Prova social: 15 maneiras de fazer seus clientes venderem por você

Prova Social: 15 maneiras de fazer seus clientes venderem por você

Quando você aplicar a prova social no seu negócio, os seus clientes vão começar a vender por você.

Eu sei que soa estranho. Então, por que eu estou te falando isso?

Porque as pessoas estão mais propensas a comprar de você a partir da opinião de um atual cliente seu do que de qualquer oferta que você faça.

Para te explicar melhor como isso acontece, vou falar de um caso clássico.

Quando você vai sair para comer e se depara com dois restaurantes, onde um está com fila para entrar e outro está vazio, em qual você deposita as suas fichas de ter uma refeição de qualidade?

Eu aposto que você entraria na fila do restaurante que está com a casa cheia.

Eu digo isso porque você não seria o único. 

As pessoas, no geral, não querem cometer erros na hora de decidir, principalmente quando se trata de gastar dinheiro. 

E, por isso, elas se espelham na escolha de outras pessoas.

Isso acontece por causa dos neurônios-espelho no nosso cérebro, que nos faz sentirmos conectados e propensos a nos colocar no lugar do outro, na mesma situação.

E quando você fornece provas sociais para o seu público, você justamente fala dos resultados e da transformação que outros clientes já tiveram com a sua marca.

E aí o seu potencial cliente se sente muito mais próximo e se identifica mais aquela situação.

Por isso, quanto mais pessoas opinam sobre a sua empresa, maiores as chances de você alcançar diferentes tipos de público e conquistar mais clientes

Simplesmente porque pessoas são influenciadas por pessoas que passam por situações semelhantes.

E é nesse momento que você tem os “seus clientes vendendo por você”.

Se esse é esse tipo de influência e persuasão que você quer ter aí no seu negócio, então fica aqui comigo, que eu te dou 15 dicas de como colocar isso em prática!

Vamos lá?

O que é prova social?

O que é prova social?

Prova social é uma espécie de evidência utilizada para mostrar que outras pessoas compraram e aprovaram o seu produto ou serviço, provando o quão popular ou bom ele é.

Funciona muito bem em qualquer tipo de marketing porque é baseada no efeito bandwagon (ou efeito adesão), fenômeno da Psicologia que explica porque as pessoas geralmente tendem a optar por uma ação que já foi realizada por muitas outras.

Logo, costumam comprar coisas que várias outras já experimentaram e deram a sua opinião (principalmente positiva) a respeito.

Não sei se já aconteceu com você, mas eu particularmente quando vou comprar de um site diferente, ler um livro ou até mesmo conhecer um lugar novo para comer, gosto de pedir indicações ou saber de outras pessoas que já vivenciaram antes se vale ou não a pena.

Assim, eu fujo de ciladas e experiências ruins.

Quando eu e você buscamos esse tipo de opinião alheia, nós estamos atrás justamente de provas sociais.

No marketing digital, elas funcionam como uma espécie de gatilho mental: técnicas de persuasão direcionadas ao seu subconsciente.

Na prática, esse gatilho mental funciona quando o seu potencial cliente entra na sua página de vendas, por exemplo, e assiste a depoimentos de pessoas que já compraram e experimentaram a solução que o seu negócio oferece e, por causa disso, tende a comprar de você com maior confiança.

Ou seja, a prova social é utilizada como uma técnica para conversão, através da persuasão.

Como funciona a prova social?

Como funciona a prova social?

A prova social funciona como um facilitador na tomada de decisões.

A explicação para esse fenômeno está no neuromarketing, que diz que uma das melhores maneiras de vender mais o seu produto ou serviço é mostrar ao seu consumidor evidências de que o seu produto já foi usado e aprovado por outra pessoa.

No caso, quanto mais pessoas, melhor.

Isso porque as pessoas simplesmente não querem cometer erros na hora de escolher onde investir o seu dinheiro. 

