Engajamento: o que é, qual a sua importância e como criar engajamento para o seu negócio

O que é engajamento

O engajamento serve como um termômetro que aponta a eficácia das ações de comunicação realizadas. 

Com base nisso, você sabe onde precisa melhorar para atrair novas leads e gerar mais vendas.  

Caso você ignore essa importante métrica, é muito provável que você cometa uma série de erros que poderiam ser evitados.

Por exemplo, você disparou um email para toda a sua base de leads, mas teve pouco ou nenhum retorno. 

Se você opta por disparar novos emails sem procurar ao menos entender o que deu errado, é provável que as próximas mensagens enviadas não sejam abertas, que elas sejam movidas para a lixeira ou que a sua lead opte por sair da sua lista de emails.  

E como consequência disso, além de perder o interesse do público que você já tem, você também compromete a entregabilidade dos seus emails.  

Mas João… Engajamento não é algo das redes sociais?

É comum que a primeira coisa que venha em nossa mente quando escutamos o termo engajamento seja a interação nas redes sociais.

Mas, na prática, vai muito além disso. 

Nesse artigo eu te conto o que de fato é engajamento, qual a sua importância e como gerá-lo. 

Você vai ver:

  • O que é engajamento;

  • Qual a importância do engajamento para o seu negócio;

  • Como aumentar o engajamento do seu negócio. 

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos lá? 

O que é engajamento? 

Se você atua no mercado digital há algum tempo, é provável que você se depare frequentemente com o termo engajamento. 

Com a popularização das redes sociais, a palavra engajamento se tornou comum no dia a dia tanto de quem trabalha com marketing quanto para quem utiliza dessas mídias para fins pessoais. 

Se você realizar uma breve pesquisa no Google ou até mesmo abrir aquele dicionário antigo que você deve ter guardado em uma prateleira ou no fundo de uma gaveta e procurar pela palavra engajamento, você vai encontrar a seguinte definição:  

Ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa. 

Em outras palavras, engajar é gerar uma interação natural com o seu público, mantê-lo ativo e criar relacionamento com ele.

O exemplo mais comum de engajamento é quando você realiza um post nas redes sociais do seu negócio e ele tem uma boa recepção do seu público, gera curtidas, compartilhamento, marcações e comentários. 

No entanto, engajamento vai muito além do que um simples like em um post no Instagram. 

Trata-se de manter o seu público envolvido para que, futuramente, quando você realizar uma oferta, consiga converter as suas leads em clientes do seu negócio. 

Agora que você já entendeu o que é engajamento, eu vou te explicar o porque ele é tão importante para o seu negócio. 

Qual a importância do engajamento para o seu negócio?

Com os inúmeros avanços tecnológicos dos últimos anos, a população de forma geral têm mais acesso à informação. 

E com mais acesso a informação, o público ficou mais exigente. 

Dessa forma, o engajamento também serve como um termômetro que aponta a eficácia das ações de comunicação realizadas pelo seu negócio.

Além disso, o engajamento indica também o nível de satisfação do seu público com a sua marca e, claro, a autoridade e credibilidade que o seu negócio conquistou dentro do seu nicho de atuação. 

Pense comigo…

Se a sua lead ainda está em dúvida se deve ou não adquirir o seu produto ou serviço, caso ela visite as suas redes sociais e veja que existe essa interação com outras leads, que o seu negócio responde as dúvidas e tem um bom relacionamento com o seu público, isso pode gerar credibilidade e a sua lead pode clicar no link da sua bio para se inscrever na sua landing page. 

Porém, mesmo que você tenha uma ótima reputação e já conte um público engajado nas redes, não é garantia que a sua mensagem chegue para todo mundo que você deseja atingir. 

Como eu falei antes, quando falamos em engajamento, é comum que a primeira coisa que venha na sua mente sejam as redes sociais, já que o termo é comumente associado a elas. 

No entanto, esse não costuma ser o canal mais eficaz e direto na hora de gerar engajamento com o seu público. 

Você já deve ter notado que quando você faz uma publicação na conta do seu negócio no Instagram, por exemplo, uma boa parte da sua audiência não curte a postagem. 

Isso acontece porque redes como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, funcionam com base em algoritmos. 

Se esse algoritmo julgar que o seu conteúdo não é relevante o suficiente para o usuário, ele simplesmente não entrega a sua publicação.

