Mobile Marketing: o que é, vantagens, exemplos de ações e dicas

Mobile Marketing: o que é, vantagens, exemplos de ações e dicas

Qual a estratégia de mobile marketing na sua empresa?

Respostas como “nenhuma” ou “não sei o que é isso” não são mais aceitas pelo mercado atual.

A não ser que você aceite bem o fato de ser apenas mais um, sem competitividade, é preciso enxergar esse conceito como primordial.

E a justificativa para isso é tecnológica.

Os smartphones estão mudando a maneira como as pessoas se comportam e se envolvem com as marcas.

O que antes dependia de um computador, agora pode ser feito na palma da mão.

Desde a abertura de um e-mail, a visita ao seu website até a leitura do conteúdo, tudo é acessível através de uma pequena tela do celular (por vezes nem tão pequena assim).

Desafio ou oportunidade?

Investir em ações de mobile marketing é crucial se você quer se destacar no mercado e conseguir atingir seu público-alvo exatamente onde ele está e da forma mais eficaz possível.

Mas, afinal, o que é mobile marketing?

Quais suas vantagens e características?

Como aplicá-lo na prática?

Confira as respostas para essas e outras perguntas neste guia completo sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é mobile marketing?

O que é mobile marketing?

Mobile marketing é uma estratégia de marketing digital que busca alcançar o público-alvo em seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, através de e-mails, mensagens SMS, redes sociais e aplicativos.

Dessa forma, consiste em ações cujo objetivo se volta à divulgação de produtos, serviços, marcas e empresas, podendo ainda serem utilizadas para construção de uma imagem positiva, reforço de reputação ou de autoridade em determinado assunto.

Por essa descrição, você talvez esteja se perguntando: qual a diferença para o marketing tradicional?

Basicamente, ela está no meio pelo qual as ações são colocadas em prática, o que implica atender às suas particularidades.

“Mas se os objetivos são idênticos, preciso mesmo de uma estratégia de marketing mobile?”

Sim, precisa.

No próximo tópico, vamos nos aprofundar sobre a importância da abordagem, mas desde já vale destacar uma realidade que você não pode ignorar.

Os smartphones já se tornaram parte da nossa rotina.

Com todas as oportunidades para atingir e interagir com seu público-alvo em tempo real, as empresas precisam descobrir como fornecer conteúdo personalizado da sua marca por meio desses canais.

Que tal pensar seriamente a respeito?

Por que investir em mobile marketing?

Por que investir em mobile marketing?

Os consumidores estão conectados aos seus dispositivos móveis quase 24 horas por dia.

A dependência é tamanha que deu origem a uma nova condição médica, chamada de nomofobia.

Questões de saúde à parte, tudo hoje é resolvido em celulares.

Para ilustrar ainda mais esse cenário, confira alguns dados relevantes:

  • 80% dos usuários da internet possuem um smartphone (SmartInsights)

  • 51% dizem que usam dispositivos móveis para descobrir novas marcas e produtos (BrightEdge)

  • Os usuários gastam, em média, 69% do tempo de mídia em smartphones (comScore).

Inclusive, para muitos, a jornada do comprador já se inicia no próprio celular, com a pesquisa sobre determinado produto ou serviço nos mecanismos de buscas.  

Essa particularidade vem mudando a maneira como o público consome conteúdo e também como ele resolve as suas necessidades.

Se você ainda está se perguntando se deve ou não investir em ações de mobile marketing, está no lugar certo.

Selecionamos as principais razões para incluir essa estratégia no seu mix de marketing e manter o crescimento saudável do seu negócio.

Confira!

O número de compras via mobile cresce diariamente

De acordo com dados do Google, mais de 40% das transações online são feitas agora em dispositivos móveis.

Isso significa que as pessoas estão preferindo comprar mais pelo celular do que presencialmente na loja – e por vários motivos.

Entre eles, podemos citar que a compra online elimina o tempo de deslocamento até a loja física, além de oferecer preços geralmente mais em conta.

Seja por economia, praticidade ou outro fator, é importante que a sua empresa ou solução seja a escolhida.

