O que é Métrica e 10 métricas de marketing para acompanhar em 2018

O que é Métrica e 10 métricas de marketing para acompanhar em 2018

Como você acompanha seus resultados no marketing sem saber o que é métrica?

Não tem como, não é mesmo?

Em uma estratégia de marketing digital, não é apenas possível mensurar o desempenho de campanhas em tempo real, como também a necessidade de medir esses dados é inegável.

Sem métricas, não há como saber o que está dando certo e, por isso, deve ter continuidade.

Na ausência delas, não há como identificar o que está errado e, por isso, precisa ser ajustado ou mesmo interrompido.

Se no contexto isolado de uma empresa isso já é relevante, imagine então em um cenário de alta competitividade, como representa o mercado atual.

Quem não sabe o que é métrica em marketing e não a utiliza a seu favor fica para trás.

E o pior: ainda que invista alto em campanhas nos mais diferentes canais, pode estar investindo mal e não saber.

Não precisa ser assim.

Toda ferramenta de marketing digital disponível possui meios para medir o desempenho das estratégias.

E isso se dá justamente através dos vários tipos de métricas existentes.

Por outro lado, com toneladas de dados disponíveis e de fácil acesso, escolher o tipo certo de métrica a monitorar pode ser um desafio para os profissionais de marketing.

Muitas empresas falham em sua estratégia quando escolhem e monitoram métricas que realmente não representam relevância para o que mais interessa no mundo dos negócios: aumentar a receita.

Se esse é um problema para você, ele acaba agora.

Neste artigo, além de explicar o que é métrica em seu conceito aplicado ao marketing digital, vamos explorar a necessidade de medir resultados.

Também falaremos sobre as principais métricas que você deve ficar de olho em 2018.

Siga a leitura e faça desse conhecimento uma nova oportunidade para crescer.

Por que mensurar resultados é fundamental?

Por que mensurar resultados é fundamental?

 

Antes de falar sobre o que é métrica, vamos nos situar quanto à necessidade de medir resultados.

Como acabamos de lembrar, o mercado está sempre se modificando e as empresas precisam se adaptar se quiserem manter sua participação em alta ou encontrar espaço para crescer.

A competitividade é alta demais para quem não é exigente quanto ao desempenho de suas estratégias.

Assim, identificar gargalos e saber o que precisa ser melhorado é fundamental para garantir mais oportunidades de negócio e resultados mais expressivos.

Nesse contexto, definir métricas e avaliá-las de maneira constante é uma boa saída para descobrir se os seus esforços estão sendo recompensados e suas estratégias estão trazendo os resultados esperados.

Mais do que isso: é o que revela se o seus recursos de tempo e dinheiro estão sendo bem investidos.

Imagine definir um orçamento de marketing no qual 60% vai para links patrocinados no Google ou Facebook, sem identificar que isso não tem gerado receita alguma.

Por quanto tempo esse esforço em mídia paga iria continuar sem afetar os ganhos da empresa?

É por isso que precisamos entender o que é métrica e saber como aplicar na prática os seus mais diversos tipos.

O que é métrica?

O que é métrica?

 

Métrica é um conjunto de valores mensuráveis, utilizados pelas equipes de marketing para identificar e medir o desempenho geral das estratégias e campanhas.

Com os diferentes canais usados pelas equipes, é crucial que seja feito um acompanhamento constante do seu progresso.

Para isso, são usadas justamente métricas relevantes e mais efetivas.

Vamos supor que você tenha uma agência de marketing de conteúdo.

Você pode achar que um determinado cliente é inflexível sobre ver um grande aumento nas assinaturas de e-mail por mês.

Se você tiver uma compreensão em todas as métricas de marketing de conteúdo, você poderá apresentar algumas novidades surpreendentes ao seu cliente.

Por exemplo:

"Os leitores estão se inscrevendo, mas nenhum está testando seu produto. Se você quiser melhores resultados, é hora de se concentrar no conteúdo do meio do funil de vendas.”

