Monitoramento de redes sociais: como encantar seus clientes com respostas geniais no momento certo

Monitoramento de redes sociais: o que é e as melhores ferramentas

Você já se perguntou como algumas marcas quase sempre conseguem dar respostas geniais e interagir com os seguidores praticamente em tempo real nas redes sociais? 

A resposta para isso é simples: uma estratégia eficiente de monitoramento.

E o resultado vai muito além de virar destaque em sites como Buzzfeed, ganhar popularidade e seguidores a mais.

As marcas que fazem o monitoramento de redes sociais têm mais chances de encantar seus potenciais clientes, criar um relacionamento e até fechar mais vendas.

E esse tipo de resultado não é possível apenas para as grandes empresas, não. 

Se tiver em mãos as ferramentas certas, com um orçamento pequeno, você pode começar a monitorar os perfis do seu negócio e melhorar o seu desempenho nas redes sociais.

Quer saber como? Então, continua comigo até o final deste artigo, que eu vou te explicar:

  • o que é monitoramento de redes sociais;

  • a importância dessa estratégia;

  • o que monitorar;

  • e 11 ferramentas para te ajudar nessa missão.

Bora lá?!

O que é monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais é o acompanhamento e análise das publicações, interações e menções da sua marca nas mídias sociais.

O objetivo principal dessa estratégia é entender o desempenho das postagens e também criar um canal de relacionamento com potenciais clientes.

Por exemplo, faz parte do monitoramento identificar as pessoas que falaram do seu negócio, mesmo que ele não tenha sido marcado diretamente e, se for o caso, interagir com elas.

Se você quer ter estratégias de comunicação com clientes e de social media marketing eficientes, você deve investir no monitoramento e, nas próximas linhas, eu te explico exatamente o porquê. 

A importância do monitoramento de redes sociais

As empresas que frequentemente interagem com o público nas redes sociais geralmente têm seu trabalho reconhecido e essa fama tende a se popularizar.

Como é o caso de grandes marcas como a Netflix.

Essa interação é fruto de um monitoramento de redes sociais efetivo que rastreia todas as menções à empresa e aproveita essas oportunidades para começar uma conversa.

Essa estratégia pode trazer muitos frutos e ajudar o seu negócio a…

Conhecer o público da marca

Ao acompanhar as pessoas que estão mencionando o seu negócio nas redes sociais, você pode descobrir mais informações sobre o seu público-alvo.

Como as páginas que ele segue, interesses, e outros dados que estão disponíveis no perfil do usuário.

Criar um relacionamento

Algo que parece simples, como interagir com um usuário que mencionou a sua empresa no Twitter, por exemplo, pode ter um impacto muito grande no seu marketing.

Uma pesquisa indica que responder reclamações nas redes sociais aumenta em 25% o apoio dado à marca por clientes.

Isso significa que apesar de a interação ter iniciado por um motivo negativo, uma boa resposta pode influenciar de forma positiva os seus clientes e até fazer com que eles se tornem embaixadores da sua marca.

Mas o ponto principal é que essa conversa é uma porta aberta para iniciar um relacionamento com o público e possivelmente…                                                        

Fechar vendas

Você pode e deve aproveitar as menções e interações nas redes sociais para tirar dúvidas sobre o seu produto ou serviço, quebrar objeções, fazer ofertas especiais…

Essas ações provavelmente vão te ajudar a fechar mais vendas, principalmente se você já tiver estabelecido um relacionamento anteriormente com o usuário.

Agora que você já sabe por que é importante investir no monitoramento, eu vou te falar…

O que monitorar nas redes sociais?

O monitoramento geralmente é feito com ferramentas próprias para isso, pois fazê-lo manualmente seria muito trabalhoso.

Só que para as ferramentas saberem exatamente o que elas devem rastrear e notificar, na maioria das vezes, você mesmo precisa fazer as configurações e indicar quando deve ser alertado.

Por isso é importante que você saiba exatamente quais itens que devem ser monitorados.