E, para isso, marcar presença no mobile marketing vira obrigação.

Geolocalização mais assertiva

Os smartphones já vem com o recurso do GPS incorporado neles e, a cada ano, essa tecnologia de geolocalização fica ainda mais eficiente.

Consequentemente, isso possibilita que você segmente seus anúncios e campanhas com base nessa funcionalidade, escolhendo atingir apenas pessoas que estão em determinado bairro ou cidade.

Isso é ótimo para quem possui um endereço físico.

Nesse caso, quem ainda não conhece o seu negócio pode encontrá-lo facilmente se estiver fazendo uma busca por lugares próximos, como um restaurante ou um hotel.

Aplicativos são cada vez mais usados

Aplicativos são cada vez mais usados

Com o crescimento dos smartphones, o número de aplicativos e de pessoas que os utilizam para diversas funções também aumenta de forma constante.

Apps de redes sociais, como o Facebook e Instagram, passaram a fazer parte da nossa rotina, tanto para nos comunicarmos quanto para consumirmos conteúdo.

Assim, a empresa que não investe nesses canais perde oportunidades de estreitar o relacionamento com a sua audiência, além de deixar de contar com mais um espaço para divulgar a marca.

Mas não vamos restringir a estratégia às redes sociais.

Outros aplicativos, como o Waze, por exemplo, também podem ser usados para divulgar o seu negócio, principalmente, se ele for tiver um endereço físico.

Esteja atento para aproveitar o que de melhor o mobile marketing oferece.

Mobile marketing dá maior agilidade na comunicação

Os primeiros celulares já conseguiram agilizar a nossa comunicação apenas pela facilidade de realizar chamadas.

Com o avanço dos smartphones, que são celulares inteligentes, a comunicação passou a ser possível praticamente em tempo real e de modo permanente.

Pode ser por voz, por vídeo ou por texto.

Basta pensar em quantas vezes você checa seu telefone para ver se tem alguma nova notificação.

Faz sentido, não faz?

Estamos a maior parte do tempo conectados, e isso cria uma sensação de imediatismo para a troca de mensagens.

Além de agilizar o processo de comunicação, uma mensagem no WhatsApp, ou até mesmo um simples SMS, pode ser mais eficaz na questão do alcance e custar bem menos que uma mala direta, por exemplo.

Então, as vantagens são evidentes.

Mas como colocar em prática?

É o que veremos a seguir.

Exemplos de ações de mobile marketing

Exemplos de ações de mobile marketing

Agora que você conhece o conceito de mobile marketing e as vantagens desse tipo de estratégia, talvez esteja se perguntando: afinal, como o mobile marketing acontece na prática?

Selecionamos alguns exemplos de ações de mobile marketing para você ter uma noção sobre qual caminho seguir.

Campanha de SMS e/ou WhatsApp

Uma estratégia em alta, mas não para todos.

Certifique-se primeiro de que os contatos da sua lista tenham dado a permissão para receber mensagens.

Feito isso, você pode utilizar esse recurso de diversas maneiras para manter ativo o relacionamento com o cliente.

Por exemplo, pode ser para lembrar sobre datas de pagamento, informar lançamentos de produtos ou serviços, enviar promoções e cupons exclusivos, entre outras possibilidades.

Campanhas no Facebook

Já são mais de 2 bilhões de usuários ativos no Facebook e é provável que grande parte do seu público esteja presente nessa rede.

Logo, o alcance dos seus anúncios tem outras proporções.

Além disso, dentre as opções de segmentação, você consegue direcionar seus anúncios apenas para os acessos mobile.

Na prática, significa ter um alcance maior e mais assertivo também.

Campanhas no Adwords

Como no Facebook, o Google Adwords permite que você segmente seus anúncios diretamente para quem está navegando através do celular.

Então, além das palavras-chaves certas, você pode tirar proveito da localidade do seu negócio.

Afinal, grande parte das pesquisas nos mobiles são locais.

