Marcação com Tags: a forma mais fácil de segmentar o seu público

Enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa pode ser a chave que falta virar para o seu negócio deslanchar.

Talvez você ainda não saiba a importância disso, mas segmentar o público da sua lista de contatos é essencial para alcançar resultados expressivos no Marketing Digital.

Mas que história é essa de segmentar o público?

Bem, primeiro você precisa entender que as pessoas que estão na sua lista de contatos não são todas iguais.

Elas têm interesses diferentes, objetivos diferentes, vivências diferentes… Enfim, ninguém é igual a ninguém. E ninguém quer exatamente as mesmas coisas.

Então por que enviar o mesmo conteúdo e as mesmas ofertas para todas as pessoas da sua lista? Não faz sentido.

O seu desafio como criador de conteúdo é falar com muitas pessoas sem parecer que está falando para uma multidão. É enviar um email para várias leads como se ele fosse personalizado para cada pessoa da sua lista.

Como fazer isso? Com a segmentação de público, pois ela ajuda no engajamento e garante resultados melhores.

E se eu te disser que existe uma forma fácil e eficiente de dividir a sua lista de contatos?

Neste artigo, eu falo sobre a segmentação de público através da marcação com Tags, uma funcionalidade do Klicksend.

Continua aqui comigo porque eu também explico:

  • o que é segmentação de público

  • por que você deve segmentar o seu público.

Vamos lá!

O que é segmentação de público?

Segmentação de público significa dividir, separar a sua lista de contatos em categorias.

E a grande sacada é que você usa a segmentação para planejar e executar bem uma campanha de e-mail marketing, ao falar com as leads certas no momento certo.

Aí, as chances de criar um relacionamento forte com a sua audiência são maiores e, com isso, suas chances de vender mais também são.  

E isso é construído aos poucos. Você precisa conhecer bem o seu público e entender quem é a sua persona.  

Quem gosta de ser bombardeado com emails de ofertas ou de assuntos que não têm nada a ver com seus interesses? Pois é.

Ao segmentar o seu público, você mostra que compreende que por trás de cada comentário, cada interação, existe uma pessoa, existe um ser humano de verdade ali.

Existem duas formas básicas de segmentar o seu público: usando dados demográficos e dados comportamentais.

O que significa cada uma delas?

Segmentação demográfica

A divisão por dados demográficos utiliza informações como idade, sexo, renda, tamanho da família, ocupação, religião e nacionalidade.

Segmentação comportamental

Já esse tipo de segmentação divide o público com base em seu comportamento e padrão de tomada de decisão.

Aqui, você entende quais são as dores do seu cliente, quais são os medos e desejos dele, o que faz os olhos dele brilharem e também o que tira o sono dele à noite.

Nos dados comportamentais, também é possível acompanhar quais e-mails ele abre ou não, quais conteúdos ele faz download e em quais formulários ele costuma se cadastrar, por exemplo.

Enfim, é uma análise do comportamento do seu cliente, fundamental para saber como e quando falar com ele.

É importante destacar que essas são segmentações básicas. Você pode segmentar o seu público da maneira que for mais eficiente para o seu negócio, como eu vou mostrar melhor daqui a pouco.

Agora que você já sabe o que é, quero conversar sobre a importância da segmentação.

Por que é importante segmentar o público

Existem várias razões para que uma campanha de e-mail marketing não atinja os resultados esperados.

Entre essas razões está a falta de segmentação do público.

A melhor forma de atingir a sua audiência com campanhas de e-mail marketing é saber o que falar, como falar e quando falar.

Você precisa entender qual tipo de email mandar para cada pessoa, em cada etapa do funil de vendas, para conseguir converter uma lead em um cliente fiel.

A verdade é que não adianta enviar milhares de e-mails para toda a sua lista sem uma distinção entre as pessoas que estão ali.

Segmentar o público te ajuda a enviar conteúdos estratégicos e, assim, converter mais (pode ser para vender algum produto, pedir para baixar ebook ou assistir um webinário).

Além disso, impede que você envie mensagens desinteressantes para o seu cliente, fazendo com que ele não queira mais receber seus conteúdos.

Isso porque dentro de uma lista existem leads com perfis diferentes entre si e nem todas têm os mesmos interesses e objetivos.

Na mesma lista pode ter um senhor de 65 anos e uma jovem de 23 anos, pode ter uma pessoa que mora em São Paulo e outra que está na Austrália, pode ter leads que já querem comprar seu produto e leads que ainda têm dúvidas.

Pensa bem, faz sentido oferecer a camisa do Flamengo para um torcedor do Vasco? Pois é.

Se essas pessoas não saírem da sua lista caso você tente fazer isso, já vai ser muito bom. Mas é bem provável que você perderá a atenção delas.

Ou seja, quanto mais e-mails indesejáveis, maiores são as chances das pessoas marcarem os e-mails como spam ou simplesmente pedirem para sair da sua lista.

É justamente para evitar que esse tipo de coisa aconteça que existe a segmentação de públicos.

Agora que você já sabe o que é segmentação de público e por que fazer isso, vou te mostrar como segmentar o seu público usando a marcação com tags do Klicksend.

Como segmentar usando a marcação com tags do Klicksend


 

Bem, eu já te mostrei como é importante segmentar sua lista de contatos para criar campanhas eficientes de email marketing. Mas sem uma ferramenta própria para isso, tudo fica mais complicado.

O Klicksend é uma plataforma email marketing feita para transformar suas leads em novos clientes. Com ela é possível criar campanhas de e-mail marketing automatizadas de maneira rápida e simples.