Dessa forma o seu post não aparece no feed da sua lead e não gera nenhuma interação. 

Claro que investir em redes sociais é de extrema importância para o reforço da imagem do seu negócio, mas você não pode e não deve esperar que essas mídias convertam suas leads em clientes. 

Se você está se perguntando como atingir o seu público de uma forma mais direta, a resposta é bem simples.

Através do email marketing. 

Utilizando o email marketing você consegue criar uma linha de comunicação direta com a sua lead. 

Uma vez que ela se inscreveu na sua landing page e informou o seu endereço de email por livre e espontânea vontade, ela demonstra deseja receber conteúdo sobre o seu negócio. 

Manter a sua lista de emails engajada, é uma forma de saber se as suas leads continuam interessadas no que você tem a oferecer.  

Se você tem um público que abre seus emails, clica nas CTAs e responde às suas mensagens, significa que eles estão interessados no seu produto ou serviço.

Ou seja, quando você realizar uma oferta, existem grandes chances de convertê-los em clientes do seu negócio. 

Entendeu a importância de gerar engajamento? 

No próximo tópico eu vou te dar 7 dicas simples de como gerar engajamento na sua lista de emails para você poder começar ainda hoje. 

7 dicas para aumentar o engajamento na sua lista de emails

Uma lista de emails engajada, vale muito mais que likes em redes sociais. 

Para te ajudar a aumentar o engajamento da sua lista de emails e aumentar as chances de que ela se converta em cliente do seu negócio, separei nesse tópico 7 dicas simples que você pode  começar a aplicar hoje mesmo. 

1. Conheça o seu público

Quando você realiza o disparo de um email marketing, o seu desejo é que ele seja aberto e que a sua lead realize alguma ação a partir da mensagem enviada, certo?

Para fazer com que os seus emails sejam abertos, ofertar conteúdo adequado e gerar o tão sonhado engajamento, você precisa conhecer o seu público.

Sim, parece um pouco óbvio mas essa é uma etapa importante e por isso é a primeira da nossa lista.

Pensa comigo, se você conhece o perfil ideal do seu cliente e sabe exatamente com quem você está se comunicando, as chances de acertar na na oferta de conteúdo é maior.

Consequentemente, as chances da lead abrir o email, consumir a informação e continuar no seu funil de vendas são grandes. 

Em outras palavras, você precisa conhecer a sua persona.

Depois de entender melhor o perfil ideal do seu cliente, você está preparado para produzir o conteúdo que vai chamar a atenção da sua lead. 

O que nos leva a próxima dica da lista. 

2. Crie assuntos irresistíveis

O assunto do seu email é um campo importante e merece a devida atenção.

Afinal de contas, essa é a primeira coisa que a lead vê quando abre a caixa de emails.

Se coloque no lugar da sua lead por um momento…

Imagine que ela acabou de chegar no escritório onde trabalha, abriu o email e encontrou 30 novas mensagens. 

Entre as urgências do trabalho, notificações de reunião e emails marketing, quais emails a sua lead vai abrir para ler e quais ela vai abrir apenas para fazer com que a notificação de novas mensagens suma?

Esse filtro é feito quando a lead lê o assunto do seu email. 

Se o assunto não for relevante e não despertar nenhum tipo de curiosidade, provavelmente o seu email vai ser aberto apenas por ser aberto ou vai parar na lixeira. 

E como você não quer que isso aconteça, é importante caprichar na hora de escrever o assunto.

Depois que a sua lead se interessa pelo tema, ela abre o email e começa a ler a mensagem enviada.

Se você quer saber mais sobre como criar assuntos irresistíveis para os seus emails, recomendo que leia esse artigo aqui

3. Opte sempre por uma mensagem personalizada  

Sabe quando a Netflix te manda um email com o seu nome, te mostrando as novidades da semana e falando que você vai gostar daquele conteúdo? 

Você sabe que esse é um email enviado para inúmeras outras pessoas, mas como ele contém o seu nome ao longo da mensagem, é como se a própria Netflix estivesse conversando com você, não é mesmo?

Com a sua lead, não é diferente.

Quando a sua lead opta por abrir e ler o email, ela sabe que ali ela vai encontrar uma mensagem que foi enviada para várias outras pessoas. 

