Marcação com tags: como segmentar seu público no Klicksend

Enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa pode ser a chave que falta virar para o seu negócio deslanchar.

Talvez você ainda não saiba a importância disso, mas segmentar o público da sua lista de contatos é essencial para alcançar resultados expressivos no marketing digital.

Mas que história é essa de segmentar o público? 

Bem, primeiro você precisa entender que as pessoas que estão na sua lista de contatos não são todas iguais. 

Elas têm interesses diferentes, objetivos diferentes, vivências diferentes… Enfim, ninguém é igual a ninguém. E ninguém quer exatamente as mesmas coisas. 

Então por que enviar o mesmo conteúdo e as mesmas ofertas para todas as pessoas da sua lista? Não faz sentido.

O seu desafio como produtor de conteúdo é falar com muitas pessoas sem parecer que está falando para uma multidão. É enviar um email para várias leads como se ele fosse personalizado para cada pessoa da sua lista.

Como fazer isso? Com a segmentação de público, pois ela ajuda no engajamento e garante resultados melhores.

E se eu te disser que existe uma forma fácil e eficiente de dividir a sua lista de contatos?

Neste artigo, eu falo sobre a segmentação de público através da marcação com tags, uma funcionalidade do Klicksend

Continua aqui comigo porque eu também explico:

  • o que é segmentação de público 

  • por que você deve segmentar o seu público.

Vamos lá!

O que é segmentação de público?

Segmentação de público significa dividir, separar a sua lista de contatos em categorias.

E a grande sacada é que você usa a segmentação para planejar e executar bem uma campanha de e-mail marketing, ao falar com as leads certas no momento certo.

Aí, as chances de criar um relacionamento forte com a sua audiência são maiores e, com isso, suas chances de vender mais também são.  

E isso é construído aos poucos. 

Você precisa conhecer bem o seu público e entender quem é a sua persona para funcionar.  

Afinal, quem gosta de ser bombardeado com emails de ofertas ou de assuntos que não têm nada a ver com seus interesses? 

Pois é…

Ao segmentar o seu público, você mostra que compreende que por trás de cada comentário, cada interação, existe uma pessoa, existe um ser humano de verdade ali. 

Existem duas formas básicas de segmentar o seu público: usando dados demográficos e dados comportamentais.

O que significa cada uma delas?

Segmentação demográfica

A divisão por dados demográficos utiliza informações como idade, sexo, renda, tamanho da família, ocupação, religião e nacionalidade. 

Segmentação comportamental

Já esse tipo de segmentação divide o público com base em seu comportamento e padrão de tomada de decisão.

Aqui, você entende quais são as dores do seu cliente, quais são os medos e desejos dele, o que faz os olhos dele brilharem e também o que tira o sono dele à noite.

Nos dados comportamentais, também é possível acompanhar quais e-mails ele abre ou não, quais conteúdos ele faz download e em quais formulários ele costuma se cadastrar, por exemplo. 

Enfim, é uma análise do comportamento do seu cliente, fundamental para saber como e quando falar com ele. 

É importante destacar que essas são segmentações básicas. Você pode segmentar o seu público da maneira que for mais eficiente para o seu negócio, como eu vou mostrar melhor daqui a pouco.

Agora que você já sabe o que é, quero conversar sobre a importância da segmentação. 

Por que é importante segmentar o público? 

Existem várias razões para que uma campanha de e-mail marketing não atinja os resultados esperados.

Entre essas razões está a falta de segmentação do público. 

A melhor forma de atingir a sua audiência com campanhas de e-mail marketing é saber o que falar, como falar e quando falar. 

Você precisa entender qual tipo de email mandar para cada pessoa, em cada etapa do funil de vendas, para conseguir converter uma lead em um cliente fiel.

A verdade é que não adianta enviar milhares de e-mails para toda a sua lista sem uma distinção entre as pessoas que estão ali. 

Segmentar o público te ajuda a enviar conteúdos estratégicos e, assim, converter mais.

Além disso, previne que você envie mensagens desinteressantes para o seu cliente, fazendo com que ele não queira mais receber seus conteúdos. 

Isso porque dentro de uma lista existem leads com perfis diferentes entre si e nem todas têm os mesmos interesses e objetivos. 

Na mesma lista pode ter um senhor de 65 anos e uma jovem de 23 anos, pode ter uma pessoa que mora em São Paulo e outra que está na Austrália, pode ter leads que já querem comprar seu produto e leads que ainda têm dúvidas.

Pensa bem, faz sentido oferecer a camisa do Flamengo para um torcedor do Vasco? Pois é. 

Se essas pessoas não saírem da sua lista caso você tente fazer isso, já vai ser muito bom. Mas é bem provável que você perderá a atenção delas.

Ou seja, quanto mais e-mails indesejáveis, maiores são as chances das pessoas marcarem os e-mails como spam ou simplesmente pedirem para sair da sua lista.

É justamente para evitar que esse tipo de coisa aconteça que existe a segmentação de públicos. 

