Parâmetros UTM: descubra o lugar mais eficiente para divulgar suas páginas na internet

Parâmetros UTM: o que são e como usá-los para rastrear o seu tráfego

Se você não conhece os parâmetros UTM, você pode estar perdendo grandes oportunidades de aumentar o tráfego do site e das páginas do seu negócio.

E eu já te explico o porquê.

Os parâmetros UTM funcionam mais ou menos como um crachá.

Imagine que você organizou uma feira de tecnologia, com pessoas das mais variadas empresas, de estados e até mesmo países diferentes.

Logo na entrada, cada pessoa passa por um check in e recebe um crachá com o país, estado e a empresa de onde elas vieram.

Se você quiser saber quantas pessoas de cada país, estado e representantes de cada empresa estiveram lá, você consegue a informação por meio dos crachás.

As suas páginas na internet são a feira de tecnologia. E os crachás são os parâmetros UTM.

E por que isso é importante para o seu negócio?

É o seguinte, se você quer vender um produto ou serviço na internet, você precisa atrair o seu público, as pessoas para quem você pretende vender, para as suas páginas.

Pois é dessa forma que você vai poder oferecer conteúdos de valor para educar o seu público sobre o problema que o seu produto ou serviço resolve e fazer a oferta.

Pode-se dizer que quanto maior é o tráfego, ou seja, quanto mais pessoas você tem acessando as páginas do seu negócio na internet, mais chances você tem de fechar uma venda.

Afinal de contas, são mais pessoas que estão conhecendo o seu negócio e o seu produto ou serviço.

Agora, pensa comigo, para as pessoas chegarem até as suas páginas da internet, você muito provavelmente vai precisar divulgá-las.

Seja através de email marketing, redes sociais

E se você conseguisse descobrir exatamente qual desses canais de marketing geram mais visitas para as suas páginas?

Isso significa que você poderia investir os seus recursos de forma estratégica, para divulgar o seu negócio onde tem mais potencial de retorno.

Você poderia repensar a sua estratégia em canais que não estão tendo os resultados esperados para evitar que você perca tempo, dinheiro e energia.

No final das contas, se você consegue entender o que é que mais gera tráfego para as suas páginas, você pode usar essas informações para atrair mais potenciais clientes.

E alcançar esses resultados é possível com os parâmetros UTM.

Lembra do exemplo da feira e do crachá que eu te dei? Que com os crachás você conseguiria saber exatamente da onde cada participante da feira veio.

Como os parâmetros UTM funcionam como um crachá, com eles você consegue ter uma visão clara de como os visitantes estão chegando às suas páginas e pode usar isso a favor do seu negócio.

Então, se o que você quer é aumentar o tráfego das páginas do seu negócio e as oportunidades de fechar uma venda, continua comigo até o final, porque eu vou te mostrar:

  • exatamente o que são os parâmetros UTM;

  • por que eles são importantes para a sua estratégia de marketing;

  • como criar uma URL com parâmetros UTM;

  • e as boas práticas de uso.

Mas antes…

O que é o Google Analytics?

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta do Google que promete te dar uma visão completa dos seus clientes e acesso a insights valiosos para crescer o seu negócio.

Na prática, serve para coletar e organizar dados sobre as pessoas que acessam o seu site ou suas páginas para você entender o comportamento delas.

Assim, você consegue compreender melhor o seu público e implementar mudanças que vão melhorar a experiência dele nas suas páginas e possivelmente levar a mais conversões, ou seja, aumentar as suas vendas.

Se você quiser saber mais sobre essa ferramenta, você pode ler o artigo “O que é Google Analytics: a ferramenta que ajuda a criar estratégias que convertem” aqui no blog do KP.

E o que essa ferramenta tem a ver com o assunto deste artigo?

Os parâmetros UTM são um dos elementos que compõem o Analytics e, como você vai ver em mais detalhes, eles servem para melhorar a qualidade e a especificidade dos dados obtidos com essa ferramenta.

Dessa forma, você vai conseguir saber mais sobre os seus potenciais clientes e adequar a sua estratégia de marketing para alcançá-los com uma abordagem direcionada.

Bem, você já deve estar se perguntando…

Afinal de contas, o que são os parâmetros UTM do Google Analytics?

o que são os parâmetros UTM do Google Analytics?

Os parâmetros UTM são trechos de texto que são acrescentado aos links das suas páginas para rastrear qual é a fonte do tráfego.

Assim como o exemplo que eu te contei dos crachás dos participantes de um evento de tecnologia, eles servem para indicar de onde veio o visitante que chegou até uma página específica do seu site ou blog.

