com um estudo realizado pela Return Path, apenas 59% das campanhas de email chegam na caixa de entrada da sua lead.

Enquanto isso, 15% vão direto para o spam e os outros 25% são perdidos ou bloqueados. 

Em outras palavras, parte dos seus esforços para gerar relacionamento com o seu público e convertê-lo em clientes está indo por água abaixo…

Mas João, por que isso acontece? 

É possível que o seu remetente esteja com a reputação manchada aos olhos dos Provedores de Serviços da Internet (ISP) e com isso, a sua entregabilidade foi afetada. 

Existem vários fatores que podem impactar a reputação do seu remetente, como o engajamento, a reputação do seu IP e a marcação como spam pelo próprio usuário. 

Mas pode ficar tranquilo que nesse artigo eu vou te contar o que você precisa saber sobre sender reputation e como melhorá-la.  

Você vai ver:

  • o que é sender reputation;

  • quais os fatores influenciam na reputação dos seus emails;

  • como melhorar a reputação do remetente.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos?

O que é sender reputation?

Sender reputation é um termo em inglês que, traduzido ao pé da letra, quer dizer reputação do destinatário. 

Essa reputação é um dos principais fatores para a entrega da sua campanha de emails na  caixa de entrada da sua lead. 

Se você pensa que para que o email chegue na caixa de entrada tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “enviar” do seu provedor de email, eu preciso te dizer que você está muito enganado.

Existe um caminho que essa mensagem percorre até que ela chegue de fato na caixa de email do destinatário. 

Em alguns casos, a sua mensagem pode nem chegar. 

Isso pode acontecer por inúmeros fatores, como a baixa taxa de abertura dos emails, a baixa taxa de engajamento e claro, uma má reputação do destinatário. 

Mas afinal de contas, o que é a reputação do destinatário?  

A sender reputation é a pontuação que um Provedor de Serviços de Internet (ISP) atribui aos serviços de email, como o Gmail, Outlook e Yahoo, por exemplo. 

Essa reputação é um componente indispensável para melhorar a entregabilidade dos seus emails. 

Quanto melhor essa pontuação, maior a probabilidade de um ISP entregar os seus emails para as suas leads. 

Caso a sua reputação esteja ruim, os seus emails podem até ser enviados, mas vão parar direto na caixa de spam ou no lixo eletrônico do serviço de email do seu remetente.  

Como eu sei que você não quer isso, eu separei uma lista com os 5 fatores que podem impactar a reputação dos seus emails. 

Quais os fatores que influenciam na reputação dos seus emails

Como eu te falei acima, clicar no botão “enviar” do seu serviço de email não garante que a sua mensagem realmente chegue na caixa de entrada da sua lead. 

Existem alguns fatores que podem influenciar negativamente na sua reputação e, como consequência, impactar na sua entregabilidade

O primeiro deles é… 

1. Reputação do seu IP

O endereço de IP é um código numérico que serve para identificar cada dispositivo conectado à internet. 

Todo email enviado, independente do provedor, está vinculado a um endereço de IP que pode ser compartilhado ou dedicado.

O IP compartilhado é quando mais de um domínio (@suaempresa.com.br) usa o mesmo endereço para realizar o envio de email.

Já o IP dedicado é quando o endereço é utilizado apenas por um domínio.

Cada endereço de IP possui uma reputação individual.  

Quanto melhor a reputação dos endereços de IP relacionados ao seu domínio, maiores são as chances do seu email ser entregue na caixa de entrada do destinatário.

Você pode utilizar ferramentas como o Sender Score da Return Path para verificar a reputação do seu IP. 

2. Hard e Soft bounces

O bounce é um erro na entrega do seu email que pode acontecer por diferentes fatores. Isso quer dizer que o seu email foi enviado para o destinatário mas não chegou até a caixa de entrada. 

Esse erro pode ser temporário (soft), como por exemplo, a caixa de entrada da lead está cheia e por isso ele não consegue receber novos emails, ou permanente (hard) como no caso de um endereço de email inválido. 

Se o seu envio apresenta um alto percentual de bounce, isso pode chamar a atenção dos provedores de email e, como consequência, a reputação do seu IP pode ser prejudicada.

Aqui no blog do KP temos um artigo que explica mais a fundo sobre o status de cadastro e bounce. Para conferir, é só clicar aqui

3. Marcação como spam 

O fato do seu email ter chegado na caixa de entrada do destinatário não impede que ele seja marcado como spam pelo próprio usuário. 

Isso pode acontecer por diversos fatores: a lead pode não se identificar com o conteúdo, a linha de assunto pode não ser atrativa o suficiente ou ela pode simplesmente ter perdido o interesse no que você tem a oferecer. 

Como consequência, a sua reputação é manchada e os seus próximos envios podem chegar direto na caixa de spam do destinatário. 

Como evitar que isso aconteça?

Eu tenho 3 dicas que podem te ajudar:

  1. conheça a sua persona e oferte conteúdos que sejam realmente interessantes para ela;

  2. crie linhas de assunto irresistíveis;

  3. capriche no Preview text

4. Blacklists

Blacklists são as listas negras criadas pelos provedores de email e organizações que estimulam as boas práticas de email marketing para identificar quem são os spammers (usuários que enviam spam).

Caso o seu domínio de IP caia em uma blacklist, a sua entregabilidade e reputação de envio são drasticamente prejudicadas. 

5. Engajamento

O engajamento é a interação do seu público com o seu seu negócio, e o melhor canal para gerar essa interação é o email. 

Se as suas leads abrem os seus emails, clicam nas CTAs e respondem às suas mensagens, é sinal de que o conteúdo enviado atingiu o objetivo correto. 

