Pesquisa avançada no Google: como ter as coordenadas exatas do que você procura

Pesquisa avançada no Google: como ter as coordenadas exatas do que você procura

Antes de te explicar como funciona a pesquisa avançada do Google, deixa eu te fazer uma pergunta: você já brincou de caça ao tesouro?

Se você teve uma infância agitada como eu, é bem provável que sim. Mas, mesmo que você nunca tenha brincado, é fácil entender como funciona.

Basicamente, na caça ao tesouro as crianças precisam encontrar alguma coisa em casa, no quintal ou na rua e, para isso, têm que decifrar pistas.

As pistas podem ser charadas ou enigmas, das quais a solução levará à próxima pista. Ou até mesmo um mapa, dependendo da criatividade de quem está conduzindo.

Mas o importante é que a criança precisa passar por todas as pistas para chegar ao objetivo final, que é o tesouro.

Por que eu estou te contando isso?

Justamente porque saber fazer pesquisas avançadas no Google evita que você tenha que passar por obstáculos como esses antes de chegar ao seu tesouro.

Veja bem. Todos os dias, são feitas mais de 63 mil pesquisas por segundo no Google.

Por. Segundo.

E, desse tanto de gente pesquisando, a maioria usa o modo de pesquisa simples e fica dando voltas e voltas até encontrar o que realmente precisa.

Acontece que, com os comandos corretos, você não precisa ficar pulando de clique em clique para chegar ao que realmente importa dentro da sua busca, o seu tesouro.

Ao invés disso, você consegue as coordenadas exatas que você precisa, sem perder tempo com resultados que não têm nada a ver com o que você procura na plataforma.

A partir de agora, você não precisa ir atrás desses comandos. Eles já estão bem aqui, na sua frente.

Nas próximas linhas, você vai encontrar 25 comandos de pesquisa avançada do Google e outras sacadas que considero as mais úteis e que você pode começar a usar agora mesmo.

Eu optei por ir bem direto ao ponto na explicação de todos os tipos de busca, já que os próprios exemplos vão te ajudar a entender como cada um deles funciona.

Mas lembre-se: você só vai ficar craque em fazer pesquisa no maior site de busca do mundo se realmente colocar em prática.

Por isso, salve essa lista e use-a como um guia sempre que precisar procurar por algo bem específico na plataforma.

Agora, chega de conversa. Anota aí os comandos:

#1. Pesquisa de frase específica

Digamos que você esteja pesquisando por marketing digital no Google.

Se você apenas digitar essas duas palavras soltas na barra de pesquisa, provavelmente vai encontrar muitos resultados com as palavras marketing e digital em contextos que não necessariamente são os que você procura.

Nesse caso, o ideal é colocar o termo entre aspas, para que o Google busque por ele exatamente da forma que você quer.

Exemplo de pesquisa: "marketing digital"

Pesquisa de frase específica

#2. Excluindo palavras

Ainda considerando o exemplo do tópico anterior, vamos supor que você queira pesquisar por marketing digital, mas não quer nada que envolva anúncios, por exemplo.

No caso, você precisaria fazer uma pesquisa que exclua esse termo.

Para isso, você digita o sinal de subtração ( ) antes da palavra que você quer excluir.

Exemplo de pesquisa: “marketing digital” -anúncio

Excluindo palavras

#3. Isso ou Aquilo

O Google inclui todos os termos que você especificar na sua pesquisa.

Agora, se você quiser corresponder alguns termos, ou seja, se quiser que ele busque por dois ou mais termos em uma mesma pesquisa…

É só digitar OU entre as palavras que procura.

Exemplo de pesquisa: SEO OU landing page

Isso ou Aquilo

#4. Palavras no texto

Se você quiser encontrar uma página da internet na qual todos os termos que você está pesquisando aparecem no texto dessa página (não necessariamente ao lado um do outro)…

Digite allintext: seguido imediatamente (sem espaço) pelas palavras ou frases que você procura.

Exemplo de pesquisa: allintext:austrália passagem hospedagem valor

Palavras no texto

#5. Palavras no texto + título, URL e etc.