Por exemplo, você publicou um novo artigo no blog do seu negócio e divulgou no Facebook, no feed do Instagram e no Stories e através da sua newsletter.

As pessoas que acessaram esse texto podem ter chegado até ele por 5 caminhos diferentes:

  1. clicando no link da divulgação no Facebook;

  2. através do link no Instagram;

  3. pelos Stories;

  4. através da newsletter;

  5. e ainda por meio de uma pesquisa no Google.

E como que você sabe quais desses trajetos foi o que trouxe mais visitantes para o seu site?

Com os parâmetros UTM.

Cada um dos 4 primeiros links deve receber parâmetros UTM diferentes, isto é, trechos de texto que o Google Analytics consegue interpretar e depois calcular quantas pessoas chegaram ao seu site usando cada um daqueles pontos de origem.

Na prática, funciona assim…

Essa é a URL normal de um artigo para o blog do KP:

https://klickpages.com.br/blog/o-que-e-klickpages/

Agora, quando a gente te manda esse link através da newsletter semanal do KP (na qual você pode se cadastrar no menu lateral aqui do blog), ele fica assim:

https://klickpages.com.br/blog/o-que-e-klickpages/?utm_medium=newsletter&utm_source=email&utm_campaign=sem170519

Essa parte destacada em amarelo são os parâmetros UTM. É com eles que a gente consegue medir e saber quantas pessoas chegaram ao artigo “O que é o Klickpages” por meio da newsletter.

Em breve eu vou te explicar exatamente o que significa cada um dos trechos de texto que fazem parte dos parâmetros e o que eles medem.

Mas antes eu preciso te contar mais algumas coisas…

A sigla UTM significa Urchin Tracking Module ou, em português, Módulo de Rastreamento de Urchin.

Esse nome veio de um software de análise de dados da web que pertencia à Urchin Software Corporation, que foi adquirida pelo Google, e o software foi utilizado de base para a criação do Google Analytics.

E a sigla UTM foi utilizada para dar nome a esse tipo de parâmetro que tem um papel importante dentro das estratégias de marketing de conteúdo.

Olha só:

Por que os parâmetros UTM são importantes para a sua estratégia de marketing?

Por que os parâmetros UTM são importantes para a sua estratégia de marketing?

Se você já acompanha o blog do KP há algum tempo, deve ter percebido que em muitos dos artigos a gente bate na tecla de que é importante acompanhar as métricas do seu negócio.

Porque sem isso você não consegue saber o que está dando certo ou o que está dando errado e precisa ser melhorado.

E nem como investir melhor os seus recursos e dinheiro para ter uma estratégia de marketing que dá mais retorno para o seu negócio.

Ou seja, que atrai mais clientes, gera mais vendas e, no final das contas, aumenta o seu faturamento e o dinheiro que fica no seu bolso.

Os parâmetros UTM são um dos elementos que você pode implementar de forma simples na sua estratégia (você vai ver mais adiante como é fácil usá-los) e conseguir dados valiosos para otimizar as suas conversões.

Veja só como eles podem te ajudar:

Rastreamento das fontes de tráfego

Com os parâmetros UTM, você consegue saber se um visitante acessou a sua página a partir de um link nas redes sociais ou de uma campanha de email, por exemplo.

Mas não é só isso.

Se na sua newsletter tem um link no botão de CTA (chamada para ação), outro numa imagem e a URL escrita em texto e todos levam para a mesma página de destino, usando os parâmetros certos, você consegue saber exatamente qual dos três foi o mais clicado.

E também qual deles é o que mais converte visitantes em clientes ou em leads (potenciais clientes).

Isso é interessante porque pode te ajudar a descobrir qual é o melhor canal para entrar em contato com os seus potenciais clientes e qual é a melhor forma de convidá-los para o seu conteúdo, site ou página de vendas.

Com isso você pode conseguir insights de qual tipo de linguagem converte mais (formal, informal…), qual tipo de CTA é mais persuasiva e quais imagens chamam mais a atenção dos seus clientes.

Além disso, você também pode descobrir quais são as formas de contato com o seu público que não estão dando bons resultados e, a partir daí, buscar soluções.

Otimização de anúncios

Não dá para negar que, hoje em dia, tráfego pago é um investimento que pode trazer um ótimo retorno para o seu negócio.

Mas se você não estiver atento a performance dos seus grupos de anúncio, sejam eles no Facebook Ads ou no Google Ads, você corre um sério risco de jogar dinheiro fora em algo que não leva as pessoas para a sua landing page e nem gera conversões.

