Entenda o que é Telegram e por que ele é um “oceano azul” do marketing digital

Entenda o que é Telegram e por que ele é um “oceano azul” do marketing digital

A partir do momento em que você souber o que é Telegram e o que ele pode fazer pelo seu negócio, você vai estar um passo à frente de muitos empreendedores.

Porque, hoje em dia, poucas coisas podem ser consideradas ainda como “o oceano azul” do marketing digital como esse aplicativo.

Eu explico.

De acordo com a estratégia do Oceano Azul, geralmente existem dois cenários no mercado:

  • o oceano vermelho, cheio de concorrentes dividindo espaço e atenção do público…

  • e o oceano azul, onde praticamente não tem ninguém e você ainda consegue nadar sozinho e de braçadas.

Só que eu acredito que algo parecido acontece com as oportunidades dentro do marketing.

Geralmente aquilo que realmente dá resultado são ferramentas já conhecidas, onde a sacada está justamente em descobrir o diferencial dentro delas para conseguir sair na frente da concorrência.

Mas tem um aplicativo em especial que pode trazer resultados para o seu negócio e hoje ainda representa um “mar limpo” e cheio de oportunidades: o Telegram.

A grande maioria dos empreendedores ainda não se ligaram do potencial desse aplicativo que nem é tão novo assim, mas segue sendo bastante inexplorado se for parar para pensar no potencial que ele têm de turbinar um negócio.

É por isso que eu digo que o Telegram é o “oceano azul” do marketing digital.

Logo, só de você estar aqui sabendo mais sobre esse aplicativo bem completo e cheio de funcionalidades, você já está na frente de muitas outras marcas que ainda não sabem o que podem ganhar com ele.

Então, recomendo fortemente que você continue comigo, porque nas próximas linhas eu vou te explicar o que é o Telegram, como ele funciona e ainda os 6 principais motivos para você usar essa poderosa ferramenta no seu negócio.

Vamos lá!

O que é Telegram?

O que é Telegram?

O Telegram é um aplicativo gratuito de conversas instantâneas, cujo conteúdo fica armazenado em nuvem e que tem como foco a segurança e a velocidade das informações.

Ele foi lançado em 2013 e hoje em dia conta com cerca de 200 milhões de usuários ativos por mês.

Funciona igual ao  WhatsApp, só que com algumas funcionalidades diferentes (das quais eu vou falar melhor daqui a pouco).

Por lá, os usuários podem enviar mensagens usando texto, fotos, vídeos, stickers (figurinhas), arquivos em pdf e de qualquer outro tipo.

Bem diferente do que acontece hoje em dia no WhatsApp, que reúne conversas pessoais, grupos de família e amigos, memes, gifs de bom dia e por aí vai…

O Telegram ainda vive uma fase mais focada. Onde os usuários usam para objetivos mais específicos – geralmente por interesses profissionais. 

Ou seja, com ele você tem um ambiente mais controlado para se comunicar melhor com a sua audiência sem tanta distração.

Então, chegou a hora de você entender como ele funciona.

Como o Telegram funciona?

Como o Telegram funciona?

Para usar o Telegram, a primeira coisa que você precisa fazer é instalá-lo no seu celular como qualquer outro aplicativo. É só fazer o download na App Store (Apple) ou na Play Store (Google).

Ou, caso você prefira utilizar essa ferramenta através do seu computador, basta acessar https://web.telegram.org

Depois que passar pela página (ou tela) de boas vindas, você só precisa informar o seu número de telefone e já configurar as suas informações, como colocar o seu nome e uma foto, por exemplo.

Aí é só encontrar os seus contatos por lá e dar início a um bate-papo.

Como eu falei, todas as informações recebidas pelo Telegram são armazenadas em nuvem. Logo, você não precisa encher a memória do seu celular com os arquivos baixados.

Dá para economizar espaço no aparelho e ainda ter acesso a tudo isso na hora que quiser, basta ter uma boa conexão de internet.

Isso porque o Telegram tem servidores espalhados pelo mundo todo.

Além do mais, por lá, você consegue mandar arquivos mais "pesados" para outros usuários, já que não tem limite para tamanho das mídias que você envia. 

Mesmo assim, ele ainda envia mensagens mais rápido do que com qualquer outro aplicativo e ainda conta com criptografia de ponta a ponta nas suas conversas.

Isso sem contar que você pode programar algumas delas para se autodestruir. 

É só configurar um cronômetro de autodestruição para as mensagens e mídias compartilhadas, em períodos de tempo que podem variar de dois segundos a uma semana, por meio do recurso “Secret Chat”.

Agora, se você ainda tem dúvidas de deve usar o Telegram no seu negócio, dá só uma olhada nesses 6 motivos que eu separei para você.

6 motivos para você começar a usar o Telegram no seu negócio agora mesmo

6 motivos para você começar a usar o Telegram no seu negócio agora mesmo

Com tudo o que eu te mostrei até aqui, já deu para perceber que o Telegram surgiu para revolucionar o serviço de mensagens instantâneas.

