O que é LinkedIn: controle seu ambiente para não perder o foco do seu negócio

O que é LinkedIn: como controlar seu ambiente para não perder o foco do seu negócio

Se você não quer perder o foco do seu negócio, precisa saber o que é LinkedIn e como usar na sua empresa.

Simplesmente porque essa é a plataforma certa para estar em contato com outras pessoas que vão te ajudar a evoluir como profissional.

Até porque, quando você está entrando no mundo do empreendedorismo, as pessoas que estão ao seu redor provavelmente não te apoiam muito.

Acham que você está louco, falam que não vai dar certo, que é muito arriscado… Não botam fé na sua ideia.

Mesmo quem te ama e se preocupa com você tende a desencorajar a sua empreitada empreendedora.

Acredite, eu sei bem como é. De vez em quando eu ainda escuto dos meus pais que deveria ter prestado concurso público.

E é exatamente por isso que eu estou te alertando para o fato de que você precisa ter controle do seu ambiente e se cercar de pessoas que possam trocar experiências contigo durante essa jornada.

Quando você controla o seu ambiente, as suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Digo isso principalmente para quem está começando agora nesse mundo do empreendedorismo.

Para entender melhor do que eu estou falando, pense em uma pessoa que acabou de começar uma dieta.

Agora pense em como é muito mais difícil ela se manter no seu objetivo se tiver outras pessoas que não estão nem aí para alimentação saudável ao lado dela.

Eu sei que é difícil, porque eu também faço dieta.

E eu digo principalmente no início porque é justamente quando você ainda está se acostumando.

Agora, a pessoa que já está nesse estilo de vida há mais tempo, está mais blindado a esse tipo de coisa.

Mesmo assim, é sempre bom estar cercado de pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu.

Então, você precisa se inserir em um ambiente que te promova isso, esse pertencimento, essa coletividade em busca de um objetivo em comum.

É assim que funciona. Quer seguir a dieta certinho? Ande com pessoas saudáveis.

Quer ser músico? Ande com outros músicos.

Quer ter resultado em qualquer área? Ande com sabe gerar resultado. E por aí vai…

Nos negócios é assim também. E é por isso que estou falando sobre o LinkedIn.

Você pode até me perguntar: mas por que o LinkedIn, especificamente, Hugo?

A resposta é simples. Porque as outras redes sociais não têm o foco no profissional.

O LinkedIn sim. Lá no LinkedIn você não vai ver vídeo de gatinho, foto de amigos e familiares.

Na verdade, ele te dá a possibilidade de se cercar de pessoas que entendem o que você está vivenciando, pessoas que podem compartilhar experiências com você.

Um lugar para aprender e ensinar. Onde o coletivo cresce junto.

Então é lá que você precisa estar para não perder o seu foco.

Para ficar por dentro de outras vantagens dessa rede social para o seu negócio, é só ficar comigo.

Até o final deste artigo você vai saber o que é, para que serve, como funciona e ainda 5 dicas para usar o LinkedIn da melhor maneira na sua empresa.

Vamos?

O que é LinkedIn?

O que é LinkedIn?

Linkedin é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais que pode ser usada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer parcerias e networking.

Para quem quer criar o seu currículo online, se desenvolver na carreira e ter uma posição de destaque no mercado de trabalho, o LinkedIn é uma das melhores ferramentas.

Atualmente com mais de 500 milhões de usuários, ele é considerado a maior rede social profissional que existe.

Assim como outras mídias sociais, ele possibilita a interação entre os membros e o acesso é, em grande parte, gratuito e bastante intuitivo.

A grande diferença é que essas interações têm relação direta com a sua carreira (para o bem ou para o mal) e com o sucesso da sua empresa.

Não que nas outras redes sociais você não possa manter contatos profissionais. Mas o LinkedIn é voltado especificamente para esse fim.

A plataforma conta com mais de 300 milhões de usuários ativos no Brasil, que é um dos países que mais troca experiências profissionais através do site.

E como ela está disponível em 24 idiomas, abrangendo usuários de 200 países, permite que você estabeleça muitas conexões com outros profissionais que sejam relevantes para o seu negócio.

No LinkedIn, a disputa pela atenção dos usuários é menor do que em outras redes, já que as empresas não precisam competir com publicações pessoais, de familiares e amigos.

Mesmo que tenha muita coisa a melhorar no quesito usabilidade, a plataforma se mantém firme e forte no que se propõe a fazer – que é conectar profissionais e empresas.

Para que serve o LinkedIn?

