O que é Hotsite, para que serve, como fazer um e exemplos

O que é hotsite

Você gostaria de desenvolver sites com alto poder de conversão?

Um hotsite, ou landing page, é um tipo de site que possui apenas um objetivo.

Esse objetivo pode ser vender, divulgar um evento, captar leads, agendar consultorias e muito mais.

Então, saber fazer bons hotsites é a base para conseguir executar estratégias de marketing e gerar novos negócios online.

Você quer fechar mais negócios? Quer aumentar a sua lista de e-mail? Gostaria de tornar as suas ações de marketing mais bem-sucedidas?

Então, o seu tráfego não pode ser despejado em qualquer página. Você precisa de um hotsite milimetricamente planejado para que todos os fatores, unidos, contribuam para a conversão.

Nem todos sabem usar todo esse potencial a seu favor para gerar leads, atrair clientes, fidelizá-los e alavancar as vendas.

Com experiência no mercado e uma boa dose de criatividade, você consegue identificar as melhores formas e momentos de utilizar hotsites poderosos.

Esse é um canal de comunicação com o público que serve a um objetivo único, tem prazo determinado e mantém sua estratégia digital focada no resultado o tempo todo.

Você quer e precisa de mais resultados, não é mesmo?

Neste artigo, você terá as respostas que precisa.

Ao longo da leitura, você saberá o que é um hotsite, a diferenças entre site, hotsite e landing page, suas vantagens e como se inspirar nos melhores hotsites.

Se esse conhecimento interessa, fique ligado!

O que é um hotsite?

O que é um hotsite?

Hotsite é um site que atende a uma determinada campanha pelo prazo a ela relacionado. Também conhecido como mini-site, tem essa denominação pela finalidade do seu uso. Seu objetivo é divulgar uma ação promocional pontual e específica presente no seu plano de marketing ou comunicação.

Geralmente, essas ações promocionais são temporárias.

Portanto, o ideal é que você crie uma página que também tenha um tempo pré-determinado de vida.

Para que serve?

Para que serve um hotsite?

Talvez você esteja se perguntando: vou ter todo o esforço para criar uma página e depois excluí-la?

É isso mesmo!

Mas calma, a construção de um hotsite não demanda o mesmo trabalho que um site institucional e consegue entregar um resultado bem interessante.

Quer ver?

Se traduzirmos ao pé da letra o termo “hotsite”, temos algo como site quente, feito justamente para chamar a atenção do seu público-alvo para o que você tem a dizer.

Como são páginas mais concisas, hotsites são focados em um objetivo único, servindo para dar destaque a uma ação de marketing.

Porém, mesmo que não demande o mesmo esforço em sua construção, isso não significa que ele pode ser feito de qualquer maneira, ok?

O interessante é montar um layout atrativo, fora do comum e que encante os visitantes.

Afinal, seu objetivo é que eles interajam com a marca por meio de ações exclusivas, não é mesmo?

Essa interação pode ser o cadastro em uma promoção, por exemplo, ou até mesmo jogos inseridos nessa página.

Justamente pelo fato de ter um tempo de vida útil limitado, é imprescindível que o hotsite seja memorável para quem o visita.

Funciona da mesma forma que aquelas campanhas de marketing que ficam marcadas no imaginário do público.

Lembre-se de que a intenção é fazer com que as pessoas comentem sobre a ação, compartilhando seu hotsite e o transformando no assunto do momento.

Características

Características do hotsite: gerar conversão

Agora que você já sabe o que é e para o que serve um hotsite, conseguiria me pontuar as características de um?

Para identificar um hotsite não precisa ser um mestre do marketing digital.

Na verdade, suas características são bastante objetivas.

Primeiramente, e como já dito, são páginas criadas para uma ação específica de marketing, fazendo uso de um domínio adicional ou subdomínio.

Assim como algumas campanhas de marketing, um hotsite fica por um curto período de tempo no ar.

Sua estrutura é bem mais concisa que a de um site normal e seu conteúdo é mais direto e objetivo.

O foco principal é gerar conversões de alguma forma, seja inscrições através de um formulário, pedidos, agendamentos, ou seja, uma forma de contato.

E por fim, mas não menos importante, um hotsite precisa ter um grande apelo visual.

Você precisa chamar a atenção da galera para que haja algum tipo de interação com o usuário e, consequentemente, gerar as conversões.

Viu que para identificar um hotsite você não precisa de nenhuma fórmula mágica?

Hotsites são usados em quais situações?

Hotsites são usados em quais situações?

Não é novidade que a internet tem o poder de proporcionar uma série de facilidades e vantagens na hora de divulgar seus produtos e serviços ou as novidades da marca.

Por outro lado, o que talvez você talvez ainda não saiba é que utilizar um hotsite pode ser uma ótima estratégia de divulgação.

A interatividade com os clientes e o alcance é muito maior através desse instrumento.

E isso deve ser aproveitado quando a sua empresa precisa dar destaque a uma determinada ação.

Mas, afinal, em quais situações é ideal o uso de um hotsite para impactar ainda mais seu público-alvo?