Seja qual for o seu objetivo ao se relacionar com outras pessoas, você tem nas mãos agora uma alternativa rápida e segura para enviar sua mensagem.

Mas as chances são que você, como empreendedor ou aspirante a empreendedor, tem um objetivo bem específico quando se trata de conhecer novas ferramentas de marketing – que é gerar mais resultados para o seu negócio.

E é exatamente por isso que eu vou te mostrar 6 motivos pelos quais você precisa começar a usar o Telegram na sua empresa agora mesmo.

Olha só.

#1 Sua mensagem chega para todo mundo

Não sei se você já parou para pensar nisso, mas quando você publica seus conteúdos nas redes sociais, a verdade é que você não tem controle sobre quem vai, de fato, ter acesso a eles.

Porque quem determina isso são os algoritmos de cada uma dessas plataformas. Com base em uma série de critérios, eles decidem para quem a sua mensagem irá chegar.

Não tem o que fazer. É assim que funciona, é assim que eles jogam o jogo deles.

E, enquanto você estiver “alugando o terreno deles”, tem que seguir as regras.

O que você pode fazer é procurar sempre por canais que entreguem cada vez mais os seus conteúdos. Procurar terrenos para chamar de seus e ter controle sobre a sua audiência por lá.

Aqui no blog do KP a gente já falou de alguns desses canais, como:

Acontece que o Telegram é mais uma solução nesse sentido que você pode levar para o seu negócio.

E é ainda melhor!

Já que diferente do que acontece nas redes sociais ou até mesmo no email (por causa de fatores como a entregabilidade ou a taxa de abertura dos emails, por exemplo)… 

Com o Telegram, você tem segurança de que sua mensagem vai chegar para todo mundo, a distribuição é 100%. De verdade.

Em um canal com 2 mil pessoas, por exemplo, você pode confiar que o seu conteúdo vai chegar a essas 2 mil. 

A única coisa que vai fugir do seu controle aqui é o exato momento em que elas vão abrir a notificação. =)

#2 Possibilidade de criar canais onde só você fala

Além de ter maior controle sobre quem recebe, de fato, o seu conteúdo, como eu falei no tópico anterior, você também tem muito mais controle sobre o que é dito no espaço que você criar para se comunicar com a sua audiência.

Digo isso porque o Telegram permite que você crie canais de transmissão, nos quais o seu público se inscreve para receber informações e novidades sobre a sua marca, conteúdos…

Enfim, seja lá o que você decidir.

Quem controla esse ambiente é você. O seu público está lá para receber os materiais que você publica e interagir, dependendo do que você disponibiliza para interação.

Se você deixa uma enquete, por exemplo, eles podem opinar sobre determinado assunto.

Ou então, caso você abra opção de reação, eles podem demonstrar o que acharam dos seus conteúdos.

Mas produzir mesmo… Só você.

Isso significa que você vai ter à sua disposição um ambiente altamente controlado.

O que você posta fica à disposição, de forma organizada. Não vira uma confusão e nem se perde em meio a comentários que talvez nem agregam ao canal, como pode acontecer em grupos de conversa.

Ah! E dentro desse canal de transmissão, o número de seguidores é ilimitado.

Sendo que mesmo quem entrou depois pode acompanhar tudo o que foi postado anteriormente. E ainda pode pesquisar por temas específicos usando palavras-chave dentro do próprio aplicativo.

Isso te dá uma abrangência muito grande na hora de divulgar os seus conteúdos, sejam eles artigos, imagens, vídeos ou áudios.

#3 Você pode falar com milhares de pessoas ao mesmo tempo

Você pode falar com milhares de pessoas ao mesmo tempo

Mesmo se você escolher criar um grupo, ao invés de um canal de transmissão, seu potencial de alcance ainda é muito grande. 

Você ainda terá a chance de fazer sua mensagem chegar a milhares de pessoas, literalmente.

Isso porque, diferente do WhatsApp que limita a quantidade de 256 pessoas em cada grupo, o Telegram permite que você adicione até 200 mil membros ao mesmo tempo.

Além de permitir que os usuários mencionem uns aos outros, respondam a mensagens específicas e utilizem hashtags – o que ajuda a manter a comunicação mais eficiente dentro desse espaço.

Você pode incluir membros do seu time de colaboradores no grupo e nomeá-los administradores, para que eles possam moderar a comunidade, mantê-la sempre em ordem e te ajudar a contribuir com informações e coletar feedbacks dos participantes.

#4 Ainda é gratuito

De acordo com os criadores e moderadores da plataforma, os serviços do Telegram são e continuarão gratuitos. 

Ou seja, eles não cobram por nenhum tipo de taxa de assinatura e nem promovem anúncios por lá.