Mas como chegar a esse diagnóstico sem saber o que é métrica e escolher a mais adequada para cada estratégia?

Fica difícil. Bem difícil.

Por que as métricas são importantes?

Por que as métricas são importantes?

 

Como você já deve ter percebido, acompanhar as métricas do negócio é uma boa maneira de saber se está ou não no caminho certo.

Afinal, o que está sendo feito no momento para garantir um futuro com crescimento saudável e uma boa participação do mercado?

Onde estão os erros e acertos da estratégia?

Qual canal oferece melhor retorno para o investimento feito?

O orçamento de marketing está sendo usado da melhor forma?

Todas essas são questões cujas respostas você encontra ao entender o que é métrica e usá-las a seu favor.

Além disso, rastrear suas métricas também tem as seguintes vantagens:

  • Medir o desempenho financeiro – vital para manter seu fluxo de caixa saudável

  • Revelar a verdade sobre o desempenho, do mais alto nível (seu negócio geral), através de departamentos, equipes e até cada colaborador

  • Fornecer uma forma acionável de alcançar estratégias e metas gerais de negócios

  • Certificar-se de que os funcionários estejam cientes da sua importância para o funcionamento da empresa, mostrando o que o negócio está sendo medido e que seu trabalho tem valor

  • Destacar quaisquer problemas que possam passar despercebidos, o que reflete positivamente na produtividade e nos lucros.

Agora que já entende bem o que é métrica e suas vantagens, só resta saber quais você deve seguir em 2018.

É sobre isso que falaremos agora.

10 métricas de marketing que você deve acompanhar em 2018

10 métricas de marketing que você deve acompanhar em 2018

 

Métricas sólidas podem dar a você e seu negócio uma base para superar o obstáculo da imprevisibilidade do mercado.

Se você está apenas começando no assunto ou precisa reformular sua estratégia atual, está no lugar certo.

Acompanhe estas 10 métricas de marketing e analise a adoção delas em suas campanhas.

1. Retorno sobre o investimento (ROI)

O Retorno sobre o Investimento (ROI) pode ser considerado o fator mais importante para qualquer campanha de marketing, porque ele demonstra sua rentabilidade.

Afinal de contas, que empresa não quer saber quanto em receitas está gerando com toda e qualquer estratégia?

Ele pode ser adequadamente medido pelo tráfego do site que eventualmente é convertido em novos clientes.

Essa métrica também irá ajudá-lo a identificar qual esforço de sua campanha de marketing digital está gerando vendas e receitas, assim como quais as áreas devem ter espaço para melhorias.

Ou seja, um ROI positivo significa que sua estratégia de marketing é eficaz, enquanto um ROI negativo indica uma séria necessidade de ajustes.

2. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Como mencionamos, o ROI é medido pelo número de novos clientes pagantes por um determinado período de tempo, correto?

Já o custo para adquirir esses novos clientes resulta em outra métrica.

Ele é definido a partir do total de seus custos de marketing e publicidade para um determinado período de tempo, valor esse que é dividido por quantos novos clientes pagadores foram gerados durante esse mesmo período.

Embora os cálculos possam não ser tão perfeitos, o CAC também pode dar uma boa visão sobre o quão eficaz e bem-sucedida sua campanha de marketing digital pode ser.

3. Custo por Lead (CPL)

Custo por Lead (CPL)

 

O sucesso de uma campanha de marketing digital depende de quão bem o seu site e conteúdo convertem o tráfego do site em leads.

Ou, ainda, se conseguem adquirir mais clientes com custos mínimos possíveis.

Assim, o Custo por Lead (CPL) é uma métrica que define o índice de conversão principal de uma campanha em particular e o custo correspondente, dando informações para todos na equipe quanto à sua rentabilidade.

O ideal é tentar filtrá-lo para estabelecer o custo por cada canal e identificar quais são os mais rentáveis.

