Email de envio de recompensa: 3 modelos para você copiar e adaptar para o seu negócio

Modelo de email de envio de recompensa

Você sabia que com um email de envio de recompensa feito de qualquer jeito ou às pressas você pode perder a oportunidade de criar um relacionamento e converter a sua lead em cliente? 

Apesar de se tratar de algo simples, o email de recompensa é um dos mais importantes no início do seu relacionamento com a sua lead. 

E eu vou te provar isso por A + B com o seguinte exemplo.

Sua lead recebe um email com um material rico, depois de ler a mensagem ela não clica no botão de download e deixa para o conteúdo depois. 

As chances dessa lead nunca ler o seu material são muito grandes. Dificilmente, ela irá se lembrar no dia seguinte ou daqui algumas semanas que se esqueceu de baixar o seu conteúdo.

Se ela não consome esse material, você deixa de criar um impacto na vida da lead ou de ajudá-la a resolver um problema.

Você perde a oportunidade de mostrar a sua expertise e reforçar a sua autoridade no seu nicho.

E, na internet, com tantos cursos e produtos disponíveis, as pessoas vão comprar de quem elas conhecem, confiam e sabem que poderão ajudá-las.

É aí que você pode perder esse possível cliente para sempre. 

Por outro lado, um email de recompensa bem feito, pensado estrategicamente para não só entregar o seu material rico como também incentivar a lead a lê-lo ou utilizá-lo, pode gerar o efeito oposto e conquistar mais clientes para o seu negócio. 

Por isso, o email de envio de recompensa deve ser pensado e estruturado de uma forma estratégica. 

Dessa forma, você garante o interesse da sua lead no material que você tem a oferecer e a mantém ativa no seu funil de vendas, aumentando as chances de convertê-la em um cliente do seu negócio futuramente. 

Nesse artigo, eu vou te explicar o que de fato é um email de envio de recompensa e como você pode escrever o seu próprio email a partir de modelos simples e práticos que você pode copiar e adaptar de acordo com as necessidades do seu negócio.

Você vai ver: 

  • O que é um email de envio de recompensa; 

  • 3 modelos de email de envio de recompensa;

  • Como configurar um email de recompensa. 

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos?

O que é email de envio de recompensa? 

Imagine a seguinte situação:

Você está navegando pela internet e encontra um banner com a oferta de um ebook que promete revelar todos os segredos do marketing digital de forma 100% gratuita. 

Ao clicar no banner, você é direcionado a uma landing page onde você preenche um formulário simples e envia os seus dados.  

Em seguida, você recebe um email de confirmação com um link que serve para verificar se os seus dados foram informados de forma correta. 

Depois de clicar no link e confirmar os dados, você recebe um segundo email com uma saudação, uma mensagem de agradecimento e o link para o download do ebook. 

Esse segundo email é o que chamamos de email de envio de recompensa.

Agora você deve estar se perguntando…

É só um simples email? 

Como eu te falei no início do artigo, o email de envio de recompensa é mais que um simples email. 

Essa é uma importante etapa no processo de relacionamento com o seu potencial cliente.

Se esse email não for bem estruturado e atrativo o suficiente para despertar o desejo de saber mais sobre aquele assunto, é provável que a sua lead abandone o seu email sem realizar o download do material rico. 

A lead já demonstrou interesse ao concordar em ceder os dados de contato em troca do ebook, agora cabe a você usar uma boa estratégia para fazer com que esse relacionamento cresça. 

Para te auxiliar nessa etapa, eu separei três modelos de email de envio de recompensa  que você pode copiar e adaptar de acordo com as necessidades do seu negócio. 

3 modelos de email recompensa para você copiar e adaptar

Agora que você já tem os dados, começa a primeira etapa da nutrição da lead para transformá-lo em um futuro cliente do seu negócio. 

É hora de caprichar no seu email.

O email de recompensa pode ser escrito de diferentes formas. 

Em alguns casos, você pode utilizar modelos de email de confirmação de cadastro já com o link da recompensa, ou você pode optar por fazer o envio do email de confirmação de cadastro e enviar o email de recompensa depois da confirmação dos dados.  

O melhor é que primeiro a lead confirme o cadastro e depois você envie a recompensa. 

Dessa forma, você estará garantindo a qualidade da sua lista e um índice maior de leads engajados.

Nesse tópico, eu separei 3 modelos de emails de envio recompensa que você pode copiar e adaptar para o seu negócio de forma simples e rápida. 

Confira:   

Modelo 1 – Entrega de recompensa 

Parabéns {Nome da lead},

Você acaba de se inscrever para baixar o {formato da recompensa (nome da recompensa)}. Com ele você irá aprender {o que o seu material promete ensinar ou resolver} e poderá alcançar {tipos de resultado que o seu material promete}. 

Para acessar o material, basta clicar no link abaixo. 

Acessar material 

Abraços,
{Seu nome}
{Nome do seu negócio}

Confira o exemplo:

Modelo 2 – Entrega de recompensa + oferta de conteúdo complementar  

Olá {Nome da lead}, 

Muito obrigado(a) por se inscrever para obter {nome da recompensa}.Para acessar o {formato da recompensa}, basta clicar no link abaixo.

Baixar agora

Se você se interessou pelo nosso(a) {formato da recompensa} e gostaria de aprofundar nos estudos sobre {tema da recompensa}, acredito que o nosso(a) {formato da nova oferta (tema da nova oferta)} também pode te ajudar.  

