Métricas do Instagram: são importantes, mas não pra todo mundo

Analisar as métricas do Instagram oferecidas pelo Instagram Insights é importante, mas não para todo mundo…

Claro que avaliar o desempenho do seu conteúdo nessa rede social é essencial para o seu negócio…

Mas preciso ser sincera aqui: isso só vale para quem está começando a usar o Instagram para divulgar seu trabalho.

Ou seja, aquela pessoa que está dando os primeiros passos nessa rede social.

Já para o empreendedor que está em um nível acima, os dados que realmente interessam para ele estão em outro lugar: no Gerenciador de Anúncios. 

Afinal de contas, pra quem atingiu um alto nível de jogo, o que importa é o resultado que o conteúdo postado nas redes sociais gera efetivamente para a empresa.

Isso quer dizer: quanto de dinheiro entra e sai do caixa. 

A real é que quem está entrando no jogo agora, provavelmente, não tem um orçamento para anúncios e impulsionamentos.

E se tem, não investe muito. Já que bate aquele receio de colocar dinheiro em algo que ainda não se sabe usar direito. 

Logo, a melhor opção nesse momento é postar conteúdo de qualidade com consistência e buscar por engajamento orgânico.

E a forma mais eficiente de acompanhar o desempenho desse material é pelo Instagram Insights (onde ficam os dados do Instagram).

Sabe aquela história de “começar com as ferramentas que tem”? É isso.

É como aprender a dirigir. 

As chances são que a pessoa não começa pegando um carro 2.0, mega potente, com câmbio automático. 

Eu mesma aprendi a dirigir com um Corsa e demorou um pouquinho até ter confiança pra pegar um carro mais potente.

A mesma coisa acontece com quem começou a usar o Instagram agora na sua estratégia de marketing. 

Não adianta a pessoa usar ferramentas mais avançadas, se ela ainda não consegue analisar nem o básico. 

É como dirigir uma Ferrari sem nem ter tirado a carteira de motorista ainda. 

Então não adianta se aventurar no Gerenciador de Anúncios se você ainda não sabe trabalhar com  as métricas mais básicas entregues pelo próprio Instagram.

Por isso, cola aqui comigo pra entender quais métricas o Instagram entrega sobre tráfego orgânico.

Depois você pensa em como criar anúncios para divulgar seu produto…

Vamos lá!

Como visualizar as métricas no Instagram Insights 


Para quem tem uma conta comercial, o Instagram Insights (uma espécie de gerenciador de dados) entrega relatórios completos sobre postagens, público, interações, melhor horário para publicar, entre outras informações.

Bem diferente de um perfil comum, em que a única métrica disponível é do tempo que você passa no Instagram.

As contas comerciais são mais indicadas para empresas, pessoas públicas, artistas e profissionais liberais. 

Esse tipo de conta permite impulsionar posts (pagar para que suas publicações cheguem a mais pessoas), analisar o engajamento de seguidores em fotos e vídeos e conferir o número de visitas ao perfil, por exemplo.

Ao criar o perfil comercial e colocar todas as informações necessárias, o Instagram disponibiliza ao usuário dados que podem ser acompanhados em tempo real.

Dessa forma, você fica sabendo, entre outras coisas, como está o engajamento das suas publicações, quantas pessoas assistem ou pulam seus Stories e até quantos seguidores novos você conseguiu com um post. 

Para acessar essas informações, é só clicar nas três barrinhas que aparecem no canto superior direito da tela do seu perfil e depois selecionar a opção Informações.

Dessa forma, você vai abrir o Instagram Insights, onde estão todos os dados sobre a sua conta e suas publicações

Ao abrir a página, você verá três abas: Conteúdo, Atividade e Público.

Em Conteúdo, você terá dados sobre as publicações do feed, do Stories e Promoções, que são publicações pagas.

A aba Atividade traz informações das interações do público com as suas postagens e com o seu perfil.

