O que é Spam, tipos, meios de envio e como não fazer spam em 2018

O que é Spam, tipos, meios de envio e como não fazer spam em 2018

Quem sabe o que é spam pode resumir a resposta a algo como “chatice”.

De fato, estamos falando de uma mensagem desagradável, um incômodo, um contato não solicitado que não tem interesse algum do receptor.

Mas o conceito vai muito além da sua pasta chamada de spam, ou lixo eletrônico, na caixa de e-mails.

Infelizmente, além de dominar seu correio eletrônico, os spams chegam também por outras fontes.

Sua essência é sempre a mesma, embora adquira diferentes formatos e objetivos.

É por isso que você deve saber o que é spam no WhatsApp, no Facebook, no YouTube e também no Instagram.

Afinal, o spam está em todo o lugar – e é preciso enxergar os dois lados da moeda.

Você, enquanto receptor, deve detestar spam, não é mesmo?

Então, como emissor, é imprescindível afastar a sua estratégia de marketing dessa armadilha.

Para tanto, você está convidado a conferir este artigo até o fim.

Vamos não apenas explicar o que é spam, como também revelar os seus principais tipos, os meios de envio utilizados e, é claro, trazer dicas para você evitar que suas comunicações sejam marcadas como spam.

Boa leitura!

O que é spam?

O que é spam?

Spam é o envio de mensagens não solicitadas, nem permitidas e, na maioria dos casos, anônimas, enviadas por meio eletrônico com o objetivo de aplicar golpes ou fazer propaganda inadequada de algum produto ou serviço.

Você mesmo já deve ter se deparado com algumas dessas mensagens na sua caixa de entrada, não é?

Mas o que nem todo mundo sabe é que, anos atrás, a palavra "spam" não tinha nada a ver com a internet ou com os e-mails.

Na verdade, o envio dessas mensagens indesejadas foi inspirado em uma esquete do programa humorístico britânico Monty Python, de 1970.

No programa, vemos o esboço de um café onde quase todos os itens do menu incluíam spam – um produto de carne enlatada da marca americana Hormel Food.

Enquanto o garçom recitava o menu cheio de SPAM, um coro de clientes Viking abafava todas as outras conversas com uma música repetindo “SPAM, SPAM, SPAM, SPAM… adorável SPAM, maravilhoso SPAM”.

Você pode ver o quadro neste vídeo:

Desde então, spam tem sido associado a informações indesejadas, invasivas e excessivas que suprimem as mensagens necessárias e atrapalham o diálogo.

Você já sabia dessa?

Mas e no que diz respeito aos e-mails, qual a origem do spam?

Ela remete ao ano de 1994, quando ainda não tinha a conotação negativa dos tempos atuais.

O uso da estratégia ocorreu pela empresa de advogados, Canter & Siegel.

Na época, o seu programador empregou a Usenet para anunciar os serviços oferecidos pela empresa, dando assim início ao spam comercial como conhecemos atualmente.

Ao menos ao mais famoso deles, já que não há um só tipo de spam, como veremos agora.

Tipos de spam

O que é Spam Tipos de spam

Saber o que é spam com relação a e-mails não o faz dominar o conceito por completo.

Sim, há vários tipos deles.

Primeiramente, tenha em mente que, na maioria dos casos, o spam será uma publicidade para produtos e serviços específicos que os spammers buscam promover.

O que acontece é que o spam geralmente é ilegal, não apenas por causa dos meios usados para anunciar os produtos, mas também porque aquilo que é oferecido pode ser, de fato, ilegal.

Em segundo lugar, é preciso considerar que outras ocorrências de spam são frequentemente relacionadas às fraudes.

Um exemplo clássico é envio de e-mails solicitando ao destinatário que ele forneça os detalhes da sua conta bancária sem nenhum motivo real aparente.

Obviamente, se o destinatário cumprir com o requisitado na mensagem, a conta bancária será esvaziada sem o seu consentimento.

Para prevenir que você se torne uma vítima dos spammers, listamos os principais tipos dessa prática que encontramos por aí.

Boatos

Como o nome sugere, esse tipo de spam busca divulgar histórias falsas e alarmantes.

