5 técnicas de SMO para conseguir o engajamento do seu público nas redes sociais

Se você ainda não sabe o que é SMO, as chances são que o seu conteúdo não está engajando o tanto que você gostaria. 

Isso porque, provavelmente, você está escrevendo artigos para o seu blog, postando fotos no seu perfil do Instagram, gravando vídeos ou podcasts

Mas não está conseguindo comentários, curtidas, compartilhamentos… Ou seja, não está atraindo a participação efetiva da sua audiência e, claro, dos seus potenciais clientes.

E a real é que só criar conteúdo não vai fazer com que o seu público interaja com as suas publicações.

A criação de conteúdo de valor é só uma etapa nesse processo todo. 

Também é importante conhecer a fundo o seu público-alvo, saber em quais canais distribuir seus posts, textos e vídeos, descobrir quais formatos são mais interessantes para a sua audiência…

Ou seja, você precisa conhecer cada etapa e dar atenção a cada uma delas. Porque sem isso, você não consegue entender por qual motivo suas redes sociais não engajam, seus vídeos não têm visualização ou seus textos não têm comentários. 

É como se você estivesse depositando todo o seu esforço e sua energia em algo que não gera resultado efetivo.

Afinal de contas, as pessoas não estão dando atenção ao que você posta… 

E, talvez você ainda não saiba, mais o SMO pode te ajudar nesse trabalho. 

Por isso, nesse artigo, eu vou te mostrar as 5 principais técnicas de SMO para aumentar o engajamento do seu público nas redes sociais, mas não é só isso. Você também vai ver:

  • O que é SMO;

  • Por que investir em SMO e

  • A diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM.

Vamos lá!

O que é SMO?

SMO é a sigla para Social Media Optimization que, em tradução livre para o português, significa Otimização de Mídias Sociais. 

Assim como SEO (Search Engine Optimization), o SMO são técnicas de otimização para que o seu conteúdo seja compartilhado e encontrado pelas pessoas na internet, sem pagar nada. Ou seja, de maneira orgânica

Mais para frente eu vou te explicar melhor, mas só para você ficar ligado, a grande diferença é que no SEO as técnicas de otimização são usadas em sites, blogs e até vídeos. 

Já no SMO, essas técnicas são aplicadas nas redes sociais. 

A ideia é levar as pessoas que estão em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter para o seu site ou blog.

Assim como fazer seus leitores compartilharem o conteúdo do seu blog ou site nas mídias sociais. 

Mas calma, já já eu explico como fazer isso.

Antes, deixa eu te falar… 

Por que investir em SMO? 

A necessidade de criar essas técnicas de SMO surgiu depois que o Google mudou o algoritmo e passou a considerar o engajamento das mídias sociais como um fator de ranqueamento nos resultados de buscas.

Isso porque algumas plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter, cresceram tanto nos últimos anos que se tornaram peças fundamentais na estratégia de Marketing de Conteúdo.

Pra você ter uma ideia,  só o Facebook conta, hoje, com 2,3 bilhões de usuários ativos por mês

O que significa que, além das clássicas técnicas de SEO, agora é preciso produzir conteúdos que ganhem cada vez mais curtidas e compartilhamentos. 

Logo, atuar de maneira ativa nas redes sociais é uma excelente alternativa para aumentar o engajamento tanto nas mídias sociais quanto os acessos no seu site ou blog e, assim, melhorar o posicionamento da sua marca na internet. 

Bem, agora que você já sabe o que é SMO, deixa eu te mostrar a diferença dessa técnica com outras também conhecidas no mundo do Marketing Digital.

A diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM

SMO você já sabe que são técnicas de otimização para serem aplicadas nas suas redes sociais. 

Agora, vou falar o que significa SEO, SEM e SMM e por que não são a mesma coisa que SMO.

Eu sei que são muitas siglas, mas no fim você vai ver que são bem simples de entender.

Confere só:

SEO

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, na tradução literal).

