Como monitorar concorrentes: 15 ferramentas eficientes para usar no seu negócio

Como monitorar concorrentes 15 ferramentas eficientes para usar no seu negócio

Se você souber monitorar concorrentes, não vai precisar ter medo de enfrentar os seus competidores. 

Eu não sei se esse é o seu caso, mas muita gente tem verdadeiro pavor de que exista competição no ramo de negócio delas.

Apesar de ser um medo racional, não faz sentido enxergar a concorrência como uma ameaça para o seu empreendimento

A verdade é que, se existem outras empresas no seu nicho de atuação, você deveria estar comemorando.

Comemorando, sim, por mais improvável que isso possa parecer. 

Primeiro porque essa é a comprovação de que existe demanda para o que você vende. Isso é, clientes interessados no seu produto ou serviço.

O segundo motivo é que os seus concorrentes podem ser uma excelente fonte de inspiração na hora de montar as suas estratégias.

Se usar as ferramentas certas, você pode descobrir como está o seu negócio em comparação com as outras empresas e aplicar o que está dando certo para elas. 

Quer saber o que mais gera resultado para os seus concorrentes em áreas vitais como campanhas de anúncios, redes sociais e marketing de conteúdo

Então, continua comigo até o final deste artigo e conheça 15 ferramentas, entre gratuitas e pagas, que podem revelar isso e muito mais. 

Vamos lá!

 

1. Google Alerts

 

Google Alerts

 

A primeira opção nessa lista é o Google Alerts, um serviço gratuito que monitora novos conteúdos indexados pelo buscador, como páginas na internet, artigos, postagens em blogs e notícias. 

Essa ferramenta é simples e fácil de usar. Na prática, ela funciona como uma espécie de assinatura.

Você cadastra o termo sobre o qual deseja ser notificado, que pode ser o nome de uma pessoa, empresa ou produto, e a frequência para receber os emails.

Isso significa que você poderá ser avisado toda vez que a concorrência for mencionada na internet. 

Além de ficar de olho no seu nicho de mercado, você também pode acompanhar palavras-chave importantes para a sua empresa. 

Se você trabalha na área de emagrecimento, por exemplo, alguns termos relacionados que podem ser cadastrados são dieta, alimentação saudável e perda de peso.

 

2. SemrushSemrush

Com o Semrush, dá para pesquisar uma palavra-chave e conseguir um relatório completo sobre ela, como o volume de busca e o tráfego que ela atrai. 

Você também pode digitar as URLs dos seus concorrente para receber, na hora, informações sobre os termos que eles utilizam para ranquear bem na página de resultados dos buscadores.

Também é possível saber quais são as palavras-chave que mais geram tráfego, o que pode te ajudar na hora de montar a sua estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca).  

Existe uma versão gratuita do Semrush, além de planos pagos e mais completos. 

O limite de pesquisas diárias é 10 para o plano gratuito, enquanto na alternativa mais barata do plano pago esse limite é de 3 mil.

Outra desvantagem é o número de resultados por busca. Se você usar a versão gratuita vai conseguir examinar apenas 10 resultados.

Ou seja, ao pesquisar um determinado domínio, você terá acesso apenas aos 10 primeiros termos listados para ele. No plano mais barato esse número salta para 10 mil.

Vale destacar que a ferramenta possui um layout intuitivo e fácil de usar, um dos motivos pelos quais ela é uma das mais utilizadas por profissionais de marketing digital.   

 

3. Google Keyword Planner

Google Keyword Planner

Apesar de ser mais utilizado dentro de estratégias de marketing de conteúdo para encontrar palavras-chave, você pode conseguir informações valiosas sobre a concorrência com o Google Keyword Planner

Se você inserir o endereço do seu concorrente, vai ter acesso a dados como os termos que geram mais tráfego para o site. 

Isso pode te ajudar a encontrar palavras-chave de cauda longa para artigos de blog ou os seus anúncios, por exemplo.

Só para deixar claro, palavras-chave de cauda longa são formadas por quatro ou mais palavras – o que tende a gerar uma pesquisa mais específica. 

O Google Keyword Planner também faz parte da lista de ferramentas gratuitas do Google

 

4. Mention

Mention

Mais focada em blogs, vídeos e redes sociais, o Mention funciona de forma muito parecida ao Google Alerts. 

Você consegue pesquisar um termo interessante para o seu negócio, pode ser uma palavra-chave, um nome ou uma empresa. 

A partir dessa informação, a ferramenta vai exibir todos os resultados encontrados na internet sobre o que você está buscando. Dá para saber, por exemplo, a frequência e a quantidade de menções recebidas. 

Você também pode se inscrever em um feed* sobre essa palavra para ser avisado sobre qualquer atualização.

Caso não saiba, feeds são usados para você acompanhar as novidades de um site ou blog sem precisar visitar a página em si. 