Para identificá-las, não chega a ser difícil.

Geralmente, esse tipo de mensagem não apresenta os nomes dos envolvidos, a localidade nem a data específica.

Além disso, elas costumam ter um forte apelo para que seja repassada para o maior número de pessoas possíveis.

Um bom exemplo são as fakes news que inundam o WhatsApp e o Facebook, principalmente durante esse período de instabilidade política e financeira que estamos vivenciando no país.

A melhor forma de não cair nessa pegadinha é checar os fatos antes de divulgá-los.

Correntes

Engana-se quem pensa que as correntes ficaram restritas à época do Orkut.

Hoje em dia, elas circulam muito mais rápido através do WhatsApp e você, com certeza, já recebeu uma corrente em algum grupo que participa, não é mesmo?

Basicamente, esse tipo de spam solicita que a vítima compartilhe a mensagem para um maior número de pessoas a fim de não quebrar a corrente.

Como são fáceis de identificar, vale ficar atento e não cair nessa cilada.

Propagandas

Como mencionamos, esse é tipo mais recorrente de spam, sendo usado para promover algum produto ou serviço.

Obrigatoriamente, toda comunicação precisa conter um link que leve ao descadastramento, no caso de recebimento por e-mail.

Mas isso não elimina o fato de você não ter autorizado o envio daquele mensagem, o que é característico do spam.

Golpes

Quando falamos em golpes, os spams começam a se tornar mais perigosos.

Aqui, vale aquele velho ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia.

E é para desconfiar mesmo.

Promessas vazias, especialmente falando em ganhos financeiros fáceis, são um atalho para ser dar mal.

Tenha muito cuidado, coloque sempre em dúvida a mensagem, cheque a informação e não a repasse sem antes se certificar do que se trata.

Pior do que cair em um golpe a partir de um spam é levar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Estelionato

O estelionato é uma forma de golpe que pode ser materializada pelo spam.

Vale um tópico à parte, pois possui características próprias.

Esse tipo de spam solicita que a vítima entre em alguma página e insira seus dados pessoais, como o número do CPF, endereço, além de informações financeiras.

O problema é que, com esses dados em mãos, o spammer pode causar sérios danos e situações complicadas para a vítima.

Inclusive, pode levar a crimes graves, como roubo de identidade, que geralmente é seu propósito original.

Malwares

Softwares maliciosos, ou “malwares” são os famosos vírus, como cavalo de tróia, worms, dentre outros.

Eles são executados por criminosos virtuais para obter acesso ao computador ou celular, recolher informações pessoais e causar riscos sérios para quem é vítima.

Geralmente, ocorre através de vários formatos de spams, como a divulgação de boatos e fake news.

Ao receber uma mensagem com link, o ideal é não clicar em nada, pois isso pode infectar seu dispositivo e permitir o acesso a ele por pessoas não autorizadas.

Meios de envio

O que é Spam Meios de envio

Infelizmente, os spammers podem utilizar vários canais de comunicação para enviar suas mensagens, comunicações indesejadas e mesmo aplicar golpes.

Pensando nisso, selecionamos os principais meios de envio que os mesmos utilizam para você ficar de olho e evitar ser mais uma vítima.

E-mail

O e-mail é o principal canal para envio de mensagens de spam.

Quase todo mundo possui um endereço de e-mail, não é?

Logo, os spammers têm um prato cheio na sua mesa.

Por isso, evite divulgar seu e-mail publicamente e, sempre que se cadastrar em algum site, certifique-se de verificar a política de privacidade para garantir que seu endereço de e-mail não caia nas listas dos spammers.

Além disso, cheque a caixa de spam periodicamente, apague as mensagens sem abrir e nunca clique em nenhum link de origem duvidosa.

Mensagens instantâneas

Com a popularização dos smartphones, aplicativos para troca de mensagens como o WhatsApp e o Skype e, até mesmo o velho SMS, passaram a ser alvos de spam – ou será neo spam?

Existem dois tipos principais que fazem uso dessa prática, os indiscriminados e os direcionados.