Saiba mais sobre {tema do material}

Obrigado(a) por se inscrever,

{Seu nome/Nome do seu negócio}

Confira o exemplo: 

Modelo 3 – Recompensas + conteúdo complementar + relacionamento

Oi, {nome da lead}!

{Como você comemoraria o passo que a lead deu se estivesse junto com ele}

Porque esse é o momento em que você disse SIM para {o tipo de resultado que o seu material irá ajudar a alcançar}

Eu sei, tudo o que você fez foi preencher um cadastro para receber {formato e tema da recompensa}. 

Mas você fez mais que isso. Você deu um passo para {resultado específico que a sua recompensa ajuda a alcançar}

Esse {formato do material} te ajudará a {o que a pessoa deseja resolver}, porque ele(a) te mostra exatamente: 

– {o que o seu material mostra};
– {o que o seu material mostra};
– {o que o seu material mostra}.

Para dar início a sua jornada, clique no botão abaixo. 

Baixar {nome do material} 

Agora que deu o primeiro passo para {o que a sua recompensa ensina} baixando o nosso {formato da recompensa}, você pode esperar de nós:

– {o que a sua lead pode esperar do seu negócio nos próximos emails que você irá enviar};

– {o que a sua lead pode esperar do seu negócio nos próximos emails que você irá enviar};

– {o que a sua lead pode esperar do seu negócio nos próximos emails que você irá enviar}.

Se isso é exatamente o que você estava procurando, por favor, responda esse email. 

Caso não seja, está tudo bem e você pode clicar no link para se descadastrar da nossa lista no final deste email.

Mas, se  eu fosse você, continuava por aqui, porque nas próximas semanas eu vou te enviar uma série de emails para te ajudar com {conteúdo relacionado ao material que a lead acabou de baixar}. 

Amanhã eu vou te enviar o próximo passo que você precisa dar. 

Até lá, aproveite para baixar e ler {formato da recompensa} e, por favor, responda esse email para eu saber que deu tudo certo com a entrega do seu material. 

{Despedida de sua preferência};

{Assinatura}

Confira o exemplo: 

Como configurar o seu email de envio recompensa usando o Klicksend

Depois de entender o que de fato é um email de envio de recompensa, conferir modelos e exemplos, você está pronto para a próxima etapa. 

Agora, eu vou te explicar como você pode configurar e disparar emails de envio de recompensa de uma forma prática, rápida e sem complicações utilizando o Klicksend.

Depois de definir qual o modelo de email você irá usar, é só entrar na sua conta do Klicksend. 

Para começar, você vai clicar no campo sequências, em seguida clique em novas sequências

Assim, o Klicksend irá abrir o campo passo 1 e você deverá clicar em editar, como mostra a imagem abaixo.

Ao clicar em editar, o Klicksend te leva para uma nova página onde você deverá preencher os campos (como ilustrado na imagem abaixo). 

Em gatilho, você deverá incluir uma tag que servirá de gatilho para o lead receber o email de entrega de recompensa.

Por exemplo, você está oferecendo um ebook sobre como aprender o verbo to be em 15 minutos. 

Ao se cadastrar na landing page, a pessoa deve automaticamente receber uma tag como “LEADS_EBOOK_VERBO_TO_BE” dentro do seu serviço de e-mail.

E essa tag servirá de gatilho para o envio da recompensa. 

Ou seja, quando alguém receber a marcação “LEADS_EBOOK_VERBO_TO_BE”, ela entrará na sequência para o envio do email de recompensa.

O campo intervalo serve para você configurar o intervalo de tempo entre o acionamento do gatilho e o envio do email de recompensa. O ideal é que ele esteja configurado para “imediatamente”.

Dessa forma, suas leads receberão a recompensa assim que confirmarem o cadastro na sua lista.

O campo condição é uma etapa de preenchimento opcional na configuração da sequência. Nela você tem a opção de não enviar o email para leads marcadas em uma tag específica, por exemplo. 

No campo ações, você irá configurar quais ações o passo da sequência irá executar. Que podem ser tanto marcar ou desmarcar os leads em outras tags quanto fazer o envio de um email.

No caso do e-mail de envio de recompensa, você não precisa se preocupar com marcar ou desmarcar os leads em outras tags. Basta clicar em adicionar um email


Nessa etapa você deve adicionar o nome do remetente, verificar o email para onde as respostas serão encaminhadas, adicionar um assunto e uma assinatura. 

Depois de configurar essas informações básicas, pode partir para o conteúdo do seu email de envio de recompensa. 

Agora que todos os campos foram preenchidos e o seu email está devidamente configurado, você deverá clicar no botão salvar alterações para salvar o email e depois no segundo botão de salvar alterações para salvar as alterações do passo.

Não se esqueça de ao final publicar a sequência para que os leads possam receber o seu email de recompensa quando se cadastrarem na sua landing page.

Mão na massa 

Chegou a hora de colocar os seus novos conhecimentos adquiridos em prática. 

Nesse artigo eu te expliquei o que é um email de envio de recompensa, te dei 3 modelos e te mostrei exemplos na práticos. 

Agora é a hora de escolher um modelo que atenda as necessidades do seu negócio e colocar a mão na massa. 

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.