Para que serve o LinkedIn?

Você já sabe o que é o LinkedIn e qual a sua dimensão como rede social no Brasil e no mundo.

Agora, para que serve essa rede social?

Sendo bem direto ao ponto aqui, ela serve, basicamente, para:

  • Conectar profissionais de todo o mundo;

  • Conectar amigos profissionais;

  • Compartilhar conteúdos;

  • Trocar experiências sobre o mercado de trabalho;

  • Promover a si mesmo (marketing pessoal) ou a sua empresa;

  • Facilitar a busca por profissionais capacitados e empresas.

Quando foi inaugurado, o LinkedIn tinha algumas funções básicas e objetivos mais simples, como aumentar a conexão entre profissionais de diversos mercados.

Porém, com o aumento de inscritos na plataforma, ela foi se adaptando a diferentes realidades e adquirindo outras funcionalidades, e acabou se tornando uma rede social muito mais completa voltada para os negócios.

E hoje em dia existem alguns objetivos mais específicos, dependendo de cada tipo de usuário e seu objetivo, como por exemplo:

Procurar emprego

Profissionais e estudantes que procuram por um novo emprego ou estágio, por exemplo, podem aproveitar a plataforma para se conectar com empresas e divulgar o seu currículo.

Com a versão gratuita já é possível ter um bom alcance para esse objetivo, já que mais de 90% dos recrutadores acompanham o LinkedIn regularmente.

Para saber de oportunidades abertas, o usuários pode ir até a aba “Vagas” e fazer pesquisa de acordo com os seus interesses por função, setor e até mesmo localidade.

As pessoas responsáveis por contratar profissionais qualificados para as empresas conferem os perfis e habilidades dos candidatos.

Por isso, é aconselhável que os profissionais mantenham seus perfis atualizados e, de preferência, agreguem valor constantemente às suas competências.

Anunciar vagas

Da mesma forma, as empresas têm nas mãos uma ferramenta poderosa na hora de ir atrás de colaboradores talentosos para compor sua equipe.

Digo isso porque a plataforma te possibilita anunciar vagas específicas de acordo com o que você procura para o seu negócio.

E, assim que um usuário se candidata para uma das vagas, você consegue reunir informações completas e objetivas sobre ele, o que facilita muito na hora da análise.

Muitas empresas já adotaram essa rede social como aliada em seus processos seletivos, inclusive, 79% dos recrutadores afirmam já ter contratado através do LinkedIn.

Caso você tenha interesse em usar esse recurso no seu negócio, dá uma olhada em como é fácil anunciar uma vaga em apenas 5 passos:

Passo 1: Na página principal do LinkedIn, procure a opção “Emprego” e clique em “Anuncie uma vaga”.

Passo 2: Clique no banner escrito “Anuncie uma vaga” que vai aparecer na próxima página.

Passo 3: Preencha o formulário com o nome da sua empresa e as informações do cargo em questão.

Não esqueça de dar alguns detalhes sobre o anunciante, para tornar sua vaga mais atrativa para os bons profissionais.

Passo 4: Defina as regiões de alcance do seu anúncio e por quanto tempo quer mantê-lo no ar.

Com essas informações, o LinkedIn vai te dizer o preço de anunciar a vaga. Se você estiver de acordo, basta clicar em “continuar”.

Passo 5: Escolha uma forma de pagamento e espere o anúncio entrar no ar.

Pronto! Agora é esperar e torcer para que candidatos bons e talentosos se deparem com a sua vaga. 😀

Networking

Esse talvez seja o objetivo mais importante do LinkedIn, como eu já falei no início deste texto.

Porque ter boas conexões é sempre importante, não importa em qual etapa da vida profissional você esteja.

E nessa rede social, você pode trocar informações, recomendar ou parabenizar seus contatos por novos cargos ou empregos e ainda conhecer pessoas novas.

Para conhecer profissionais relevantes do seu ou de qualquer outro nicho, fique atento aos grupos e fóruns de discussão.

Além disso, há um espaço em cada perfil inteiramente dedicado às habilidades e recomendações, informações que são públicas e ficam visíveis, que podem passar uma boa impressão para quem acessa.

Você pode pedir a antigos chefes e colegas que falem sobre como é trabalhar com você e fazer o mesmo em relação a eles.

Estar conectado com pessoas que têm conteúdo de valor para compartilhar possibilita que você se mantenha atualizado e agregue mais conhecimento à sua bagagem.

E passar suas experiências para frente te ajuda a aumentar sua credibilidade e autoridade, e a se estabelecer como profissional.

