Por que o seu negócio precisa do Marketing 4.0

Por que o seu negócio precisa do Marketing 4.0

Se você não conhece o Marketing 4.0, o futuro do seu negócio pode estar em risco. 

Porque quando se trata de marketing as coisas mudam muito rápido e você precisa acompanhar, se não quiser ficar para trás.

É como as versões de smartphones.

Eu não sei qual é a sua marca preferida, mas as chances são que quase todo ano o fabricante lança um modelo novo.

E, para alguém que não entende do assunto, pode até parecer que continua tudo a mesma coisa, mas se você analisar direitinho vai ver que sempre existem melhorias.

Pode ser uma câmera mais potente, uma memória maior ou até mesmo um design mais moderno e agradável.

Mas é o seguinte.

Você não é obrigado a trocar o seu aparelho, se não achar que essas alterações são importantes para você. 

Você pode continuar com um modelo mais antigo de telefone e está tudo bem.

Só que quando se trata do marketing do seu negócio, as coisas não funcionam bem assim.  

As transformações não param de acontecer e se você não acompanhar as novas tendências, corre o risco de ficar ultrapassado.

Ou seja, você tende a continuar fazendo as coisas de um jeito que não funciona mais e isso pode trazer consequências graves para o seu negócio.

Como impossibilitar o seu crescimento, fazer você perder clientes e diminuir as vendas ou até mesmo inviabilizar o seu negócio.   

O marketing funciona como aqueles softwares de proteção do seu computador, se você não utiliza a versão mais atualizada arrisca a saúde do seu aparelho.

Acontece exatamente a mesma coisa no marketing. E aí ou você fica antenado ou assume os riscos de ficar defasado.

E a real é que a versão mais atualizada do mercado é o Marketing 4.0.

Quer descobrir o que é essa parada e como aplicá-la no seu negócio?

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo, porque eu vou te mostrar:

  • O que é Marketing 4.0;

  • Como o marketing evoluiu do 1.0 até o 4.0;

  • Como o Marketing 4.0 afeta o seu negócio;

  • 5 dicas essenciais para colocar em prática;

  • e 5 empresas que apostam no Marketing 4.0. 

Vamos começar!?

O que é Marketing 4.0? 

O Marketing 4.0 representa a mudança trazida pela revolução digital que atingiu em cheio as empresas e mudou drasticamente as regras do jogo.

Isso é, a transição do marketing tradicional para o marketing digital.

Antes os esforços de publicidade se concentravam na televisão e nas mídias impressas.

Mas após o surgimento da internet, é preciso investir no marketing digital para atrair o cliente. 

O conceito do Marketing 4.0 foi desenvolvido por Philip Kotler, consultor de marketing, professor da Universidade Northwestern nos Estados Unidos e importante teórico da administração moderna.

O autor aprofunda essa ideia no livro4.0 do tradicional ao digital”, escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan e publicado em 2016. 

Ele demonstra como o modo de vida das pessoas e, consequentemente, o comportamento do consumidor foram alterados por essas mudanças.

Para ter sucesso na era digital é preciso adotar novas estratégias que conduzam o consumidor ao longo de uma jornada de compra.

É necessário  levá-lo da completa inconsciência até a fidelização, por meio da utilização da conectividade e das novas tecnologias.

Mas antes de te mostrar como fazer isso, é importante que você saiba…

Como o marketing evoluiu: do 1.0 até o 4.0

Como o marketing evoluiu: do 1.0 até o 4.0

Agora que você já viu como surgiu o conceito de Marketing 4.0 e o que ele significa, eu vou te falar um pouco sobre a história dele. 

Marketing 1.0

O Marketing 1.0 surgiu após a revolução industrial, com foco exclusivo no produto, ou seja as marcas se concentravam em falar sobre as características dele. 

A concorrência era muito pequena e por isso a principal preocupação era padronizar a produção e reduzir os custos de fabricação. 

Sem praticamente nenhum interesse em relação às necessidades e aos desejos do consumidor. 

Como no primeiro anúncio feito pela Ford, em 1908, que destacava os atributos e o preço do Ford T, que você pode ver logo abaixo. 

Primeiro anúncio da Ford 

Marketing 2.0

Com mais opções no mercado, as empresas começam a se preocupar em construir uma marca forte. 

Ou seja, se diferenciar dos competidores para conquistar um lugar privilegiado na mente do consumidor que se tornou mais exigente diante de tantas opções.

Foi aí que as empresas começaram a se interessar de fato pelo consumidor e por isso as marcas passaram segmentar mercado.

Em uma tentativa para criar uma maior identificação com o seu público-alvo e assim conquistar clientes. 

Como esse comercial da Brastemp que fez muito sucesso em 1991. 

Marketing 3.0

Depois chegou a vez do Marketing 3.0, onde as empresas passaram a investir na personalização.

Isso é, tratar as pessoas não apenas como consumidores, mas também seres humanos com propósitos, desejos, problemas e objetivos. 

Por isso, o foco foi criar empresas mais humanizadas, que adotam valores e apoiam causas importantes para os seus clientes.  