Selecionamos algumas dessas situações nas quais você pode tirar proveito dessa estratégia, confira!

Promoções

Usar um hotsite para realizar promoções pode proporcionar resultados bem eficazes, assim como atrair um grande público para a sua marca.

Para garantir o sucesso da estratégia, certifique-se que ele contenha as informações da promoção.

Não podem ficar de fora:

  • Forma de participação
  • Cadastro
  • Regulamento
  • Seção de perguntas mais frequentes, principalmente para perguntas relacionadas aos prêmios e ao sorteio.

Lançamentos de produtos e serviços

Essa é uma das situações mais recorrentes no uso de hotsites.

Um bom exemplo vem do segmento imobiliário, mas não é só ele que se vale desse artifício.

Um hotsite é perfeito para dar um destaque maior em lançamentos de novos produtos ou serviços diversos.

Essa estratégia é uma boa opção quando se quer criar uma expectativa no público, como uma espécie de teaser.

Além disso, a ferramenta permite dar mais informações sobre o que está por vir, atiçando ainda mais a curiosidade de todos.

E como um hotsite permite também uma maior interação entre o site e o usuário, ele fomenta uma divulgação natural em torno do que a empresa pretende lançar.

É simplesmente perfeito!

Eventos

Outra situação bastante recorrente são os eventos.

Geralmente, são ocasiões especiais e, por isso, é altamente recomendado fazer o direcionamento do público-alvo desse evento para apenas um lugar, como o hotsite.

Isso permite uma certa personalização de acordo com o público que vai participar do evento, sendo uma forma de comunicação mais assertiva.

Além disso, para ficar mais completo ainda, o hotsite pode e deve contemplar todas as informações do evento, como data, local, conteúdo programático, como participar, inscrições, contato, entre outras.

Afinal de contas, você quer que seu público consiga chegar no evento sem nenhuma dificuldade, não é mesmo?

Datas comemorativas

Assim como os eventos, é possível aproveitar datas comemorativas também para promover e divulgar a marca, além de buscar aumentar as vendas.

Datas de aniversário e até mesmo épocas para um grande anúncio são perfeitas para o uso de um hotsite.

Se bem executado, ele irá chamar a atenção do público que você quer atingir, criando uma expectativa e uma maior interação com os consumidores.

Todos nós gostamos de nos sentir especiais, não é mesmo?

Por isso, abuse das estratégias de marketing digital, como ações personalizadas.

Elas têm um grande poder de deixar o público mais cativado e aberto, o que pode proporcionar mais vendas.

Se tudo for bem planejado, não tem como não dar certo.

Posicionamento de marca

É comum no mundo dos negócios as marcas passarem por uma repaginação em determinado momento.

O objetivo está na manutenção da atratividade junto ao público, além de buscar novos parceiros e clientes.

Como estamos falando de um momento especial, essa transição deve ser feita com atenção aos detalhes – e um hotsite é a ferramenta perfeita para isso.

Ele pode contar toda a história da empresa, o que está mudando, porque está mudando, como será a relação com o mercado, a sociedade e o consumidor a partir de agora, entre outras informações.

O hotsite é uma ferramenta de marketing digital que possui um objetivo muito específico, concentrando informações e conteúdo vitais para a sua ação em apenas um lugar.

Direcionar seu público para ele é uma ótima maneira de criar um relacionamento mais próximo e expandir para outros meios.

Lembre que, quanto mais pessoas acessarem o hotsite, melhor será o seu resultado.

Foque na qualidade para alcançar quantidade.

Vantagens do hotsite

Vantagens do hotsite

Ao chegar até aqui, você já deve ter uma noção clara sobre como é importante criar um hotsite e tudo o que retorna de positivo dele.

Mas vamos ampliar um pouco isso.

É hora de descobrir em detalhes quais são as vantagens que um hotsite oferece e porque é importante apostar nessa ferramenta de marketing digital.

Gera destaque

O hotsite vai dar um grande destaque para a sua ação, seja qual for a sua finalidade: promoções, lançamento de um novo produto, divulgação de um novo serviço, eventos, etc.

Oferece dinamismo

Nele, é possível colocar informações relevantes para aquele anúncio de maneira mais dinâmica, apresentando um vídeo, fotos, textos técnicos, entre outras possibilidades.

Fomenta a interatividade

Além disso, o material pode ser completamente interativo com o público-alvo, que será o foco principal do hotsite.

O uso de jogos é um bom exemplo.

É mais barato

Outro ponto positivo é que seu custo é menor do que outra ferramenta.

Isso acontece porque demanda menos esforços no seu planejamento e na sua criação.

Além disso, fica apenas um curto período de tempo no ar, diminuindo o custo na manutenção.

Aposta na personalização

Por último, mas não menos importante, uma vantagem é a personalização do endereço eletrônico do hotsite de acordo com a campanha de divulgação e do objetivo da página.

É um detalhe que faz toda a diferença.

Qual a diferença entre site e hotsite?

Qual a diferença entre site e hotsite?

A vida útil é a característica que mais claramente diferencia um site de um hotsite.

Mas não é somente isso.