Por isso, não deixe de interagir com outros usuários da sua comunidade no LinkedIn e fortalecer seu networking.

Como funciona o LinkedIn?

Como funciona o LinkedIn?

Comparando com as redes sociais mais conhecidas, no geral, ele funciona de forma muito similar ao Facebook, principalmente no quesito interações.

O LinkedIn possui versões paga e gratuita, sendo que na gratuita você já tem acesso a várias funcionalidades que podem fazer muito pelo sucesso da sua empresa, como você vai ver mais para frente.

Depois que você cria um perfil, é possível acrescentar dados pessoais, informações para contato, e experiências acadêmicas e profissionais.

E ainda tem um espaço reservado para que você faça um resumo sobre sua carreira, onde você adicionar publicações, portfólios e links para um site ou blog.

Para muitos profissionais, funciona como um currículo online, onde todo usuário pode deixar suas informações disponíveis para amigos, contatos do trabalho e outros profissionais que utilizam a plataforma.

Já para as empresas que estão investindo nessa rede social, ela funciona como um grande "banco de talentos", que facilita a encontrar e recrutar bons profissionais.

Ou ainda como mais uma ferramenta de marketing para divulgar o seu próprio negócio.

Agora, o grande diferencial do LinkedIn para nós, empreendedores, é a possibilidade de conhecer e interagir com outros empreendedores ou profissionais do mercado no qual atuamos.

Além disso, a plataforma tem algumas funcionalidades mais específicas que te ajudam a fortalecer ainda mais a sua marca, como por exemplo:

Conexões

No LinkedIn, os contatos são chamados de conexões.

Essa ligação entre os usuários possibilita interligar e verdadeiramente conectar pessoas e empresas que compartilham os mesmos interesses profissionais.

Podem ser pessoas conhecidas ou não, mas o ideal é que sejam ligadas à sua área de atuação.

São esses contatos que você consegue acompanhar diretamente e alcançar com suas publicações.

E a verdade é que você conta não só com a sua rede de conexões, mas com a rede de todas as pessoas com quem você está conectado.

Funciona assim: se você tem 100 conexões e essas 100 também têm outras 100, significa que seu perfil estará disponível a um total de 10.000 conexões quase que diretamente.

E se você quer propagar ideias da sua marca, fortalecer e conquistar tanto clientes quanto profissionais, você tem uma repercussão muito maior nessa rede social.

Grupos e empresas que você segue também podem ajudar no aumento da sua visibilidade.

Ou seja, todos os profissionais que seguem essa empresa ou grupo também estarão direta ou indiretamente ligados a você.

Grupos

Eu acabei de te falar que grupos te ajudam a ter mais visibilidade no LinkedIn. Mas como eles funcionam, afinal de contas?

É assim: pessoas com interesse em comum em determinado tema podem abrir fóruns para discutir e trocar experiências de uma forma mais organizada e direta.

Essa ferramenta permite que você saiba o que seu público está falando e quais as principais dúvidas dos profissionais da sua área.

Pulse

O LinkedIn Pulse é uma ferramenta voltada para produção de conteúdo.

Nela os usuários podem escrever artigos e compartilhá-los com as suas conexões, permitindo uma importante troca de ideias e interação entre os profissionais da rede.

Além de conteúdo escrito, você pode incluir fotos, vídeos e links para deixar o seu conteúdo ainda mais atrativo.

Depois, ainda é possível mensurar o alcance com o número de visualizações e curtidas da publicação.

Apesar de ser exclusivo a usuários e não aberto às páginas corporativas, você pode aproveitar dos benefícios do LinkedIn Pulse.

Basta criar o seu conteúdo como pessoa física e depois compartilhar na página da sua empresa.

O importante é não deixar de lado essa ferramenta que te possibilita ganhar credibilidade, confiança e ser referência entre os profissionais da sua área. 😉

5 dicas de como usar o LinkedIn na sua empresa

5 dicas de como usar o LinkedIn na sua empresa

Bom, chegou a hora de saber como extrair o melhor dessa rede social ao usar o LinkedIn na sua empresa.

Por isso, eu separei 5 dicas muito boas para te ajudar a impulsionar a sua presença na plataforma e aumentar suas conexões relevantes. Olha só:

1. Crie uma company page

Essa dica pode até parecer óbvia, mas não é e eu preciso te manter presente para a importância de ter uma página corporativa.

