O que é SEO e como ele vai aumentar o número de visitas do seu site

Seo é um conjunto de estratégias para otimizar site

Se você ainda não sabe o que é SEO provavelmente tem um site com um número baixo de visitas.

Em poucas palavras, SEO, também chamado de otimização de sites, é um conjunto de estratégias que ajudam o seu site ser mais relevante aos olhos dos mecanismos de busca.

E quais são essas estratégias?

Bem, existem várias. E se você quer começar a entender melhor otimização para ganhar mais views na sua página, este artigo vai te ajudar.

Além de entender melhor o que é SEO e como funcionam os mecanismo de buscas, vou te mostrar dicas simples de otimização, mas que fazem uma grande diferença.

E, para começar, vou destrinchar o significado de SEO.

O que é SEO?

Seo é um conjunto de estratégias para otimizar site

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, na tradução literal). 

Certo, mas o que isso realmente significa?

SEO é o processo de conseguir tráfego natural ou orgânico dos mecanismos de busca, como Google e Bing, para um site.

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo, e aparecem todos aqueles resultados na primeira página?

Esses sites, imagens e vídeos são filtrados e organizados pelos mecanismos de busca levando em consideração o que eles acham mais relevante para o usuário.

Vamos imaginar que esses sites de busca são algo parecido com uma biblioteca virtual. Só que uma biblioteca de proporções gigantes que guarda informações do mundo inteiro.

De repente surgiu uma dúvida na sua cabeça e é preciso consultar a biblioteca. Como será que os “bibliotecários” do Google ou Bing vão te dar a informação correta?

Bem, para poder te dar uma boa resposta, eles consultam um banco de dados e, utilizando várias regras, selecionam e te mostram aquilo que é considerado relevante para tirar a sua dúvida.

Então, pensa comigo. Os sites mais relevantes são aqueles que seguem o maior número de regras possíveis do mecanismo de busca, certo?

É exatamente isso. Quanto mais adequado às regras, maiores as chances de um site aparecer nos primeiros resultados das pesquisas.

Por isso SEO é o método usado para otimizar seu site e/ou conteúdo.

Otimizar significa melhorar, tornar ótimo. Então o SEO é um conjunto de estratégias que você tem que tomar para se tornar relevante nos mecanismos de busca.

Qual a importância de aplicar SEO no seu site

Se você tem um site, é lógico pensar que quer que ele seja visitado.

Mas como já falei, existe uma quantidade gigantesca de sites e informações na web e, para um usuário conseguir achar o seu site, você precisa estar na primeira página dos sites de busca.

Pesquisas mostram que 90% dos usuários não passam para a segunda página dos resultados de busca e um terço deles só clicam nos três primeiros resultados.

Ou seja, a competitividade entre de informações é muito grande.

Por isso dominar e aplicar as técnicas de SEO são tão importantes. Elas vão te ajudar a se destacar dos concorrentes e aumentar o número de views e clicks da sua página.

Como otimizar meu site e melhorar meu SEO

Seo é um conjunto de estratégias para otimizar site

Para começar, é preciso entender que existem dois tipos de otimização: on-page e off-page

A otimização offpage são todas as ações e atividades tomadas longe do seu site, mas voltadas para ele. 

Conseguir links que apontam para o seu site e promover a sua marca, sendo mencionado em outras páginas ou escrevendo guest posts, são exemplos de SEO off-page.

Eles vão dizer aos mecanismos de busca o que outros pensam do seu site.

Já as on-page são otimizações feitas no seu próprio site e serve para dar base e aumentar o aproveitamento dos “esforços externos” (off-page). 

Conteúdo de qualidade, palavras-chave, título da página e design responsivo, por exemplo, são algumas das formas de otimização interna. Vou falar sobre isso mais para frente.

É preciso saber também que existem centenas de forma de otimizar um site e elas também estão sempre mudando. 

Isso acontece porque os algoritmos e programação dos mecanismos de busca estão em constante atualização.

Entretanto, alguns critérios são básicos na hora de melhorar o SEO do seu site. Aqui vou falar de algumas formas de como otimizar seu site para ele rankear melhor nas buscas.

1. Palavras-chave são importantes

Como já falei mais em cima, os mecanismos de busca levam em conta todas as palavras na web. 

Por exemplo, quando alguém digita a palavra SEO no campo de busca, o mecanismo procura este termo em toda a internet e refina os resultados para mostrar as páginas sobre essa palavra.

Então, quando for fazer seu site ou produzir conteúdo, tenha sempre em mente uma palavra-chave. Ela vai servir para guiar as buscas.

Para escolher esse termo, tente pensar qual é o seu foco principal e sobre o que a sua audiência estaria procurando.

De nada adianta criar um bom conteúdo ou site e escolher uma boa palavra-chave se não é isso que as pessoas estão à procura.