Não dá para saber o que vai acontecer daqui para frente, mas o lance é que, se eu fosse você, aproveitaria as oportunidades que têm nesse aplicativo sem ter que pagar nada por isso.

Até porque dificilmente você encontra uma ferramenta tão completa para usar no seu marketing, no qual não precise abrir a carteira para desfrutar. 😉

#5 Tem uma versão desktop independente

Outro motivo para você usar o Telegram aí na sua empresa é que dá para acessar as suas conversas até mesmo pelo desktop.

E o melhor: de maneira totalmente independente do celular.

Ou seja, o seu celular não precisa estar conectado para você utilizar a versão web do aplicativo, que nem acontece com o WhatsApp, por exemplo.

Desde que seu computador ou tablet tenha acesso à internet, você abre os seus bate-papos no seu dispositivo e utiliza normalmente de onde quer que você esteja (por causa daquele esquema de armazenamento em nuvem, lembra?).

#6 Mais funcionalidades do que concorrentes, como o WhatsApp

Já falei aqui sobre as principais diferenças entre o Telegram e seus concorrentes, como o WhatsApp e o Facebook Messenger – como o armazenamento e a segurança das informações.

Mas o fato é que ele tem muito mais funcionalidades que podem agregar aí na sua empresa.

Como, por exemplo, o fato de você poder conversar com outros usuários sem precisar compartilhar seu número de telefone com ninguém.

E nem expor os membros do seu grupo a isso também. Essa privacidade dá ainda mais segurança à sua audiência dentro desses espaços.

E também a possibilidade de criar bots, que são robôs que podem ser ativados pelo usuário para executar tarefas como busca por gif e imagens, acesso à previsão do tempo, criação de enquetes, jogos e etc.

Por último, mas não menos importante, tem a proteção do aplicativo por senha, configuração que é feita dentro do próprio Telegram, sem ajuda de outros aplicativos de segurança.

Logo, mesmo que o seu celular esteja desbloqueado, quem não tiver a senha própria do Telegram não consegue acessar as mensagens.

Essa é mais uma maneira que a plataforma encontrou de proteger ainda mais o seu conteúdo.

Direcione a sua audiência para uma landing page caprichada

Direcione a sua audiência para uma landing page caprichada

De fato, existem vários motivos pelos quais vale a pena usar o Telegram, como eu te mostrei nos tópicos anteriores.

O principal fator é o relacionamento que você desenvolve com o seu público.

Mas o lance é que você não pode parar por aí. Outra coisa que você também pode fazer na sua empresa para ter ainda mais conexão com o seu público é se relacionar com eles através do email marketing.

A minha dica é você aliar as duas ferramentas para ter resultados ainda mais potentes para o seu negócio.

Para conseguir o contato do seu público e transformá-los em leads qualificadas para a sua lista, você precisa de uma landing page caprichada.

E quando se trata de páginas otimizadas para conversão, o Klickpages é o seu melhor aliado.

Para criar a sua landing page personalizada, é só seguir 3 passos simples:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  • Divirta-se customizando a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão O que é Telegram

Agora você sabe que ainda existe um “oceano azul” em meio a tantos recursos dentro do marketing digital.

Porque neste artigo eu te mostrei o que é Telegram e como ele pode te ajudar a ter um relacionamento com o seu público através de mensagens rápidas e seguras.

Falei ainda que ele funciona com armazenamento em nuvem, o que te permite usar a plataforma onde quer que você esteja, desde que tenha acesso à internet.

Além de que toda informação dentro do aplicativo é criptografada de ponta a ponta, o que oferece maior segurança para a sua comunicação.

E ainda dei a letra sobre os 6 motivos pelos quais você deve começar a usá-lo no seu negócio agora mesmo.

Como a possibilidade de falar para um grupo ilimitado de seguidores, através dos canais de transmissão, de forma que todos vão receber, de fato a sua mensagem sem a interferência de algoritmos.

E o fato de ser gratuito e ter uma versão disponível para desktop de maneira totalmente independente.

Ah! E claro que se você aliar com uma landing page poderosa, você terá muito mais resultado nas suas vendas.

Agora é sua vez de me contar aqui nos comentários: você já usava o Telegram na sua empresa? E conhecia tantas vantagens de usar esse canal de comunicação?

Abraço e até a próxima! 😉

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Sobre o Autor

Susanne Melo

Meu nome é Susanne, mas pode me chamar de Suse. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e amo aprender coisas novas, principalmente relacionadas a tecnologia e marketing. Sou brasiliense, mãe de gato, curto muito cultura pop, ler nas horas vagas e gosto de escrever ouvindo rock ou música clássica ou funk (ou...), enfim, sou bem eclética. Tudo depende do meu humor no dia. Me comunico basicamente usando gifs e memes, e gosto de conversar com pessoas que entendem as referências (pelo menos as principais, né? QUEM É QUE AINDA NÃO VIU FRIENDS?!). Ah, também sou uma pessoa muito intensa, como podem perceber. :D

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