Integre as ferramentas que a sua página precisa com apenas um ctrl +c e ctrl + v

Como instalar scripts nas suas páginas | Klickpages

Tem muito empreendedor (e talvez você se encaixe nesse grupo) que ouve falar em scripts e já quer sair correndo.

Você pode até nunca ter visto com esse nome. Mas provavelmente já deu de cara com o pixel do Facebook, tag do Google, código para instalar o botão do WhatsApp nas suas páginas…

Ferramentas e funcionalidades que podem fazer toda a diferença no desempenho do seu negócio. 

E tudo isso é script ou pelo menos depende de um para ser executado.

Não sei se esse é o seu caso, mas o lance é que boa parte das pessoas, senão a maioria, trava na hora que precisa instalar um script.

Elas associam saber fazer isso com ter um conhecimento técnico em programação. Simplesmente porque envolve um código.

E é aí que elas colocam a perder todo o esforço, tempo e energia de criar uma campanha ou de configurar um serviço de chat, por exemplo.

Porque é o script que faz com que essas coisas funcionem com eficiência.

Se você está travado neste ponto da criação e edição das suas páginas, sempre teve dúvidas em relação a isso ou não tem certeza se está fazendo da forma correta, continua comigo.

Porque nas próximas linhas eu vou te mostrar que instalar um script é tão fácil quanto copiar e colar um trecho de texto.

Você não precisa ter conhecimento técnico de informática, muito menos entender de programação.

Basta saber dar um ctrl + c, um ctrl + v e alguns cliques. 

Neste artigo você vai ver, passo a passo, como instalar scripts nas suas páginas.

E, além disso, vou te explicar de fato o que são scripts e por que eles são importantes para o seu negócio.

Bora lá?

O que são scripts?

O que são scripts?

Script, em português, quer dizer roteiro. 

E assim como os roteiros de viagem dizem o que você deve fazer durante um passeio ou o roteiro de um filme define as ações que os atores devem encenar, os scripts determinam uma ou mais ações que devem ser executadas por uma página na internet.

Sem entrar muito na parte técnica e tecnológica da parada, eles são trechos de códigos que contêm um conjunto de instruções que a página deve seguir quando um usuário acessa ou realiza uma ação específica.

Por exemplo, se você usa o Google Ads para fazer anúncios, é possível instalar um script na sua página para acompanhar quais foram as pessoas que acessaram o seu conteúdo ou quem se converteu em lead.

Neste caso, quando a página executar o script, ela vai pegar as informações dos acessos de visitantes e enviar para a sua conta do Google, para que você possa utilizar esses dados para criar novas campanhas de anúncio ou até mesmo otimizar uma atual.

Além disso, os scripts também podem ser utilizados para ativar notificações na sua página e fazer integração com outras ferramentas.

Mas, afinal de contas, por que você como empreendedor (ou aspirante) precisa conhecer isso?

Por que os scripts são importantes para o seu negócio?

Por que os scripts são importantes para o seu negócio?

Sem scripts, fica impossível ou pelo menos muito difícil fazer coisas no seu negócio que podem melhorar a experiência do usuário que acessa as suas páginas na internet, captar leads e convertê-las em clientes e até mesmo em embaixadores da sua marca.

Isso porque, para que boa parte das ferramentas que você deve integrar com o seu site funcione, você vai precisar instalar esse tipo de código nas suas páginas.

Não tem para onde fugir.

Por exemplo, simplesmente não dá para fazer anúncios que convertem sem usar scripts.

Se você investe em tráfego pago para atrair clientes para o seu negócio, já deve ter esbarrado ou no pixel do Facebook ou na tag do Google.

Ambos são scripts que você precisa instalar na sua página se quiser que as plataformas de anúncio contabilizem as suas conversões e façam otimizações para distribuir melhor a sua campanha.

Sem o pixel ou a tag, a sua campanha fica praticamente inviável, porque nem o Facebook Ads nem o Google Ads conseguem entender com precisão qual é o objetivo do anúncio e como tornar a campanha mais eficiente.

Mas para além da parte de tráfego, são os scripts que tornam possível integrar sua página com uma plataforma de pagamento, como a Hotmart.

Ou instalar o botão do WhatsApp ou o ManyChat para oferecer um canal de comunicação onde potenciais clientes possam tirar dúvidas, conversar sobre suas objeções e dar um passo adiante na jornada de compra.

Esses são só 3 exemplos de como os scripts são importantes para o seu negócio. 

Afinal de contas, fica muito mais difícil vender sem contar com ferramentas de anúncio ou sem integrar suas páginas a plataformas de pagamento ou de chat e suporte.

Mas existem outros tipos de integração que ao longo da sua jornada como empreendedor você pode querer fazer.