Elas têm medo de caírem em ciladas e fraudes desnecessárias na internet ou terem experiências ruins com alguns produtos ou promoções e, por isso, buscam validação de outros na hora de tomar suas decisões.

Não é à toa que 92% das pessoas confiam na recomendação de conhecidos e 70% confiam na recomendação até de quem não conhecem

Existe ainda outro fator que faz com que as provas sociais funcionem tão bem como técnica de vendas, que é o fato da pessoa se sentir parte de um grupo ou de uma comunidade.

Esse sentimento de pertencimento é importante para nós porque somos seres sociais.

Agora, por que ela funciona desse jeito?

3 fatores determinantes para a influência da prova social

3 fatores determinantes para a influência da prova social

A prova social funciona tão bem como uma tática de persuasão na hora das vendas por ser um facilitador de decisões.

Até aí, tudo bem.

Mas por que os indivíduos precisam de ajuda para decidir e decidir por qual caminho seguir?

Por causa destes 3 fatores principais:

1. Escala: número de pessoas que agiram de determinada maneira.

2. Ambiguidade: como foi a experiência das pessoas que agiram daquela forma.

3. Similaridade: grau de semelhança entre as pessoas que agiram e você.

Esses fatores são ativados no momento em que observamos o comportamento das outras pessoas, principalmente nossos semelhantes, e mandam sinais para o cérebro de que determinada escolha é confiável.

Assim, o cérebro tem que processar menos informações e, consequentemente, tem menos dificuldade na hora de optar por um caminho ou outro.

Pronto. Sabendo como todo esse processo funciona, dá uma olhada nos tipos de prova social que você têm à disposição da sua estratégia de marketing.

6 tipos de prova social

6 tipos de prova social

Existem diversas maneiras de você mostrar que os seus clientes testaram e aprovaram o seu produto ou serviço.

Diversas mesmo. Você poderia até mesmo fazer um outdoor imenso com testemunho de alguns clientes, por exemplo.

Até porque a validação social pode vir de várias formas: de amigos, de certificações, de um número muito grande de pessoas, de influenciadores… 

Mas o que eu separei para você aqui são 6 tipos de prova social que funcionam muito bem na prática do marketing digital. 

Afinal, é no digital que está a atenção do seu prospecto hoje em dia.

Então, anota aí: 

1. Estudos de caso

Estudo de caso é um relato positivo sobre a experiência que um cliente teve com seu produto ou serviço. 

Nele, são apresentados as dores, os problemas enfrentados e como a sua empresa o ajudou a chegar aos resultados obtidos.

2. Comentários

São aqueles comentários que vêm, geralmente, no final da página ou de um artigo, onde as pessoas dão sua opinião sobre o site ou mesmo sobre a empresa.

Usar esse tipo de prova no seu negócio é bem tranquilo: é só habilitar a função de comentários no seu site ou blog e incentivar a interação dos usuários.

3. Depoimentos 

Os depoimentos são muito utilizados por quem vende cursos online ou outro tipos de infoprodutos e serviços.

Eles podem ser feitos através de vídeo ou comentários em texto, acompanhados ou não de fotos, no seu site institucional, na sua loja virtual ou na sua landing page.

4. Opiniões de referências no seu nicho

Se você ainda não é o faixa-preta do seu mercado ou é mas pode contar com a parceria de outras pessoas que são referência na sua área de atuação, essa é uma boa oportunidade.

Ter indicação ou opinião de um nome forte no mercado pode te dar ainda mais autoridade.

Dá para fazer isso através de guest post ou mesmo um depoimento no seu site, por exemplo.

Se essa indicação for espontânea, melhor ainda!

5. Número de visitantes e seguidores

Esse tipo de prova social é muito simples de colocar em prática e pode fazer muita diferença para as suas conversões.

Só de você deixar exposto o número de visitantes da sua página ou aqueles quadrinhos com a quantidade de seguidores que possui nas principais redes sociais, você já passa a sensação de que o público confia no seu negócio.