Já a opção Público mostra detalhes sobre os seus seguidores, como sexo, idade e a quantidade de tempo que passam no Instagram.

Vou falar detalhadamente sobre cada uma dessas opções. 

Métricas do Instagram sobre Conteúdo

O Instagram traz as métricas das publicações postadas no feed e também no Stories.

Para ter acesso, basta entrar na ferramenta, como eu mostrei ali em cima, e clicar na aba Conteúdo.

Vou começar falando sobre o que é postado no feed…

Métricas das publicações do feed

Ao abrir a aba Conteúdo, a primeira informação apresentada é o número de publicações que você postou na semana.

Logo abaixo, aparecem  suas últimas postagens no feed (fotos ou vídeos), ordenadas pelo número de vezes que foram visualizadas. 

Clicando em Ver tudo, você tem acesso a todas as publicações e, ainda, pode filtrá-las por:

  • Tipo de conteúdo: todos, fotos, vídeos, publicações em carrossel (formato em que é possível postar até 10 fotos ou vídeos de uma vez) e publicações de compra.

  • Métricas: alcance, cliques no site, comentários, como chegar, compartilhamentos, curtidas, e-mails, envolvimento, impressões, ligações, salvamentos, seguidores, SMSs e visitas ao perfil.

  • Tempo: 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos.

Mas se você quiser, também dá para ver as dados dos seus posts de forma individual. 

Basta ir até o feed, clicar em uma publicação e depois em Ver informações, que fica logo abaixo da imagem.

Você terá acesso às seguintes informações:

Likes: quantidade de curtidas na publicação. Com a atualização do Instagram, os seguidores não podem mais ver a quantidade de likes, mas o dono do perfil ainda tem acesso a esses números. 

Comentários: número de comentários na foto ou no vídeo.

Compartilhamentos: quantas vezes a postagem foi compartilhada com outras pessoas.

Salvos: quantidade de usuários que salvaram aquela publicação.

Visitas do perfil: quantas pessoas viram o seu perfil a partir daquela publicação.

Alcance: quantidade de pessoas alcançadas com a publicação.

Você também pode arrastar a tela para cima e ver os dados de Interações, que são ações dos usuários com essa publicação: 

Visitas ao perfil: número de vezes que seu perfil foi visualizado a partir daquela publicação.

Cliques no site: número de pessoas que clicaram no link que está na bio do seu perfil a partir da publicação.

Pronto! Essas são as informações que você tem acesso na aba Conteúdo sobre as publicações do feed. 

Agora, vou te mostrar como isso funciona no Stories.  

Métricas das publicações do Stories

Ainda em Conteúdo, descendo a tela você terá acesso às informações das postagens do Stories.

Basta clicar em Ver tudo para acompanhar os dados dos últimos Stories publicados.

Para facilitar a análise, você pode filtrar os conteúdos por data (24 horas, 7 dias e 14 dias) e por diferentes tipos de interações, que são:

Alcance: quantidade de contas que viram um stories seu. A própria ferramenta diz que é uma estimativa e, por isso, pode ser não exata.

Cliques no link: número de vezes que um link foi clicado na sua foto ou vídeo.

Impressões: número de vezes que uma foto ou um vídeo foi visualizado no seu stories. Lembrando que as impressões não são únicas, elas são contabilizadas toda vez que a pessoa vê a publicação.

Toque para avançar: número de vezes que a pessoa clicou para assistir ao próximo conteúdo dos seus stories.

Voltar: número de toques para ver o conteúdo publicado anteriormente nos seus stories.

Saídas: quantidade de toques para sair dos seus stories.

Respostas: número de respostas a uma foto ou vídeo publicado.

Próximo Story: quantidade de cliques para o stories da conta seguinte.

Assim como nas publicações do feed, no Stories o usuário também pode ver as métricas de cada publicação de forma individual. 

Pra fazer isso você deve clicar no stories que quer analisar e arrastar a tela para cima. 

