O melhor horário para postar no Facebook: por que ele não existe

O melhor horário para postar no Facebook: por que ele não existe

Este é o último artigo que você vai ler sobre qual é o melhor horário para postar no Facebook.

Porque eu vou te mostrar de uma forma prática como isso não existe.

Calma. Eu sei que você provavelmente está atrás de mais curtidas, compartilhamentos e comentários na sua página. Você quer que seus posts sejam visualizados por mais pessoas.

E faz sentido que você busque por engajamento no Facebook, já que essa é a rede social mais acessada no mundo.

As chances são que o seu público-alvo esteja lá.

E, se você tiver visibilidade no Facebook para se conectar com seu público, pode apresentar seu produto, a sua marca e aumentar consideravelmente as chances de vender.

Acredito que essa seja uma das ambições de muitos empreendedores digitais.

E talvez seja a sua.

Mas é justamente por isso que eu preciso que você preste atenção no que eu vou dizer aqui.

Se você veio em busca de uma resposta pronta, eu tenho uma má notícia para você. Não existe uma resposta pronta que possa dar resultados satisfatórios a longo prazo.

Eu sei que, se você fizer uma busca rápida na internet, vai encontrar vários sites que afirmam ter a resposta que vai resolver o seu problema.

Mas isso é uma perda de tempo.

Porque a verdade é que os estudos que esses sites fazem ficam desatualizados em questão de semanas.

Ou talvez a metodologia usada por eles não leva em consideração algumas particularidades do seu negócio.

E aí melhor horário indicado por eles deixa de ser eficaz.

Eu não posso te enganar te fornecendo números que provavelmente não vão te ajudar. Mas eu quero te explicar o que eu tenho feito aqui na minha empresa e tem funcionado.

No início pode parecer até um pouco contra-intuitivo.

Mas essa estratégia é muito eficaz.

O que eu vou te mostrar é algo aparentemente simples, mas que pode mudar o jogo.

Se eu tivesse seguido o que dizem os outros sites, eu não teria alcançado os resultados que eu tenho hoje em dia.

Talvez você esteja se perguntando se essa estratégia pode dar certo para a sua página no Facebook.

Não importa se você quer melhorar seu tráfego orgânico… ou se você está criando uma página agora e quer descobrir qual a melhor forma de começar.

Eu te garanto que ela vai servir para você. Porque ela é aplicável a qualquer página.

Se você quer ter visibilidade no Facebook, leia este artigo até o final. Eu vou te mostrar com apenas 3 argumentos por que o melhor horário para postar no Facebook não existe.

Ainda vou te dar o passo-a-passo da estratégia que eu e minha equipe temos usado e como você pode aplicá-la na sua página.

E, de quebra, ainda vou te apresentar algumas ferramentas de gerenciamento de redes sociais que ajudam a organizar suas postagens.

Vamos lá.

Por que o melhor horário para postar no Facebook não existe

Por que o melhor horário para postar no Facebook não existe

Muitos artigos na internet afirmam que existe um melhor horário para postar no Facebook e trazem dados para confirmar isso.

Mas, com apenas esses 3 argumentos, eu vou te provar que você está perdendo tempo lendo as pesquisas, já que isso simplesmente não existe.

1. Dados desatualizados

Dados desatualizados

O Facebook mudou as regras do jogo em janeiro deste ano.

Se você ainda não sabe sobre a mudança do algoritmo do Facebook e como isso aumentou as suas chances de crescer em 2018, eu recomendo que você leia este artigo.

Nele eu te explico tudo sobre as mudanças e como isso alterou a forma como o conteúdo é distribuído organicamente no Facebook.

De uma forma simplificada, você já deve ter percebido que as publicações não aparecem mais no seu feed cronologicamente. E sim de acordo com a relevância do conteúdo para você.

O Facebook considera que quanto mais você curte, comenta, compartilha, enfim, interage com uma pessoa ou página no Facebook, mais relevante esse conteúdo é para você.

E, portanto, esse conteúdo vai aparecer primeiro no seu feed quando você abrir o Facebook.

O momento que você posta alguma coisa na página da sua empresa passou a não ser mais tão importante.

Ainda tem alguma relevância, mas não tanto quanto antes.

O algoritmo do Facebook atualmente dá muito mais peso para a relevância do seu conteúdo e o quanto ele se adequa aos interesses do seu público.

A maioria dos estudos realizados para descobrir qual é o melhor horário para postar foram feitos antes da mudança mais recente do algoritmo.

Até mesmo os estudos divulgados em 2018 usaram dados de posts de 2017 para chegarem às suas conclusões.

Esses estudos já estão desatualizados.

As chances são que eles não representam mais a realidade do Facebook.

Consequentemente, os resultados que esses estudos apresentam podem não ser mais eficazes.

2. Dados universais

 Dados universais

Outro fator importante a ser considerado é a universalidade desses dados.

Alguns estudos apresentam segmentações por tipo de conteúdo ou de empresa.

Mas a maioria fornece dados gerais.

Quando você pega o melhor horário para todos e tenta aplicar em grupos específicos pode não dar certo.

