Marketing Digital para Empreendedores: como aplicar na sua empresa

Marketing Digital para Empreendedores: como aplicar na sua empresa

Marketing digital para empreendedores não precisa ter mistérios.

Construir campanhas para reforçar sua autoridade, melhorar a reputação e divulgar suas soluções pode ser muito mais fácil do que parece.

Mas como fazer dar certo?

Em primeiro lugar, entenda que o marketing digital é um elemento essencial para qualquer negócio atualmente.

Se para você o problema está no orçamento, saiba que a criação de uma estratégia de marketing digital não precisa ser cara.

Da mesma forma, você não precisa ter um departamento de marketing digital em tempo integral.

O essencial é elaborar uma estratégia adequada ao seu negócio, implementá-la e testá-la.

Isso pode envolver terceirização ou apenas dedicar algumas horas por dia ao gerenciamento de sua presença digital.

Uma estratégia consistente permitirá que você concentre seus recursos de forma eficaz e obtenha o máximo de benefícios dos resultados.

E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.

Ao abordar o marketing digital para empreendedores, vamos explicar como e por que você deve aplicá-lo no seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

Você também vai conferir as principais dicas para otimizar os resultados e concretizar seus objetivos.

Boa leitura!

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa

Seja qual for o objetivo do seu negócio, tenha em mente que investir em marketing digital é uma forma de torná-lo mais próximo.

Se você deseja prospectar clientes, pode usar seu site, blog ou redes sociais para capturar leads.

Se quer elevar sua participação de mercado, pode investir tanto em SEO quanto em mídia paga, através de links patrocinados.

Já se deseja manter a sua marca viva na cabeça dos consumidores, entregar conteúdo útil e relevante a eles através de seus canais online é uma boa pedida.

E veja que esses são só alguns exemplos.

É difícil limitar o potencial de uma estratégia de marketing digital.

Com ações bem planejadas e executadas, fica difícil não se satisfazer com os resultados.

Afinal, é muito provável que seu público seja mais facilmente acessado via online, tanto durante a navegação no computador quanto ao utilizar seu smartphone.

São um sinal claro dos novos tempos.

Hoje, fazer marketing digital não é mais uma questão de diferenciação da concorrência.

É, na verdade, uma exigência para sobreviver e ser notado em meio à multidão.

Mas se você ainda não está totalmente convencido disso, vamos detalhar no próximo tópico por que é uma ótima ideia investir no marketing digital para empreendedores.

Por que sua empresa deve adotar o Marketing Digital

Por que sua empresa deve adotar o Marketing Digital

Se você ainda não se convenceu que o marketing digital pode ajudar sua empresa ou está pensando que seu negócio talvez não se encaixe nesse perfil, selecionamos quatro motivos suficientes para deixar bem claro por que você deve começar a pensar nessa estratégia agora mesmo.

1. Aumentar sua participação na Internet

Em tempos de smartphones e a revolução dos micro-momentos, o comportamento do consumidor está mudando de forma rápida.

Grande parte deles começa a sua jornada de compra na internet.

Para tanto, usa as redes sociais e os mecanismos de buscas para pesquisar soluções para as suas necessidades de consumo.

O Google, por exemplo, favorece sites que publicam conteúdo original em seus critérios de ranqueamento.

Isso significa que dedicar-se à oferta de informações relevantes e originais dará à sua empresa uma classificação mais alta na página de resultados da pesquisas e, portanto, maior visibilidade.

É simples: quanto mais tráfego você atrair, mais você será visto e notado na web.

Não é à toa que o SEO é uma das estratégias de marketing digital mais eficiente para aumentar a sua participação no ambiente digital.

As técnicas de SEO envolvem, principalmente, a otimização do uso de palavras-chave relevantes e relacionadas ao seu negócio.

Elas podem ajudar você a personalizar o conteúdo para garantir que encontrem o seu site facilmente.

E isso vale para qualquer pessoa que esteja procurando os serviços que você fornece.