2. O Título é um dos fatores mais importantes do SEO

O título ou <title>, mais usado na linguagem de programação, é o título de uma página, aquele texto que aparece quando você coloca a seta do mouse sobre uma aba.

É também o título que aparece nas páginas de busca, o texto azul que você clica para acessar uma página.

O título da página é o que aparece nos resultados de busca

Apesar de parecer algo simples, esse é considerado um dos fatores mais importantes de otimização.

Se o objetivo dos mecanismos de busca é mostrar o que há de mais relevante para o usuário, o título vai ser responsável por mostrar rapidamente aos mecanismos que aquela página tem o que o usuário está buscando.

E como deve ser um título eficiente para SEO?

Bem, começando pelo mais simples, ele precisa ter a palavra-chave. E se você puder abrir o título com essa palavra, melhor ainda.

Evite repetir o termo principal no título, uma vez é o suficiente.

O título sempre deve condizer com o conteúdo, é claro. Não tente enganar os mecanismos, nem os usuários.

Tente ser direto e objetivo na hora de escrever o título. Ele não deve passar de 68 caracteres, ou então ele não vai aparecer por inteiro na página de busca, com aquelas reticências.

Coloque o nome do seu site no fim do título. Isso ajuda o usuário a te achar mais fácil entre os resultados.

Você já conhece e gosta do conteúdo que postamos aqui no Klickpages, por exemplo.

Na hora de buscar algum conteúdo de marketing e vê no título que é da nossa página, é bem provável que você clique no nosso link.

3. Link Building 

Se você já fez algum trabalho acadêmico, provavelmente sabe que, no fim,  é preciso mostrar as referências de onde você pesquisou para falar do assunto.

Isso serve para dar credibilidade ao seu trabalho e mostrar que existe uma base sólida sobre aquilo que se está falando.

Os mecanismos de busca enxergam links para outras páginas da mesma forma. 

Quando você linka para outro site, significa que você está apontando ele como referência para embasar o seu conteúdo. E isso te dá mais relevância.

Se outros sites também apontam para o seu, isso te dar ainda mais credibilidade. Porque as buscas vão entender que, se muita gente usa seu site como referência, significa que você é popular.

E ser popular melhora seu SEO e te coloca no topo do ranking de buscas.

4. Meta Description

Meta description ajuda na otimização do site

Nas páginas de busca, o nome do site normalmente vem acompanhada de um pequeno resumo. Esse pequeno resumo é a meta description.

Ela serve para ajudar os usuários a terem uma ideia rápida do que podem encontrar no seu site. Ou seja, é como você vai persuadir a pessoa a clicar no seu link.

Como já falei antes, dificilmente um usuário segue para a segunda página dos resultados de busca e, a grande parte, se concentra nos primeiros resultados da primeira página.

Então ter uma meta description interessante e direta é importante para chamar a atenção de quem está buscando algo.

5. URL 

Mantenha a URL do seu site simples e fácil de lembrar. Isso vai ajudar tanto os mecanismos de busca quanto os usuários.

Por exemplo, veja a URL de um dos nossos artigos “O que é CRO (Otimização de Conversão), para que serve e como fazer”

https://klickpages.com.br/blog/o-que-e-cro-otimizacao-de-conversao/

Note que o endereço contém as palavras mais importantes e que resumem o conteúdo do texto. Isso faz com que a URL seja mais fácil de ser compreendida e achada.

6. Imagens

Apesar de ser um conteúdo visual, sempre que buscamos uma imagem usamos palavras-chaves no site de busca.

Então como você nomeia as imagens também é uma técnica de SEO. Por isso você tem, mais uma vez, que usar as palavras-chaves para nomear suas imagens e nas legendas que podem vir a acompanhar a foto.

É importante prestar atenção no código HTML da imagem. 

Quando a imagem de um site não consegue carregar por qualquer motivo que seja, existe a opção de um texto alternativo aparecer no lugar. 

Essa opção é conhecida como atributo ALT.

O Google também enxerga texto como uma informação importante de descrição da imagem e considera o texto nos resultados das buscas.

Portanto, busque sempre inserir um texto alternativo para a imagem com as palavras-chave, é claro.

7. Design responsivo

Design responsivo melhora seo

O design responsivo é uma técnica de estruturação de sites que permite que a mesma página se adapte aos diferentes tipos de dispositivos – computador, smartphone, tablet e outros

Quando um mesmo site é desenvolvido várias vezes para plataformas diferentes, isso gera URLs diferentes para cada uma delas. Isso é ruim, porque complica a indexação e o ranqueamento da página.

O design responsivo, inclusive, é a forma padrão que o Google recomenda para a implementação de sites.

Não só para melhorar o seu SEO, mas o design responsivo foi criado com o intuito de melhorar a experiência do usuário.