A partir do momento que você sabe quais são os anúncios que estão trazendo mais ou menos tráfego, você pode reavaliar a distribuição do seu orçamento e fazer alterações nos criativos e na copy (texto persuasivo) para aumentar a sua conversão.

Assim, você consegue até mesmo diminuir os seus custos para conquistar novos clientes e aproveitar melhor o dinheiro que você tem para investir em marketing digital.

Agora que você já conhece os motivos para implementar os parâmetros UTM na sua estratégia, eu vou te explicar como usá-los.

Como criar uma URL com parâmetros UTM?

Como criar uma URL com parâmetros UTM?

Criar uma URL com parâmetros UTM para as suas páginas ou site é muito simples.

E eu estou te falando isso porque, algum tempo atrás, o time de conteúdo escrito aqui do KP implementou o uso dos parâmetros UTM.

Com um treinamento rápido de menos de 10 minutos, nós aprendemos tudo o que precisávamos saber para criar uma URL parametrizada.

E é justamente isso que eu vou te mostrar aqui agora.

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o URL Builder, o criador de URL do próprio Google Analytics.

Esta página vai abrir e tudo o que precisa ser feito para ter a sua URL parametrizada é preencher os campos em branco. 

Como criar uma URL com parâmetros UTM?

Você deve estar se perguntando: mas o que é que significa cada uma dessas coisas?”. E é isso que eu te explico agora.

Website URL (obrigatório)

Esse é o link da página de destino, ou seja, para onde você quer que os usuários sejam direcionados.

Por exemplo, se eu quero divulgar um artigo aqui do blog no Facebook com uma URL parametrizada, esse Website URL será o endereço do artigo que eu quero divulgar.

Campaign source (obrigatório)

Esse parâmetro indica qual é a fonte que vai gerar tráfego para a sua página, ou seja, o local onde o usuário vai ver e clicar no link que vai direcionar para o seu site.

No caso do exemplo anterior, do artigo do blog que será divulgado no Facebook, a campaign source é Facebook, porque é lá que o público vai poder acessar o link que leva para o artigo.

Alguns exemplos comumente usados nesse campo são Facebook, YouTube ou email marketing.

Campaign medium (opcional)

Lembra do exemplo da feira de tecnologia que eu falei lá no começo do texto? Que o crachá dos participantes tinha o país e o estado da onde eles vieram…

A campaign source seria o país do participantes, enquanto a campaign medium é o estado.

Esse parâmetro é uma forma de tornar mais específica a origem do tráfego. E é bastante útil em canais que oferecem mais de uma possibilidade de divulgação.

Por exemplo, no Facebook você pode fazer uma publicação comum na página do seu negócio convidando para conhecer o seu produto e também pode criar um anúncio com esse mesmo fim.

Ou seja, apesar de as duas fontes de tráfego saírem do Facebook, elas são diferentes e vale a pena monitorar cada uma delas para entender os resultados obtidos.

Outro exemplo é o Instagram. Você pode divulgar o mesmo link na bio do seu perfil, no stories e até mesmo na descrição do seu vídeo no IGTV.

E para separar cada um desses meios você deve utilizar o campaign medium.

Alguns exemplos de meio que você pode colocar lá são ppc (pay per click, anúncios pagos), stories, feed, banner…

Campaign name (opcional)

Esse parâmetro é útil quando você cria diferentes abordagens e campanhas, simultaneamente ou em épocas diferentes, para gerar tráfego para uma mesma página.

Por exemplo, você quer testar qual slogan dá mais resultado para converter visitantes em clientes.

Para isso você divulgou o seu produto ou serviço nas mais diferentes plataformas e canais de marketing e em todos você colocou materiais com a abordagem A e a abordagem B para analisar qual é a mais eficiente.

Utilizando o parâmetro campaign name, você consegue filtrar no Analytics os dados de quem chegou a sua página de vendas usando um link da campanha A e quem chegou por meio da campanha B e acessá-los separadamente.

Campaign term (opcional)

Se você está segmentando os seus conjuntos de anúncios no Google Ads ou Facebook Ads por palavra-chave, esse parâmetro é indispensável no seu link.

Pois ele serve para identificar exatamente qual palavra-chave levou aquele visitante para a sua página.

Funciona da seguinte forma: imagine que você decidiu anunciar na rede de pesquisa do Google (aqueles links e sites que aparecem no topo dos resultados da busca com a etiqueta de Anúncio).

