Profissional de marketing digital: como encontrar o melhor para a sua empresa

Profissional de marketing digital: como encontrar o melhor para a sua empresa

Vou abrir o jogo logo: o profissional de marketing digital ideal para a sua empresa não existe.

Ele até acha que existe, mas a grande verdade é que ele está viciado em esqueminhas.

O que quero dizer é que há várias pessoas formadas e até com alguma (ou muita) experiência na área, mas, geralmente, é alguém dependente das estratégias que já fez e que não consegue pensar em algo novo.

Pode parecer exagerado o que estou eu te falando, mas a carência de profissionais qualificados nessa área é real e totalmente visível.

Isso é porque há um aumento na busca por profissionais de marketing digital no Brasil, tanto pelas empresas quanto pelas agências.

Para você ter ideia a previsão é de que haja um crescimento de 12% ao ano até 2021 no investimento em marketing digital.

E isso significa que quanto mais investirem nessa área, mais vão precisar de profissionais qualificados.

Só que o problema é que quase não existe especialização em marketing digital no Brasil. E isso faz com que aumente a falta de mão de obra qualificada em todos os setores da área.

Por exemplo, um analista de marketing digital não é um profissional que se forma em um ou dois meses.

Pois ele precisa ter conhecimento técnico em várias áreas para conseguir gerenciar uma equipe ou tomar conta de todo marketing digital de uma empresa.

Já se for um profissional específico (para mídias sociais, email marketing, SEO, etc.) ele tem que conhecer profundamente as ferramentas que vai utilizar.

Não é só saber executar minimamente. Tem que dominar todas as técnicas e manter uma formação e atualização constante.

Sendo assim, quando você olhar para o mercado e ver uma carência de profissionais, isso não significa que todo mundo está empregado, mas sim que há poucas pessoas qualificadas na área.

Mas não é algo que você deve se desesperar.

Pois a solução é muito mais simples e eficaz do que você imagina.

Você pode fazer algo que está totalmente ao seu alcance e que vai ser bom tanto para a sua empresa quanto para os seus colaboradores.

Eu estou falando sobre fazer um treinamento interno, ou seja, transformar o seu colaborador no profissional ideal dentro da sua própria empresa.

É o que a galera faz aqui no Klickpages. Como eles sabem que é mais difícil contratar um profissional totalmente pronto, a ideia é formar em casa uma geração de pessoas capacitadas.

Não estou falando para você pegar uma pessoa leiga no assunto, mas sim para você capacitar alguém que já tem um conhecimento prévio na área.

Assim, você terá mais qualidade nas suas estratégias. Pois o profissional vai crescer tecnicamente e o melhor: dentro da cultura da sua empresa.

Ou seja, ele vai ser o profissional ideal para a sua marca.

Porque ele vai saber exatamente o que você quer para o seu negócio e não está cheio de vícios técnicos que podem dificultar o crescimento do seu marketing.

Então, se você quer saber como encontrar o profissional de marketing digital ideal para a sua empresa, continua comigo até o final deste artigo.

Porque eu vou te mostrar:

  • se vale a pena investir em um profissional de marketing digital;

  • qual profissional você precisa na sua empresa;

  • quais as principais atividades que ele pode exercer;

  • quem são as principais referências da área;

  • e como se tornar um excelente profissional de marketing digital.

Vamos nessa?

O que faz um profissional de marketing digital?

O que faz um profissional de marketing digital?

Não tem como negar que tudo que a gente faz hoje em dia está ligado, de alguma forma, à internet.

Seja para procurar o número de telefone de um restaurante, fazer uma pesquisa, saber uma opinião sobre um livro ou apenas mostrar para os amigos onde você está passando as férias.

O que quero dizer com isso é que está cada vez mais comum ver as pessoas conectadas.

E com toda essa popularização surgiu também outros termos que atingem diretamente o empreendedorismo como, por exemplo, o marketing digital.

Que no início não tinha um conceito muito bem definido que o diferenciava do marketing tradicional, mas que ganhou uma identidade própria por volta do início dos anos 2000.