Campanhas no Waze

Campanhas no Waze

Através do Waze, os motoristas podem ver as ruas com menos tráfego, onde há blitz, acidentes de trânsito, entre outras informações que facilitam a locomoção pelas cidades.

Suas campanhas devem ser pensadas com base na sua localização física, para que seus anúncios apareçam para as pessoas que estão se locomovendo naquela região e, assim, consigam ter fácil acesso a você.

Campanhas no Instagram

O Brasil é o segundo país em número de usuários no Instagram – são mais de 50 milhões de usuários ativos mensais.

Então, dependendo do seu nicho de mercado e das características das suas personas, é bastante provável que tenha que estar presente e ativo também nessa rede social.

Para uma estratégia de sucesso, se certifique de escolher as melhores opções de segmentação.

Também capriche nas imagens das suas publicações, já que essa plataforma se trata justamente de apelo visual.

Bluetooth marketing

Derivada do mobile marketing, há um tipo de ação bastante interessante, que se chama marketing de proximidade.

Ela utiliza a funcionalidade do bluetooth dos celulares para compartilhar arquivos e divulgar seu negócio para quem está perto do local.

Por um lado, tem a vantagem de ser totalmente gratuito.

Ou seja, você não precisa de investimento financeiro para fazer a estratégia funcionar.

Porém, existem dois pontos que tornam esse tipo de ação limitada.

Primeiro, como o alcance do sinal de bluetooth é relativamente pequeno, a quantidade de pessoas atingidas é menor, restringindo-se apenas ao local de onde está sendo enviado o sinal.

Em segundo lugar, grande parte das pessoas mantém o bluetooth desligado para economizar bateria.

Então, é preciso comunicar aos consumidores sobre essa opção e, ainda assim, ela só terá êxito se eles estiverem interessados em receber esse tipo de mensagem.

Criação de páginas responsivas

Você já acessou algum site pelo celular e não conseguiu localizar com clareza o conteúdo ou levou tempo demais para carregar a página?

Esse tipo de experiência negativa é um dos principais motivos que fazem um usuário abandonar seu website quando o está acessando por um dispositivo móvel.

Para entregar a melhor experiência possível, é preciso, então, investir na criação de páginas responsivas.

Isso significa que o conteúdo da página se adapta bem a diferentes tamanhos de telas.

Em se tratando de mobile marketing, esse é um aspecto primordial, portanto.

Seu site deve responder ao comportamento e ao ambiente do usuário com base no tamanho, na plataforma e na orientação da tela.

Ou seja, à medida que o usuário muda de um laptop para smartphone, o site deve alternar automaticamente para acomodar a resolução, o tamanho da imagem e as capacidades de script nesse novo formato.

Isso vale principalmente para as landings pages do seu site.

Afinal, elas desempenham um importante papel na conversão do visitante em lead.

Existem ferramentas disponíveis no mercado, como o próprio Klickpages, que permitem criar landing pages responsivas de forma rápida, intuitiva e, o melhor, sem precisar de conhecimento de programação para fazer tudo isso.

A criação das landing pages se dá a partir de blocos pré-definidos.

Basta você editar os campos de acordo com a sua preferência.

QR Code marketing

A tecnologia do QR Code revolucionou a interação entre consumidores e marcas.

Com um simples código de barras em 2D, você consegue direcionar o consumidor para uma página específica do seu site de forma rápida e segura.

Ou seja, através das suas peças impressas, um simples panfleto, por exemplo, você consegue expandir seus esforços de marketing offline.

Isso ocorre ao direcionar o consumidor para seu site e fazer com que ele conheça mais sobre a sua empresa, seus produtos ou serviços que oferece.

Dicas para sua ação de mobile marketing

Dicas para sua ação de mobile marketing

Interessante observar que, ao mesmo tempo em que a modernidade tem ampliado o alcance do marketing, também gera novos desafios.

Basta lembrar que a tecnologia dos smartphones evolui a cada dia.

Para que a sua empresa se mantenha à frente da concorrência e consiga aproveitar as oportunidades que surgirem, é preciso estar atento a essas mudanças e otimizar as suas estratégias.