A minha recomendação é que você crie alertas para:

  • nome da sua marca e eventuais erros de ortografia, por exemplo, Klickpages e Clicpages, Clikpages, Klikpages, Klicpages…

  • nome dos seus produtos e serviços e eventuais erros de ortografia ou abreviações;

  • nomes de negócios concorrentes;

  • menções diretas nas principais redes sociais do seu negócio;

  • hashtags com palavras-chave relacionadas a seu negócio ou nicho de mercado;

  • palavras-chave relacionadas a sua marca, produto, serviço e nicho de mercado.

Além disso, você deve monitorar o desempenho do seu conteúdo, para saber quais são os tipos de posts que mais trazem resultados; os perfis dos seus concorrentes para entender quais são as estratégias que eles estão utilizando; e as tendências do momento para descobrir quais são os assuntos que estão em alta e como você pode incorporá-los às suas publicações.

11 ferramentas de monitoramento do redes sociais

Não existe uma ferramenta que é a melhor do mercado. Tudo vai depender de quais são as suas necessidades, quais as redes sociais que você deseja monitorar e o orçamento que você tem disponível para isso.

Por essa razão, eu separei aqui uma lista com 11 ferramentas que são bem populares no mercado, oferecem diversas funcionalidades e vão desde gratuitas até planos mais robustos para agências que gerenciam as contas de diversos clientes.

Olha só as opções:

1. Hootsuite – planos gratuitos e pagos

A Hootsuite possibilita o agendamento de postagens, gestão de conteúdo, análise de resultados, monitoramento por palavra-chave, hashtag e localização.

Você pode utilizar a ferramenta no plano gratuito por tempo indeterminado e monitorar até 3 perfis de redes sociais ou optar por planos pagos que custam a partir de 19 dólares por mês.

2. Mention – planos gratuitos e pagos

A plataforma Mention oferece duas soluções: uma para agendamento e gerenciamento de redes sociais e a segunda para monitoramento.

A ferramenta faz o rastreamento de redes sociais, sites de recomendação, fóruns, blogs… para você descobrir como as pessoas falam da sua marca pela internet.

Além disso, ela oferece uma funcionalidade de busca avançada de menções e o uso de tags para facilitar a categorização das interações.

Você pode utilizar o Mention no plano gratuito, que é limitado a 3 perfis e 250 menções e não possui todas as funcionalidades, ou contratar um plano pago a partir de 25 dólares por mês.

3. Iconosquare – planos pagos

O Iconosquare tem foco no monitoramento do Facebook e Instagram. Com ele você pode acompanhar menções a sua marca em tempo real, rastreamento de marcações em fotos, vídeos e legendas.

Além de monitorar seus competidores e hashtags relacionadas ao seu negócio.

Todos os planos são pagos, mas você pode desfrutar de um período de teste gratuito por 14 dias.

4. Buffer – planos pagos

A plataforma Buffer tem três produtos: um de agendamento e publicação nas redes sociais, um de análise de performance e criação de relatórios e um para monitorar o Facebook, Instagram e Twitter e engajar com a audiência.

Com a solução de monitoramento, você pode rastrear e responder as menções à sua marca dentro da própria ferramenta, além de conseguir trabalhar em grupo, colaborando com os outros indivíduos da mesma organização que você.

Todos os planos são pagos e você pode selecionar exatamente quais são as soluções que você quer adquirir. 

5. Agorapulse – planos pagos

A Agorapulse é uma das ferramentas de gestão de redes sociais mais completas do mercado.

Com ela você pode agendar conteúdo e monitorar sua marca no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Além disso, ela possui uma inbox centralizada de onde você pode responder mensagens, comentários e menções.

A Agorapulse também tem uma funcionalidade para gerar relatórios com os resultados das suas estratégia e possui integração com CRM.

Os planos da plataforma são todos pagos, mas você pode aproveitar o teste gratuito de 28 dias para conhecer a ferramenta e descobrir se ela é ideal para o seu negócio.

6. Reportei – planos pagos

O foco do Reportei é a criação de relatórios com base nos dados do Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics, Google Ads e RD Station, para te ajudar a identificar o sucesso da sua estratégia e a ter insights valiosos.