Entre várias funcionalidades, ela oferece a segmentação usando a marcação com Tags.

No Klicksend, você tem uma lista só de contatos. Essa lista, no entanto, pode ser dividida em várias sub-listas usando tags. Ou seja, a segmentação do público é feita por meio de tags.

Mas o que são tags?

Tags são palavras-chave que permitem que você marque seus contatos manualmente ou automaticamente usando o Klicksend.

Imagine essas tags como etiquetas que você coloca virtualmente nas pessoas da sua lista de contatos.

Com essas “etiquetas” você identifica quem é o usuário e quais ofertas e conteúdos podem ser oferecidos para ele.

Então ao enviar um e-mail, você seleciona o público que receberá a mensagem através das tags escolhidas.

Apenas as pessoas marcadas com as tags que você selecionou receberão o email. Dá para enviar o mesmo e-mail para várias tags.

Com isso, podem ser enviados conteúdos mais específicos para o seu público, baseados no comportamento do seu cliente ou futuro cliente.

É possível criar inúmeras tags. Realmente não existe um limite. Além disso, a mesma lead pode estar em mais de uma tag.

Isso quer dizer que a mesma pessoa que baixou  ebook “10 dicas para falar inglês fluente”, por exemplo, pode também querer comprar um “curso para aprender a falar inglês”

Então ela estará tanto na tag de “10 dicas para falar inglês fluente”, quanto na tag “pessoas que podem comprar curso para curso para aprender a falar inglês”.

Quando o assunto é segmentação, a criatividade é a sua melhor amiga. O importante é fazer essa separação com base na sua estratégia de marketing.

O painel de controle do Klicksend é bem intuitivo. É possível acompanhar os “nomes das Tags”, a “quantidade de leads” em cada Tag e a “última data da modificação”.

Além disso, com o Klicksend, dá para marcar seus contatos com tags de forma manual ou automática.

A tag manual é a primeira tag que seu contato recebe ao se cadastrar na sua lista. Você pode separar seus contatos em grupos diferentes (como prospectos, clientes, por tipos de produtos diferentes). Essa segmentação é feita de acordo com o seu negócio.

Já na tag automática, como o próprio nome diz, é possível criar processos automatizados. Ou seja, você programa uma única vez os processos, como emails em sequência, por exemplo.

Dessa forma, você pode automatizar o envio de um novo e-mail apenas para as pessoas que abriram um e-mail enviado anteriormente ou que clicaram em um link desse e-mail.

Também é possível mandar outro tipo de campanha para quem não abriu nenhum e-mail anterior ou que não tenha clicado em nenhum link enviado por você.

Tudo isso automático. Você só precisa programar uma vez.

E esses são apenas dois exemplos. Você pode automatizar as tags que quiser e da melhor forma para a sua campanha de e-mail marketing.

Criar suas tags dentro do KlickSend é bem simples

No dashboard, basta clicar no menu superior da sua conta KlickSend na opção "Tags", depois clique no botão "Nova Tag".

Na tela seguinte, você define qual será o nome da Tag criada:

Na imagem acima, existem outros dois campos que podem ser preenchidos: AUTO-CADASTRAR e AUTO-DESCADASTRAR.

Essas duas opções funcionam assim:

1- Auto-Cadastrar: você usa esse campo quando desejar que ao se cadastrar em um formulário, por exemplo, seu contato seja inserido em duas ou mais tags da sua conta KlickSend. Basta colocar no campo as Tags em que o contato deverá ser inserido automaticamente.  

Exemplo prático: seu contato pode entrar na tag de uma página de inscrição e ao mesmo tempo também ser marcado em uma Tag “Geral do seu Lançamento” para que você saiba de qual lançamento ele pertence.

2- Auto-Descadastrar: você pode usar esse campo para que ao se cadastrar nesta nova tag o contato seja descadastrado de uma tag antiga. Neste caso, selecione a tag que ele deve ser desmarcado.

Exemplo prático: Se você está criando uma tag para os clientes que compraram seu produto, no campo auto-descadastrar você selecione as tags de prospecto. Desta forma, quando for enviar e-mails oferecendo seu produto este cliente não receberá, pois ele já comprou o produto e não precisa receber a oferta novamente.

Depois de criada a Tag, basta atribuí-la a uma lead. No caso abaixo, coloquei a Tag “LANÇAMENTO”  na lead e o período em que ela ficará com essa marcação:

Pronto!  Você viu como a segmentação do público por tags é importante para falar com as leads certas no momento certo e, assim, aumentar consideravelmente suas chances de vender mais e conquistar mais clientes.

Se interessou em aplicar essa funcionalidade do Klicksend no seu negócio agora mesmo? Então clique aqui para saber mais.

Conclusão

Ao longo deste artigo, mostrei como é importante segmentar uma lista de e-mails para criar campanhas de Marketing Digital mais eficientes.

Eu te mostrei como conhecer bem a sua audiência te ajuda a criar conteúdos mais específicos e, assim, a converter mais.

E para te ajudar nessa tarefa de segmentar o seu público, eu trouxe aqui detalhes sobre a ferramenta de marcação com tags do Klicksend.

Com ela, você pode manter uma lista apenas e dividir o seu público em vários nichos e sub-nichos usando apenas as tags – uma espécie de etiqueta virtual.

O bom é que dá para criar inúmeras tags, manter e organizar apenas uma lista de contatos.

Uma verdadeira mão na roda para qualquer empreendedor.

O que você achou dessa funcionalidade do Klicksend? Me conta aqui nos comentários.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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