6. Quadro de avaliação

Quadro de avaliação é aquele espaço onde o seu cliente pode classificar o seu produto, serviço ou atendimento em bom, ruim ou regular (e variados).

Geralmente é acompanhado também de um espaço para comentários, onde podem ser avaliados com mais detalhes a qualidade, durabilidade, os prós e os contras.

Independente de qual tipo de prova social você decida utilizar no seu negócio, o lance é não frustrar a expectativa do seu prospecto.

Por isso, além das técnicas de persuasão e vendas, é muito importante investir na experiência positiva e no sucesso do seu cliente, para que ele recomende e possa gerar ainda mais provas para a sua empresa.

Benefícios da prova social

Benefícios da prova social

Quando você escolher e aplicar o tipo de prova social que melhor se adapta ao seu negócio, já vai começar a desfrutar dos seus benefícios.

Se liga nas principais vantagens de usar esse importante gatilho mental aí no seu negócio:

Autoridade

Partindo do princípio que, ao utilizar provas sociais no seu negócio, você está oferecendo uma espécie de garantia que aumenta a confiança na sua marca, pode-se dizer que você ganha também mais credibilidade com o público.

E, quanto mais pessoas indicam e opinam a favor da sua empresa, mais ela tende a se tornar autoridade dentro do seu nicho.

Aceitação

As provas positivas aumentam o nível de aceitação dos consumidores em relação ao seu produto ou serviço.

Isso, consequentemente, aumenta a sua taxa de conversão e, se a experiência for realmente positiva, aumenta também a retenção de clientes, diminuindo o churn (rejeição).

Transparência

Ter um espaço para depoimentos, comentários e estudos de caso mostra que você não tem medo de expor o que seus clientes pensam a respeito do seu negócio.

Essa transparência faz com que o seu potencial cliente sinta que você não tem nada a esconder e fique ainda mais propenso a optar por comprar de você.

Conversões

Mais autoridade, transparência e aceitação resultam naquilo que mais importa no fim das contas: conversão.

E com mais conversões, mais chances de gerar provas positivas… E aí começa um ciclo extremamente positivo para o seu negócio, no qual a consequência é você ter mais dinheiro no bolso.

E, o melhor de tudo…

Orgânico

Junto com todos os benefícios anteriores, você vai conseguir conquistar muito mais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em tráfego pago.

Mesmo que seja um efeito a médio e longo prazo, não dá para ignorar essa importante estratégia.

Até porque é aquela coisa, né… Daqui a uns anos, você vai desejar ter começado hoje. 😉

Por isso, eu já trouxe para você 15 dicas de como gerar e aplicar provas sociais no seu negócio.

Como usar a prova social no seu negócio: 15 dicas simples

Como usar a prova social no seu negócio: 15 dicas simples

Em uma boa estratégia de marketing digital, vários elementos podem ser combinados a fim de alcançar o principal objetivo, que é vender.

Na hora de escolher qual prova social aplicar, não poderia ser diferente.

Para te ajudar a conquistar diferentes tipos de audiência e ter sucesso na hora de usar esse gatilho mental na sua estratégia, eu separei para você 15 dicas simples de como incluir a prova social no seu negócio.

1. Incentive os depoimentos

Uma boa maneira de ter bons depoimentos, é incentivando os seus consumidores a fazer isso através de uma espécie de concurso de depoimentos.

Estabeleça um prêmio (de preferência uma experiência relacionada à sua área, algo que a pessoa não possa comprar em qualquer lugar) para os melhores depoimentos, determine o formato (vídeo, áudio ou texto) e divulgue para os seus clientes. 

Assim, você tira da inércia aquela pessoa que tem algo positivo para falar da sua marca, mas não encontrou ainda uma boa oportunidade. 