Antes, ambas estratégias, simplesmente eram vistas como um artifício para promover uma marca.

Só que, com o aumento dos usuários na internet, o marketing digital possibilitou uma mudança mais radical.

Ele quebrou a barreira da comunicação unilateral (feita apenas da empresa pro cliente) e estabeleceu uma interação bilateral, permitindo bem mais interações.

Ou seja,  agora o consumidor pode falar diretamente com a empresa de uma maneira muito mais fácil e dinâmica.

E foi a partir disso que surgiu um conceito mais específico do que é marketing digital: um conjunto de ações que alcançam o usuário por meio de canais que funcionam de maneira online (site, blogs, redes sociais, emails, etc).

E, claro, com tudo isso surgiu também o profissional de marketing digital.

Atualmente esta é uma área com várias ramificações, mas, de maneira geral, este profissional é a pessoa que ajuda a atrair potenciais clientes, criar relacionamentos com o público e desenvolver uma identidade da marca nos canais online.

Talvez você ainda não tenha certeza se deve ou não investir em um profissional dessa área, mas pode deixar que eu te conto…

Vale a pena investir em um profissional de marketing digital?

Vale a pena investir em um profissional de marketing digital?

Vou direto ao ponto com você. Sim, vale muito a pena!

E eu vou te mostrar o porquê.

Eu não sei se você já percebeu, mas o mundo online é o ambiente que mais cresce hoje em dia.

Então se você, empreendedor, não entrar nesse ramo, corre um sério risco do seu público esquecer a sua marca.

Pode parecer exagero, mas eu digo isso porque se você não está na internet as chances são que a sua concorrência está.

E mais do que isso: ela está criando e publicando constantemente conteúdos de qualidade que vão aumentar a visibilidade dela.

Pois é. Se você ignorar a importância do online, a sua concorrência vai ultrapassar barreiras geográficas enquanto você vai ficar dependendo apenas do seu público local.

Sendo assim, para você não ficar para trás, vai precisar de alguém para cuidar das redes sociais, do site ou blog da sua empresa.

(Se você quiser saber mais sobre os benefícios do marketing digital, pode dar uma olhada neste artigo do blog).

Agora que você já sabe que precisa de um profissional de marketing na sua empresa, vou te explicar como você pode escolher o especialista que está precisando nesse momento.

Qual profissional de marketing digital preciso na minha equipe?

Qual profissional de marketing digital preciso na minha equipe?

Para responder essa pergunta, primeiro você vai precisar definir dois fatores que vão te ajudar a tomar uma decisão.

Ou melhor, dois aspectos que vão minimizar o erro de contratar muitas pessoas antes da hora.

Porque pensa só como seria desconfortável você contratar 10 pessoas para a sua equipe de marketing digital e depois perceber que não vai conseguir mantê-las, todas, financeiramente.

Ou então que metade das pessoas que você contratou não acrescenta em nada na sua estratégia. Que com 50% da equipe você teria exatamente o mesmo resultado.

De qualquer forma, nesses dois casos você teria apenas duas saídas: demitir uma parte da galera ou continuar com todos eles sem necessidade, desperdiçando recursos da empresa.

Concorda comigo que, seja qual a for a escolha, seria uma decisão terrível?

Então, para você não precisar passar por esse sufoco o primeiro ponto que você tem que observar antes de começar a contratar profissionais de marketing é:

Tamanho da sua empresa

Se você está começando agora e a sua empresa é basicamente só você (ou no máximo um sócio), não é de grande urgência contratar uma terceira pessoa.

Você mesmo (ou o sócio) pode estudar um pouco sobre o assunto até a empresa ter uma estabilidade maior para contratar um profissional de marketing digital.

Agora, se a sua empresa já tem um faturamento anual que te dá um conforto para começar a fazer contratações, você pode começar com uma equipe de cerca de cinco pessoas:

  • um profissional de conteúdo,

  • um de SEO,

  • um de redes sociais,

  • um de tráfego e

  • um designer.