Ele é um conjunto de técnicas usadas para otimizar o seu conteúdo e ranquear bem o seu site ou blog nos resultados de buscadores.

Ou seja, essas técnicas ajudam a aumentar as chances de seu conteúdo aparecer para o público quando ele faz uma pesquisa no Google ou no Bing, por exemplo. 

Aqui no blog do KP você pode conferir as 20 principais para se tornar o queridinho do Google.

SEM

Já o SEM (Search Engine Marketing) é mais abrangente e  amplo do que o SEO. 

Traduzido como Marketing para Mecanismos de Buscas, o SEM contempla todas as técnicas — pagas ou orgânicas — usadas para otimizar os resultados em sites de buscas, como o Google.

Enquanto o SEO foca no tráfego orgânico, usando pontos como escaneabilidade e uso de palavras-chave, o SEM inclui práticas como campanhas no Google Adwords ou a utilização de links patrocinados.

Para entender melhor o que SEM, como funciona e ainda conferir algumas dicas, clique aqui

SMM

Já o SMM (Social Media Marketing) é mais amplo do que o SMO (que é o tema desse artigo aqui). 

Isso porque o SMM aborda todas as técnicas usadas para otimizar o seu conteúdo nas redes sociais.

Sendo assim, ele representa todas as ações de marketing voltadas para redes sociais, sejam elas orgânicas ou pagas. 

A ideia é buscar formas de colocar a marca em uma posição que gere engajamento, relacionamento e oportunidades de negócio.

Se você quer saber um pouco mais sobre Social Media Marketing, aqui no blog tem artigo que explica direitinho o que é e como aplicar no seu negócio

Agora, hora de colocar a mão na massa e usar as técnicas do SMO no seu conteúdo.

As 5 principais técnicas de SMO

Agora que você já sabe toda a teoria, vou te mostrar as principais técnicas de otimização para serem aplicadas na sua estratégia de conteúdo.

Acompanha aqui comigo:

1- Publique conteúdo de valor para sua audiência 

Vou jogar a real aqui. Se você procurar sobre técnicas de SMO em outro lugar, provavelmente, você encontrará a seguinte dica: encontre a frequência ideal de postagem.

E eu decidi mudar para “publique conteúdo de valor”, porque é isso que defendemos aqui na Ignição Digital, empresa que reúne Klickpages e Fórmula de Lançamento.

A gente entende que não existe conteúdo longo ou em excesso. O que existe é conteúdo que não gera valor para as pessoas.

Logo, quanto mais vídeos, postagens, artigos com conteúdo que gere ensinamento, transformação, curiosidade… melhor!

Então, ao em vez de pensar com qual frequência postar ou em que horário postar, crie conteúdo de qualidade para quem te segue.

Essa é uma das melhores formas de gerar o engajamento das pessoas. Se o conteúdo é bom, são maiores as chances das pessoas curtirem, comentarem e compartilharem entre os amigos. 

2- Descubra o melhor horário para postar

Além de analisar a frequência de postagem ideal, descobrir melhores dias e horários para postar em cada rede social pode impulsionar sua estratégia de conteúdo.

Se você nunca fez isso, a dica é criar uma lista com todos os seus posts antigos, as principais métricas referentes a eles e a data e horário de postagem de cada um. 

Com essa lista em mãos você pode identificar em quais horários e dias as postagens tiveram mais comentários, curtidas e compartilhamentos. 

Por exemplo, se você notar que 7 dos seus 10 posts mais curtidos no Facebook foram postados entre 18h e 20h, esse pode ser um indicativo que este horário é o melhor para a sua audiência.

Mas olha, o melhor horário nem sempre é o mais intuitivo. Aqui na empresa, por exemplo, um dos melhores horários para postar nas redes sociais é à meia-noite.

Por isso, entender o seu público-alvo é muito importante. 

Sem contar que não existe um horário padrão ou universal. Isso muda de negócio para negócio. 

3- Reutilize o conteúdo de forma estratégica

Criar conteúdo novo todo dia especialmente para as redes sociais pode ser uma tarefa difícil, ainda mais para quem não tem uma equipe de social media.