Você consegue ver tanto os dados dos stories que ainda estão no ar (e acompanhar tudo em tempo real) quanto os vídeos que já estão arquivados, ou seja, que saíram do ar depois de 24 horas.

Com essas métricas do Instagram Stories, você pode ter uma noção de quais conteúdos geram mais engajamento com a audiência, quais os horários e dias têm mais visualizações, quais recebem respostas das pessoas e quais fazem os seguidores simplesmente pularem para a próxima conta.

Por enquanto, o Instagram ainda não oferece métricas das transmissões ao vivo feitas pelo Stories

Métricas das publicações pagas

Nessa mesma aba Conteúdo, o Instagram destaca as informações sobre as publicações promovidas, ou seja, aquelas que são pagas para ter um alcance maior.

Essas métricas ficam na última aba do tópico Conteúdo. 

Para visualizar as postagens que foram patrocinadas, clique em Ver tudo. Ao selecionar um post promovido, você terá acesso aos seguintes dados:

  • Visitas ao perfil

  • Número de pessoas que viram o post promovido

  • Número de impressões

  • Número de engajamento

  • Audiência demográfica (gênero, faixa etária, localização)

  • Valor investido

Vale ressaltar que as análises mais profundas sobre as publicações pagas estão, na verdade, no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Com isso, ao clicar alguma opção dessa aba, a pessoa é redirecionada para o Facebook,  comprou o Instagram em 2012.

Então se você ainda não anuncia no Instagram, essa aba não terá nenhuma informação. 

Isso é tudo sobre a aba Conteúdo. Você viu que o Instagram Insights traz dados sobre as publicações do feed, do stories e também referentes às promoções.

Agora, vou te mostrar o que tem na aba Atividade… 

Métricas do Instagram sobre Atividade

As métricas sobre atividade são aquelas que mostram como as pessoas – seguidores ou não – interagem com o seu perfil.

Nesta aba, os primeiros dados são sobre as Interações.

Essas interações são divididas em:

Visitas ao perfil: quantas pessoas visitaram o seu perfil a partir de uma publicação sua.

Cliques no site: quantidade de cliques no link do seu site, que fica na bio.

Emails: número de cliques para enviar um e-mail para o endereço cadastrado no seu perfil.

Nessa mesma página, você encontra informações sobre Descoberta. 

O primeiro dado é a quantidade de seguidores que sua conta alcançou na última semana.

Também dá para saber o Alcance (número de pessoas que viram sua publicação) e o total de Impressões (total de vezes que sua publicação foi vista – o mesmo usuário pode vê-la mais de uma vez). 

As impressões são detalhadas por origem:

Da Página inicial: número de pessoas que viram o post no próprio feed.

Do Perfil: número de pessoas que viram o post no seu perfil. Ou seja, elas foram até o seu perfil e clicaram na publicação.

De Explorar: quantidade de pessoas que chegaram até a publicação por meio da aba explorar (aquela com a lupa).

Outros: posts em que o seu perfil foi tagueado na foto ou mencionado na descrição, posts que foram salvos, posts que foram compartilhados via direct message e posts que aparecem na aba Seguindo, em Notificações.

Até aqui você viu métricas de interações com as suas publicações. Agora, vamos falar sobre os seguidores…

Métricas do Instagram sobre Público

Além das informações sobre Conteúdo e Atividade, o Instagram também traz as métricas referentes aos seus seguidores. Basta clicar em Público

Nessa aba, você terá acesso a essas informações:

Principais localizações: revela de onde são os seus seguidores. Assim, é possível saber em quais cidades ou países você tem mais seguidores. 

Faixa etária e gênero: mostra a quantidade de homens e de mulheres que te seguem, além da idade média deles.

Seguidores – horas: Essa métrica mostra o tempo médio que os seus seguidores passam no Instagram.

Com essa informação, você sabe quais são os horários com mais acessos e define o melhor horário para fazer suas postagens.