Ah! E você pode testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias. 

 

5. SimilarWebSimilarWeb

O SimilarWeb foi desenvolvido, principalmente, para analisar o volume de tráfego gerado pelas páginas da concorrência. 

Para usar a ferramenta, você só precisa digitar o endereço que deseja conhecer na barra de pesquisas e clicar em ok.

Na sequência, você visualiza um relatório completo que mostra dados como o ranqueamento do site no país de origem, a quantidade de visitas recebidas nos últimos 6 meses e a porcentagem de tráfego orgânico e pago.

Na versão paga, você também consegue fazer uma análise comparativa entre vários endereços. 

Assim dá para saber, na prática, o que está gerando resultado para a concorrência e se inspirar. 

 

6. BuzzSumoBuzzSumo

Uma das ferramentas mais eficientes para monitorar concorrentes é o Buzzsumo, principalmente no que diz respeito aos conteúdos

Você consegue saber, por exemplo, qual publicação de determinada empresa teve mais compartilhamentos nas redes sociais em um determinado período.

Também é possível criar alertas para um certo termo, assim você recebe uma mensagem toda vez que ele for mencionado. 

Para ter acesso a relatórios comparativos, você só precisa indicar quais são os concorrentes que deseja investigar. A ferramenta mostra a performance dos conteúdos de cada um deles automaticamente.

Você ainda pode conferir quais foram as publicações com mais engajamento para determinada palavras-chave. 

Essa é uma fonte de informação confiável na hora de otimizar as estratégias do seu negócio. 

O Buzzsumo é pago, mas oferece um teste gratuito por 7 dias. 

 

7. Ghostery

Ghostery

O Ghostery é uma extensão gratuita para o Google Chrome que te ajuda a navegar de forma anônima pela internet.

Além de bloquear cookies, publicidade e sistemas de estatísticas, ele te mostra quais são as ferramentas de marketing digital que os seus concorrentes usam para monitorar os visitantes.

Ou seja, quando você visitar os sites dos seus concorrentes, basta clicar na extensão do Ghostery (o fantasminha azul na barra de endereços do seu navegador)  para saber quais rastreadores eles estão usando. 

Isso pode te ajudar a montar uma estratégia de retargeting, que é quando os seus anúncios são direcionados para um público que já teve contato com a sua marca.  

 

8. Socialinsider

Socialinsider

Com a ajuda do Socialinsider, você pode conhecer a performance das suas páginas e perfis de redes sociais e compará-las com os seus concorrentes, em apenas alguns minutos. 

Você consegue ver os horários de postagem, as métricas de engajamento e a média de crescimento da audiência, desde a criação da página ou do perfil.

Dá para conhecer de forma fácil a taxa de evolução de fãs, o número interações de cada postagem e a taxa de engajamento, por exemplo.

O SocialInsider permite que você faça análises no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, e Youtube da sua concorrência.  

A ferramenta é paga, mas oferece um teste de 7 dias sem nenhuma cobrança. 

 

9. Instapaper

Instapaper

O Instapaper permite monitorar concorrentes com muita facilidade, você pode salvar as páginas que te interessam para ver depois, dá até para baixar o arquivo no seu dispositivo.

A ferramenta tem um layout simples e intuitivo e permite armazenar artigos, vídeos e outros sites, inclusive do Twitter.

Você só precisa registrar as páginas da concorrência para saber o que está rolando por lá.

Existe um plano gratuito e uma versão paga, que oferece três vezes mais velocidade, pesquisa ilimitada, envio para o Kindle e suporte, entre outras facilidades. 

 

10. Moz Link Explorer 

Moz Link Explorer

Atualmente, o Moz Link Explorer é uma das ferramentas mais populares para  acompanhar a estratégia de link building da sua concorrência.

O link building é usado para conseguir links de outros sites para o seu domínio e também para criar links nas suas publicações que direcionam para outros sites e páginas.

Para se aprofundar no assunto veja o artigo link building: por que não dá para jogar o jogo de ranqueamento do Google sem ele, que a Suse escreveu aqui pro blog do KP. 

Na versão gratuita, dá para saber quem linkou para eles, qual é a autoridade do domínio e qual é o texto âncora, a palavra na qual o link é colocado.

Assim você descobre com quem os seus concorrentes estão trocando links, ou seja, quem está linkando para eles e vice e versa. 

 

11. Social mention

Social mention

O Social mention te ajuda a saber, em primeira mão, o que as pessoas estão falando sobre a sua concorrência. 

Você só precisa inserir o nome que deseja pesquisar, no espaço em branco, para a ferramenta exibir os resultados encontrados na internet, inclusive nas redes sociais.  

É possível criar alertas em tempo real para uma determinada palavra-chave, isso permite que você monitore milhares de fontes em tempo real, gratuitamente. 