Os planos de assinatura da ferramenta são a partir de 49,90 dólares mensais e você pode testá-la gratuitamente por tempo limitado.

7. Scup – planos pagos

O Scup é utilizado por empresas renomadas como a Latam, Mercedes-Benz e Philips.

Por ser uma ferramenta mais robusta, ela é ideal para negócios de grande porte com um número elevado de menções nas redes sociais.

Um dos grande diferenciais do Scup é que ele possui uma classificação automática de sentimento, que organiza se as interações são positivas ou negativas em relação à marca.

8. Mlabs – planos pagos

Quer gerenciar Instagram, Stories, IGTV, Facebook, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube e Google Meu Negócio, tudo em um só lugar?

Então, o Mlabs é a ferramenta ideal para você!

Através dele você pode agendar conteúdo, responder inbox, direct, WhatsApp, comentários. Além de criar relatórios e organizar um workflow.

E o plano mais completo do Mlabs sai por 29 reais mensais.

9. SocialBakers – planos pagos

Outra ferramenta robusta é o SocialBakers

Ela é utilizada pelas marcas National Geographic, Samsung, Walmart e Sony.

O SocialBakers serve para gerenciamento de redes sociais, monitoramento de competidores, audiência, influenciadores.

Ele conta com um sistema de inteligência artificial para gerar insights para a sua estratégia.

Se ficou interessado e gostaria de ter acesso, é necessário entrar em contato com um dos consultores através do site da ferramenta.

10. Buzzsumo – planos pagos

O Buzzsumo é uma das ferramentas de marketing mais completas. 

Ele oferece monitoramento de performance, palavras-chave, tendências, assuntos, produtos, competidores.

Além de identificar influenciadores, gerar insights para conteúdos novos e acompanhar a aquisição de backlinks.

Todos os planos da ferramenta são pagos, mas você pode aproveitar um período de testes gratuito.

E por último…

11. Google Alerts – gratuito

O Alertas do Google é uma ferramenta que você pode usar para receber uma notificação toda vez que um termo rastreado for mencionado na internet.

Isso significa que, por exemplo, se sair uma notícia sobre a sua empresa ou alguém escrever um artigo de blog sobre o seu produto, você recebe um e-mail com o link para o conteúdo.

O Alerts é gratuito. Você só precisa ter uma conta Google para configurar e receber os alertas na sua caixa de e-mail.

Conclusão

Neste artigo, você viu que com o monitoramento de redes sociais é possível encantar os seus potenciais clientes, criar um relacionamento e fechar mais vendas.

E você não precisa ter uma grande empresa como a Netflix para aplicar essa estratégia.

Porque eu trouxe 11 ferramentas, inclusive, algumas gratuitas, que podem te ajudar nessa missão.

Mas, primeiro, eu expliquei que o monitoramento de redes sociais consiste em acompanhar e analisar publicações, interações e menções da sua marca nas mídias sociais.

E isso é importante para conhecer o público da marca, criar um relacionamento e fechar vendas.

Além disso, você viu quais são os itens que devem ser monitorados. Alguns deles são o nome da sua marca e do seu produto ou serviço, além dos erros recorrentes.

E aí você já fazia o monitoramento da sua marca nas redes sociais? Me conta aqui nos comentários.

Ah, e se você quer saber mais como engajar o seu público, eu recomendo fortemente que você confira o artigo 5 técnicas de SMO para conseguir o engajamento do seu público nas redes sociais.

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Sobre o Autor

Meu nome é Angela, mas algumas pessoas me chamam de Angel. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e sou apaixonada por tecnologia e marketing. Sou especialista em SEO, tráfego orgânico e informações aleatórias (você sabia que o Alaska está mais perto da Rússia do que Brasília de Goiânia? Pois é...), fã de country americano e louca em esportes. Acompanho de tudo, mas meus favoritos são Fórmula 1 e futebol, inclusive assisto a jogos mesmo quando o meu time (Palmeiras <3) não está em campo. Ah, eu acredito que música de natal deveria tocar o ano inteiro e Christmas Peaceful Piano está entre as 3 playlists mais tocadas no meu Spotify.