Entenda cada um deles:

  • Indiscriminado: geralmente, envolve mensagens promocionais de pessoas ou empresas com as quais você não tem nenhum relacionamento. Embora sejam irritantes, eles geralmente são inofensivos se você simplesmente ignorar e bloquear o usuário

  • Direcionado: normalmente, começa com alguém que você não conhece solicitando que você o adicione à sua lista de contatos, e pode progredir de muitas maneiras diferentes, dependendo do objetivo final do spammer, como aplicar golpes e fraudes, por exemplo. Nesse caso, o ideal é adicioná-los à sua lista de bloqueio e notificar o serviço de mensagens, quando possível.

Grupos e fóruns

Se você participa ativamente de algum grupo ou fórum da Internet, talvez já tenha identificado postagens promocionais não autorizadas nesses locais.

Basicamente, o seu intuito é promover produtos ou serviços, tentando criar links para o site do spammer para obter tráfego, além dos benefícios que um link pode trazer em determinados mecanismos de pesquisa.

Mesmo que essas técnicas costumam ser automatizadas e você esteja praticamente falando com uma máquina, é preciso prestar bastante atenção na mensagem recebida.

Existe uma forte tendência de pessoas postando manualmente esse tipo de mensagem para ganhar a confiança do usuário e camuflar o spam.

Blogs

Blogs ou qualquer outro tipo de página que permite que os visitantes deixem comentários são um lugar certeiro para encontrarmos mensagens de spam.

E você consegue identificá-las facilmente, já que esses comentários geralmente são totalmente irrelevantes para o assunto do post ou são tão genéricos ao ponto de pertencer a quase qualquer tópico.

Assim como nos grupos e fóruns, o objetivo desse tipo de spam é obter links e melhorar o ranqueamento da página do spammer, ou, com menos frequência, para promover diretamente um produto ou serviço.

Para frear esse tipo de mensagem, mecanismos de busca, como o Google, passaram a incluir a tag “nofollow” nesses espaços.

Essa etiqueta serve para mostrar aos robôs desses mecanismos que todos os links contidos nesses espaços não têm autoridade alguma, fazendo com que eles, consequentemente, percam seu valor e se tornem menos desejáveis ​​para os spammers.

Por isso, se você ou sua empresa possui um blog, é interessante investir nesse atributo para evitar mensagens de spam.

Redes sociais

As redes sociais são outro ponto de grande interesse para os spammers.

Afinal, eles conseguem enviar esse tipo de spam de diferentes maneiras: com links aleatórios nos comentários das publicações, nas mensagens pessoais no chat, em perfis falsos, nos grupos de interesse em comum, entre outros.

Portanto, preste bastante atenção para não clicar em algum link malicioso quando estiver navegando pelas suas redes sociais favoritas.

Como manter sua estratégia de marketing digital longe do spam

O que é spam Como manter sua estratégia de marketing digital longe do spam

Agora que você está por dentro dos principais tipos de spam e os meios como são propagados, talvez esteja se perguntando: afinal, como evitar que minhas campanhas de e-mail marketing caiam no filtro de spam?

Selecionamos algumas dicas para melhorar essa estratégia e garantir que seus e-mails não sejam barrados logo no início.

1. Não compre lista de e-mails

Tenha em mente que, quando se trata de e-mail marketing, comprar uma lista de e-mails pronta pode parecer uma solução rápida – e realmente é.

Mas a que custo?

Na verdade, a ação não tem nada de benéfica.

A prática não é recomendada por vários motivos.

Primeiro, esse tipo de lista contém vários endereços de pessoas aleatórias, dificultando atingir quem realmente possa se interessar pelo que você tem a dizer.

Em segundo lugar, essas mesmas pessoas não deram a autorização para que você enviasse o e-mail.

Além do risco de ser marcado como spam, a sua credibilidade pode ser afetada negativamente.

2. Mantenha sua lista de e-mails higienizada

Quando falamos em higienização de lista de e-mails, estamos realmente nos referindo a limpar da sua lista todos aqueles e-mails que não são mais válidos, nem relevantes para as suas campanhas.

