O que é hotsite, para que serve, vantagens e como criar o seu

O que é hotiste

Grande parte dos empreendedores se dão por satisfeito apenas por terem um site para o seu negócio. O que nem todos sabem é que existe um tipo de site capaz de atrair e converter o público qualificado para uma ação pontual de marketing. 

Dessa forma, é possível oferecer informação relevante para quem realmente está interessado na sua ação, ao mesmo tempo que limita as distrações que fazem com que os visitantes se percam em outras seções do seu site.   

Esse é o hotsite. 

Ele é um site que conta com um único objetivo pontual, seja ele atrair novas leads, gerar inscrições para um evento, anunciar um novo produto ou serviço, entre outros. 

Se você é novo no assunto e quer saber mais sobre como esse tipo de site pode beneficiar o seu negócio,  nesse artigo eu te explico tudo o que você precisa saber sobre hotsite.

Você vai ver:

  • O que é hotsite;

  • Vantagens de utilizar um hotsite;

  • Quando utilizar um hotsite;

  • Qual a diferença entre site, hotsite e landing page;

  • Como criar um hotsite.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos?

O que é hotsite?

Hotsite é um site criado para uma campanha específica por um prazo determinado. 

Se traduzirmos o termo ao pé da letra, teremos algo como site quente, feito justamente para chamar a atenção do seu público e gerar um grande volume de tráfego.

Como por exemplo, o hotsite da promoção Loucos Por Filmes. A Sky é uma empresa de TV por assinatura e tem um site com informações institucionais, que é esse aqui:

E eles criaram um hotsite para a ação realizada em parceria com a Telecine, apenas com informações relacionadas apenas à promoção: 

Como você pode notar, o hotsite é inteiramente dedicado a essa ação. 

Geralmente, essas ações promocionais são temporárias e quando alcançam o seu objetivo são finalizadas. 

Dessa forma, o hotsite é retirado do ar assim que a ação termina. 

Talvez você esteja se perguntando: vou ter todo esse esforço para criar um site e depois despublicá-lo?

A resposta é sim! 

Mas calma, a construção de um hotsite não demanda o mesmo trabalho que um site institucional e consegue entregar um resultado bem interessante. 

Como são páginas mais concisas, hotsites são focados em um objetivo único, servindo para dar destaque a uma ação de marketing. 

Porém, mesmo que não demande tanto esforço como um site institucional, isso não significa que ele pode ser feito de qualquer maneira. 

O interessante é montar um layout atrativo e que encante os visitantes logo de cara. 

Afinal de contas, o objetivo aqui é que eles interajam com a sua marca por meio de ações exclusivas. 

Já que o hotsite é um site com vida útil limitada, é imprescindível que ele seja memorável para quem o visita. 

A intenção é fazer com que as pessoas comentem sobre a sua ação, compartilhando o seu hotsite e transformando ele no assunto do momento. 

Vantagens de utilizar um hotsite 

Depois de entender melhor o que é um hotsite, está na hora de conhecer algumas vantagens ele pode trazer para o seu negócio.

1. Gera destaque para a sua ação

Sempre que você precisar dar destaque para uma determinada ação, um hotsite pode te ajudar a alcançar esse objetivo. 

Quando você cria um site exclusivo para uma ação específica, você gera curiosidade no seu público e eles vão querer saber o porquê de você ter criado um novo site e qual a finalidade dele. 

E como benefício disso, as pessoas vão começar a comentar sobre a sua ação, compartilhar nas redes sociais e isso gera mais tráfego para a sua página, o que melhora o resultado da sua campanha.

2. Oferece dinamismo 

O uso do hotsite oferece um leque de novas oportunidades que podem e devem ser exploradas.

Nele é possível adicionar informações relevantes para a sua ação de uma maneira mais dinâmica, apresentando vídeos, fotos, textos técnicos, jogos, entre outras possibilidades. 

Tudo sem precisar fazer grandes alterações no seu site.

3. Promove a interatividade

Além disso, o material pode ser completamente interativo com o seu público. 