Acontece que tem muito empreendedor, principalmente quem está no início da jornada, que acha que pode começar a promover o seu negócio por si mesmo, com seu próprio perfil pessoal e apenas para as pessoas mais próximas.

Acredito que faça isso por estar começando no mundo do empreendedorismo. Mas não é assim que funciona.

Desde o início, sua empresa precisa de um espaço nas redes sociais exclusivamente para ela. E com o LinkedIn não seria diferente.

As company pages, por exemplo, permitem que a sua marca construa uma audiência, a qual você pode nutrir sempre com novos conteúdos de qualidade.

Mas não é preciso só isso.

É importante que você mantenha o seu espaço e suas informações constantemente atualizadas, principalmente com materiais que agreguem valor à sua marca.

Você pode publicar, por exemplo, novos artigos do seu blog ou vídeos que saíram durante a semana no seu canal.

A frequência é por sua conta e depende do seu nicho, do seu público, do tamanho da sua empresa, etc.

O que importa é manter a consistência.

2. Publique conteúdo relevante

Os usuários se conectam com sua empresa porque se interessam pelo tipo de negócio que você conduz, por oportunidades em potencial, pelo produto ou serviço que você oferece.

Acontece que quanto mais valor você entrega às pessoas que te acompanham, mais confiança você ganha e se torna uma referência maior na rede.

E o que você pode fazer para conseguir tudo isso?

Isso mesmo…

Conteúdo. Conteúdo dos bons.

É fundamental que você publique materiais relevantes para o seu público.

Aproveite a funcionalidade do LinkedIn Pulse para fazer publicações sobre assuntos que sua empresa domina.

Ou então compartilhe links diretamente do seu blog ou canal do Youtube, por exemplo.

Eu sugiro ainda que você os disponibilize em modo público, dê a possibilidade de compartilhamento em outras redes sociais e abra espaço para comentários (o que é ótimo para receber feedbacks).

3. Participe de grupos

Participar de grupos é uma das melhores maneiras de usar o LinkedIn a favor da sua empresa.

Simplesmente porque estar nos grupos certos pode abrir oportunidades para o seu negócio, de maneira simples e barata.

Veja bem: se você contribui com discussões relativas à sua área, você fica em evidência nos grupos.

E as discussões mais populares geralmente ficam no topo da página. Logo, você tem mais visibilidade.

Além de uma participação ativa, você tem a chance de compartilhar com os outros membros outros conteúdos relacionados à sua marca de forma contextualizada dentro de um tópico.

Para encontrar os grupos certos para a sua empresa, você pode monitorar quais são os grupos que outros especialistas na sua área ou os seus potenciais clientes estão.

É a partir dos interesses deles que você consegue mapear os grupos nos quais sua empresa também deveria estar.

Só não esquece que não adianta nada estar no lugar certo se você não oferecer nada de valor para quem está lá dentro.

Quanto mais relevante for a sua participação, melhor para a imagem da sua marca.

4. Anuncie

Pode parecer estranho, já que até pouco tempo essa funcionalidade não era muito comum na plataforma.

(Inclusive, vou falar melhor sobre isso em um post totalmente voltado para o uso do LinkedIn para empresas).

Mas, ultimamente, uma das preciosidades dessa rede social para as empresas são os anúncios.

Você pode pagar para que o seu conteúdo ou campanha apareça em larga escala, para a pessoa certa, na hora certa.

Os anúncios do LinkedIn têm muito potencial, já que a segmentação deles consegue ser mais específica até mesmo que o Facebook, que é uma das melhores plataformas para se investir em tráfego pago hoje em dia.

Tirando o fato de que você consegue alcançar e atingir tomadores de decisão dentro do mercado em que você atua.

Por isso, não ignore essa funcionalidade da plataforma.

5 – Otimize sua página e seu conteúdo

Algumas estratégias de otimização te ajudam a aumentar significamente o alcance da sua página e do conteúdo que você produz e disponibiliza por lá.

Algumas delas são:

Usar palavras-chave: elas são usadas para aprimorar o resultado das buscas feitas pelos usuários.

Pense nos assuntos relevantes para o seu público e use palavras centrais sobre esse tema no seu conteúdo e ao longo da sua página.

Isso permite que mais pessoas possam encontrar sua company page e os seus conteúdos.

Otimizar sua URL: a sua URL, ou seja, o domínio da sua página corporativa pode e deve ser otimizado. De preferência para o mesmo domínio que sua empresa costuma usar nas outras redes sociais.

Se não for possível ou se o nome da sua empresa já estiver em uso, tente adicionar algo relacionado junto ao nome, como a área de atuação, por exemplo.

