13 livros de empreendedorismo: você é a média dos conteúdos que consome

13 livros de empreendedorismo que todo empreendedor deveria ler

Existe apenas um grande motivo pelo qual você deve ler os 13 livros de empreendedorismo dessa lista: você é a média dos conteúdos que consome.

Como assim?

Pensa em todas as conversas, ideias e soluções que você teve nas últimas semanas. Elas não apareceram magicamente na sua cabeça, e sim são frutos dos conteúdos que você consumiu. 

Todos os livros, vídeos, filmes, podcasts, textos que você consome todos os dias vão enchendo a sua mente com repertório. 

Aí, quando você se depara com alguma situação, usa uma parte desse repertório (ou a mistura dele) para encontrar soluções ou simplesmente para engatar numa conversa.  

O fato é que você, eu e todo mundo consome conteúdo de acordo com os seus interesses (eu passo horas vendo vídeos de levantamento de peso e circo, por exemplo). 

E acredito que você, como empreendedor ou aspirante a empreendedor, tenha forte interesse pelo empreendedorismo.

Só que as chances são que você não vai ter ideias melhores ou encontrar boas soluções para o seu negócio se não consumir conteúdos voltados para isso. 

Aquele vídeo de gatinho no Instagram é uma fofura, mas não vai te ajudar a tirar os seus projetos do papel. 

E convenhamos, se conteúdo não fosse tão importante, você não precisaria produzir conteúdo de altíssima qualidade para a sua audiência. 

Mas, além de produzir conteúdo, você também precisa se abastecer de conteúdo. É aquela história de colher o que plantou. 

Quanto mais conteúdo você consumir sobre determinado tema, maiores as chances de você aprender sobre o assunto e se sentir mais capaz de ir para o campo de batalha. 

Maiores são as chances de você ter a viradinha de chave que precisa para resolver as situações que aparecem no dia a dia do seu negócio. 

Então, já que você é a média dos conteúdos que consome… se quer aumentar a sua média, o primeiro passo é continuar aqui comigo. 

Pode separar um chá ou café, sentar numa poltrona bem confortável e mergulhar fundo no mundo do empreendedorismo com essas 13 obras.

E a primeira delas é… 

#01 A Arte da Guerra – Sun Tzu 

A Arte da Guerra - Sun Tzu

O que um livro com mais de 2 mil anos de idade que fala sobre as estratégias militares de um general chinês tem a ver com empreendedorismo?

Bom, tudo. Porque empreendedores estão no campo de batalha todos os dias, lutando contra a concorrência, contra a burocracia, batalhando para conquistar e fidelizar mais clientes

E o objetivo original de “A Arte da Guerra” é claro: ensinar estratégias para, batalha a batalha, o exército vencer uma guerra. 

Certo, ele não é o único livro a falar sobre isso. Mas a grande sacada dessa obra é que nem sempre o que é intuitivo é o que traz resultado.

Por exemplo, em uma guerra, intuitivamente você ataca seu oponente de frente, mas os ensinamentos de Sun Tzu mostram que partir para cima nem sempre é a melhor estratégia

Ao todo, são 13 capítulos, cada um com uma mensagem específica, como valorizar a criatividade e reconhecer a sua inferioridade. 

#02 Ready, Fire, Aim: Zero to $100 Million in No Time Flat – Michael Masterson  

Ready, Fire, Aim: Zero to $100 Million in No Time Flat - Michael Masterson

Ele não é tão conhecido no Brasil, mas lá nos EUA Michael Masterson é um dos maiores nomes quando o assunto é marketing direto

Masterson é o cara da mão na massa, por isso em “Ready, Fire, Aim” ele defende que você, como empreendedor, não deve passar tanto tempo planejando suas estratégias, mas sim praticando. 

Inclusive, ele fala que muitos negócios empacam no início porque os empreendedores se distraem com obstáculos que aparecem no caminho. Mas o fato é que obstáculos sempre vão existir, só não podem se tornar uma desculpa para você não colocar a mão na massa. 

Nesse livro, Masterson mostra a sua estratégia para crescer negócios o mais rápido possível – seja um projeto novo ou uma empresa com anos de mercado

Ele fala sobre aspectos do empreendedorismo como: contratar ou não uma equipe, a comunicação efetiva com consumidores, se tornar um mentor, enfim. 

Infelizmente, essa obra não tem tradução em português (que eu saiba, pelo menos). Mas mesmo que inglês não seja o seu forte, esse é o tipo de conteúdo que vale a pena fazer um esforcinho para consumir. 

#03 Por que Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não – Carol S. Dweck

Por que Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não - Carol S. Dweck

Inteligência e talento são características que nascem com a pessoa? Para Carol S. Dweck, não. