Página de obrigado: por que essa etapa foi fundamental para gerar 293,66% de ROI

Página de obrigado: o que é, como criar e exemplos

Se você acha que a página de obrigado é um mero detalhe ou algo em que você não precisa gastar muita energia, fica ligado no que eu vou te contar nas próximas linhas.

Eu vou falar sobre como ela impactou a estratégia que gerou 293,66% de ROI.

(Só para você ter uma noção, um ROI de 293,66% quer dizer que para cada 1 real investido, esse 1 real foi recuperado e ainda veio acompanhado de mais 2,93 reais de lucro.

Agora imagina esses valores multiplicados por milhares e milhões de reais… Pois é.)

O que aconteceu em maio de 2019 foi o seguinte: o Hugo (co-fundador do Klickpages) junto com a equipe de tráfego aqui da empresa montaram um funil de geração de leads.

Eles criaram uma estratégia para capturar o contato de potenciais clientes, nutrir e educar essa galera sobre um problema específico de marketing e depois fazer a oferta de uma solução para resolver esse problema.

E a parada é que quando a oferta foi feita e a solução foi vendida, dos dois tipos de lead (potenciais clientes) que tinha na lista de contatos, um gerou um retorno sobre investimento muito maior que o outro.

Mais que o dobro. 

Para ser bem exata, esses foram os valores de ROI que os dois tipos de lead geraram:

Página de obrigado - ROI das leads

São vários fatores, é claro, que fizeram com que as leads capturadas via e-book gerassem o maior ROI. 

Afinal, cada cliente tem a sua própria jornada de compra e é influenciado por aspectos diferentes na hora de decidir adquirir ou não um determinado produto.

Mas o fato é que uma das etapas do funil de geração das “leads e-book” me chamou muita atenção. 

Uma grande sacada escondida atrás de algo que parece ser apenas um detalhe.

E possivelmente essa parada foi um dos principais fatores que fez com que as “leads e-book” tivessem um retorno tão grande.

No final de maio, o Hugo abriu o funil de geração de leads e mostrou como você pode construir um igual para o seu negócio numa live épica que está disponível no canal do YouTube do KP.

E hoje eu venho aqui te falar mais sobre a etapa que possivelmente foi um dos principais fatores para gerar um ROI de 293,66%.

Alerta de spoiler: essa sacada tem tudo a ver com a página de obrigado.

Mas antes de te dar mais detalhes sobre ela, eu preciso mergulhar com você em alguns conceitos para você ter o contexto e, assim, a estratégia fazer todo sentido quando eu te explicar.

Bora lá?

O que é a página de obrigado ou thank you page?

O que é a página de obrigado ou thank you page?

A página de obrigado, também conhecida como thank you page ou página de agradecimento, é o ponto final de uma conversão.

Se você usa landing pages para capturar leads, provavelmente sabe do que eu estou falando.

Imagina que você criou um e-book sobre como perder gordura fazendo exercícios em casa para oferecer como recompensa em troca do e-mail de potenciais clientes.

Você monta uma landing page totalmente otimizada para conversão…

O que é a página de obrigado ou thank you page?

Divulga a landing page nas redes sociais do seu negócio e, em pouco tempo, várias pessoas aparecem interessadas em fazer o download do seu e-book.

Elas preenchem o formulário com o endereço de e-mail (caso você use o sistema de confirmação dupla, elas confirmam o cadastro na sua lista) e o que acontece em seguida?

Se a sua resposta é que as pessoas são redirecionadas para uma página de obrigado, você está certíssimo!

O que é a página de obrigado ou thank you page?

Assim como no exemplo acima, geralmente a página de obrigado tem uma mensagem para agradecer o usuário por ter se inscrito para uma aula, baixado um e-book ou até mesmo comprado um produto ou contratado um serviço.

E ela é considerada o ponto final de uma conversão porque quando um usuário chega até a thank you page isso quer dizer que ele já cumpriu todas as ações que eram esperadas dele.

Por exemplo, no caso do e-book de como perder gordura, o usuário já deixou o contato de e-mail e, se houver sistema confirmação dupla, já realizou a confirmação.

Além disso, a página de obrigado provavelmente é o primeiro contato das pessoas com a sua marca depois que elas se tornaram leads ou clientes.

Essas pessoas não são mais meros desconhecidos e sim alguém que já iniciou um relacionamento com o seu negócio.

Por isso, é importante você estar atento aos objetivos da página de obrigado, para que esse primeiro contato pós-conversão seja bem sucedido.

Para que serve a página de obrigado?

Para que serve a página de obrigado?

Além de servir para agradecer a sua mais nova lead ou mais novo cliente por ter concluído uma ação, a sua página de obrigado também tem alguns outros objetivos que não devem ser deixados de lado.

Inclusive, esses objetivos foram muito bem aplicados pelo time de tráfego aqui do KP naquele funil de geração de leads que gerou 293,66% de ROI. 

Daqui a pouco, eu vou te mostrar em detalhes como isso foi feito. Mas, por enquanto, vou focar nos 3 objetivos de uma página de obrigado:

Informar que a ação anterior do usuário foi concluída com sucesso

Você já preencheu algum formulário ou realizou alguma ação na internet e ficou na dúvida se, de fato, deu tudo certo?

Esse tipo de incerteza por impactar na experiência do usuário e até mesmo criar uma má impressão da sua página.

Para evitar esse tipo de situação, a sua página de obrigado serve para informar que o formulário foi preenchido com sucesso, a compra foi realizada… e por aí vai.

E não precisa ser nada muito longo não, algo como “Cadastro realizado” já é o suficiente para dar segurança ao usuário de que a ação dele foi completada com sucesso.

Retenção do usuário

Imagina que você seja solteiro ou solteira, e esteja numa balada. 

Uma pessoa interessante chega em você, vocês trocam uma ideia, ela te pede o seu número de telefone e, assim que você passa, ela simplesmente vai embora.

Ela não continua a conversa, não fala que vai te mandar uma mensagem ou ligar no dia seguinte, muito menos fala em combinar de vocês se encontrarem em outro momento.

Essa situação provavelmente te deixaria confuso e sem saber o que fazer. Manda mensagem primeiro? Espera a pessoa entrar em contato?

Agora pense nas suas páginas como um começo de relacionamento. 

Na maioria das vezes, os seus potenciais ou atuais clientes não sabem exatamente qual é o próximo passo que eles devem dar.

Pensa comigo.

Quando chega na página de obrigado, se você simplesmente agradece por ter se inscrevido num webinar ou comprado um produto, é bem provável que o usuário feche a página e vá navegar na internet, olhar as fotos do amigos no Instagram ou até mesmo conferir o site do seu concorrente.

E você acaba perdendo a chance de continuar a conversa e desenvolver melhor o relacionamento entre vocês.

Por isso, outro objetivo da página de obrigado é reter o usuário, ou seja, manter ele envolvido com a sua marca.

E você faz isso dizendo qual é o próximo passo que o usuário deve dar. 

No exemplo do e-book para perder gordura, o próximo passo é saber mais sobre uma aula online.

O que é a página de obrigado ou thank you page?

Mas você também pode recomendar artigos do seu blog, chamar para se conectar nas redes sociais e várias outras opções que eu vou te mostrar mais adiante.

Multiplicar o processo de compra

Se você já comprou na Amazon ou em algum site parecido, já deve ter se deparado com o que eu vou mostrar na seguinte imagem:

Multiplicar o processo de compra

Eles aproveitam a página de obrigado para, além de confirmar sua compra, oferecer outros produtos relacionados.

Isso serve não apenas como uma forma de indicar o que o usuário pode fazer a seguir, mas também para multiplicar o processo de compra e gerar mais valor para a empresa sem que ela precise investir para conquistar novos clientes.

Ou seja, se você vende algum produto, pode usar a sua página de obrigado para aumentar seu faturamento através da multiplicação do processo de compra.

Por que a página de obrigado é tão importante?

Por que a página de obrigado é tão importante?

Com tudo o que eu te falei nos últimos tópicos, já deu para sacar por que a página de obrigado é tão importante para o seu negócio.

Ela marca um momento crucial na jornada do consumidor.

Ela pode fazer a diferença entre uma lead dar ou não o próximo passo para se tornar um cliente, ou entre um cliente se tornar ou não um embaixador da sua marca.

Isso acontece por causa de uma parada que eu não poderia deixar de destacar aqui:

O princípio do comprometimento e da consistência.

Esse é um dos princípios defendidos por Robert Cialdini em seu livro As Armas da Persuasão.

Basicamente, é um atalho mental que nós usamos para simplificar o nosso processo de tomada de decisão.

Funciona da seguinte forma: as pessoas, em geral, tendem a se comportar de forma consistente com um pensamento ou ação anterior.

Isso quer dizer que quando alguém chega na sua página de obrigado, essa pessoa se comprometeu com o seu negócio de alguma forma, e a probabilidade é que, se tiver uma outra chamada para ação, a pessoa vai agir com consistência e seguir para o próximo passo.

Por exemplo, quando um visitante do seu site baixa um e-book seu, ele está mais propenso a aceitar o convite para assistir um curso online ou até mesmo comprar um produto.

No final das contas, se você não está usando esse momento crucial da tomada de decisão a seu favor, você está deixando dinheiro na mesa.

Agora que você já está alerta para essa possibilidade, eu vou te mostrar…

Como criar uma página de obrigado: os 3 elementos indispensáveis

Como criar uma página de obrigado: os 3 elementos indispensáveis

Os elementos que precisam estar na sua página de obrigado têm tudo a ver com os 3 objetivos que eu acabei de te explicar.

Cada pedaço de informação que você incluir deve servir para: informar que a ação anterior foi concluída com sucesso, reter o usuário ou multiplicar o processo de compra.

E agora eu vou te mostrar na prática como transformar esses objetivos em elementos da sua página. 

Mas primeiro eu preciso te deixar alerta para uma coisa.

Assim como a landing page, a página de obrigado não possui menu de navegação ou outras opções que abrem várias possibilidades para que os visitantes naveguem pelo seu site.

A intenção aqui é direcionar o usuário para uma ação específica e por isso cada pedaço de informação na página deve contribuir para isso.

No geral, você não vai precisar de nada além do que os 3 elementos que eu vou te mostrar agora:

1. Mensagem de confirmação

O primeiro objetivo da thank you page é agradecer o usuário por ter tomado uma ação e informar que ela foi concluída com sucesso.

Por isso, é claro que não pode faltar uma mensagem de confirmação. 

Algo simples como, por exemplo: “Obrigado por se cadastrar. As informações de acesso serão enviadas para o seu e-mail”, já é o suficiente para não deixar o usuário com dúvidas.

Além disso, o ideal é que a mensagem de confirmação também informe como será o acesso a algum material ou aula, se for o caso.

2. Botão de chamada para ação

O segundo elemento indispensável da página de obrigado tem a ver com a retenção de usuário ou multiplicação do processo de compra.

Depois de agradecer sua lead ou cliente, você precisa indicar qual é o próximo passo. E a maneira mais efetiva de fazer isso é com uma chamada para ação.

Ela pode ser um convite para ler um artigo no seu blog, a oferta de um produto ou um pedido para deixar uma avaliação ou comentário.

A CTA deve ser clara e mover o usuário em direção ao próximo passo do funil de vendas, levando sempre em consideração a ação que ele tomou na landing page e o estágio que ele se encontra na jornada do cliente.

Por exemplo, se é uma pessoa que acabou de comprar um produto da sua empresa, faz muito mais sentido fazer um upsell ou crossell do que oferecer um e-book gratuito sobre um assunto básico do seu nicho de mercado.

O mesmo vale para o oposto. Uma pessoa que acabou de entrar em contato com a sua marca através de uma recompensa de topo do funil provavelmente não está pronta ainda para aceitar a oferta de comprar um produto ou serviço.

Por isso, antes mesmo de criar a sua CTA, você deve avaliar em qual estágio a sua lead ou cliente está e qual é o próximo passo que ele deve dar.

3. Instruções específicas do que fazer a seguir

Por último, para complementar a sua chamada para ação, você deve dar instruções claras e específicas para o usuário.

Se você está oferecendo o desconto na compra de um produto, você pode incluir um texto tipo “Clique no botão abaixo para comprar o produto X com 15% de desconto”.

É uma mensagem simples, mas que dá mais detalhes do que a pessoa deve fazer em relação à CTA.

Pronto. Agora que você já conhece os 3 elementos que não podem faltar na sua página de obrigado, eu vou te mostrar…

Possibilidades de CTAs para as suas páginas de obrigado

Possibilidades de CTAs para as suas páginas de obrigado

Está na dúvida sobre quais as opções você pode dar para as suas leads ou clientes como próximo passo?

Para te dar algumas ideias de CTAs para incluir nas suas thank you pages, eu vou te contar aqui quais são as mais comuns.

Acessar o blog do seu negócio

Se você está começando um relacionamento com leads que estão no topo do funil, uma das opções que você tem é sugerir um artigo do seu blog relacionado à recompensa que você está oferecendo.

Aqui no blog do KP, por exemplo, eu disponibilizei uma planilha de parametrização de URL no artigo sobre parâmetros UTM para capturar leads.

Na página de obrigado, para manter o usuário em contato com o blog do KP, eu sugeri a leitura do artigo sobre Google Analytics.

Acessar o blog do seu negócio

Se você não sabe, os parâmetros UTM são um dos elementos que compõe o Analytics, então fazia todo o sentido encaminhar uma pessoa que estava interessada em parametrização para conhecer mais sobre o Google Analytics.

Conferir uma nova recompensa

Você também pode sugerir uma nova recompensa para a sua lead.

Se você usou um e-book sobre exercícios físicos para capturar leads, você pode oferecer na página de obrigado um outro e-book sobre alimentação saudável.

Além de os dois conteúdos estarem relacionados, esse tipo de CTA pode te ajudar a estabelecer autoridade na sua área, aos olhos das leads, mais rápido.

Já que por consumirem mais materiais ricos da sua marca, elas terão mais oportunidades de perceber o quanto você e sua empresa dominam sobre determinado assunto.

Acessar várias opções de conteúdos ou recompensas

Se você atua num nicho de mercado que tem diversos segmentos, oferecer mais de uma opção de conteúdo ou recompensa na sua página de obrigado é uma boa forma de atingir públicos com interesses diferentes e até mesmo de conhecer melhor o perfil das suas leads.

Por exemplo, imagina que você ofereceu um mini curso gratuito sobre maquiagem para iniciantes com o objetivo de capturar leads.

Só agora, neste exato momento, eu consigo pensar em pelo menos outras 6 possibilidades de interesses que as leads que acessaram esse curso também poderiam ter.

Maquiagem para o dia a dia, maquiagem para festas, maquiagem para casamento, como se tornar uma maquiadora profissional, maquiagem para olhos, como preparar a pele…

Apesar de serem tópicos relacionados, não necessariamente uma pessoa que está interessada em um está interessada no outro também.

Levando isso em conta, você pode criar uma CTA com várias opções convidando seu potencial cliente a acessar o conteúdo ou fazer download da recompensa do tópico no qual ele quer se aprofundar.

E de acordo com as escolhas dos usuários, você poderá conhecer melhor a sua audiência. Olha só:

Se depois de acessar o curso de maquiagem para iniciantes, a maioria das pessoas decide participar do webinário sobre maquiagem para o dia a dia, você sabe que pode continuar investindo nesse tópico ou em produtos desse tipo para esse grupo de potenciais clientes. 

Compartilhar nas redes sociais

Que tal fazer as suas leads gerarem mais leads para você?

É possível conseguir esse resultado criando uma CTA para os seus potenciais clientes compartilharem a sua recompensa nas redes sociais.

Você pode facilitar o trabalho utilizando botões de compartilhamento que já são integrados com as principais redes sociais e que o usuário só precisa clicar em “compartilhar” para concluir a ação.

Compartilhar com um amigo

Além de divulgar o seu conteúdo nas redes sociais, as suas leads também podem ser convidadas a compartilhar diretamente com um amigo.

Seja por WhatsApp, e-mail, SMS, Messenger ou outra opção de envio de mensagem.

A vantagem dessa CTA, quando comparada com a anterior, é que a sua lead tende a compartilhar seu conteúdo ou recompensa com alguém que provavelmente também tem interesse.

Diferente de só colocar nas redes sociais, onde as pessoas com interesse podem acabar não vendo devido aos algoritmos das plataformas.

Curtir suas páginas nas redes sociais

Curtir suas páginas nas redes sociais

Agora se a sua intenção é criar outra via de relacionamento com seu potencial ou atual cliente, ou continuar a conversa em outro lugar, você pode chamá-lo para curtir as páginas do seu negócio nas principais redes sociais.

Aqui vale a mesma dica que eu deixei no tópico sobre compartilhamento. Use botões que são integrados com as redes sociais para que o usuário precise fazer o mínimo de esforço para isso.

Receber um desconto

Se tratando de potenciais clientes que já estão mais no fundo do funil de vendas, você pode partir para CTAs voltadas para conversão em vendas.

Oferecer um desconto ou uma condição especial para comprar um produto ou serviço na sua página de obrigado pode ser o empurrãozinho que faltava para a sua lead finalmente se tornar um cliente.

Fazer um upsell ou crossell

Numa página de obrigado pós-venda, é possível multiplicar o processo de venda utilizando estratégias de upsell ou crossell, como eu já comentei com você ali em cima.

O upsell é oferecer uma espécie de upgrade no produto ou serviço para o seu cliente com condições especiais. 

Por exemplo, duas amigas minhas praticam atividade física num centro de treinamento onde a mensalidade é R$310 no plano parcial, que dá o direito a treinar 3 vezes na semana.

Essa semana, as duas estavam conversando sobre uma delas fazer o upsell para o plano integral, que permite o acesso todos os dias da semana e custa R$350.

Por apenas mais R$40, ela poderia ir treinar outras 3 vezes na semana (já que o CT funciona de segunda a sábado).

No final das contas, isso significa que ela poderia treinar o dobro de vezes sem ter que pagar o dobro da mensalidade. É uma oferta que vale a pena.

Já o crossell é a venda de um produto ou serviço relacionado ao que o seu cliente acabou de comprar.

Não sei se você já comprou roupa pela internet, mas é bem comum, nesse tipo de site, quando você coloca uma peça no carrinho, ele sugerir outra relacionada. 

Tipo, se você escolhe uma calça jeans, o site oferece uma camiseta para combinar.

Deixar um comentário

Você também pode utilizar a sua página de obrigado para coletar prova social sobre seu negócio utilizando uma CTA para suas leads deixarem um comentário.

Os comentários de quem já teve acesso ao seu material podem ser exibido na sua landing page. Assim, você consegue aumentar sua autoridade e deixar que suas leads convençam outras pessoas a se inscrevem na sua lista.

Responder uma pesquisa

Se você tem interesse em conhecer melhor a sua audiência, você pode aproveitar a página de obrigado para conduzir uma breve pesquisa.