Rede de pesquisa do Google

Geralmente a segmentação desse tipo de anúncio é feita por palavra-chave e você pode anunciar em diferentes palavras-chave.

Então como saber exatamente qual delas gera tráfego para a sua página?

O parâmetro campaign term serve justamente para isso.

Por exemplo, você vende um curso online que ensina as pessoas a se vestirem de uma forma mais elegante e anuncia nas palavras-chave “moda feminina” e “moda masculina”.

Quem pesquisar por moda feminina e encontrar o seu anúncio, vai clicar num link que contém o parâmetro “utm_term=moda%20feminina”.

E quem pesquisar por moda masculina vai clicar num link com o parâmetro “utm_term=moda%20masculina”.

Dessa forma, você consegue identificar quais são as palavras-chave que geram mais resultado para o seu negócio.

Campaign content (opcional)

Quando a gente usava o formato antigo de newsletter aqui no KP, nossos leitores podiam clicar tanto no título do artigo como na imagem para acessar o texto no blog.

Campaign content

Para saber qual dos dois gera mais cliques, é só utilizar o parâmetro campaign content para diferenciar os links.

O campaign content é útil nesses casos que se tem mais de uma call to action no mesmo anúncio ou email marketing. Porque como os parâmetros campaign source e campaign medium serão iguais, esse é justamente o que vai diferenciar uma CTA da outra.

Com isso você consegue descobrir qual forma de levar o público para a sua página é a mais eficiente.

Esses são os 6 campos que você pode preencher no URL Builder, lembrando que nem todos são obrigatórios e os opcionais devem ser usados de acordo com a sua necessidade.

Conforme você preenche os parâmetros, a própria ferramenta já gera automaticamente para você o link final, que pode ser copiado ou encurtado, clicando na opção Convert URL to short link.

Agora que você já conheceu todos os parâmetros e para o que cada um deles serve, eu vou destrinchar dois links com UTM para você ver exemplos práticos.

Exemplo 1 – Newsletter

Esse primeiro link é da divulgação de um artigo do blog do KP por meio da newsletter. Olha só como é o link original:

https://klickpages.com.br/blog/vender-pelo-instagram/

E esse é o link final com os parâmetros que a gente usou:

https://klickpages.com.br/blog/vender-pelo-instagram/?utm_medium=newsletter&utm_source=email&utm_campaign=sem170519

  • utm_source=email: a origem do tráfego é o email marketing;

  • utm_medium=newsletter: o tipo de email marketing usado foi a newsletter;

  • utm_campaign=sem170519: esse link foi divulgado na newsletter do dia 17 de maio de 2019.

Exemplo 2 – Link dentro de um artigo

O segundo exemplo é da página de vendas do Klicksend, o serviço de email do Klickpages, que foi divulgada no artigo O que é o Klicksend: a ferramenta para transformar suas leads em novos clientes.

Essa é a URL original:

https://pagamento.ignicaodigital.com.br/klickpages/planos-klicksend/

E essa é o link que foi colocado no artigo do blog com os parâmetros:

https://pagamento.ignicaodigital.com.br/klickpages/planos-klicksend/?utm_medium=artigo&utm_source=blog&utm_campaign=o-que-e-klicksend

  • utm_source=blog: a origem do tráfego para a página de vendas veio do blog;

  • utm_medium=artigo: por meio de um artigo;

  • utm_campaign=o-que-e-klicksend: que era o artigo O que é Klicksend.

Agora que você já descobriu que criar um link parametrizado é uma missão fácil e descomplicada, é a hora de dar o próximo passo:

Onde colocar os seus links com parâmetros UTM?

Onde colocar os seus links com parâmetros UTM?

Você pode colocar links parametrizados basicamente em qualquer lugar que você queira divulgar uma página sua e queira entender o quanto de tráfego essa ação gera para o seu negócio.

Os mais comuns são:

  • Redes sociais;

  • Email marketing;

  • Anúncios.

Para incluir o seu link com parâmetros UTM nesses lugares, é só substituir o link original que você usaria pelo que contém os parâmetros.

Simples assim!

E antes de terminar esse artigo, eu queria te dar algumas dicas para te ajudar a organizar e utilizar melhor a parametrização.

4 boas práticas para criar parâmetros UTM

4 boas práticas para criar parâmetros UTM

Como eu te falei, criar links parametrizados é simples e leva menos que 10 minutos.

O lance é que alguns detalhes podem tornar a sua experiência com parâmetros melhor e ainda evitar que você cometa algum erro que possa bagunçar a sua análise de dados.