Aumentar sua rede de conexões: ao aumentar o número de conexões, você aumenta também o seu tráfego orgânico, por tabela.

Lembra que eu te falei lá em cima que você consegue alcançar não somente as suas conexões diretas, mas as conexões diretas da sua lista de conexões? Pois é.

Ao expandir sua rede de contatos, você aumenta e escalona também o seu alcance de uma forma mais simples e barata que os anúncios. 🙂

O melhor de tudo é que essas dicas podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

E se você seguir cada uma delas, as chances são que o seu negócio vai ter muito mais visibilidade no LinkedIn.

Agora, para te ajudar com a dica número #1, segue o…

Passo a passo para criar uma página corporativa no LinkedIn

Passo a passo para criar uma página corporativa no LinkedIn

Uma das dicas que eu te dei no tópico anterior foi criar uma página corporativa para a sua empresa.

Esse é o primeiro passo para você consolidar a sua marca na plataforma.

Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre esse processo, aqui vai um passo a passo bem simples de como ter a sua própria Company Page.

#1 – Clique na aba "Soluções", que fica no canto superior direito da página inicial, e depois em "Criar uma Company Page".

Ou então clica nesse link aqui, que você vai cair na seguinte página:

Passo 1

Nessa etapa, você escolhe em qual categoria a sua empresa está atualmente.

#2 – Complete suas informações de cadastro

Passo 2

Obs.: O nome da sua página não precisa ser exclusivo, mas a URL sim.

Só com uma URL exclusiva os mecanismos de busca e os usuários da plataforma encontrarão sua página.

#3 – Confirme que você pode criar uma página em nome da empresa, na caixa de verificação e, logo em seguida, clique no botão "criar página".

#4 – Clique em "Comece já" para começar a sua página corporativa.

Se você ainda tiver dúvidas de como fazer esse processo, clique aqui para ver um guia mais detalhado feito pelo próprio LinkedIn.

Use o LinkedIn para vender mais

Use o LinkedIn para vender mais

Com tudo que você viu até aqui, já tem nas mãos um belo material para uma presença forte e consolidada no LinkedIn.

Mas não basta estar presente na plataforma.

É preciso encontrar nela soluções que, alinhadas com as demais estratégias da empresa, sejam capazes de encher o seu bolso no final do mês.

Por mais que networking seja fundamental para o crescimento da sua empresa, é o conteúdo de valor que conquista o seu potencial cliente no fim das contas.

Então, aproveite essa rede social que segmenta muito bem o seu público para oferecer algo de extremo valor para eles.

E eu sugiro que você faça isso através de uma landing page caprichada e personalizada, que pode ser tranquilamente compartilhado na sua company page.

Eu digo isso porque, dessa forma, você além de oferecer um material relevante, você consegue captar uma forma de contato com o seu potencial cliente, de preferência o email.

Com isso, esse potencial cliente se torna uma lead qualificada para o seu negócio.

É por meio desse contato com suas leads que você cria um relacionamento mais próximo, faz uma abordagem mais direcionada e aumenta as suas chances de fechar a venda.

O Klickpages é a ferramenta ideal para te ajudar a alcançar esse objetivo!

Você só precisa seguir esses três passos para criar sua própria landing page:

  • Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.

  • Customize a página: depois, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão O que é LinkedIn

Saber o que é e para quê serve o LinkedIn já não é mais um problema para você depois deste artigo.

Porque eu te mostrei em detalhes como funciona essa plataforma e quais as suas principais funcionalidades, como os grupos de discussão e a rede de conexões.

E ainda como algumas funcionalidades, como o LinkedIn Pulse, te ajudam a ter mais visibilidade e credibilidade com os seus potenciais clientes.

Além disso, eu te mostrei 5 dicas de como usar essa rede social na sua empresa, como otimizar sua página e os seus conteúdos, e participar de fóruns sobre assuntos que você domina, por exemplo.

Bem como anunciar na plataforma – um recurso ainda não tão bem explorado como deveria, na minha opinião.

Você sai deste texto sabendo o passo a passo para criar a sua company page e como usar o LinkedIn para vender mais.

E ainda esse mês eu vou publicar aqui no blog um artigo totalmente voltado para o uso do LinkedIn por empresas. Fica ligado!

E você? Já usa o LinkedIn para encontrar bons profissionais para o seu negócio e controlar o seu ambiente como empreendedor?

Compartilha aqui comigo nos comentários a sua experiência com essa plataforma. Abraços!

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Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

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