Vou falar mais sobre a função de cada um deles no próximo tópico e aí vai ficar muito mais claro para você qual é o profissional que precisa contratar, beleza?

A segunda coisa é o…

Objetivo principal da sua estratégia

O outro aspecto que você deve levar em conta antes de decidir qual profissional de marketing digital contratar são os objetivos que você se propôs a alcançar.

Por exemplo, se o seu principal objetivo é gerar mais leads, você pode contratar uma pessoa para o email marketing ou alguém para gerenciar as redes sociais.

Agora, se você tem uma empresa de pequena porte, pode contratar até mesmo um profissional para executar um pouquinho de cada área: postar nas redes sociais, criar campanhas de email marketing, escrever conteúdo para o blog, etc.

Se for o caso, mais tarde, com o crescimento da sua empresa, você pode segmentar sua equipe com vários especialistas de diferentes áreas, de acordo com a sua estratégia.

E para te ajudar a enxergar exatamente qual profissional de marketing a sua empresa precisa, listei aqui 9 principais atividades que os profissionais de marketing digital podem executar.

Principais atividades do profissional de marketing digital

Principais atividades do profissional de marketing digital

A área de marketing digital é tão ramificada e, a cada dia que passa, novos profissionais estão se especializando em uma estratégia diferente no meio online.

Então, para te ajudar a escolher uma pessoa ideal para o momento que a sua empresa está vivendo, eu separei aqui as principais atividades dos profissionais de marketing digital e o que você deve esperar de cada um deles.

Olha só:

1. Social media marketing

Provavelmente o primeiro e mais requisitado profissional da área é o social media.

Isso porque as redes sociais são umas das ferramentas mais poderosas da internet. E é lá onde acontece a maior parte da comunicação entre marca e cliente.

O problema é que muitas empresas não entendem ou não sabem como usar esse recurso e acabam não conseguindo alcançar os objetivos propostos, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca ou converter mais leads.

E é isso que um social media marketing faz.

Ele fica responsável por criar estratégias e produzir conteúdo para as páginas oficiais com a intenção de garantir que sempre tenha novas publicações para os seguidores.

Sendo assim, é ele que:

  • Cria textos, fotos, vídeos, etc;

  • Responde os comentários nas redes sociais;

  • Gerencia crises e conflitos com o público;

  • Interpreta dados estatísticos;

  • Realiza testes para melhorar a audiência;

  • Monitora o comportamento do seguidor;

  • Pode também desenvolver campanhas patrocinadas ou orgânicas…

Entre outras funções.

Para saber mais como potencializar as estratégias usadas pelo social media, você pode dá uma olhada neste artigo do blog do KP, onde eu foco neste profissional.

2. Produtor de conteúdo escrito

Esse é o profissional responsável pela produção de textos para internet. Geralmente, ele escreve artigos, carta de vendas, ebooks, etc.

Mas não é qualquer texto. E sim um conteúdo que leva o leitor a resolver um problema e incentiva uma interação entre ele e a marca.

Eu explico.

O papel do produtor de conteúdo, ou redator de conteúdo, é escrever um material que seja atrativo para os potenciais clientes e conquistar a atenção deles para os produtos ou serviços da empresa.   

Sendo assim, ele precisa saber quem é a persona da marca, entender qual a linguagem usada pela audiência e conhecer, ou pelo menos ter o interesse de pesquisar, o assunto abordado.

Além disso, esse profissional deve:

  • Ter facilidade de leitura, escrita e compreensão de texto;

  • Dominar a língua portuguesa;

  • Ser autodidata para aprender com assuntos que terão que ser pesquisados antes de produzir o conteúdo;

  • Ter senso crítico;

  • Ser disciplinado e organizado;

  • Ser comprometido com prazo;

  • Saber ouvir críticas;

  • Conhecer as técnicas de SEO.

A grande sacada aqui é que se você não tem como contratar alguém para trabalhar na sua equipe como produtor de conteúdo você pode contratar freelancers ou empresas de criação de conteúdo para desempenhar essa tarefa.