Agora, se o que termo A que você está buscando precisa aparecer no texto da página, mas o termo B pode aparecer em qualquer outro lugar, como no título ou na URL, por exemplo, é só fazer o comando no seguinte formato:

termo A intext:termo B (sem espaço mesmo)

Exemplo de pesquisa: marvel intext:hulk

Palavras no texto + título, URL e etc.

#6. Palavras no título

Essa aqui é bem parecida com a pesquisa do tópico #4 (palavras no texto), só que o objetivo é selecionar as páginas que têm a palavra que você procura no título (também, não necessariamente uma ao lado da outra).

Nesse caso, é só digitar allintitle: seguido imediatamente pelas palavras ou frases que você quer.

Exemplo de pesquisa: allintitle:como gerar leads

#7. Palavras no título + texto, URL, etc.

É um esquema bem parecido com o que você viu no tópico #5 (palavras no texto + título, URL, etc). Também trocando o foco pelo título da página.

Ou seja, se o que termo A que você está buscando precisa aparecer no título, ele vem primeiro. E o termo B, que pode aparecer em qualquer outro lugar, como no texto, na URL, e etc., vem depois do comando. Tipo assim:

termo A intitle:termo B (sem espaço mesmo)

Exemplo de pesquisa: vacinação contra gripe intitle:DF

Palavras no título + texto, URL, etc

#8. Palavras na URL

Você vai usar esse tipo de comando aqui quando o termo que você procura precisa estar mencionada na URL da página.

Aí é só digitar allinurl: imediatamente seguido pelo seu termo que você está buscando, sem espaço.

Exemplo de pesquisa: allinurl:klickpages blog

Palavras na URL

#9. Pesquisa dentro de um site

Se você tem preferência por um site ou blog específico na hora de pesquisar um conteúdo, esse comando aqui é o ideal.

Com ele, mesmo que o site ou blog não tenha um recurso de pesquisa integrado, o Google consegue rastrear o conteúdo dentro dele e apresentá-lo a você.

Para isso, digite site:nomedosite.com seguido da palavra ou termo em questão.

Exemplo de pesquisa: site:klickpages.com.br/blog "marketing digital"

Pesquisa dentro de um site

#10. Pesquisa relacionada

Para encontrar novos sites com conteúdo semelhante a um site que você já conhece, é só usar o comando related:nomedosite.com e em seguida o termo que você quer encontrar.

Exemplo de pesquisa: related:shutterstock.com

#11. Uma página que direciona para outra página

Digamos que você queira pesquisar todos os sites que citam o seu próprio site.

O Google consegue te mostrar todas as páginas que contém links direcionados para o seu site. Isso é muito útil para saber quem usa o seu conteúdo como referência. 😉

Nesse caso, é só usar o comando link: e, em seguida (sem espaços), o nome do seu site.

Dica: se, além do nome do seu site, você colocar a URL mais completinha, maiores são as chances de você ter resultados mais certeiros.

Exemplo de pesquisa: link:buzzfeed

#12. Sinônimos e palavras similares

Esse tipo de pesquisa aqui é para quando você quer incluir na sua busca uma palavra específica e também outras que são similares a ela (que tenham o mesmo sentido), junto com o termo principal que você busca.

Para isso, é só acrescentar o símbolo ( ~ ) entre o termo principal e a palavra que pode conter sinônimos.

Exemplo de pesquisa: "marketing digital" ~ desafios

#13. Definições de palavras

Se você precisar procurar rapidamente o conceito de uma palavra ou frase, basta usar o comando define:.

Nesse tipo de pesquisa, vai aparecer para você uma janela especial voltada para a definição do termo buscado.

Ah! E você ainda pode ouvir a pronúncia da palavra, clicando no ícone do megafone.

Exemplo de pesquisa: define:lead

Definições de palavras

#14. Palavras ausentes

Já aconteceu com você de esquecer uma ou duas palavras de uma frase específica, trecho de livro, citação de filme ou qualquer outra coisa?

Comigo acontece com letra de música.

Para pesquisar sem ficar preso a essa palavra ou trecho esquecido, você pode usar um asterisco ( * ) como sua carta na manga.

Esse comando vai te ajudar a encontrar a palavra ausente em uma frase.

Exemplo de pesquisa: borboletas sempre * e o seu jardim sou eu

#15. Notícias em um local específico

Para quem precisa procurar por notícias em algum lugar específico, o Google também tem um comando próprio para isso.