Do contrário, fica complicado atender à demanda do público-alvo.

Pensando nisso, selecionamos algumas boas práticas para que você tire o máximo proveito da sua estratégia de marketing mobile.

Não seja intrusivo

Um dos grandes erros que empresas cometem é o de comprar listas de contatos prontas para divulgar suas campanhas, principalmente em estratégias de e-mail marketing.

Ao mandar mensagens sem permissão, além de causar uma imagem negativa da sua marca, existem boas possibilidades do conteúdo sequer ser do interesse do destinatário.

É um grande esforço em vão.

Sua lista deve ser construída naturalmente com os visitantes que se convertem em leads e de leads em clientes, através do conteúdo que você oferta, do seu produto ou do seu serviço.

Mas lembre sempre de oferecer a opção para que as pessoas cancelem o recebimento de suas mensagens, caso não queriam mais ser incomodadas.

Entregue a melhor experiência possível para o usuário

Você sabia que, quando as pessoas passam por uma experiência negativa no celular, elas têm 62% menos probabilidade de comprar dessa marca no futuro?

À medida que cresce o número de pessoas usando o smartphone para pesquisar e comprar online, é extremamente importante concentrar-se em entregar a melhor experiência possível para o usuário.

Sim, esse é um aspecto crucial de uma estratégia de mobile marketing.

A maneira como as pessoas interagem com a sua empresa a partir de seus dispositivos móveis é o que vai definir o seu sucesso ou fracasso.

Isso significa que você precisa investir em um design responsivo para o seu website, para que quem o acessa através de um celular, por exemplo, não tenha a experiência comprometida.

Além disso, é necessário pensar no próprio conteúdo do website.

Você pode facilitar as coisas para os seus clientes reduzindo o tamanho do formulário das landing pages, por exemplo.

Também pode mesclar vários campos em apenas um.

Em vez de ter um campo separado para “nome” e “sobrenome”, o que acha de ter apenas um campo e marcá-lo como “nome completo”?

O ideal é manter apenas os campos necessários para qualificar melhor a conversão de seus leads.

No celular, quanto mais rápido, melhor

Quando se trata de conteúdo para dispositivos móveis, é preciso ter em mente que é importante ser conciso.

Claro, você ainda pode – e deve – criar conteúdo de qualidade, mas vá direto ao ponto.

Lembre-se de que seu público está lidando com uma tela relativamente pequena e que, por vezes, a velocidade do acesso à internet pode não estar muito boa.

Como resultado, pode faltar tempo para ler um conteúdo um pouco maior.

Isso pode até ser um desafio para os profissionais de marketing, mas é imperativo se você deseja criar um conteúdo atraente e breve.

Além do texto, não é recomendado o uso de imagens pesadas ou várias imagens na mesma mensagem (como pode acontecer no caso do e-mail marketing).

Isso interfere diretamente no tempo do carregamento da página e, por consequência, na experiência do usuário.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Se você ainda não utiliza seu site ou blog para capturar leads, está perdendo uma oportunidade.

Ao conversar com o usuário em artigos ou ao apresentar promoções, não deixe de obter seu contato para, depois, promover abordagens mais direcionadas.

Pode ser um convite para assinar uma newsletter, receber novidades por e-mail, baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito.

Independente da ação, caprichar na landing page aumenta as chances de confirmar as conversões desejadas.

Para isso, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Veja os três passos para criar a sua:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.

  2. Customize a página: depois, é só editar os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: publique no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Mobile marketing Conclusão

Você conferiu neste artigo o que é mobile marketing, sua importância, vantagens, características e dicas para aplicar.

Considerando o avanço no uso de celulares como meio para consumir conteúdo e fazer compras, temos aí uma estratégia obrigatória.

Isso vale para quem almeja uma maior participação no mercado, aumentar as vendas e prospectar novos clientes, entre outros objetivos.

Seu futuro cliente está no smartphone, esperando a sua mensagem.

Vai deixar essa oportunidade passar?

Não esqueça de contar com o Klickpages para o sucesso da sua estratégia digital.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.