3. Produtor de conteúdo audiovisual

Esse é o profissional responsável por todo o procedimento que envolve áudio e vídeo. Ou seja, ele realiza a produção, edita e finaliza o conteúdo.

Normalmente, é ele que produz tutorial, vídeo institucional, vídeoaulas, animações, podcasts e faz cobertura de eventos.

A pessoa certa para essa função não pode ter apenas um curso de edição de áudio ou vídeo, precisa ser também ser um profissional que:

  • Gosta de contar histórias;

  • Tem comprometimento com prazos;

  • É organizado e proativo;

  • Sabe transformar uma ideia em produção audiovisual;

  • Domina os principais softwares de edição (como Adobe After Effects, Premiere, Final Cut).

Se você quiser ir além, pode tentar encontrar uma pessoa fera em fazer nuggets no meio desses editores de vídeos.

Para você que não sabe, eu te explico o que é.

Nugget é um trecho de um vídeo originalmente maior e que contém apenas uma única ideia.

Ao invés de gravar um conteúdo todos os dias, você pega um vídeo maior, fatia em vários trechos que façam sentido e depois posta eles periodicamente.

A ideia é sempre oferecer valor para a audiência.

4. Especialista em SEO

Especialista em SEO

Com a importância do marketing digital e a produção de conteúdo em alta, o especialista em SEO é um ótimo profissional para aumentar o tráfego orgânico da sua marca.

Isso quer dizer que ele vai usar técnicas de SEO para aumentar as visitas do seu site ou blog sem que você precise pagar ou subir campanhas.

Mas, afinal de conta, o que significa SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que traduzindo quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”.

Ou seja, esse profissional é responsável pelo desenvolvimento e execução das estratégias para sites de buscas, como o Google.

Por exemplo, quando você pesquisa por “cerveja artesanal” os links que estão na primeira página, tirando os anúncios pagos, não estão lá por acaso.

Foram usadas estratégias específicas para conseguir ranquear bem cada um deles. Sendo assim, basicamente, o especialista em SEO tem que trabalhar com estratégias em:

Isso não é a coisa simples de se fazer.

Os resultados podem ser a longo prazo, o que significa que pode demorar algum tempo para saber se a estratégia está funcionando ou não.

Por isso, este profissional precisa ser um pessoa que tenha:

  • Capacidade de analisar dados;

  • Conhecimento básico sobre programação (HTML, sitemap, robots, breadcrumb);

  • Domínio das ferramentas SEO;

  • Familiaridade com as principais ferramentas de busca;

  • Conhecimento dos fatores de ranqueamento e atualização de algoritmo;

  • Capacidade de trabalhar de forma independente.

5. Especialista em tráfego pago

Agora que já te expliquei o que é um tráfego orgânico, fica muito mais fácil te explicar sobre o tráfego pago.

É uma estratégia de marketing digital em que você paga para o seu conteúdo aparecer para o seu público-alvo, geralmente em forma de anúncio.

Acredito que esse é o especialista mais difícil de conseguir encontrar.

Isso porque, na teoria, parece ser um trabalho muito simples, mas na verdade tem que ter um grande conhecimento em matemática, análise de dados e elaboração de estratégias.

Afinal de contas, ele é responsável por desenvolver campanhas, estudar os resultados e destinar corretamente a verba da sua empresa para cada propaganda paga.

Aqui o pessoal sempre busca por uma pessoa “fuçadora”, ou seja, que tenha curiosidade e iniciativa para testar novas estratégias, além de enxergar as coisas nos números e de ter um senso lógico apurado.

Que é diferente de um perfil altamente analítico, pois são pessoas que até analisam, mas não sabem o que fazer com os números (Tipo eu).

Pois é. Em resumo, esse profissional tem que:

  • Saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads ou outras plataformas que a empresa utiliza;

  • Monitorar e analisar constantemente as campanhas;

  • Ter capacidade de analisar resultados e propor melhorias para otimizar as estratégias;

  • Fuçar, fuçar e fuçar…

6. Especialista em email marketing

Se você acompanha o blog já sabe que defendemos o email marketing.