Você pode perguntar que tipo de conteúdo as suas leads gostariam de receber, com que frequência e por qual canal elas preferem se comunicar com empresas…

É importante aqui focar em coletar dados que possam ser aplicados para otimizar a sua estratégia de marketing e não exagerar na quantidade de perguntas. 

Nesse caso, menos é mais. Um questionário muito grande pode acabar tendo uma taxa de respostas muito baixa e, assim, você não alcança seu objetivo de entender melhor o público.

Receber uma chamada de um consultor

Esse tipo de CTA também é conhecido como levantada de mão. 

Ela é útil para potenciais clientes que já estão nas etapas finais do funil de vendas, mas que ainda têm dúvidas se vale a pena ou não comprar seu produto ou serviço.

Geralmente, essa CTA vem acompanhada de um formulário onde a lead pode deixar o número de telefone para receber o contato e resolver suas objeções diretamente com um consultor.

Bom. Agora que você já viu as principais opções de CTAs para a sua página de obrigado, eu vou te mostrar quais são os detalhes importantes que podem fazer toda a diferença entre ter uma thank you page de sucesso ou não.

Boas práticas para páginas de obrigado

Boas práticas para páginas de obrigado

Para aumentar ainda mais as suas chances de manter a conversa com seus potenciais clientes e levar os seus atuais clientes a realizarem uma nova compra, é importante estar alerta a alguns pontos.

Que aqui eu vou chamar de boas práticas, porque tem tudo a ver com a melhor forma para criar a sua página de obrigado.

Elas são as seguintes:

Colocar links de compartilhamento que redirecionem para a landing page

Se você optar por utilizar uma CTA de compartilhamento na sua thank you page, seja de compartilhar nas redes sociais ou diretamente para um amigo, é importante que o link compartilhado leve para a landing page.

Por dois motivos:

  1. Se você entrega a recompensa oferecida na landing page através de um e-mail, as pessoas que caem diretamente na página de obrigado não vão ter acesso a recompensa, nem conseguir fazer o cadastro para receber e você ainda provavelmente vai perder a chance de criar um relacionamento com elas.

  2. Se você entrega a recompensa na thank you page, as pessoas que têm o link da página vão conseguir acessar o conteúdo mesmo sem estarem cadastradas na sua lista de contatos.

Ambos os cenários são preocupantes, porque acaba que todo o trabalho de criar uma estratégia de captação de leads vai para o ralo.

Por esses dois motivos, é indispensável que você configure o link de compartilhamento para redirecionar para a landing page e teste se está tudo certo.

E, se você for cliente do KP e quiser ir um passo além, você pode usar a proteção de conteúdo para evitar que pessoas não cadastradas na sua base de contatos tenham acesso às suas páginas de obrigado e às suas recompensas.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, é só ler o artigo Proteção de Conteúdo: como garantir um material exclusivo para suas leads aqui do blog do KP.

Criar URLs rastreáveis quando tiver mais de uma CTA

Se você optar por criar uma CTA para suas leads e clientes escolherem qual conteúdo, recompensa ou produto ver a seguir, vale a pena investir 10 minutos para criar URLs rastreáveis.

Por que esse tipo de URL faz diferença?

Porque com elas você vai conseguir saber quantas pessoas optaram por cada conteúdo e poderá utilizar essas informações a seu favor, otimizando sua estratégia de marketing.

No artigo Parâmetros UTM: descubra o lugar mais eficiente para divulgar suas páginas na internet, eu explico como você pode parametrizar as suas URL para descobrir exatamente quantos acessos os seus conteúdos estão tendo.

Ser consistente com a landing page

Independentemente da CTA que você escolher usar na sua página de obrigado ou do objetivo que você pretende alcançar (reter o usuário ou multiplicar o processo de compra), você deve ser consistente com a landing page.

Isso quer dizer manter a mesma linguagem, tom (formal ou informal) e até mesmo o estilo visual da página anterior.

Evitar exageros

Ao longo deste artigo você viu várias opções de CTA e talvez a sua mente tenha borbulhado pensando em incluir várias delas na sua página de obrigado para conseguir que o seu potencial cliente faça várias coisas.