2. Ampliar as vendas e o número de clientes

Por consequência ao que já foi relatado, ao ampliar sua visibilidade na internet e facilitar o caminho das pessoas até o seu site, você consegue aumentar as vendas e o número de clientes.

Nesse contexto, se a atuação da sua empresa não estiver limitada a um local específico, você pode usar o marketing digital para alcançar seu público em todo o mundo.

Veja, mais uma vez, que não há mesmo limites para uma boa estratégia.

Além disso, graças à segmentação de público bem detalhada nas campanhas digitais, você consegue chegar aos seus clientes onde eles estão.

E o melhor: durante os momentos em que eles estão mais propensos a procurar por marcas como a sua.

Parece até mágica, mas não é.

3. Destacar-se de outras empresas

Muitas vezes, é difícil para novos empreendedores e pequenas empresas competirem com concorrentes maiores devido a um orçamento e recursos limitados.

As estratégias do marketing tradicional, como TV e rádio, podem custar mais caro quando se deseja obter um posicionamento efetivo.

Por outro lado, as táticas de marketing digital são mais acessíveis, permitindo que empresas de todos os tamanhos ganhem em visibilidade.

Ou seja, isso permite que os pequenos negócios encontrem e se conectem a novos públicos para oferecer seus produtos e serviços.

Assim, um dos grandes trunfos do marketing digital para empreendedores é que ele ajuda a nivelar o jogo, permitindo que marcas menores permaneçam tão competitivas em meio online quanto as grandes empresas.

E isso é tudo o que você precisa, não é?

Seu desafio, então, é criar um site limpo e atraente com design responsivo, investir em boas práticas de SEO, produzir e oferecer um conteúdo de qualidade e relevante para o público, entre outras ações.

São simples estratégias que não requerem tantos recursos financeiros, mas  servem para aprimorar a experiência do cliente ao ponto de fazer com que ele volte a fazer mais negócios com você.

4. Analisar e mensurar resultados

No marketing digital, um dos grandes trunfos está na facilidade para acompanhar e mensurar seus resultados.

Você pode ver de onde vêm todos os seus leads, medir as taxas de conversão e saber exatamente o que está e o que não está funcionando na estratégia.

Dessa forma, ajustes e mudanças podem ser feitos facilmente.

Você pode alterar, editar e até suspender sua estratégia diariamente, se preciso for, tornando seu conteúdo mais relevante.

Assim, você consegue evitar que pequenas falhas se tornem grandes problemas e, de quebra, garante um Retorno Sobre o Investimento (ROI) positivo.

As 5 tarefas do Funil de Vendas do Marketing Digital

As 5 tarefas do Funil de Vendas do Marketing Digital

Para ter sucesso com marketing digital para empreendedores, é preciso entender as etapas do funil de vendas.

Basicamente, no marketing digital, o processo funciona como um funil na prática.

Ou seja, um grande número de visitantes entra pelo topo e, aqueles que têm interesse (leads), irão sair pelo final do funil como clientes.

Então, para que seu alvo passe do topo até o fundo, existem cinco tarefas do marketing digital consideradas fundamentais.

Vamos apresentar cada uma delas agora.

Atrair

De nada adianta criar campanhas para atrair um grande número de visitantes, se a maioria deles não estiver interessada em adquirir o seu produto ou serviço, não concorda?

Mas como chamar a atenção das pessoas certas para o seu negócio?

Uma das principais maneiras é alinhar seu conteúdo com as necessidades e objetivos das suas buyer personas.

Falaremos mais sobre isso em seguida.

Mas já tenha bem clara a necessidade de conhecer em detalhes o seu perfil ideal de cliente.

Converter

A segunda etapa consiste em converter os visitantes em leads.

Afinal, eles demonstraram interesse pela sua solução, então, seu desafio é garantir que o contato aconteça e tenha continuidade.

Na conversão, você deve pedir algumas informações básicas, como nome, telefone e e-mail do visitante em troca de algum material que você ofereça, como um e-book ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo.

Relacionar

Depois de converter o visitante em lead, o que acontece?