Até porque aqui na empresa esse é o canal que mais vende disparadamente. E também porque, assim, você tem controle da comunicação com o seu potencial cliente.

Quero dizer que o email marketing é o único lugar onde você pode decidir quando e se a sua audiência vai ou não ver o seu conteúdo.

Pois nas outras plataformas, como por exemplo as redes sociais, se eles quiserem simplesmente parar de mostrar o seu conteúdo hoje, eles podem.

E ter um profissional exclusivo para essa área vai permitir que você dê uma melhor atenção para a sua estratégia de email marketing.

Isso significa conseguir nutrir suas leads e educá-las, tirando dúvidas e derrubando objeções através de conteúdo, newsletters e campanhas.

Por isso, o especialista em Email Marketing tem que:

7. Analista de sucesso do cliente

Conhecido também como Customer Success esse é mais um profissional de marketing digital que pode ajudar no crescimento da sua empresa.

Pois ele é aquela pessoa que ajuda os clientes a alcançarem os resultados desejados através da interação com a empresa.

Ou seja, é ele que:

  • Prepara os clientes para usar tudo o que a empresa tem a oferecer;

  • Faz frequentes follow ups sobre o andamento do projeto dos clientes;

  • Avalia indicadores que ajudam os clientes a alcançar o resultado esperado;

  • Mostra para o cliente onde ele está e para onde ele vai com as estratégias que está usando;

  • Ensina o cliente a usar o que a empresa vendeu de forma estratégica;

  • Identifica e propõe soluções para as dificuldades dos clientes;

  • Recebe feedbacks;

  • Acompanha e mantém a jornada do cliente atualizada.

Sendo assim, ele precisa ser quem que está disposto a aprender com profundidade sobre o produto ou serviço da sua empresa.

Se você vende um curso online de investimento na bolsa de valores é o Analista de Sucesso que vai orientar e conduzir o seu cliente a conseguir atingir o que você promete no curso.

Agora, já pensou ele ser alguém que não conhece nada do seu produto? Pois é, então quando contratar um Analista de Sucesso de oferecer um treinamento adequado.

8. Analista de marketing digital

Esse também é um ótimo profissional para você contratar logo de início, pois ele pode trabalhar sozinho ou gerenciando uma equipe.

A sua principal função é elaborar estratégias e analisar resultados relacionados ao marketing digital da empresa.

É ele que analisa o mercado e a concorrência, entende o público-alvo, divulga os produtos e serviços, elabora campanhas, monitora e melhora a geração de leads.

Por isso que é importante que esse profissional tenha conhecimento em todas as áreas possíveis dentro do marketing digital e foco no objetivo de alavancar os números da empresa (likes, seguidores, visualizações, etc).

O Analista de marketing digital precisa então saber:

9. Consultor de marketing digital

Se você possui uma estrutura mínima para executar um projeto de marketing digital e está disposto a colocar a mão na massa para obter resultados esse é o melhor profissional para o seu negócio.

Principalmente em casos pontuais.

O consultor é um profissional de marketing digital que, por meio de uma reunião, faz um diagnóstico da sua empresa no mundo online e depois cria um planejamento com estratégias focadas em atingir as metas estabelecidas na reunião.

No entanto, você tem que ficar de olho em que tipo de consultor vai querer contratar: um generalista ou um especialista.

O generalista é aquele que vai te dar uma visão ampla para gerar resultados com as diversas ferramentas do marketing digital (social media, SEO, copywriting, etc).

Já o especialista tem uma visão mais específica em uma determinada área e vai te dar uma orientação mais direcionada para o que você realmente quer (Facebook, Instagram, Google, etc).

Mas, no geral, a função do consultor de marketing digital é analisar a situação atual e montar uma estratégia que será implantada pela equipe da empresa.

Ele vai listar as opções disponíveis, os custos e os possíveis resultados.