Agora que você já sabe o que é segmentação de público e por que fazer isso, vou te mostrar como segmentar o seu público usando a marcação com tags do Klicksend

Como segmentar usando a marcação com tags do Klicksend

Bem, eu já te mostrei como é importante segmentar sua lista de contatos para criar campanhas eficientes de email marketing. Mas sem uma ferramenta própria para isso, tudo fica mais complicado.

O Klicksend é um serviço de email marketing feito para transformar suas leads em novos clientes. Com ele é possível criar campanhas de e-mail marketing automatizadas de maneira rápida e simples.

Entre várias funcionalidades, ele oferece a segmentação usando a marcação com Tags.

No Klicksend, você tem uma única lista de contatos. Essa lista, no entanto, pode ser dividida em várias sub-listas usando tags. Ou seja, a segmentação do público é feita por meio de tags.

Mas o que são tags?

Tags são etiquetas que você coloca virtualmente nas pessoas da sua lista de contatos e que permitem que você as use como critério de segmentação.

Com essas “etiquetas” você identifica quem é o usuário e quais ofertas e conteúdos podem ser oferecidos para ele. 

Então ao enviar um e-mail, você seleciona o público que receberá a mensagem através das tags escolhidas. 

Apenas as pessoas marcadas com as tags que você selecionou receberão o email. Dá para enviar o mesmo e-mail para várias tags.

Com isso, podem ser enviados conteúdos mais específicos para o seu público, baseados no comportamento do seu cliente ou futuro cliente.

Além disso, é possível criar inúmeras tags. Realmente não existe um limite. E a mesma lead pode estar em mais de uma tag.

Isso quer dizer que a mesma pessoa que baixou  ebook “10 dicas para falar inglês fluente”, por exemplo, pode também querer comprar um “curso para aprender a falar inglês”

Então ela estará tanto na tag de “10 dicas para falar inglês fluente”, quanto na tag “pessoas que querem comprar curso para aprender a falar inglês”.

Mas como você faz essa segmentação na prática?

O painel de controle do Klicksend é bem intuitivo. É possível acompanhar os “nomes das Tags”, a “quantidade de leads” em cada Tag e a “última data da modificação”, além de criar uma nova.

Você pode marcar seus contatos com tags de forma manual ou automática.

A tag manual é quando você abre a sua lista de leads e manualmente seleciona algumas e atribui uma tag.

Já na tag automática, como o próprio nome diz, é possível criar processos automatizados. Ou seja, você configura formulários e processos de sequência e, quando o contato aciona algum gatilho, ele é marcado em uma tag específica.

Tudo de forma automática. Você só precisa configurar aquele processo uma vez. 

Criar suas tags dentro do Klicksend é bem simples

No dashboard, basta clicar no menu superior da sua conta Klicksend na opção "Tags", depois clique no botão "Nova Tag".

Na tela seguinte, você define qual será o nome da Tag criada:

Na imagem acima, existem outros dois campos que podem ser preenchidos: AUTO-CADASTRAR e AUTO-DESCADASTRAR.

Essas duas opções funcionam assim:

1- Auto-Cadastrar: você usa esse campo quando desejar que ao ser marcado em uma tag, seu contato receba também uma outra tag. Basta colocar no campo as Tags em que o contato deverá ser inserido automaticamente.  

Exemplo prático: seu contato pode ser marcado na tag de uma página de inscrição específica e ao mesmo tempo também receber uma tag “geral” do seu lançamento para que você saiba de qual lançamento ele pertence.

2- Auto-Descadastrar: você pode usar esse campo para que ao se cadastrar nesta nova tag o contato seja descadastrado de uma tag antiga. Neste caso, selecione a tag que ele deve ser desmarcado.

Exemplo prático: Se você está criando uma tag para os clientes que compraram seu produto, no campo auto-descadastrar selecione as tags de prospecto. Desta forma, quando for enviar e-mails oferecendo seu produto este cliente não receberá, pois ele já comprou o produto e não precisa receber a oferta novamente. 

Pronto! Você viu como a segmentação do público por tags é importante para falar com as leads certas no momento certo e, assim, aumentar consideravelmente suas chances de vender mais e conquistar mais clientes

Se interessou em utilizar essa funcionalidade do Klicksend no seu negócio? Então clique aqui para saber mais

Conclusão

Ao longo deste artigo, mostrei como é importante segmentar uma lista de e-mails para criar campanhas de marketing digital mais eficientes.

Eu te falei sobre como conhecer bem a sua audiência te ajuda a criar conteúdos mais específicos e, assim, a converter mais. 

E para te ajudar nessa tarefa de segmentar o seu público, eu trouxe aqui detalhes sobre a ferramenta de marcação com tags do Klicksend.

Com ela, você pode manter uma única lista e dividir o seu público em várias segmentações usando apenas as tags – uma espécie de etiqueta virtual.

Uma verdadeira mão na roda para qualquer empreendedor.

O que você achou dessa funcionalidade do Klicksend? Me conta aqui nos comentários. 

(Este artigo foi originalmente publicado em 23 de maio de 2019 e atualizado em 13 de agosto de 2020 por Angela de Oliveira para oferecer informações mais precisas e completas).

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Sobre o Autor

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.