Alguns recursos interessantes como infográficos, tours 360° e o uso de estratégias gamificadas podem deixar o seu site mais interativo e proporcionam uma experiência imersiva, aproximando o seu público do seu negócio.

4. Baixo custo de implementação

Um outro ponto positivo é que o hotsite tem um baixo curso de implementação quando comparado com outras ferramentas.

Isso acontece porque a construção da página demanda menos esforços tanto na etapa de planejamento quanto na criação.

E como a sua página ficará no ar apenas por um curto período determinado, você não precisará se preocupar com a hospedagem e manutenção do site de forma contínua.

Ao fim da campanha, você deverá retirar a página do ar, sem a necessidade de gerar novos custos para o seu negócio. 

5. Personalização

Por último, mas não menos importante, uma grande vantagem do hotsite é a personalização. 

Uma vez que você não precisa seguir os mesmos moldes utilizados no seu site principal, você tem mais liberdade para criar algo totalmente novo.

Em outras palavras, você pode dar a cara que quiser para o seu hotsite, sem a necessidade de repetir os mesmos padrões de design já utilizados no site institucional do seu negócio. 

E criar um layout que apresente novas funcionalidades, cores, fontes e formatos diferentes de conteúdo.

5 situações onde você deve utilizar um hotsite

Agora que você já entendeu as vantagens de utilizar um hotsite, eu vou te mostrar 5 situações onde você pode e deve criar um. 

1. Promoções

Usar um hotsite para realizar promoções pode proporcionar resultados eficazes, assim como atrair um grande público para a sua marca.

Para garantir o sucesso da estratégia, certifique-se que a sua página contenha todas as informações essenciais da promoção como:

  • Forma de participação;

  • Cadastro;

  • Regulamento;

  • Seção de perguntas frequentes.

Confira o exemplo:

2. Lançamentos de produtos e serviços

Essa é uma das situações mais recorrentes no uso de hotsites.

Um hotsite é perfeito para dar destaque em lançamentos de novos produtos ou serviços. 

Essa estratégia é uma boa opção quando você quer criar expectativa e gerar curiosidade no seu público. 

E como um hotsite permite também uma maior interação entre o seu negócio e o usuário, ele fomenta uma divulgação natural em torno do que você pretende lançar.

Confira o exemplo:

3. Eventos

Outra situação onde o uso de hotsites é recorrente são os eventos.

Geralmente, são ocasiões especiais e, por isso, é recomendado fazer o direcionamento do público desse evento para apenas um lugar, como o hotsite.

Isso permite uma certa personalização de acordo com o público que vai participar do evento, sendo uma forma de comunicação mais assertiva.

Além disso, o hotsite pode e deve contemplar todas as informações do evento, como data, local, conteúdo programático, como participar, contato, entre outras.

Confira o exemplo:


4. Datas comemorativas

Assim como em eventos, é possível aproveitar datas comemorativas também para promover e divulgar a sua marca, além de buscar aumentar as vendas.

Quando bem executado, o hotsite tem o poder de chamar a atenção do público que você quer atingir, criando uma expectativa e uma maior interação.  

Abuse das estratégias de marketing digital, como ações personalizadas.

Confira o exemplo:

5. Posicionamento de marca

No mundo dos negócios, é comum que as marcas passem por alguma reformulação em um determinado momento.

E o hotsite também pode ser utilizado nessas ocasiões.

O objetivo está na manutenção da atratividade junto ao público, além de buscar novos parceiros e clientes.

Como estamos falando de um momento de reposicionamento da marca, essa transição deve ser feita com atenção aos detalhes.

O seu hotsite pode contar toda a história da empresa, o que está mudando, porque está mudando, como será a relação com o mercado, a sociedade e o consumidor a partir de agora, entre outras informações.

Confira o exemplo: 

Qual a diferença entre um site, hotsite e landing page?

A característica que mais diferencia um site de um hotsite, de uma forma clara, sem dúvidas é a vida útil dele. 