Fica óbvio dizer que os sites são as principais páginas das empresas na internet, e estão ali para representá-las enquanto a marca existir.

É lá que estão informações institucionais, a história da companhia, sua missão, os produtos ou serviços, a loja virtual, os canais de atendimento ao público, etc.

É nesse ponto que reside a principal diferença entre site e hotsite: o tempo no ar.

Ao contrário dos sites, os hotsites ficam disponibilizados por um determinado período, semanas ou meses, pois estão diretamente ligados a uma ação pontual.

No momento em que ela atinge seu objetivo e é encerrada, o hotsite a acompanha.

Além disso, ele geralmente possui maior apelo visual, com um design mais atrativo e chamativo, com maior possibilidade de atrair seus visitantes.

Por isso, o design de um hotsite vai mais de acordo com a ação comunicacional proposta e não necessariamente com a identidade visual de toda a empresa.

É comum que essa estratégia de marketing digital apresente uma linha comunicacional independente da linha geral da empresa.

Ele é pensado, planejado e proposto especificamente para a ação e de acordo com ela.

Quanto ao domínio, geralmente os hotsites são feitos em subdomínios ou até domínios adicionais, que permanecem ativos somente enquanto a ação durar.

Qual a diferença entre hotsite e landing page?

Qual a diferença entre hotsite e landing page?

Talvez você esteja se perguntando: um hotsite não seria a mesma coisa que uma landing page?

De fato, há semelhanças que levam a esse entendimento.

Mas não se engane.

Mesmo sendo páginas parecidas, existem diferenças pontuais de um para o outro.

O hotsite é feito para destacar uma ação de marketing pontual ou uma divulgação e converter isso em contatos, inscrições, pedidos, etc.

Já a landing page é mais relacionada à oferta de um produto ou infoproduto, geralmente, com objetivo de converter o acesso em uma venda.

Por exemplo, se um usuário buscar por um serviço nas pesquisas do Google, ele pode clicar no link e cair diretamente na página específica do serviço ou produto.

A landing page é feita dentro do site principal, ou seja, costumam ter o mesmo domínio e possui um link para outras páginas.

Já o hotsite não faz, necessariamente, link para outras páginas do site principal.

São pequenos detalhes, mas que ajudam a entender que os conceitos são únicos, apesar de guardarem certas semelhanças.

Como fazer um hotsite

Como fazer um hotsite

Como você já deve ter percebido, os hotsites são uma ótima opção para a sua empresa manter uma eficaz presença online.

Mas afinal, como fazer um hotsite?

Em relação à estrutura, ou seja, como a página é concebida, hotsites não se diferenciam muito dos sites comuns.

Porém, selecionamos alguns pontos para serem analisados quando se for criar um.

  • Objetivo: primeiramente, defina o objetivo principal do seu hotsite. É o lançamento de um novo produto? A divulgação de um evento?

  • Público-alvo: para quem essa ação vai ser voltada? Qual o tipo de linguagem se deve usar?

  • Design: hotsites precisam ter um grande apelo visual, por isso, utilize cores fortes, fontes chamativas e um tom persuasivo. Lembre que não precisa seguir, necessariamente, a identidade visual completa da marca.

  • Interatividade: o foco é obter alguma interação com o usuário. Certifique-se de manter a página dinâmica. Aqui, você pode até mesmo inserir pequenos jogos.

  • Domínio: crie subdomínios ou domínios adicionais específicos para essa ação.

Exemplos de hotsite

Exemplos de hotsite

Selecionamos alguns exemplos de hotsites para ilustrar melhor tudo o que foi dito até agora.

Veja só:

Lançamento de um novo produto

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Promoção

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Evento

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Crie seu hotsite com o Klickpages

Crie seu hotsite com o Klickpages

Agora que você já sabe a diferença entre site, hotsite e landing page, que tal investir nesses poderosos meios de divulgação online?

Descubra como é simples criar páginas, converter visitantes em clientes e fazer seu negócio crescer.

Temos soluções para a criação de hotsites para fazer a sua empresa se destacar na internet e obter resultados reais, além de planos especiais e uma equipe altamente capacitada para de oferecer todo o suporte necessário.

Conclusão

Conclusão: o que é hotsite, para que serve, como fazer um e exemplos

Você conferiu neste artigo que, quando bem planejado e executado, o hotsite se transforma em uma estratégia super poderosa de marketing digital.

No entanto, seu potencial vai muito além.

É preciso lembrar que essa ferramenta tem um grande apelo visual para gerar uma interação bacana com o usuário.

Um hotsite nasce para viralizar e se manter no topo durante todo o seu tempo de vida útil.

É um tipo de conteúdo para marcar e deixar saudade quando é chegada a hora de partir.

Não dá para ignorar tudo aquilo que pode fazer pela sua campanha.

Agora que tem boas dicas, resta só se dedicar à construção de um hotsite perfeito.

E se precisar de uma ajudinha nessa hora, conte com o Klickpages.

Nós queremos ajudar para não deixar a sua campanha esfriar.

Afinal, se tratando de hotsite, quanto mais quente, melhor!

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Sobre o Autor

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

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