Imagine uma sala cheia de pessoas.

Estudantes universitários, médicos plantonistas, policiais, servidores públicos, alunos de ensino médio, aposentados, desempregados, empreendedores…

Cada uma dessas pessoas responde uma pesquisa sobre quando eles acessam o Facebook.

Todos os resultados são agrupados e aquele que teve mais “votos” é eleito como o horário mais popular.

Pode ser que, nesse momento em específico, por exemplo, estudantes universitários, servidores públicos, aposentados e desempregados estejam acessando o Facebook.

Mas médicos plantonistas e policiais estão trabalhando e não têm como entrar nas redes sociais.

O horário mais popular deste estudo pode funcionar se o público-alvo for o primeiro grupo.

Porém, provavelmente não seria tão eficiente se você estivesse tentando alcançar o segundo grupo, por exemplo.

Os resultados dos estudos nem sempre condizem com a realidade do seu público-alvo.

Além disso, a maior parte desses estudos são feitos fora do Brasil.

É possível que eles não reflitam a realidade brasileira.

Até mesmo porque os americanos passam pouco mais que 2 horas por dia nas redes sociais.

O melhor horário para postar no facebook tempo redes sociais eua

Enquanto os brasileiros passam quase 3 horas e quarenta minutos.

O melhor horário para postar no facebook tempo redes sociais brasil

A partir desses dados, dá para concluir que é bem provável que brasileiros e americanos têm comportamentos diferentes nas redes sociais, o que provavelmente impacta em qual momento do dia é o melhor para publicar no Facebook.

3. Cada pesquisa apresenta um resultado diferente

Talvez você já tenha lido sobre o assunto em outros sites e percebido que cada um apresenta um resultado diferente.

Se você ainda não tinha percebido isso, eu fiz uma extensa pesquisa e compilei 9 resultados dos principais sites, para te mostrar como eles são diferentes.

Resultados diferentes

Como você pode notar, nenhum dos 9 resultados são iguais. Alguns são até parecidos, mas outros são bem diferentes.

Segundo alguns estudos, terça-feira é um bom dia para postar no Facebook. Para outros nem tanto.

O melhor horário é às 10h, 11h, 12h, 13h ou 17h?

Como saber qual resultado é melhor que o outro?

Não tem como.

Cada estudo foi feito usando dados e metodologias diferentes.

É por isso que eu quero te mostrar o que eu faço aqui na empresa.

Eu não fico dependendo de estudos que, além de apresentarem resultados divergentes, ficam desatualizados de tempos em tempos.

Eu uso as técnicas que eu vou te mostrar nesse artigo.

E tem dado certo.

Se, por acaso, o Facebook mudar o algoritmo novamente e eu não estiver tendo um engajamento tão bom nas postagens, eu posso aplicar as mesmas técnicas e encontrar um novo horário que funcione.

Quando eu e a minha equipe começamos as postagens no Facebook, nós publicávamos duas vezes ao dia: uma às 11 horas e uma por volta das 19 horas.

Mas nós começamos a fazer testes e o horário que dava o melhor resultado era meia noite.

Durante algum tempo funcionou.

Mas depois o post já não tinha o mesmo engajamento de antes.

Fizemos novos testes e adivinha o que aconteceu?

19 horas dava os melhores resultados.

No começo de outubro, eu e a minha equipe decidimos passar de 2 posts por dia para 3.

Fizemos testes e…

Meia noite tem dado resultados muito bons novamente.

Pode ser que daqui há algum tempo não funcione mais e nós tenhamos que mudar de novo.

Se eu tivesse ficado refém dos estudos, provavelmente eu estaria quebrando cabeça tentando postar entre 12h e 17h e não teria os resultados que eu tenho hoje.

Por isso eu acredito que não existe um estudo que responda definitivamente qual é o melhor horário para postar no Facebook.

Cada negócio é uma realidade diferente e o que funciona para um não necessariamente vai funcionar para o outro.

Mas existem algumas técnicas que eu apliquei e que você pode aplicar que para encontrar o melhor momento para o seu negócio.

Como descobrir o melhor horário para postar na sua página

Como descobrir o melhor horário para postar na sua página

Com apenas esses 4 passos que eu vou te explicar, você consegue descobrir o horário que resulta em mais engajamentos nos seus posts.

1. Descubra os horários que a sua audiência está no Facebook

A primeira coisa que você precisa saber é quem é a sua persona.

Informações como faixa etária, profissão, estado civil, se tem filhos ou não podem ajudar a entender como é o dia-a-dia dela.

E quais horários ela provavelmente acessa o Facebook.

Essas informações vão te dar um ponto de referência para começar.

Se você já tem uma página no Facebook e acredita que a maioria dos seus seguidores são o seu público-alvo, você pode acessar os Insights da sua página e descobrir quando sua audiência está online.

Se você não sabe como fazer isso, eu vou te mostrar agora.