Mas não é só isso.

Quando você cria um site para o seu negócio, na maioria das vezes, o objetivo é utilizá-lo de forma contínua, enquanto a marca estiver em atividade no mercado. 

Nesse site as pessoas podem encontrar as informações sobre a sua empresa, entrar em contato, adquirir um produto ou serviço e consumir algum tipo de conteúdo.

Já os hotsites, ao contrário dos sites convencionais, estão disponíveis para acesso por um tempo determinado, sejam dias, semanas ou meses, pois estão diretamente ligados a uma ação pontual.

No momento em que a campanha atinge o seu objetivo e é encerrada, o hotsite é retirado do ar. 

Como essa página está ligada diretamente a uma campanha, ela conta com um design mais atrativo e chamativo, com maior possibilidade de conversão.

Então hotsite é a mesma coisa que landing page? 

Esse é um questionamento muito comum.

De fato, existem semelhanças entre os dois tipos de páginas, mas não se engane.

Mesmo sendo parecidas, existem diferenças pontuais.

Como eu te mostrei nas últimas linhas, o hotsite é feito para destacar uma ação pontual ou uma divulgação e transformar isso em contatos, inscrições, pedidos, etc.

Já a landing page é uma página focada em conversão. Todas as informações presentes nela tem o objetivo de levar o visitante a tomar uma ação específica.

Na maioria dos casos, as landing pages são utilizadas para ofertar materiais ricos como ebooks e webinars em troca de uma valiosa informação: o email de contato da sua lead. 

Com isso você pode iniciar um processo de nutrição para que futuramente essa lead seja convertida em cliente do seu negócio.

São pequenos detalhes, mas que ajudam a entender que os conceitos são únicos, apesar de guardarem certas semelhanças.

Se você quer saber mais sobre as diferenças sobre site, hotsite e site e entender qual é a melhor opção para o seu negócio, recomendo que leia esse artigo aqui

Como criar um hotsite com o Klickpages

Agora que você já entendeu as diferenças entre site, hotsite e landing pages, está na hora de criar a sua própria página. 

Em relação à estrutura, ou seja, como a página é concebida, hotsites não se diferenciam muito dos sites comuns.

Selecionei cinco pontos para serem analisados quando você for criar o seu:

  • Objetivo: primeiramente, defina o objetivo principal do seu hotsite. É o lançamento de um novo produto? A divulgação de um evento?

  • Público-alvo: para quem essa ação vai ser voltada? Qual o tipo de linguagem se deve usar?

  • Design: hotsites precisam ter um grande apelo visual, por isso, utilize cores fortes, fontes chamativas e um tom persuasivo. Lembre que não precisa seguir, necessariamente, a identidade visual completa da marca.

  • Interatividade: o foco é obter alguma interação com o usuário. Certifique-se de manter a página dinâmica. Aqui, você pode até mesmo inserir pequenos jogos.

  • Domínio: crie subdomínios ou domínios adicionais específicos para essa ação.

Depois de analisar esses pontos importantes, está na hora de colocá-los em prática e criar a sua página. 

Essa pode até parecer uma tarefa difícil no primeiro momento, em especial se você precisar criar a sua página do zero, código por código ou se você tiver que contratar um profissional para executar essa etapa.  

Mas pode ficar tranquilo que o Klickpages foi desenvolvido justamente para deixar essa tarefa mais fácil.

Com o Klickpages, você pode criar as suas páginas por meio de templates já testados no mercado, editar os elementos de acordo com a sua necessidade e publicar.  

Quer saber mais sobre o Klickpages? Clique aqui e descubra como ele pode pode te ajudar. 

Mão na massa

Nesse artigo eu te contei o que é hotsite, quais as suas vantagens, quando e como criar o seu.

Agora é a sua vez de colocar a mão na massa e trazer para a prática todos os conhecimentos adquiridos até aqui.

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(Este artigo foi originalmente publicado em 21 de novembro de 2017 e atualizado em 11 de março de 2021 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas).

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.