Eu sinto muito, mas eu preciso jogar um balde de água fria em você.

A sua página de obrigado não deve ser um festival de CTA. Na verdade quanto menos opções você der, é mais fácil para o usuário decidir seguir adiante ou não.

Isso porque opções demais confundem mais do que ajudam nesse momento. 

Pensa só na trabalheira que é escolher algo para assistir na Netflix quando você não sabe exatamente o que você quer.

Eu mesma já fechei a página da Netflix várias vezes e desisti de assistir um filminho, porque eu simplesmente não conseguia escolher qual.

A mesma coisa vale para a sua página de obrigado. 

Se você der opção demais, é possível que os seus potenciais clientes optem por não acessar nenhuma delas.

Exemplos de páginas de obrigado

Exemplos de páginas de obrigado

Antes de finalizar esse artigo, eu queria te mostrar exemplos práticos de tudo o que eu te falei nas últimas linhas para você se inspirar.

E, claro, te mostrar exatamente qual foi, para mim, a grande sacada do funil de geração de leads que teve 293,66% de ROI (eu não esqueci haha). 

Vamos lá?

Exemplo 1 – Página de obrigado com CTA para blog

Exemplo 1 - Página de obrigado com CTA para blog

Essa página de obrigado foi criada pela equipe do KP para finalizar o processo de captura de lead por meio de uma planilha para organizar e calcular as principais métricas do Facebook.

Como você pode ver, ela contém os 3 elementos indispensáveis:

  • uma mensagem de agradecimento informando que a ação anterior foi concluída e como a lead pode acessar o material;

  • qual é o próximo passo que a pessoa deve dar;

  • e um botão de chamada para ação.

Além disso, o que eu gosto muito dessa página é que ela mostra uma prévia do conteúdo do blog para despertar a curiosidade do leitor e aumentar as chances de ele clicar na CTA.

Exemplo 2 – Página de obrigado com CTA para compartilhamento

Exemplo 2 - Página de obrigado com CTA para compartilhamento

Esse segundo exemplo é de uma marca de cosméticos.

Assim como a anterior, essa página também é bem simples e contém apenas o necessário para que a lead acesse a recompensa e dê o próximo passo.

Aqui, inclusive, a recompensa foi disponibilizada na própria página de obrigado. 

Caso você deseje fazer algo assim também, é importante lembrar de proteger sua página para apenas pessoas cadastradas na sua lista de e-mail acessarem o conteúdo e o link do compartilhamento, é claro, deve redirecionar para a landing page.

Esse exemplo também é interessante porque, para facilitar o compartilhamento, a marca usou botões para as principais redes sociais. 

Exemplo 3 – Página de obrigado com CTA para outra recompensa

Exemplo 3 - Página de obrigado com CTA para outra recompensa

Essa foi a página de obrigado utilizada no funil de geração de leads que gerou 293,66% de ROI.

E o que é que ela tem de tão especial para ter me inspirado a compartilhar essa sacada com você?

É o seguinte: na landing page, foi feita a oferta do download gratuito de um e-book sobre como usar a internet para alavancar vendas.

Quando a pessoa se cadastrava para receber o e-book, era redirecionada automaticamente para essa página de obrigado.

Aqui a lead recebia a informação de que o e-book foi enviado para o e-mail dela e também recebia um convite para um próximo passo. Essa mensagem estava presente tanto no texto quanto no vídeo.

A chamada para o próximo passo era para se cadastrar para assistir uma série de 3 aulas online gratuitas que davam continuidade ao assunto do e-book. 

Com essa recompensa, as leads caminhavam em direção ao fundo do funil de vendas.

Ao final da série de aulas online, foi feita a oferta de um produto relacionado tanto ao tópico do e-book como das aulas, e o resultado das vendas foi de 293,66% de ROI nas leads que foram captadas através do e-book.