Como usar os Insights do Facebook para descobrir quando sua audiência está online

1. Na página do Facebook da sua empresa, você vai clicar em Insights ou Informações

Como usar insights do facebook 1

2. Clique em Posts ou Publicações

Como usar insights do facebook 2

Na página de Insights, você também consegue acessar outras informações, como o número de visualizações, curtidas, alcance e seguidores novos.

 

3. Visualize os dias e horários que o seu público está online

Como usar insights do facebook 1

Isso não significa que seu público está acessando a sua página.

Mas sim quando ele está online no Facebook.

Se você ainda está começando, esses números podem não te ajudar muito. Principalmente se a maioria dos seus seguidores for amigos e familiares que não representam o seu público-alvo.

Usando as informações que você conseguiu no Facebook e os seus palpites sobre a sua audiência, você vai para o próximo passo.

2. Teste

Faça uma lista com os horários que você acha que a sua audiência está online baseada nos dados do Facebook e o que você sabe sobre a sua persona.

E programe os posts da sua página.

Teste o mesmo horário em diferentes dias da semana.

Poste diferentes tipos de conteúdo para ver quando cada um tem mais engajamento.

Cada tipo de post pode ter um resultado diferente.

Se você precisa de ideias do que postar, você pode ler meus artigos sobre o que postar no Facebook e temas para vídeos.

É bom que você teste postar meia hora ou uma hora antes do que os Insights do Facebook mostram como pico.

Essa meia hora pode fazer diferença no alcance dos seus posts, porque quando você chegar no pico de audiência, algumas pessoas já vão ter interagido com a sua publicação.

O Facebook pode entender que o seu post é relevante para outras pessoas e aumentar a distribuição orgânica dele.

Em alguns casos, essa diferença tem melhorado os resultados e em outros não. Vale a pena testar.

Durante 3 ou 4 semanas monitore como os posts têm recebido engajamento e escolha os horários com os melhores resultados.

3. Seja consistente

Seja consistente

Depois de definir quando você vai fazer as postagens, é importante ter consistência.

Manter a sua página no Facebook é como manter uma amizade.

Amigos que estão sempre em contato um com o outro tendem a ser mais próximos e ter uma amizade mais forte do que aqueles que se falam de vez em quando.

Até mesmo porque, quanto mais as pessoas interagirem com a sua página, mais ela vai aparecer para outras pessoas.

Mas elas só podem interagir se você postar.

Se você publicar conteúdo apenas uma vez por mês ou de vez em quando, mesmo que você faça no melhor horário para a sua página, provavelmente não vai gerar resultados tão bons.

Por isso é importante você ter consistência e regularidade.

Além disso, ter postagens consistentes vai te dar material suficiente para monitorar e saber se os horários escolhidos continuam dando resultados satisfatórios.

4. Repita o processo

Com o tempo, pode ser que o perfil do seu público-alvo mude ou que o algoritmo do Facebook passe por alterações e os índices de interação da sua página sofram.

É importante que você sempre monitore o engajamento dos seus posts para perceber quaisquer mudanças.

Sempre que você achar necessário, pode repetir o processo testando novos horários para aqueles que não estão funcionando mais.

Ferramentas para facilitar as postagens e o monitoramento

Ferramentas para facilitar as postagens e o monitoramento

Postar sempre no mesmo horário e ser consistente pode ser bastante trabalhoso, principalmente se você fizer várias postagens por dia.

Por isso eu selecionei algumas das melhores ferramentas do mercado que podem te ajudar a organizar suas postagens no Facebook.

No geral, elas servem para agendar postagens, gerar relatórios de desempenho e responder mensagens. As principais do mercado são:

  • mLabs

  • HootSuite

  • SEMrush

  • Hubspot

  • RD Station

  • Buffer

Crie landing pages para capturar leads com o Klickpages

Crie landing pages para capturar leads com o Klickpages

Agora que você já sabe como descobrir o melhor horário para postar no Facebook e conseguir mais engajamento, você pode usar seus posts para direcionar seu público para a sua landing page e capturar leads.

Nessa hora, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Confira os três passos para criar a sua:

  1. Escolha o modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.

  2. Customize a página: na sequência, é só editar os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, publique no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Conclusão O melhor horário para postar no facebook

Neste artigo, você aprendeu por que não existe um melhor horário para postar no Facebook.

Com as mudanças que aconteceram no começo do ano no algoritmo, o horário da publicação deixou de ser tão importante.

Atualmente vale a pena investir mais na qualidade do conteúdo para engajar cada vez mais pessoas.

Eu te mostrei como os estudos nem sempre estão atualizados.

Ou tendem a generalizar a audiência.

Eu te expliquei também o passo-a-passo para descobrir os horários que mais geram engajamento e como você pode aplicar isso na sua página.

Esse processo pode ser trabalhoso e demandar tempo e dedicação.

Mas, com as ferramentas que eu te apresentei, você pode automatizar alguns processos e obter relatórios para analisar o desempenho dos posts.

Agora é só você colocar a mão na massa e descobrir o melhor horário para a sua página do Facebook.

Você já usava alguma das estratégias ou ferramentas que eu apresentei neste artigo? Me conta nos comentários!

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.