No entanto, você não deve reduzir um canal simplesmente porque o CPL é maior.

Muitas vezes, você pode descobrir que os clientes desse canal gastam mais ou de maneira mais frequente do que aqueles oriundos de outro canal, que se mostra menos dispendioso.

4. Taxa de retenção de clientes

A retenção de clientes pode ser difícil de medir se o seu ciclo de compra for longo ou se o seu negócio girar em torno de vendas tipicamente únicas.

No entanto, os serviços baseados em assinatura, as plataformas de e-commerce e a maioria das empresas convencionais podem medir a retenção de clientes.

E elas assim o fazem calculando a porcentagem de clientes que retorna à empresa para comprar de novo.

Uma taxa de retenção de clientes baixa pode ser sintoma de um produto ou serviço que não caiu no gosto do público, assim como ser um indicativo de falta de divulgação, entre outros fatores.

A retenção também é importante para calcular o valor médio de um cliente.

5. Taxa de conversão

Medir quantos visitantes do seu site realmente se converteram em leads ou vendas é uma métrica valiosa e tangível para definir o seu sucesso de marketing digital.

Lembrando que essa conversão vai de acordo com seu objetivo final, seja ele a inscrição na newsletter, o download de algum material, como e-books ou infográficos, ou até mesmo a venda propriamente dita.

Logo, se o seu objetivo é reunir informações valiosas sobre os visitantes do site e potenciais clientes, ou converter visitas em vendas, o monitoramento de suas taxas de conversão pode dar uma ótima visão sobre quais aspectos específicos da sua campanha de marketing digital oferecem os melhores resultados.

Uma taxa de conversão muito baixa pode ser um alerta, indicando que algum elemento da campanha, como o conteúdo ou um CTA (Call to Action), pode não estar tendo o desempenho esperado.

Nesses casos, claramente, ajustes se mostram necessários.

6. Ticket médio

O ticket médio está relacionado com a quantidade de dinheiro que cada cliente gasta em média por compra.

Esse valor pode ser influenciado pela oferta de descontos, promoções de pontos de venda e até mesmo por recomendações pessoais pelo vendedor (venda/venda cruzada).

Manter uma variedade de produtos e ter todas as suas versões e tamanhos disponíveis também contribui para atender à demanda dos consumidores e aumentar seu ticket médio.

7. Número total de visitas

Seu site deve ser um alvo principal para seus clientes e potenciais clientes, certo?

Mas você também pode medir visitas totais em qualquer local relevante para sua estratégia, como em uma landing page específica do site ou para uma campanha pay-per-click.

Medir o número total de visitas dá a você uma ideia de quão efetiva a sua campanha está sendo ao direcionar o tráfego.

Se você notar que seus números caem de um mês para o outro, consegue investigar os canais de marketing para descobrir a razão para tal resultado.

Já em uma campanha saudável e estável, é esperado que o seu número total de visitas cresça de forma constante.

8. Fontes de tráfego

Fontes de tráfego

 

Geralmente, todas as plataformas de web analytics conseguem fornecer esses dados, que nada mais são do que o ponto de origem daquele visitante até o seu site.

No Google Analytics, por exemplo, eles podem ser encontrados na seção "Aquisição".

Isso é extremamente útil para uma campanha de marketing digital em grande escala.

Afinal, apenas as "visitas totais" não podem dar uma indicação precisa sobre quais canais estão superando os demais nos resultados.

Dessa forma, você pode investir naqueles que estão trazendo o melhor retorno e fato.

Os quatro canais principais a serem observados são:

  • Direto: indica quantas pessoas visitaram seu site diretamente, digitando o endereço do site no navegador

  • Referências: inclui links externos de outros sites

  • Orgânico: inclui os visitantes que o encontraram depois de realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca. É boa maneira de identificar melhorias no seu SEO

  • Social: inclui visitantes que o encontraram através das mídias sociais.

9. Taxa de cliques (CTR)

As campanhas de pay-per-click (PPC) são fontes viáveis para direcionar e aumentar o tráfego.