Esse comando é o location: (ou localização:). Digite o que você quer pesquisar antes do comando, e o local de precisão depois.

Exemplo de pesquisa: terremoto localização:japão

Notícias em um local específico

#16. Pesquisa por tipos específicos de documentos

Se você quiser encontrar nas suas pesquisas algum tipo específico de documento, use o filetype:extensão do tipo de documento.

Por exemplo, se você quiser encontrar apenas arquivos em PDF relacionados ao tema marketing digital, digite pdf.

Se for um documento em PowerPoint, digite ppt. Os arquivos de texto doc. Os áudios mp3. E por aí vaí.

Exemplo de pesquisa: “marketing digital” filetype:pdf

#17. Traduções

Eu aposto que esse é um dos tipos de pesquisa mais populares no Google.

E também um dos comandos mais simples. Não há necessidade nenhuma de ir em outro site de tradução se você tem o Google do seu lado.

Aqui, basta você digitar traduzir [palavra] para [língua a ser traduzida].

Exemplo de pesquisa: traduzir empreendedor para inglês

Traduções

#18. Lista telefônica

Muito provavelmente você também já recebeu uma daquelas ligações super chatas de números desconhecidos que simplesmente não param de ligar. E, às vezes, até desligam quando você atende.

Parece até um troço automático e é exatamente o oposto do que uma boa cold calling deveria ser.

Enfim. Você pode querer saber de onde vêm essas ligações. E no Google você tem grandes chances de descobrir.

O lance aqui é digitar lista telefônica: e o número que você procura logo em seguida (sem espaço).

Exemplo de pesquisa: lista telefônica:0000-0000

(Pode testar agora com um desses números que te incomodam frequentemente).

Pesquisa de código de área

Se tudo o que você precisa fazer é procurar o código de área de um número de telefone, basta digitar o código de área de três dígitos e o Google informará de onde ele é.

Exemplo de pesquisa: 061

Pesquisa de CEP

Se você precisa procurar o Código de Endereçamento Postal (CEP), basta procurar o restante do endereço, incluindo o nome do bairro, cidade, estado e país.

Ele retornará resultados com possíveis números de CEP.

Exemplo de pesquisa: Rua Bandeira Paulista, 422 a 600, Itaim Bibi, São Paulo, SP.

#19. Intervalos Numéricos

Não sei se esse tipo de pesquisa aqui é muito usado. Mas quando necessário, certamente é bem útil.

É em relação a um intervalo numérico.

Como assim? Digamos que você queira encontrar o resultado entre ano A e ano B.

Nesse caso, basta você digitar esse intervalo da seguinte forma: A…B.

Isso serve para anos, preços ou qualquer outra informação que possa estar entre uma série de números.

Exemplo de pesquisa: vestibular USP 2010…2018

#20. Bolsa de Valores

Esse tipo de pesquisa aqui serve para acompanhar de perto a evolução de uma ação na Bolsa de Valores.

O lance aqui também é simples. É só colocar o código da ação que você quer acompanhar, que o Google te dá as informações financeiras mais atuais e ainda um gráfico representativo em miniatura.

Olha só:

Bolsa de Valores

Exemplo de pesquisa: GOOG

#21. Calculadora

Na próxima vez que você precisar fazer um cálculo rápido, em vez de exibir o aplicativo Calculadora do seu computador, basta digitar a expressão do cálculo no Google.

Simples e rápido!

Exemplo de pesquisa: 5418 * 1,03

Calculadora

Tip Calculator

Além da calculadora normal, o Google tem uma calculadora de gorjetas embutida também.

Basta pesquisar por calculadora de gorjetas (ou tips calculator), que você consegue adaptar a conta com a gorjeta, ver qual a porcentagem e ainda dividir o valor entre as pessoas da mesa.

Exemplo de pesquisa: calculadora de gorjeta

#22. Clima

Da próxima vez que você estiver procurando pelo clima atual ou pela previsão do tempo para uma determinada área, pesquise a palavra clima seguido pelo local desejado.

No primeiro resultado da pesquisa, o Google te dará ambas as informações.

Exemplo de pesquisa: clima Salvador BA

Clima

Nascer do sol e pôr do sol

Ainda dentro desse tema, você pode ir além! Na hora de planejar um passeio romântico, por exemplo, dá para saber o horário exato do pôr do Sol na sua cidade ou na cidade em que você vai passar as férias.