O próximo passo é criar um bom relacionamento com seu lead, nutri-lo e convencê-lo a escolher seu produto no momento da decisão de compra.

O ideal é que esse relacionamento aconteça de forma natural e não seja forçado.

Invista em campanhas de e-mail marketing, em marketing de conteúdo e nas redes sociais para criar confiança no seu público e agregar valor para sua empresa.

O consumidor precisa observar as vantagens dessa relação e estar convencido de que aquilo que você oferece é mesmo o melhor para ele.

Vender

O objetivo até aqui foi “esquentar” seus leads através do funil para que eles tomem, finalmente, a decisão de compra.

Ao contrário das vendas tradicionais, esse é o momento de abordar seus leads sutilmente, sem impor a venda com argumentos batidos.

Através do relacionamento que vocês vêm nutrindo, é possível compreender a real necessidade de cada lead e propor as soluções adequadas para ele, demonstrando o valor e os benefícios do seu produto ou serviço.

Analisar

Por fim, mas não menos importante, é preciso analisar as métricas de desempenho para ter uma noção exata se você está no caminho certo ou não.

O fundamental aqui é não se deter apenas nas métricas e nos números.

Analisar o nível de satisfação de seus clientes, por exemplo, é uma ótima maneira de conseguir uma perspectiva sobre seu negócio.

Também ajuda a identificar se a sua solução está realmente resolvendo os problemas do cliente.

Estratégias de Marketing Digital para você aplicar na sua empresa

Estratégias de Marketing Digital para você aplicar na sua empresa

O marketing digital é a chave para ajudar a sua empresa a crescer de forma saudável e sustentável, visando ao longo prazo.

Porém, muitas empresas ainda não sabem como começar ou não têm tempo ou mão-de-obra suficiente para usar a internet em seu benefício.

Esse é um problema também para você?

Mas não precisa ser assim.

Existem formas poderosas para utilizar as estratégias de marketing digital de forma a ajudá-lo a se conectar com clientes e possíveis clientes, gerar ainda mais leads e vender seus produtos ou serviços com maior eficiência.

Dentre as inúmeras maneiras de fazer marketing digital, listamos cinco estratégias fundamentais para você pôr a mão na massa.

Confira!

Definição de Buyer Persona

Um dos passos iniciais para garantir sucesso nas suas campanhas de marketing digital é a definição de uma ou várias buyer persona.

Em poucas palavras, buyer persona é representação do seu cliente ideal.

Ou seja, essa é a fase na qual você conhece o seu cliente.

E quando falamos em conhecer, não nos referimos apenas a dados demográficos e pessoais, como idade, sexo e localidade.

Estamos falando em realmente conhecer seu público-alvo a fundo.

Isso inclui seus hobbies, seu comportamento, onde consomem conteúdo, em quais plataformas digitais eles estão presentes, seus objetivos, desejos e necessidades.

Com essas informações em mãos, você consegue definir o perfil e orientar toda a sua produção para evitar perda de tempo e dinheiro com pessoas que talvez não estejam interessadas na sua oferta.

Dica: se você não sabe por onde começar, realizar uma pesquisa de satisfação por e-mail com seus clientes pode ser uma boa maneira de identificar e definir as características principais da sua buyer persona.

Produção de conteúdo digital

Como acabamos de mencionar, quando você conhece seu cliente e seus pontos de dores, fica mais fácil produzir um conteúdo que resolva esses problemas.

Concentre-se em produzir conteúdos específicos para cada fase da jornada de compras do seu consumidor para que o engajamento aconteça naturalmente.

Dessa forma, você consegue chamar sua atenção, resolver o problema e se firmar como autoridade no seu segmento de mercado.

É interessante que você identifique qual o formato de conteúdo que seu público mais consome.

Às vezes, seu negócio pode se dar melhor produzindo pequenos vídeos tutoriais do que escrevendo e-books, por exemplo. Tudo depende do seu segmento e da sua persona.

E-mail marketing

Marketing Digital para Empreendedores E-mail marketing

Existem inúmeros estudos mostrando que o e-mail marketing é uma das táticas de marketing digital mais eficazes para nutrir leads em sua estratégia digital.