Atualmente, o número de pessoas que acessam a internet por meio de celulares e smartphones é maior do que as que utilizam o computador.

Por isso o design responsivo é importante: para gerar mais visitas, prender a atenção dos usuários e capturar mais leads.

8. Tenha um site leve

Ainda sobre proporcionar uma boa experiência ao usuário, ter um site leve, que não demore a carregar é essencial.

O tempo que uma página leva para carregar pode desencorajar o usuário a comprar o seu produto e influencia na sua taxa de rejeição.

A taxa de rejeição é o cálculo do número de visitantes que entraram no seu site e não fizeram qualquer tipo de interação.

E sites com alta taxa de rejeições perdem pontos no rank dos mecanismos de busca.

E se o tempo de carregamento do site for demorado é menos um ponto. 

De acordo com o próprio Google, um site deve levar no máximo 2 segundos para carregar por completo.

Esse é o tempo aceitável, na verdade. O ideal seria abaixo de meio segundo.

Por isso, para deixar seu site em ritmo de Fórmula 1, é preciso colocar nele somente o necessário.

O Neil Patel disponibiliza um check list com diversas estratégias que você pode tomar para deixar seu site mais rápido.

9. SEO ou Links Patrocinados?

Links patrocinados e SEO

Os links patrocinados (SEM), ou pagos, são aqueles que aparecem antes ou ao lado dos resultados orgânicos na página de busca e vêm acompanhados de uma sinalização de anúncio.

Eles são a forma mais rápida de fazer com que a sua página apareça no topo das buscas, e mais cara também.

O link patrocinado ajuda a aumentar, e muito, o número de visitas no seu site e funciona bem se você está precisando de um resultado rápido.

Mas, a longo prazo, o SEO é a melhor escolha, já que não exige um investimento financeiro e potencializa o alcance da sua página de forma orgânica. Isso dá mais credibilidade ao seu site.

Os dois tipos de links têm seus prós e contras.

Um projeto de SEO demora cerca de 3 meses para trazer resultados, enquanto que o de um link patrocinado pode levar horas.

Entretanto, um link orgânico orientado por estratégias de SEO passa mais confiabilidade ao usuário e, por tanto, gera uma taxa de conversão maior do que a dos links patrocinados.

No fim das contas, os dois funcionam melhor quando usados juntos. O link patrocinado vai aumentar o seu volume de visitas, e isso é bom para os mecanismo de busca, e o site otimizado ajuda a prender usuários mais qualificados.

10. Conteúdo é o Santo Graal do SEO

Conteúdo de qualidade é o ponto principal na hora de melhorar o SEO de um site.

O próprio Google já chegou a dizer que esse é o grande trunfo de quem aparece nas melhores posições das páginas de busca.

Isso porque os mecanismos de buscas estão focados no usuário e naquilo que é melhor para ele. 

Os mecanismos querem dar ao usuário a melhor resposta para os problemas dele.

Então, a primeira dica na hora de produzir um conteúdo de qualidade é : pense no que o seu leitor ou visitante quer saber.

Esteja ciente de qual é o problema desse usuário e como você pode ajudar a resolvê-lo. 

Conheça e entenda o seu público. Produza um conteúdo voltado para pessoas e não para os robozinhos dos mecanismos de busca.

É preciso entender que o seu conteúdo tem que ser útil para o seu público.

Por isso, tente oferecer a ele o máximo de informações de possam ajudá-lo a resolver um problema ou simplesmente tirar uma dúvida. Não crie conteúdo raso e superficial.

Mantenha uma frequência de postagens. Os mecanismos de busca também avaliam a periodicidade de conteúdo e se você mantém o site atualizado.

Lembre de usar as palavras-chaves!

Já comentei que elas vão guiar as buscas e saber qual é o tema principal do seu conteúdo facilita a busca por parte dos usuários.

Conteúdo de qualidade é a cereja do bolo da otimização. Ele vai dar base para todas as outras estratégias.

Conclusão

seo ajuda a ranquear nos mecanismos de busca

Cerca de 100 bilhões de buscas são feitas por mês no Google e concorrência para ranquear bem nos resultados dos mecanismos de busca é acirrada

Por isso, ao longo deste artigo nós te mostramos a importância de otimizar seu site, melhorar seu SEO e mostrar aos mecanismos de busca que o seu site é relevante.

Abordamos também algumas técnicas que vão te ajudar nessa busca pelo SEO para você ranquear melhor e atrair mais visitas para a sua página.

Mas vale lembrar que os algoritmos desses mecanismos estão sempre mudando, ou seja, as regras de otimização são atualizadas constantemente. 

Então mantenha-se sempre atento às novidades.

Agora que você sabe um pouco mais sobre SEO, é hora de aplicá-las ao seu site. 

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.