E, como eu te falei no início, o lance é que falar sobre códigos pode ser uma parada desconfortável se você não sabe nada de programação e entende só o básico de computadores.

Existem pessoas que abrem mão, por exemplo, de ter uma campanha otimizada por não fazer ideia de como instalar o pixel do Facebook e achar que isso é uma parada muito complicada.

Mas a boa notícia é que você não precisa conhecer nada de código ou muito de tecnologia para instalar scripts nas suas páginas. É tão simples quanto saber copiar e colar um texto e clicar num botão.

E é isso que eu vou te mostrar agora.

Como instalar scripts nas páginas criadas com o Klickpages

O Klickpages tem uma funcionalidade específica para facilitar a instalação de scripts nas suas páginas criadas com o KP.

Você não precisa tocar em nenhuma linha de código ou entender o que está escrito ali. 

Como eu te falei, se você sabe dar um ctrl + C e ctrl + V, já está preparado para usar a funcionalidade.

Para instalar um script em uma página já publicada ou em uma que está em criação, entre no modo de edição.

Depois clique em configurações avançadas e em seguida em Scripts.

Então, vai abrir para você esta funcionalidade e basta você selecionar onde quer incluir o script: na head ou no body (já te falo mais sobre isso).

Aí é só clicar em Adicionar script, dar um nome (que serve para te ajudar a identificar os códigos que estão instalados na sua página) e colar no campo Script o código fornecido pela ferramenta que você quer integrar.

Não se esqueça de salvar e publicar novamente a página para que os scripts comecem a rodar.

Qual a diferença entre head e body?

A principal diferença entre colocar um script na head ou no body é o momento em que ele é carregado na página.

Quando um usuário acessa uma URL, antes de aparecer qualquer conteúdo de texto ou imagem, são carregados os elementos (que geralmente são invisíveis) que estão na head (cabeçalho) da página.

Depois é processado o que está no body (corpo) da página. 

Por diferentes motivos, é necessário que alguns scripts sejam carregados assim que o usuário acessa um endereço na internet e, por isso, eles devem ir na head.

Já outros podem ficar para o final, depois que todos os elementos da página estão em execução. 

E aí para não diminuir a velocidade de carregamento dos itens visíveis, como textos e imagens, o script é instalado por último no corpo.

Mas como é que você sabe se deve escolher a head ou o body?

A maioria das ferramentas que disponibilizam scripts informa onde ele deve ser inserido. E, para que ele funcione corretamente, é necessário que você siga essas instruções.

Por exemplo, atualmente o Gerenciador de eventos do Facebook diz que o código do pixel deve ser colocado no final da seção de cabeçalho, acima da tag </head>.

Como instalar scripts nas páginas criadas com o Klickpages

Isso quer dizer que o código deve ser inserido dentro da head, já que a tag </head> serve para indicar o fim do cabeçalho da página.

Agora o código evento de conversão do Facebook deve ser inserido abaixo da tag </head>, ou seja, no corpo da página, pois o body é o elemento que vem depois do cabeçalho.

Conforme o Facebook Ads é atualizado, essas instruções podem mudar. Por isso, você deve estar atento e seguir as instruções da ferramenta para que os seus scripts funcionem corretamente.

Para saber mais sobre como pegar os códigos nas ferramentas e instruções sobre onde colocar, você pode conferir estes tutoriais preparados pelo time de suporte do KP:

Ah, um ponto muito importante. Não é porque existem vários scripts e ferramentas disponíveis que você deve instalar todos. Esse tipo de coisa é prejudicial, pois pode atrasar o carregamento e prejudicar o SEO do seu site.

O ideal é instalar apenas os scripts que de fato você vai precisar em cada página.

E se você ainda não é cliente do Klickpages e quer desfrutar dessa e de outras funcionalidades pensadas especialmente para facilitar a criação e o acompanhamento de páginas da internet, clique aqui agora para conhecer os nossos planos e opções disponíveis para você

Conclusão

Scripts - Conclusão

Nas últimas linhas, você viu que, apesar de os scripts serem uma barreira para diversas pessoas, é muito simples instalá-los nas suas páginas.

Basta copiar o código oferecido pela ferramenta que você quer integrar e colar na seção de head ou de body das configurações de script da sua página no KP.

Além disso, você também viu o que são scripts: um trecho de código com instruções para que uma página da internet execute uma ou mais ações.

E que, entre outras coisas, eles permitem que ferramentas como o Facebook e o Google Ads conversem com as suas páginas e obtenham dados valiosos para otimizar as suas campanhas de anúncio.

E aí, quais são os scripts que você usa nas suas páginas? Já instalou algum usando a funcionalidade do KP? Me conta aqui nos comentários! 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)