Inclusive, segundo a pesquisa Email Marketing Trends 2017, cerca de 57% das empresas adotam essa estratégia justamente para desenvolver o relacionamento com o cliente.

As ferramentas disponíveis no mercado possibilitam um alto grau de segmentação e personalização no conteúdo dos e-mails, estreitando esse relacionamento e trazendo resultados mais relevantes

Essa personalização é baseada em uma pesquisa mais aprofundada e na compreensão do comportamento do cliente e das tendências de marketing.

Vale reforçar novamente a importância de conhecer sua buyer persona antes de iniciar qualquer estratégia.

A linha do assunto do e-mail é um dos principais lugares para personalizar e que mais refletem nos resultados das campanhas de e-mail marketing.

A taxa de abertura está intimamente ligada a ela.

Logo, a sua chamada para ação deve ser relevante para o seu público.

Por isso, não importa o setor em que você esteja, tenha em mente que sua mensagem não deve ser fria e genérica, mas sim atrativa e pessoal para despertar o interesse do destinatário.

Uso das redes sociais ativamente

As redes sociais já fazem parte da nossa rotina – não temos como negar.

Inclusive, você sabia que 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente?

Por aí, você já tem uma noção da importância das redes sociais na sua estratégia digital, não é mesmo?

Frente à variedade de plataformas disponíveis, o ideal é identificar em quais delas seu público está presente para obter resultados mais expressivos.

Feito isso, você pode usar sua página para divulgar o conteúdo produzido, aumentar sua credibilidade, compartilhar informações relevantes, receber feedback dos clientes, entre outras ações.

Lembrando que as redes sociais devem fornecer uma comunicação de mão-dupla.

Isso significa que, além de falar com o cliente, você também precisa escutá-lo e, acima de tudo, demonstrar que a opinião dele é importante para você.

Além disso, com ferramentas como o Facebook Ads e o Instagram Ads, você consegue segmentar suas campanhas para um público mais qualificado.

Gerar leads usando uma landing page

O marketing digital envolve constantemente a oferta de infoprodutos, e cada oferta tem sua landing page específica, certo?

É na landing page que a conversão acontece.

Então, você precisa seguir uma série de boas práticas para garantir resultados positivos e satisfatórios.

Além de um design responsivo, sua landing page precisa ser leve, com conteúdo otimizado para SEO, e explicar todos os benefícios que o usuário terá com aquela oferta.

O formulário também é outro elemento que merece destaque e atenção.

Ele deve ser breve e conciso, mas ao mesmo tempo conseguir extrair informações importantes para ajudar você na qualificação dos leads.

Anote aí: leads qualificados geram mais vendas.

Por isso, se você quer converter visitantes em clientes, pode contar com ferramentas como o Klickpages para construir suas páginas.

Você estrutura sua página em blocos, sem que seja necessário ter conhecimento de programação, de forma prática e intuitiva.

Além disso, a própria ferramenta possibilita rodar testes A/B para medir qual landing page tem o melhor desempenho e a maior taxa de conversão, entre outros recursos essenciais.

Veja como criar em apenas três passos:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: agora, é só editar os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Marketing Digital para Empreendedores Conclusão

Muitos empreendedores presumem que o marketing é dominado por grandes empresas e multinacionais com equipes internas dedicadas, executando campanhas caras.

Mas como vimos durante a leitura, é nesse contexto que o marketing digital brilha, pois pode fornecer resultados impressionantes com um orçamento mínimo – se planejado corretamente, é claro.

A chave para o sucesso não é apenas garantir que sua empresa seja efetivamente comercializada para bilhões de usuários na internet, mas também promover simultaneamente a marca através da combinação de várias formatos de mídia digital.

Chegar no público certo, com a mensagem exata, no momento e no canal que ele mais acessa.

Esse é o grande diferencial de uma estratégia de marketing digital para empreendedores.

E a boa notícia é que tudo fica ainda mais fácil com ferramentas como o Klickpages e suas landing pages matadoras.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.