Seguidores – dias: Traz os dias da semana em que seus seguidores estão mais ativos no Instagram.

E será que o Instagram também traz dados sobre o IGTV, última grande novidade dessa rede social? 

Métricas do IGTV

O IGTV é uma plataforma do Instagram para publicar vídeos de longa duração. No geral, é possível postar vídeos de 15 segundos até 10 minutos de duração.

Mas quem tem conta verificada no Instagram consegue subir vídeos de até 1 hora. 

Você já reparou que alguns perfis  de pessoas e empresas famosas com um símbolo azul ao lado do nome? Esse símbolo significa que o Instagram verificou que aquele perfil realmente pertence àquela figura pública ou àquela marca.

Daí vem o termo “conta verificada”.

Para acessar as métricas do IGTV, o usuário precisa entrar no aplicativo exclusivo dessa ferramenta. Ou seja, esses dados não estão no Instagram, apenas no app do IGTV.

Lá você encontra:

  • Quantidade de comentários;

  • Número de visualizações;

  • Porcentagem média assistida do vídeo e

  • Gráfico de retenção de público

A quantidade de curtidas, comentários e visualizações aparece para todas as pessoas que assistem ao vídeo postado.

A porcentagem média assistida e o gráfico de retenção, porém, ficam visíveis apenas para o administrador do perfil.

Use o Instagram para captar novas leads

As redes sociais podem e devem ser um veículo para divulgar e impulsionar o seu trabalho. 

Mas o objetivo não é fazer o seu vídeo bombar de visualizações ou sua foto ser a mais curtida do momento.

O objetivo é criar uma relação de confiança com a sua audiência e, assim, conquistar clientes para o seu negócio. 

Logo, a forma mais efetiva de usar o Instagram é para conquistar novas leads para a sua empresa. 

Lead é aquela pessoa que você consegue o contato (o mais indicado é o e-mail) e que pode se tornar seu cliente.

Assim, quem realmente está interessado no seu produto ou serviço fará parte de uma lista de contatos que receberá um conteúdo exclusivo e personalizado. 

A partir daí você pode nutrir e educar essas leads para criar uma relação de confiança e, assim, aumentar a chance de vender.

E nada melhor do que uma landing page de alta conversão para transformar visitantes em leads. 

Nessas horas, o Klickpages é o seu melhor aliado. Com ele, você cria a sua landing page personalizada em apenas três passos:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Você pode colocar o link da sua landing page na bio do seu perfil ou no Stories, caso tenha mais de 10 mil seguidores, com o famoso “arraste pra cima”.

Ah, também é possível colocar esse link na descrição de algum vídeo postado no IGTV. E isso vale para todo mundo, não só para quem tem conta verificada. 

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que analisar as métricas oferecidas pelo Instagram Insights é uma boa forma de avaliar o seu conteúdo, se você está começando a publicar agora nessa rede social. 

Para o empreendedor que está em um nível acima, as informações que realmente importam estão em outro lugar: no Gerenciador de Anúncios.

Só que pra passar ao próximo nível é preciso, antes, entender e aprender a trabalhar com as métricas mais básicas, como alcance, impressões, likes, comentários…

E nesse artigo você viu que o Instagram oferece diversas métricas para os usuários. Essas informações são divididas em Conteúdo, Atividade e Público.

Na parte de Conteúdo, o usuário fica sabendo tudo sobre cada publicação, como alcance e impressões.

Em Atividade, é possível saber como o usuários dessa rede social interagiram com os posts. Dá para ver o número de comentários, curtidas, compartilhamentos e cliques em links, por exemplo.

Já em Público, a plataforma traz dados sobre a quantidade de seguidores do gênero feminino e do masculino, assim como a idade média e a localização deles.

Você viu ainda como funcionam as métricas do IGTV e dos Stories.

Agora me diz aqui nos comentários o que você acha das métricas do Instagram e com você usa essa rede social para alavancar o seu negócio. 

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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