Mas, quando você personaliza o conteúdo com o nome da sua lead e fala com uma linguagem apropriada para ela, é mais fácil de envolvê-la no conteúdo e fazer com que ela tome uma decisão, seja ela baixar um conteúdo ou adquirir o seu produto ou serviço.  

4. Trabalhe uma boa CTA

Agora que você já prendeu a atenção da sua lead, o que falta para o engajamento de fato acontecer?

Sua lead precisa realizar alguma ação.

Agora é a hora de pensar em uma CTA que faça com que ela tome uma decisão, seja baixar o seu conteúdo, adquirir um produto, entre outras possibilidades.

O que de fato vai fazer com que a lead tome uma ação é estruturar uma CTA clara e objetiva. 

Por exemplo, se você deseja que a sua lead baixe um ebook, deixe essa informação clara no botão de CTA do seu email. 

clique aqui para baixar o ebook”

5. Estimule a interação 

Se você deseja que a sua lead responda o seu email, você precisa deixar claro que ela pode responder o seu email. 

No corpo da sua mensagem peça para que a sua lead responda, dê uma opinião sobre algo, tire uma dúvida.

Por isso, você precisa abandonar imediatamente os emails noreply. 

Emails noreply são como uma porta fechada para a comunicação com a sua lead e desestimulam qualquer tipo de interação. 

E claro, se você gera uma interação, você precisa separar um momento do seu dia ou até mesmo ter uma equipe para ler os emails que foram respondidos e escrever uma mensagem de volta. 

Se você não pretende responder essas mensagens, é melhor nem estimular a interação. 

Caso você deixe a lead sem resposta, você vai perder a credibilidade com ela e provavelmente ela vai clicar para sair da sua lista de emails. 

6. Use o autoresponder 

Quando a sua lead realiza algumas ações, ela espera receber um email imediatamente. 

Por exemplo, se a sua lead acabou de preencher a sua landing page para baixar um ebook, ela espera receber um email com o link de download do material. 

Se a lead realiza uma compra no seu site, ela espera receber um email com as informações dos produtos adquiridos.

Como esse é um momento de grande expectativa e a sua lead já espera receber um email, é quase certo que ela vai abri-lo e realizar a ação solicitada. 

E assim, o engajamento do seu email sobre.

Para que isso aconteça, é importante que você configure o sistema de autoresponder para realizar o disparo automático de emails de acordo com as ações das suas leads. 

7. Realize testes

A melhor forma de saber o que funciona ou não com o seu público é realizando testes.

Não existe uma fórmula secreta para aumentar o engajamento.

O engajamento não depende só de você, mas também do seu público e do que faz com que ele se interesse pela sua mensagem.

E você vai descobrir qual o tipo de email, assunto e conteúdo geram mais interação com o seu público testando e acompanhando os resultados. 

Uma grande vantagem de trabalhar com email marketing é justamente a possibilidade de segmentar um grupo menor e realizar testes controlados e analisar os resultados. 

Atraia mais leads com o Klickpages 

Para realizar envio de emails marketing que engajam, primeiro você precisa criar uma base de emails.

E para capturar os emails das suas leads você precisa criar uma landing page.

Eu sei, criar uma landing page do zero parece um pouco trabalhoso, não é mesmo? Principalmente se você tiver que colocar a mão no código ou até mesmo contratar um profissional para esse serviço. 

Mas não precisa ser assim.

O Klickpages foi desenvolvido, justamente para deixar essa tarefa mais simples e prática. 

Com o Klickpages você pode criar a sua página de captura a partir de modelos prontos e já testados no mercado, customizar com as cores e textos da sua marca e publicar a sua página em pouco tempo. 

Quer saber mais sobre o Klickpages? Clique aqui e veja como ele pode te ajudar. 

Mão na massa

Estratégias alinhadas? Então você está preparado para aumentar o engajamento do seu público utilizando o email marketing. 

Nesse artigo eu te expliquei o que é engajamento, qual a importância dele para o seu negócio e te dei dicas simples e práticas de como aumentar o engajamento dos seus emails.

Agora, é a sua vez de colocar a mão na massa e praticar os ensinamentos adquiridos aqui.

Gostou desse artigo? Me conta aqui nos comentários! 

Ah, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como esse semanalmente no seu email. Clique aqui

(Este artigo foi originalmente publicado em 15 de maio de 2018 e atualizado em 31 de dezembro de 2020 por João Pedro Ferreira para oferecer informações mais precisas e completas).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.