Seus resultados podem ser medidos de forma eficaz ao descobrir o número de cliques que seus anúncios PPC recebem com base no número total de impressões.

Cada vez que seu anúncio é exibido, uma "impressão" é feita e a CTR mede, então, quantas pessoas realmente clicaram em seus anúncios.

Quanto maior a CTR, melhores serão as suas pontuações de qualidade.

Isso permite que você reduza seus custos de PPC ao receber descontos de preços das plataformas do Search Engine Marketing, como o Google Adwords.

10. Ranking nos mecanismos de buscas

Com o avanço da Internet, as pessoas passaram a utilizar os mecanismos de buscas para solucionar seus problemas e obter respostas para suas perguntas.

E isso vale para tudo.

Basta haver uma necessidade que elas correm para o Google, principalmente.

Logo, você vai querer que sua empresa apareça, de preferência, nos primeiros resultados orgânicos, já na primeira página de resultados.

É a chave para ser encontrada por possíveis clientes, não é mesmo?

Para ajudar você nessa jornada, é fundamental criar conteúdo de qualidade para as diversas etapas do funil de vendas, mas sempre a partir de boas práticas de SEO.

Vale lembrar que, geralmente, os resultados das otimizações de SEO são observados no longo prazo.

Por isso, não deixe de estar sempre de olho nessa métrica para avaliar suas táticas.

Qual a diferença entre métrica e KPI?

Qual a diferença entre métrica e KPI?

 

Até aqui, você já entendeu o que é métrica.

Mas e quando falamos de KPI, qual a diferença?

Key Performance Indicator pode ser traduzido como Indicador Chave de Desempenho.

A maneira mais fácil de entender a diferença entre métricas e KPIs é primeiro saber que ambas são medidas quantificáveis de uma atividade estratégica ou tática.

Como tal, no nível mais alto, os KPIs são estratégicos e as métricas são táticas.

Depois de saber disso, eles se tornam bastante fáceis de entender.

Os KPIs são um valor quantificável ou mensurável que reflete um objetivo comercial ou objetivo (estratégico) e o sucesso do negócio em atingi-los.

Já uma métrica também é um valor quantificável ou mensurável, mas reflete quão bem-sucedidas as atividades que estão ocorrendo são (táticas) para apoiar a realização do KPI.

Além disso, mencionamos lá no início que uma métrica nada mais é do que a medida que você utiliza para rastrear alguns aspectos da sua atividade comercial, identificando o sucesso ou a falha no desempenho dessa atividade.

Como as métricas, os KPIs devem estar bem definidos.

A diferença é que esses tipos de medidas se relacionam com um objetivo de negócios estratégico específico.

Eles refletem o sucesso com que o negócio está alcançando tal objetivo.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

 

Todo negócio ganha quando as métricas revelam que o investimento está sendo bem realizado.

Na hora de capturar leads, por exemplo, você precisa de uma landing page adequada para cada objetivo.

É esse cuidado que garante as conversões que tanto deseja.

Para isso, Klickpages é a ferramenta ideal.

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Conclusão

Conclusão métrica

 

Neste artigo, você conferiu o que é métrica, por que isso é importante e conheceu as principais maneiras de medir os resultados de suas ações de marketing.

Agora, tem boas informações para analisar sua estratégia e definir o que merece continuar e o que deve ser ajustado.

No fim das contas, isso vai repercutir na sua rentabilidade, o que é ótimo.

Verificar regularmente essas métricas é capaz de fornecer um pulso preciso da saúde de sua campanha de marketing digital.

Mas de nada adianta colher e analisar essas métricas se você não fizer nada com elas na prática.

Por isso, ao longo do tempo, você pode refinar suas táticas e analisar atentamente quais estratégias funcionam melhor.

E na hora de gerar leads, conte com o Klickpages, uma ferramenta poderosa para encontrar a landing page perfeita para a sua necessidade.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.