Pesquise por nascer ou pôr do sol junto com o nome do local que você quer saber.

Exemplo de pesquisa: pôr do Sol Salvador BA

#23. Status de Vôos

Se você digitar o número da companhia aérea e do vôo no Google, ele informará o status do voo e outras informações úteis que podem te ajudar.

Exemplo de pesquisa: avianca 6001

Status de Vôos

#24. Placar e horários de jogos esportivos

E para quem é fã de esporte, o Google também abre um espaço especial nos resultados das buscas para mostrar pontuações, datas e horários de partidas futuras.

O algoritmo da plataforma identifica a partir de pesquisas feitas com o próprio nome do time ou da equipe que você deseja saber informações, e já adianta o placar e os jogos em um box antes dos primeiros resultados de pesquisa.

Exemplo de pesquisa: vôlei feminino brasil

Placar e horários de jogos esportivos

#25. Horários do cinema

E, para finalizar, um tipo de pesquisa que eu mesmo costumo usar bastante. Que é o de consulta a horários das sessões de cinema.

Aqui é só pesquisar pelo nome do filme que ele já apresenta os horários nos cinemas mais perto de você.

Caso queira especificar um pouco mais, como o bairro ou o cinema que você pretende ir, o Google vai direto ao ponto.

Exemplo de pesquisa: capitã marvel horários cinemark

Horários do cinema

Aproveite a pesquisa avançada para gerar mais leads

Aproveite a pesquisa avançada para gerar mais leads

Agora que você sabe como pesquisar com os recursos avançados, pode aproveitar esse conhecimento para fazer a sua marca ser a que aparece quando os usuários pesquisam pelo seu nicho.

Para rankear bem e aparecer na primeira página do Google, você vai precisar otimizar o seu conteúdo de acordo com as regrinhas de SEO (Search Engine Optimization).

SEO é um conjunto de estratégias que você tem que tomar para se tornar relevante nos mecanismos de busca em geral.

O blog do KP tem alguns artigos bem completos para te ajudar nessa missão:

Agora, que conteúdo otimizar?

Para que eles saibam mais sobre o que você oferece e possam sentir um gostinho do seu produto ou serviço, o ideal é que você os direcione para um conteúdo de extremo valor através de uma landing page.

Assim, você consegue oferecer esse material rico de forma gratuita, pedindo em troca apenas uma forma de contato (sugiro que peça o email).

A partir do momento que você tem o contato da pessoa que acessa sua página, ela se torna uma lead, ou seja, um cliente em potencial.

E através do email (ou qualquer que seja o contato que você solicitou) você tem a chance de continuar a conversa com uma abordagem mais direcionada, nutrir e educar essa lead.

As chances são que o relacionamento de vocês vai evoluir até o momento da compra, de fato.

Só que, para tudo isso aconteça, você vai precisar de uma landing page caprichada e de alta conversão.

E o seu melhor aliado nessa hora é Klickpages. Olha só como é fácil criar a sua própria página personalizada:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão Pesquisa Avançada Google

Você não vai mais perder tempo durante as suas pesquisas no Google.

Assim como as coordenadas exatas para achar um tesouro, os comandos e sacadas de pesquisa avançada permitem que você vá direto ao ponto nas suas buscas.

Eu te mostrei 25 dos mais variados e úteis tipos de comandos possíveis pela maior plataforma de busca do mundo.

Agora você sabe como pesquisar por palavras que estejam em determinado site, pesquisas relacionadas e quais páginas direcionam para o seu próprio site.

E viu que, com as pesquisas avançadas, você também consegue facilmente achar sinônimos e palavras similares, e ainda realizar suas buscas mesmo sem lembrar de um termo específico.

Até mesmo coisas do dia a dia, como saber quanto fica para cada um na hora de dividir a conta ou saber placares de jogos e horários de cinema.

Tudo assim, rápido e certeiro, na sua mão. Fica bem mais fácil quando você sabe fazer os comandos exatos.

Você já usava os comandos dessa forma? Tem algum desses tipos de pesquisa que é novidade para você? Compartilha comigo aqui nos comentários!

Abraços e até mais!

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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