Isso te ajuda a descobrir como os seus concorrentes são vistos pelo público e você fica sabendo o que está agradando, para fazer ainda melhor.

Caso as reações sejam negativas, você já fica ligado para não cometer os mesmos erros. 

 

12.  SpyFu

SpyFu

O SpyFu é uma das ferramentas mais completas para monitorar concorrentes. 

Com ele, você consegue desvendar a estratégia de marketing dos seus concorrentes mais bem-sucedidos.

Basta pesquisar qualquer domínio para conhecer a colocação nos resultados do Google, o histórico de palavras-chave usadas no Adwords, além de saber detalhes sobre o tráfego orgânico e pago.

Também dá para saber quanto eles pagam por cada palavra-chave, quais são as variações desses anúncios e quantos cliques cada campanha recebeu.

O SpyFu te oferece dados confiáveis para te ajudar a planejar as suas campanhas PPC, por exemplo. 

A ferramenta paga ainda te mostra os conteúdos dos seus concorrentes com classificação SEO mais alta do que a sua. 

Isso facilita o seu trabalho para atrair mais leads (potenciais clientes) para o seu negócio. 

 

13. WhatRunsWhere

WhatRunsWhere

Usar o WhatRunsWhere te ajuda a saber se os seus concorrentes estão usando uma estratégia de marketing que funciona.

Você pode descobrir quais são os anúncios de maior sucesso dos seus concorrentes e, com base nessas informações, criar uma campanha com mais chances de dar certo.

A ferramenta oferece análises e relatórios atuais sobre o cenário de publicidade digital considerando redes sociais, dispositivos fixos e mobile, local e horário.

A má notícia é que o WhatRunsWhere não é gratuito. 

 

14.  Woorank

Woorank

O Woorank é usado para analisar mais de 75.000 websites todos os meses. Um dos motivos é que você pode comparar o seu site e o de todos os seus concorrentes em uma única página. 

Com essa ferramenta, dá para monitorar palavras-chave, número de visualizações da página, duração das visitas, desempenho das redes sociais, entre outras coisas. 

Você também recebe relatórios semanais para acompanhar o desempenho do seu site em comparação com a concorrência.

Assim você consegue saber se as suas estratégias estão dando resultado de forma prática.

O Woorank é pago, mas possui um período de testes de 14 dias. 

 

15. iSpionage

iSpionage

Além de ter um nome sugestivo, o iSpionage te ajuda a monitorar concorrentes por meio de relatórios super completos. 

Além do Google, a ferramenta também monitora os dados do Bing e do Yahoo. Assim você consegue ver quais anúncios estão recebendo mais tráfego.

Isso te ajuda a identificar as palavras-chave mais promissoras para o seu nicho de mercado para ajustar a sua estratégia.

O iSpionage possui um plano gratuito que oferece até 10 relatórios por dia, 3 alertas sobre concorrentes e dicas de marketing.  

Um dos grandes diferenciais da ferramenta é que ela também analisa o desempenho de landing pages, um tipo de página que não pode faltar na sua estratégia para atrair leads, sobre a qual eu vou te falar agora. 

 

Como atrair mais leads para o seu negócio

Como atrair mais leads para o seu negócio

Como eu acabei de te mostrar, é importante que você monitore o desempenho das suas landing pages em relação aos seus concorrentes.

Afinal, essa é uma das formas mais eficiente para atrair cada vez mais leads para o seu negócio. 

Essas leads podem ser educadas sobre a necessidade do seu produto ou serviço, e, ao longo do tempo, tendem a se tornarem clientes efetivos da sua empresa. 

Agora, se você não sabe como criar a sua landing page de alta performance, o Klickpages é o seu melhor aliado. 

Com o KP, você consegue criar as suas páginas em apenas 3 passos simples:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão aprovadas pelo mercado.

  • Divirta-se customizando a sua página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

 

Conclusão 

Conclusão monitorar concorrentes

Depois de conferir este artigo, as chances são que você já sabe como monitorar concorrentes de forma eficiente. 

Isso porque eu te mostrei 15 ferramentas, pagas e gratuitas, que te ajudam a conhecer as estratégias usadas pelas marcas que são referência no seu ramo de atuação e que podem servir de inspiração para o seu negócio. 

Como o WhatRunsWhere, que te mostra os anúncios que deram resultado para outros negócios e que podem te mostrar a direção certa na hora de montar a sua estratégia.

Outro exemplo é o Social mention, que revela como o público enxerga os seus concorrentes, ou seja, o que está e o que não está agradando as pessoas.

Você também conheceu o Socialinsider, que analisa a performance das suas páginas e perfis de redes sociais e faz a comparação com o desempenho dos seus concorrentes.

E aí, você já sabia como monitorar os seus concorrentes? Me conta aqui nos comentários qual é a melhor ferramenta na sua opinião. 😉

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)