Um exemplo é a propaganda da Skol de 2017 que celebra as diferenças.

Marketing 4.0

Talvez você tenha percebido que o Marketing 3.0 já aconteceu na era da internet e as evoluções que ele trouxe devem ser mantidas.

O que o Marketing 4.0 propõe é, além de focar nas necessidades do cliente e desenvolver uma personalidade para a sua marca, a otimização do uso das novas tecnologias.

Como a integração entre os canais de comunicação da sua empresa e o foco na produção de conteúdo de valor para a sua audiência. 

Conhecer a história da evolução do marketing foi o primeiro passo para você entender… 

Como o Marketing 4.0 afeta o seu negócio?

Como o Marketing 4.0 afeta o seu negócio

A real é que o Marketing 4.0 tende a afetar cada vez mais a sua empresa e você precisa estar preparado para isso. 

Porque a verdade é que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Para você ter uma ideia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 74% dos domicílios no Brasil têm internet. 

Isso representa 126,3 milhões de pessoas e a maioria delas (97%) acessam a rede por meio do celular.  

A qualquer momento alguém pode consumir um conteúdo, pesquisar informações sobre a sua empresa e conferir o que outros clientes estão falando de você.

Tudo isso antes de fazer uma compra. 

O que significa que você precisa se esforçar mais para se destacar da concorrência e conquistar a atenção das pessoas.

Então, além de estar presente nas redes sociais, investir no  email marketing e implementar o marketing de conteúdo.

Você precisa encontrar maneiras de impactar e se conectar com as pessoas.

Ou seja, gerar valor para elas e é a maneira mais eficiente de fazer isso é por meio da produção de conteúdo relevante. 

Mas ela não é a única.

Por isso, agora eu vou te mostrar… 

5 dicas essenciais para colocar o Marketing 4.0 em prática 

5 dicas essenciais para colocar o Marketing 4.0 em prática

De uma forma ou de outra o Marketing 4.0 vai impactar o seu negócio, por isso é importante que você conheça as práticas que podem gerar resultados positivos.

E é justamente sobre elas que eu vou te falar, agora.  

1. Construa relações horizontais

Isso quer dizer que a sua empresa e o cliente precisam estar lado a lado em um relacionamento equilibrado, onde um é tão importante quanto o outro. 

A ideia é que a sua empresa assuma uma personalidade para se comunicar de igual para igual com as pessoas, além de deixar claro quais são os seus valores e propósitos.

Para isso acontecer é fundamental que a sua marca seja o mais honesta e transparente possível e escute o que o consumidor tem a dizer.

Pense nas necessidades, desejos, sonhos e problemas do seu público-alvo e como a tecnologia pode te ajudar a resolvê-los.

Também é importante que você faça o posicionamento da sua marca, isso é defina como você quer que a sua empresa seja lembrada e reconhecida pelos clientes. 

2. Faça a integração entre o marketing online e o offline 

Se você tem um negócio físico, é muito importante fazer a junção do marketing offline (aquele que acontece fora da internet) com o online. 

A ideia é que o cliente não sinta nenhum atrito ao transitar entre o mundo virtual e o real, e vice-versa. 

Não dá para ter um discurso na internet e outro no mundo offline. 

Para saber como ter uma comunicação unificada e coerente em todos os seus canais, confira o artigo Cross Channel Marketing: você pode estar criando objeções que nem existiam na cabeça do cliente, que eu fiz aqui para o blog do KP. 

Além disso, no artigo como usar o social commerce para atrair até 86% dos compradores, você confere como utilizar o potencial das redes sociais para vender da internet. 

3. Invista no marketing de conteúdo 

Se você acompanha o blog do KP há algum tempo, deve ter percebido que a gente martela sobre a importância de produzir conteúdo de valor para a sua audiência.

Isso é materiais interessantes e informativos que realmente sejam úteis para o seu público. 

Se você não sabe por onde começar, se pergunte quais são as maiores dores e desejos da sua persona, o cliente ideal que você definiu para o seu negócio

Depois, transforme tudo isso em informação que ajude o seu potencial comprador a resolver esses problemas ou chegar mais perto de realizar um sonho.

Para você colocar o marketing de conteúdo em prática aí no seu negócio, eu separei 4 artigos que podem te ajudar nessa missão: 

4. Incentive os embaixadores da sua marca

Como eu te falei antes, em um mundo tão conectado as pessoas estão a poucos cliques de obter informações sobre a sua empresa, produto ou serviço.

Por isso, é importante que você crie experiências únicas, capazes de atrair, encantar e fidelizar o consumidor.

A ponto de eles se tornarem fãs de carteirinha da sua empresa, verdadeiros embaixadores que falem bem de você por aí.

Aqui, no blog do KP a gente já fez vários artigos nesse sentido e eu selecionei alguns deles, para te dar uma forcinha:

5. Se adapte às mudanças nas redes sociais

Com frequência surgem novidades e mudanças nas redes sociais e você precisam estar preparado para se adaptar.

O Facebook, por exemplo, alterou o algoritmo e passou a priorizar os conteúdos de de familiares e amigos na timeline das pessoas.