Se você identificar e-mails que não existem de verdade na sua lista, certifique-se de excluí-los para melhorar a qualidade não apenas da sua lista de e-mails, mas também da sua taxa de entregabilidade.

Além disso, as pessoas podem mudar de endereço de e-mail também.

Não acontece com frequência, mas é interessante manter a sua lista atualizada.

3. Não utilize títulos click baits

Tentar esconder sobre o que realmente se trata a sua mensagem para criar expectativas é um péssimo hábito e que vem sendo penalizado fortemente, principalmente, por plataformas como o Facebook.

Por isso, para evitar criar falsas expectativas e manter uma boa credibilidade, certifique-se que o título do seu e-mail ou da sua publicação transmita todas as informações necessárias.

Busque assegurar que o leitor irá conseguir saber do que se trata antes mesmo de clicar.

Nada de utilizar títulos “caça-cliques”.

4. Escreva e-mails sem cara de spam

Evite elementos característicos das mensagens de spam no seu e-mail, como vários pontos de exclamação ou termos apelativos, como “grátis” e “clique aqui”.

Isso geralmente é associado a spam e pode fazer com que o usuário exclua seu e-mail logo de cara.

O ideal é elaborar um layout bem feito, com as cores institucionais da sua empresa e com a linguagem do seu público.

Mas, é claro, fazer uma revisão ortográfica é sempre bom para manter a credibilidade do e-mail.

5. Utilize templates HTML

O que é spam Utilize templates HTML

Enviar um e-mail todo com imagens é um erro grave por dois motivos principais.

Primeiro, porque os principais serviços de correio eletrônico, como Google e Yahoo, possuem um bloqueio padrão para esse tipo de e-mail.

Segundo, o tempo de carregamento é bem maior e o usuário ainda precisa permitir que as imagens sejam exibidas.

Cá entre nós, nos dias de hoje, ninguém tem tempo para isso.

Seu e-mail precisa ser direto, claro e conciso.

O usuário precisa saber do que se trata logo de cara para que não corra o risco de ser excluído ou marcado como spam.

Por isso, construa seus e-mails utilizando um template HTML.

Além de prontos, eles já estão otimizados para serem exibidos sem problemas nos principais serviços.

Você pode utilizar o template do próprio serviço ou fazer uma pesquisa para encontrar um modelo que mais agrade, caso seja necessário.

6. Não seja insistente nas redes sociais

Sabe aquela famosa tática do “sigo de volta” para aumentar seus seguidores nas redes sociais?

Então, é melhor evitar.

Ser muito insistente nas redes sociais, além de irritante, pode fazer com que as pessoas denunciem seu perfil ou façam avaliações negativas na sua página.

O ideal é que você utilize essas plataformas para publicar conteúdo de qualidade e relevante para seu público.

Assim, os seguidores realmente interessados irão aparecer naturalmente.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

O que é spam Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Uma estratégia de marketing digital bem construída tem tudo para não apenas se manter longe de spams, como proporcionar os resultados desejados.

A dica é usar seu site, blog ou redes sociais para capturar leads.

Faça isso a partir de uma newsletter, e-book, infográfico ou para receber novidades por e-mail.

Seja qual for a ação, capriche na landing page para aumentar as chances de conversão.

Nessa hora, o Klickpages é a ferramenta ideal.

São apenas três passos para criar a sua:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: por fim, é só publicar no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

O que é Spam Conclusão

Você conferiu neste artigo o que é spam, seus diferentes tipos, meios de envio e táticas para que sua estratégia digital não seja prejudicada.

Agora, tem todas as informações que precisa para se manter longe dos spams.

Esperamos que, ao final da leitura, tenha ficado claro que ele representa perigos tanto para os proprietários de sites quanto para usuários casuais de e-mail.

Além disso, ao identificá-lo, é importante que a mensagem seja ignorada, excluída ou marcada como spam para evitar novas comunicações do tipo.

Caso deseje qualificar ainda mais as suas ações, você pode continuar sua leitura e aprender como fazer um e-mail marketing criativo neste outro post.

Lembre de contar com o Klickpages para otimizar as suas ações de marketing digital.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.