Dentre outros fatores, esse resultado foi alcançado devido a dois motivos:

O primeiro é que as leads que acessaram o e-book e depois a série de aulas são mais qualificadas do que as leads que só participaram das aulas.

Isso porque, para chegar até a oferta do produto, elas precisaram passar por duas etapas (solicitar o e-book gratuito e se inscrever para participar das aulas) enquanto as outras leads passaram por apenas uma etapa (se inscrever para a aula).

E por isso elas tiveram mais contato com conteúdos de qualidade, foram mais nutridas, e de certa forma estavam mais preparadas para comprar.

O segundo motivo é que usando essa estratégia de divulgar a série de aulas na página de obrigado, a equipe de tráfego garantiu que 100% dessas leads tiveram acesso ao convite para se inscrever para as aulas.

Afinal de contas, todo potencial cliente ao se tornar uma lead vai obrigatoriamente ser redirecionado para a página de obrigado.

Seria diferente se eles, por exemplo, tivessem mandado um convite para participar da aula por e-mail. 

Não tem como ter certeza de a campanha de e-mail marketing vai chegar para 100% das leads ou que elas vão abrir o e-mail.

Ou se tivesse feito anúncio no Facebook ou no Google, já que não tem como controlar que as plataformas vão anunciar para todas as leads.

Mas ao divulgar as aulas na página de obrigado, além de exibir o convite para 100% das leads, tem também o efeito do princípio do comprometimento e da consistência que eu te falei no início do artigo.

Por já terem se comprometido de certa forma com a sua marca, ao se cadastrarem para acessar um e-book, elas estão mais propensas a aceitar o convite para o próximo passo do funil de vendas.

Por esses motivos, a ideia de construir o funil de vendas dessa forma e ainda usar a página de obrigado como um ponto crucial da conversão foi uma sacada genial na minha opinião.

E é uma parada que você também pode replicar no seu negócio. 

Inclusive, para isso, você pode usar…

A melhor ferramenta para criar suas páginas de obrigado

A melhor ferramenta para criar suas páginas de obrigado

Se você chegou até aqui com mil ideias e ansioso para colocar em prática o que você viu nesse artigo, mas não faz ideia de como construir a sua página de obrigado, se liga nessa última dica.

O Klickpages é uma ferramenta de criação de páginas na internet otimizadas para conversão muito simples de usar.

Com apenas alguns cliques e de maneira intuitiva você consegue ter sua landing page e página de obrigada no ar.

Não precisa entender de programação, nem ser um gênio na informática para fazer isso.

Veja como criar suas páginas com o Klickpages é simples:

  • Escolha seu modelo: veja opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Página de obrigado Conclusão

Neste artigo, você viu que a página de obrigado não é um mero detalhe no processo de geração de leads.

Ao contrário: ela tem um papel importante e ainda 3 objetivos que servem para aumentar o relacionamento dos seus potenciais clientes com o seu negócio e multiplicar o processo de compra, gerando mais faturamento para a sua empresa.

Além disso, eu te mostrei quais são os 3 elementos que não podem faltar na sua página de obrigado: mensagem de confirmação, botão de chamada para ação, instruções específicas do que o usuário deve fazer a seguir.

E também dei como exemplos várias opções de CTA que você pode explorar, como compartilhar nas redes sociais, ler um artigo do seu blog ou fazer um upsell.

Expliquei ainda quais são as boas práticas que você deve seguir para suas páginas de obrigado serem um sucesso.

E te dei 3 exemplos de páginas para você se inspirar. Inclusive, uma delas faz parte da estratégia do funil de geração de leads que teve um ROI de 293,66%.

Você já tinha sacado antes o quão poderosa uma página de obrigado pode ser? Me conta aqui nos comentários! 😉

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Sobre o Autor

Angela de Oliveira

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Uma das minhas coisas favoritas é falar sobre redes sociais e anúncios. Além disso, sou especialista em informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)