Isso diminuiu, e muito, o alcance orgânico da maioria das empresas.

Uma das soluções foi reformular sua estratégia de conteúdo para engajar o público ou apostar no tráfego pago. 

Já o Instagram lançou o IGTV, uma plataforma interna de vídeos, faz pouco tempo.

A ideia é que os usuários postem gravações de até 1 hora que vão ficar armazenadas de forma permanente. Diferente dos stories, onde as postagens desaparecem depois de 24 horas.

Isso também afetou as estratégias de marketing para as marcas no Instagram, que agora podem investir em vídeos mais aprofundados.

Nem sempre é fácil dar o primeiro passo para aplicar as estratégias que o seu negócio precisa, por isso eu separei alguns exemplos que podem te inspirar. 

5 empresas que apostam no Marketing 4.0 

5 empresas que apostam no Marketing 4.0

 

Conhecimento nunca é demais e você pode aprender muito com marcas que já utilizam o Marketing 4.0.

Dá só uma olhada na lista que eu separei. 

1. Walmart

A multinacional americana de lojas de departamento possui mais de 12 mil lojas e está presente em 29 países. 

E esse sucesso não é fruto do acaso. Uma das estratégias da Walmart é um aplicativo mobile que oferece diversas funcionalidades e integração.

Entre outras coisas, o cliente pode fazer compras online e retirar os produtos na loja física ou conseguir ajuda para encontrar um produto na prateleira.

2. Amazon

Talvez você não saiba, mas a Amazon também possui lojas físicas, que se chamam Amazon Go.

Lá não existem atendentes e você não precisa registrar as suas compras no caixa. 

Basta retirar o produto da prateleira para que o aplicativo da empresa faça a inclusão na sua lista de compras. 

Na saída existem sensores que fazem a cobrança diretamente no cartão de crédito. Um exemplo de como a tecnologia pode unir cada vez mais clientes e empresas. 

3. Starbucks

A rede de cafeterias mais famosa do mundo aposta na experiência do consumidor para fidelizar seus clientes.

Além de se preocupar com a qualidade dos ingredientes, a empresa também conta com a ajuda da tecnologia. 

É possível fazer o pedido no celular usando o aplicativo deles, assim o cliente economiza tempo. 

O fato de proporcionar uma experiência personalizada para o consumidor faz com que as pessoas se tornem embaixadoras da marca. 

4. Netflix

A Netflix marca presença nas redes sociais e investe para desenvolver um relacionamento próximo com os seus assinantes. 

A empresa se define como “um modelo de assinatura que oferece recomendações personalizadas para ajudar você a encontrar séries e filmes de seu interesse”.

Por isso o serviço de streaming investe em tecnologia cada vez mais eficiente para que o usuário encontre exatamente o que procura com facilidade.

Outra aposta é produzir filmes dos mais variados gêneros que atendam aos diversos perfis  de assinantes. 

5. Coca-cola

A maior fabricante de refrigerantes do planeta vem se reinventando desde sua criação, 133 anos atrás.

A marca sempre faz campanhas que vinculem o seu produto com uma mensagem de esperança e felicidade.

A empresa também se faz presente na internet e continua conquistando clientes apaixonados e fiéis à marca. 

O Marketing 4.0 te ajuda a vender mais?

O Marketing 4.0 te ajuda a vender mais

Se você usar essa estratégia corretamente e apostar na ferramenta certa, a resposta é sim. 

E o fato é o seguinte, a ferramenta mais eficiente para quem quer vender na internet é a landing page, um tipo de página focada em conversão que ajuda o visitante a realizar a ação que você planejou.

Que pode variar desde o consumo de um conteúdo, passando pela captura do email, até a realização de uma compra.

Você pode, por exemplo, oferecer uma recompensa de alto valor como um ebook, whitepaper ou webinário, e pedir em troca o email

A partir daí, é possível enviar mensagens direcionadas para construir um relacionamento com essas pessoas até que elas estejam prontas para comprar o seu produto ou serviço. 

Agora, se você não sabe como criar uma landing page de alta performance, o Klickpages é o seu maior aliado. 

Com o KP, você consegue criar as suas páginas em apenas 3 passos simples:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  • Divirta-se customizando a sua página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

Viu como é simples?

Conclusão

Conclusão marketing 4.0

Depois de terminar este artigo, as chances são que você já sabe que o seu negócio precisa do Marketing 4.0 se não quiser ficar para trás. 

Isso porque eu te mostrei o que é esse conceito e como foi a evolução do marketing desde o 1.0 até os dias atuais.

Você também conferiu como o Marketing 4.0 pode afetar o seu negócio, além de 5 dicas essenciais para aplicar essa estratégia.

Uma delas é investir em marketing de conteúdo, um jeito eficiente para atrair clientes na internet e aumentar a autoridade da sua marca.

Eu ainda te dei 5 exemplos de empresas de sucesso que já colocaram o Marketing 4.0 em prática.

E aí!? Você já conhecia esse conceito?

Me conta o que achou do artigo aqui embaixo, nos comentários. 🙂

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Sobre o Autor

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.