2. Faça as perguntas certas

Você pode apresentar os seus cases de sucesso em vários formatos, como texto, vídeo e áudio (podcast).

Ao produzir os seus estudos de caso, você pode dar destaque para a transformação que o seu negócio gerou na vida do cliente utilizando 7 perguntas fundamentais.

O blog do KP fez um artigo aprofundando em cada uma dessas perguntas para você ter um resultado melhor nos depoimentos fornecidos pelos seus clientes, para ler é só clicar aqui.

3. Compartilhe suas provas sociais nas redes sociais

Use a seu favor toda e qualquer plataforma que você tenha disponível, principalmente as redes sociais, onde 58% dos brasileiros acessam pelo menos uma vez ao mês

Compartilhe por no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou a sua rede social de preferência as mensagens positivas que os seus clientes enviam sobre o seu produto ou serviço.

Desta forma, você faz com que suas provas sociais alcancem cada vez mais pessoas.

Olha que legal esse exemplo da TAG Livros:

Compartilhe suas provas sociais nas redes sociais

4. Deixe aberto o espaço para revisões na sua página do Facebook

O recurso de revisão e avaliação dos seguidores na sua página do Facebook é uma carta na manga que você pode utilizar.

Por lá, é fácil mostrar o que os consumidores pensam da sua marca de uma forma totalmente transparente. 

Basta ativar esse recurso na sua página, na área de configurações, selecionando a opção que deixa aberto para os visitantes darem suas opiniões.

5. Enfatize os números sobre clientes

Quando você fala sobre a quantidade de clientes atuais que a sua empresa já atende, passa confiança para aqueles que estão considerando negociar com você.

Por isso, enfatize o número de clientes e mostre que a sua marca é confiável, segura e tem credibilidade. 

6. Aproveite as provas sociais no seu remarketing

Ao promover campanhas de remarketing nas mídias sociais, ou seja, tentar alcançar o mesmo prospecto uma segunda vez, você pode mudar a sua estratégia e começar a mostrar provas de pessoas que já compraram e aprovaram o seu produto ou serviço.

Se for para investir nesse tipo de anúncio, é bom usar esse importante gatilho mental que faz com que o interesse da sua audiência seja bem maior desta vez.

7. Use e abuse das imagens

A prova social funciona melhor com fotos e imagens, pois reforçam a mensagem positiva que você pretende passar. 

E a boa notícia é que você pode incluí-las em diversos tipos de provas sociais, como eu te mostrei ali em cima: nos depoimentos, vídeos e comentários.

Melhor ainda se você investir em imagens chamativas e fotos de alta qualidade, que pareçam mais amigáveis e atrativas.

8. Conte uma boa história

Conte uma boa história

Quer que a sua prova social tenha um impacto ainda maior com o público? Então você precisa usar contar uma boa história.

Porque com a história você consegue alcançar o nível mais profundo das emoções do ser humano e faz com que ele tenha maior empatia, abertura e aceitação para o que você está oferecendo naquele momento.

9. Seja íntegro

Não adianta nada investir tanto tempo e energia coletando boa histórias de pessoas que tiveram sucesso com o seu produto ou serviço, se eles não forem brutalmente honestos.

Isso precisa ser inegociável na hora de gerar suas provas: sinceridade e espontaneidade. Ou seja, nada de comprar depoimentos e muito menos forjar casos que nunca aconteceram.

Se isso acontece, o tiro sai pela culatra. Uma hora ou outra a verdade vem à tona e você perde toda a credibilidade de lutou para conquistar. 

Por isso, tome cuidado na hora de incentivar seus clientes e certifique-se de que o resultado é real e verdadeiro.

10. Faça parcerias com formadores de opinião

Ter ao seu lado grandes nomes e autoridades no seu nicho aumenta a sua reputação com os seus clientes e potenciais clientes.

Então, tente entrar em contato com os formadores de opinião que você respeita e peça para eles testarem o seu produto ou serviço e darem o seu depoimento sobre o que acharam. 