Ou seja, ele não vai executar a estratégia, mas apenas planejar e, se for possível, supervisionar a implementação.

Então é isso. Agora que você já sabe as 9 principais atividades que um profissional de marketing pode exercer, vou te alguns exemplos de profissionais que são referência na área.

Profissionais que são referência no marketing digital

Profissionais que são referência no marketing digital

Se você der uma pesquisada por aí vai ver várias listas com nomes de profissionais de marketing digital. E, como eu disse no início desse texto, é o que não falta hoje em dia.

Mas o que vou te mostrar agora é uma lista dos caras que são os feras nessa área na minha opinião.

Dá uma olhada:

Jeff Walker

Jeff Walker é o criador do Fórmula de Lançamento e autor do best seller “Launch”, um livro que fala sobre “como vender quase tudo online, construir um negócio e viver a vida dos seus sonhos”.

Ele começou na internet em 1996 sem dinheiro para o seu negócio nem experiência para começar.

O seu nicho foi o mercado de ações e, inicialmente, a sua lista de email tinha 19 contatos, sendo que um era dele mesmo e outro era da sua esposa.

É claro que aos poucos a sua lista de email foi aumentando, mas a grande sacada dele foi acreditar que ela podia dar um retorno financeiro.

O restante dessa história você pode ver neste vídeo aqui, no qual meu irmão entrevista esse cara fantástico.

Gary Vaynerchuck

Gary se intitula como um “empresário de raça pura”, pois iniciou o seu primeiro empreendimento com uma franquia de limonada aos 7 anos.

Mas só no final dos anos 90 (com 21 anos) ele identificou a internet como uma oportunidade de ganhar mais dinheiro e transferiu a loja de bebidas para uma das primeiras plataformas de comércio eletrônico.

A partir daí, nem preciso dizer que o cara só cresceu no marketing digital, né?

Hoje ele é CEO da sua empresa, um dos maiores autores de best seller do New York Times e ainda produz conteúdo para o Instagram , YouTube , Facebook , Twitter , LinkedIn , Snapchat , Spotify e muito mais.

Frank Kern

Frank Kern é o criador de um método de marketing automatizado chamado Behavioral Dynamic Response.

O método promete acelerar o ciclo de vendas personalizando as suas mensagens de marketing com base no comportamento do seu potencial cliente.

Além disso, ele é o mais procurado consultor de marketing de resposta direta e copywriter do mundo.

E essa é a minha pequena lista dos melhores profissionais do marketing digital.

Agora eu vou mostrar o que você tem que fazer para se tornar ou treinar alguém para ser um excelente profissional de marketing digital.

Como se tornar um excelente profissional de marketing digital

Como se tornar um excelente profissional de marketing digital

Para investir na carreira de marketing digital, o primeiro passo que você tem que dar é ser sincero e entender qual o seu nível de conhecimento sobre o assunto.

Não sei se você tem alguma graduação em publicidade ou áreas afins, o que importa aqui é o que você realmente sabe ou não sobre marketing digital na prática.

E para te ajudar nisso, eu criei uma pequena tabela de níveis. Dá uma olhada:

  • Nível 1: nenhuma experiência ou somente já leu algo sobre o assunto;

  • Nível 2: não tem uma vasta experiência, mas sabe algumas coisas e já colocou a mão na massa uma vez ou outra;

  • Nível 3: tem um vasto conhecimento no assunto, uma boa experiência e já tem segurança e tranquilidade para falar sobre o trabalho;

  • Nível 4: você é uma referência na sua área de atuação, tem casos de sucesso e já treinou outras pessoas.

Depois dessa autoavaliação você vai precisar saber no que você deve investir o seu tempo e dedicação.

Não é uma regra o que vou te mostrar aqui, mas se você não sabe por onde começar pode seguir essa segunda tabela que eu criei como referência:

  • Nível 1: encontrar referências relevantes na internet;

  • Nível 2: escolher uma área para se aprofundar;

  • Nível 3: participar de palestras, ouvir podcasts, entrevistas, casos de sucesso, etc;

  • Nível 4: networking (estabelecer uma rede de contatos).