Por isso, adaptar um material feito para outra plataforma pode ser uma mão na roda para não perder a frequência e a excelência das suas postagens.

Você pode, por exemplo, pegar um artigo do seu blog e transformá-lo em post para o Instagram ou para o Facebook.

É possível, ainda, escolher um vídeo longo postado no Youtube e recortar trechos menores, mas com mensagens importantes e impactantes para postar na timeline ou nos Stories do Insta ou do Face.

É o que a gente chama aqui na empresa de conteúdo raiz e conteúdo nutella. O raiz é um vídeo longo, com mais de 30 minutos, ou um texto longo e bem completo sobre um assunto específico.

O conteúdo nutella é extraído do raiz. Ou seja, são pequenos trechos do vídeo ou do texto que viram outro conteúdo.

Se você quer entender melhor isso, clique aqui.  

4- Integre as redes sociais com outros canais de marketing

Fazer a integração com outros canais é fundamental para o sucesso das suas redes sociais e vice-versa. 

E esses outros canais não se restringem a blog ou site. Você pode fazer isso com email e até vídeos do YouTube, por exemplo. 

Por isso, coloque os botões das suas redes sociais nos e-mails que você envia para a sua lista e também nos seus vídeos.

É uma forma de deixar claro para seus contatos que existem outros lugares na internet em que eles podem engajar com as suas publicações.

Outro local interessante para colocar um link para as suas redes sociais é na página de obrigado da sua landing page. 

Mas atenção! Aqui, vale lembrar que o texto da landing page em si não deve contar com nenhum tipo de link. Seu único objetivo é conseguir as informações de contato do lead

Já nas páginas de agradecimento, a ideia é válida. 

Se você ainda não sabe como criar uma landing page, o Klickpages é a ferramenta ideal para te ajudar.

Com o KP, você cria as suas páginas em apenas 3 passos. Olha só:

  1. Escolha seu modelo: existem opções com alta taxa de conversão, já testadas e aprovadas pelo mercado.

  2. Divirta-se customizando a página: edite os textos, escolha as cores e as imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  3. Publique: depois é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

5- Incentive as pessoas a compartilharem seu conteúdo

O compartilhamento do conteúdo postado na sua página é fundamental para aumentar o alcance da publicação. 

Por isso, incentive as pessoas a compartilharem o seu conteúdo em outras redes sociais. 

Você pode fazer isso colocando os botões da suas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, nos seus posts do blog ou vídeos do YouTube, como eu falei ali em cima.

Além disso, é possível pedir diretamente para que sua audiência faça isso. Ou seja, na postagem você pode escrever “compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais”.

Nos vídeos isso já é mais comum. Quem nunca viu um vídeo em que a pessoa já começa pedindo para “curtirem, comentarem e compartilharem”, aquele conteúdo?

Pronto. Trouxe aqui 5 técnicas simples e eficientes de SMO para você aplicar agora mesmo na sua estratégia de Conteúdo.

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que se você ainda não sabe o que é SMO (Social Media Optimization), possivelmente, o seu conteúdo não está tendo o engajamento esperado.

Por isso, expliquei que, assim como SEO (Search Engine Optimization), SMO são técnicas de otimização para que o seu conteúdo seja compartilhado e encontrado pelas pessoas na internet.

A diferença é que elas são aplicadas nas redes sociais. 

Lembrando que são técnicas para que você consiga engajamento de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios ou posts patrocinados.

E para te ajudar, destaquei aqui 5 técnicas de SMO para você aplicar agora mesmo na sua estratégia de conteúdo. 

Entre elas: encontrar a frequência ideal para as suas postagens, colocar botões de compartilhamento nos artigos do seu blog e nos vídeos postados no YouTube e reutilizar conteúdos de forma estratégica.

Agora me diz aqui nos comentários se você já conhecia o SMO ou já usa alguma dessas técnicas que eu te mostrei.  

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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