Olha só:

1. Use sempre minúsculas

O Google Analytics entende que facebook e Facebook são coisas diferentes. Sim, esse F maiúsculo faz toda a diferença.

E na hora de filtrar os dados, se você buscar pela fonte “facebook”, o Analytics não vai considerar os acessos pela fonte “Facebook”, porque ele entende que não são a mesma coisa.

Por isso o ideal é que você sempre use letras minúsculas.

2. Não use acentos e caracteres especiais

Aqui entra a mesma coisa que eu te falei na boa prática anterior. Para o Analytics, faz toda a diferença se uma palavra está acentuada ou não.

Além disso, acentos e caracteres especiais (como: ! # $ &) podem gerar algum tipo de erro que torne a sua URL inválida.

3. Evite a redundância

Tanto para uma boa experiência do usuário, quanto para SEO (otimização para ferramentas de buscas), o melhor é que a sua URL seja curta e concisa.

O lance é que quando você adiciona parâmetros UTM ela tende a ficar maior. Isso em si não é um problema.

O que não pode acontecer é você adicionar parâmetros desnecessários ou que repitam a mesma informação que já está sendo mensurada por um outro.

Por exemplo, utilizar facebook na source (origem) e no medium (meio).

4. Crie padrões e mantenha seus links organizados

Aqui no blog do KP, por exemplo, o time de conteúdo escrito cria dezenas de links parametrizados por semana.

Fora que esse é um processo que não é feito apenas por uma pessoa. Cada uma das produtoras de conteúdo tem a liberdade de criar um link com parâmetros UTM quando for necessário.

Agora, imagina se cada uma decidisse ter um método diferente para nomear cada um dos campos do URL Builder. Ia ser uma bagunça.

Por isso, quando nós implementamos o UTM, definimos o padrão que seria utilizado e criamos uma planilha para manter todos os links organizados.

E o mais legal de tudo é que essa planilha já gera o link parametrizado automaticamente.

Ou seja, além de manter tudo organizado, a gente não precisa acessar o URL Builder, criar o link e depois anotar os dados. Tudo isso fica concentrado em um lugar só.

Essa planilha tem sido uma ferramenta tão útil para o time de conteúdo do blog do KP que eu decidi compartilhar com você.

É só você clicar aqui para fazer o download.

Isso não pode faltar na sua estratégia de marketing

Isso não pode faltar na sua estratégia de marketing

Vou dar a real aqui para você.

Os parâmetros UTM servem para você entender melhor o comportamento do seu público e, com isso, adequar a sua estratégia de marketing para aumentar as suas vendas.

Se vender mais é o seu objetivo, tem uma outra coisa que não pode faltar no seu negócio.

É o seguinte, para um visitante se transformar num cliente você precisa persuadi-lo com conteúdos de valor.

Dessa forma, ele caminha pelas etapas do funil de vendas até estar pronto para fechar a compra do seu produto ou serviço.

E a melhor forma de fazer isso é conseguir o contato direto com o seu potencial cliente, de preferência o email.

É por meio desse contato mais direto que vocês vão criar um relacionamento duradouro através de conteúdos de valor, o que tem altas chances de levar à fidelização do cliente.

O lugar ideal para você conseguir o email do seu potencial cliente é uma landing page totalmente otimizada para conversão.

Se você não sabe o que é, eu te explico.

A landing page é uma página na qual você oferece algo de valor (um ebook, um webinar, um infográfico…) de graça e tudo o que a pessoa precisa fazer para acessá-lo é deixar o endereço de email.

Não faz ideia de como criar uma landing page?

O Klickpages é a ferramenta ideal para você. Veja como é simples criar a sua página:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Parametros UTM Conclusão

Neste artigo, você viu que os parâmetros UTM servem para identificar de onde vêm os visitantes do seu site ou sua página.

Essa é uma informação importante pois te ajuda a entender quais formas de divulgação têm sido mais efetivas e, assim, você consegue adaptar a sua estratégia de marketing para ter o maior retorno possível.

Além disso, você viu como criar uma URL com parâmetros UTM.

O processo é bem simples, basta você preencher as informações no URL Builder do Google que o link é gerado automaticamente.

O link parametrizado pode ser colocado em qualquer lugar que você deseje divulgar as suas páginas e mensurar o tráfego gerado.

Eu também te mostrei 4 boas práticas para você aproveitar melhor os parâmetros UTM e evitar erros que podem comprometer a qualidade dos seus dados.

E aí, você já tinha ouvido falar em parâmetros UTM? Ou já tinha usado alguma vez?

Me conta aqui nos comentários! 😉

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Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)