Agora, caso as taxas de abertura e cliques sejam baixas e a taxa de resposta seja praticamente inexistente… Meu amigo, você precisa de ajuda.

Para te ajudar a reverter essa situação, eu indico a leitura desse artigo aqui onde eu te conto melhor o que é engajamento, a sua importância e ainda te dou 7 dicas de como aumentar o engajamento da sua lista de emails. 

5 dicas de como melhorar a reputação do remetente dos seus emails

Até aqui, eu te mostrei quais são os fatores que podem arruinar a sua reputação e prejudicar a entrega dos seus emails.

Agora eu vou te dar dicas infalíveis que vão te ajudar a melhorar a sua reputação e ainda garantir uma melhor entregabilidade dos seus emails. 

1. Autentique seus domínios de envio

Os sistemas de autenticação são como uma camada extra de proteção que serve para garantir que os seus emails são autênticos e foram realmente enviados por você.

Mesmo que esse seja um fator mais técnico, é importante que ele não seja ignorado, pois os servidores utilizam essas autenticações para proteger os usuários de possíveis golpes. 

É provável que o serviço de email marketing que você utiliza já cuide dessas autenticações para você. 

De todo modo, é interessante que você saiba o que são cada uma delas e como verificá-las, para ter certeza de que está tudo certo com o seu domínio. 

  • SPF (Sender Policy Framework): é a autenticação mais simples e serve para validar que o servidor ou o endereço de email estão autorizados a realizar o envio de email utilizando aquele domínio. 

  • DKIM (DomainKeys Identified Mail): funciona a partir de um sistema de criptografia para garantir a autenticidade do remetente e garantir que o conteúdo do email não sofreu nenhuma alteração durante o envio. 

  • DMARC (Domains-based Message Authentication, Reporting and Conformance): é uma autenticação mais nova que é baseada na SPF e no DKIM. Além de validar o remetente e o conteúdo, essa autenticação também permite configurar a ação que deve ser tomada caso exista algum erro com a mensagem.

Para verificar se o seu serviço de email conta com essas autenticações, basta checar as configurações de envio. 

2. Limpe a sua lista de emails

O papel do email marketing nas estratégias do seu negócio é criar um canal de comunicação direto com a sua lead, para gerar relacionamento e convertê-la em cliente do seu negócio. 

Isso não vai acontecer se leads desinteressadas no seu produto ou serviço permanecerem na sua lista de emails. 

É importante que você faça, periodicamente, uma limpeza na sua lista, removendo os contatos que estão marcados como hard bounce, te marcaram como spam ou que não abrem as suas mensagens a meses. 

Isso, além de melhorar a qualidade da sua lista, já que você vai falar diretamente com o público que de fato tem interesse no que você tem a oferecer, também tende a aumentar as taxas de abertura e cliques. 

O que nos leva ao próximo ponto importante e que merece a sua atenção…

3. Não compre lista de emails

Não compre listas de emails em hipótese alguma!

Quando você compra listas de emails, você está adquirindo o contato de alguém que não te deu permissão para se comunicar com ele.  

Isso quer dizer que, provavelmente, essas pessoas não têm o menor interesse nos seus produtos ou serviços e você estará fazendo spam se enviar qualquer tipo de mensagem para elas. 

E claro, esse erro vai impactar diretamente na reputação do remetente, te levando para as blacklists dos provedores de email. 

Se você ainda for novo no assunto e não tiver ideia de como criar uma lista de emails do zero, eu indico a leitura do nosso guia definitivo. Clique aqui para conferir. 

4. Garanta que o link de descadastro esteja visível

Como você só quer na sua lista o contato das pessoas que tenham real interesse no conteúdo que você oferta, uma decisão importante é garantir que o link para o descadastro esteja disponível e visível em todos os seus emails.

Essa decisão é importante porque caso a lead tenha se cadastrado por engano ou tenha perdido o interesse no conteúdo e não encontre a opção de sair da sua lista, a probabilidade dela mover o seu email para a caixa de spam é grande. 

Agora, com o link de descadastro visível, quem não tiver mais o interesse em receber os seus conteúdos vai poder sair da lista e você só mantém o contato de quem quer mesmo receber os seus emails. 

5. Otimize os seus emails para todos os dispositivos

Outro fator importante é otimizar os seus email para todos os dispositivos, sejam computadores, tablets ou smartphones. 

Já faz um tempo que ter um design responsivo deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação. 

Como você já sabe, a maioria dos acessos à internet hoje são realizados por dispositivos móveis. Dessa forma, se a sua lead receber um email que não se adapta ao formato de tela dela, as chances do seu email ser ignorado ou marcado como spam são grandes. 

Conheça o Klicksend e saiba como ele pode te ajudar a melhorar a reputação dos seus emails

Até aqui eu te mostrei o que é sender reputation, quais os fatores que influenciam na reputação do destinatário e ainda te dei dicas de como melhorá-la.  

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e começar a realizar envios de email marketing para as suas leads.

Para isso, você precisa contar com uma ferramenta que ofereça todo o suporte necessário.

Com o Klicksend, você consegue ter o seu domínio autenticado, higienizar e gerenciar a sua lista de contatos, fazer envios segmentados e ainda controlar os níveis de spam do seu remetente.

Ainda não conhece o Klicksend e gostaria de saber como ele pode te ajudar a alcançar os melhores resultados? É só clicar aqui

Mão na massa

Nesse artigo eu te expliquei o que é sender reputation, quais os fatores que influenciam na reputação do remetente e ainda te dei 5 dicas de como melhorar a reputação dos seus emails.

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e trazer todo o aprendizado adquirido até aqui para a prática. 

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.