Muitos deles estão abertos a esse tipo de parceria e, ao contrário do que possa parecer, não é uma missão impossível.

11. Vá atrás da verificação nas suas contas

Em plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram, você tem a possibilidade de ser verificado com um selo azul, que mostra aos visitantes da sua página que a sua empresa é confiável.

Para conseguir esse selo, é só entrar em contato com a equipe da rede social e fornecer algumas informações sobre a sua conta e o seu negócio.

Eles verificam a autenticidade dessas informações e entram em contato com você com um código de ativação.

12. Compartilhe marcos importante para a sua marca

Algumas atitudes podem parecer, a princípio "apenas" um sinal de gratidão com os seus seguidores. Como, por exemplo, compartilhar e comemorar os marcos da sua empresa.

Mas a verdade que eles deixam implícito uma prova social muito importante que é o alcance da sua marca com o público.

Por isso, quando for o caso, divulgue e agradeça à sua audiência marcos como: 

  • aniversário da marca

  • alcance de determinado número de usuários

  • alcance de determinado número de clientes

  • quando atingir determinado número de downloads (de vídeos, podcasts, aplicativo…)

  • quando atingir determinado número de seguidores nas mídias sociais

13. Mencione o tamanho da sua base de clientes na sua bio

À medida que for aumentando a sua base de clientes, vá atualizando esse número na biografia das suas páginas nas redes sociais. 

Você pode mencionar também o número de cidades ou países que sua empresa atende, número de vendas por dia ou de recomendações. Vai depender muito do seu tipo de negócio.

Essa informação passa uma impressão positiva sobre a sua marca e serve como uma importante prova social. 

14. Antes não ter prova do que ter prova fraca

Evite usar depoimentos que não sejam espontâneos, que sejam diretos e rasos demais, principalmente no formato vídeo.

Quando você aparece com uma prova social fraca ou forçada demais, a tendência é que os efeitos sejam contrários: geram desconfiança e falta de credibilidade.

Por isso, enquanto não tiver boas provas para divulgar, é melhor esperar o momento certo do que fazer de qualquer jeito e ter resultados que você não quer.

15. Use provas sociais para gerar mais leads

Use provas sociais para gerar mais leads

Lembra quando eu falei para você usar toda plataforma e canal de marketing que tivesse à disposição? Pois é. 

Só que existe um lugar específico onde você pode incluir as provas sociais que você gerou para o seu negócio e conseguir mais leads para a sua empresa: em uma landing page caprichada.

Agora, se você não sabe como criar uma landing page, não se preocupe. 

O Klickpages é a opção ideal para você montar a sua página personalizada e totalmente otimizada para conversão, além de ser super fácil de criar.

São apenas 3 passos:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Prova social

Quando você colocar em prática as 15 dicas que eu dei neste artigo, as chances são que os seus clientes vão começar a vender por você.

Simplesmente porque as provas sociais são que você precisa para persuadir da melhor maneira os seus potenciais clientes, que tendem a confiar na opinião de outras pessoas que já testaram e aprovaram o seu produto ou serviço.

E aqui eu te mostrei o que é, de fato, a prova social, como ela funciona e quais são os 3 fatores que determinam o seu grau de influência na decisão do público.

Te apresentei ainda algumas formas de divulgar e incluir essas provas sociais na sua estratégia de marketing digital.

Como, por exemplo, incentivar os seus clientes a darem depoimentos sobre a sua marca, contar uma boa história, ter o selo de verificação nas redes sociais e ainda compartilhar os marcos da sua empresa.

Você ainda viu quais tipos de prova social pode usar no seu negócio e os benefícios que eles podem trazer.

Agora é a sua vez de me contar: você já utiliza alguma prova social no seu marketing? Qual delas?

Não deixe de me contar aqui nos comentários. Vou adorar saber. 😉

Abraço!

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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