A verdade é que no Brasil não tem muitas instituições com cursos regulares na área de marketing digital. Se for atrás disso, recomendo que em um curso com boa referência.

Se você tiver oportunidade, faça cursos fora do país.

Ou melhor ainda: vá para o campo de batalha e coloque essas estratégias na prática.

Quais ferramentas um profissional de marketing digital precisa dominar?

Quais ferramentas um profissional de marketing digital precisa dominar?

Isso vai depender muito de qual área ele faz parte.

Se for um profissional de SEO, por exemplo, ele tem que dominar ferramentas de pesquisa de palavra-chave e se for um social media precisa ser fera nas ferramentas de gerenciamento de cada rede social.

Mas, de forma geral, tem duas coisas que todo profissional de marketing, independente da sua área de atuação, deve pelo menos saber o básico, que é: criar uma landing page e enviar campanhas de email marketing.

Isso porque essas são as duas ferramentas essenciais para gerar e nutrir as suas leads.

Vou te explicar.

Quando você quer atrair mais pessoas para a sua marca, uma das primeiras coisas que você pode fazer é criar uma landing page com um material ou conteúdo de alto valor para o seu público.

E assim que você for divulgá-la, em troca da recompensa, você pede o email do potencial cliente.

Aí quando ele te passar esse contato, ele vira uma lead, ou seja, uma pessoa interessada no seu negócio.

E a partir disso você pode enviar sua campanha ou newsletter para todas as pessoas que te passaram o email.

Agora, para fazer isso você vai precisar de um serviço de email que possa otimizar o seu trabalho e que te passe credibilidade e segurança para você sempre alcançar as suas leads.

E para isso você pode contar com o Klicksend, uma ferramenta 100% desenvolvida pela equipe do Klickpages.

Nela você consegue fazer uma segmentação de público muito mais eficiente e garante uma base de contatos mais ativa.

E como criar uma landing page, Karol?

Simples. O Klicksend é integrado ao Klickpages, que é o seu melhor aliado para essa tarefa. Lá você pode criar uma landing page personalizada para disparar seu conteúdo de forma fácil e rápida.

Veja como é simples fazer a sua:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Depois desse artigo, acredito que ficou muito mais claro para você por que um profissional de marketing digital é essencial para a sua empresa.

Te mostrei que um social media é aquela pessoa responsável por gerenciar as suas mídias sociais e criar estratégias para as páginas oficiais do seu negócio com o objetivo de aumentar o engajamento.  

Também te falei sobre o produtor de conteúdo (minha profissão <3). Que é aquela pessoa que escreve com o objetivo de conquistar a atenção do potencial cliente com conteúdos de qualidade.

Além disso, te apresentei os produtores de conteúdo em vídeo, especialistas em SEO, especialistas em tráfego, entre tantos outros.

Agora você já sabe quais as principais atividades dessa galera e o que você tem que observar na hora de escolher um profissional para a sua equipe.

Ah, você viu também quais os melhores profissionais de marketing digital na minha opinião. E entre eles está o grande Jeff Walker, o criador do Fórmula de Lançamento.

Para finalizar eu ainda dei aquelas dicas para quem quer investir na área e te mostrei que para ser um grande profissional de marketing digital você tem que constantemente buscar conhecimento.

Agora é com você.

Você já tem algum profissional de marketing na sua empresa ou quer se tornar um especialista na área? Me conta aí nos comentários a sua experiência com essa galera!

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Sobre o Autor

Karol Barbosa

Sou aquela garota sonhadora que ama ler, escrever e conversar com os amigos. Sou Jornalista de formação e escritora de nascença (desde pequena escrevia histórias nos cadernos da minha mãe). Adoro escrever sobre marketing digital, empreendedorismo, histórias de ficção e coisas aleatórias. Nas horas vagas faço parte de um grupo de teatro e nos meus “dias de fazer nada” coloco uma boa série e jogo The Sims (sim, até hoje).

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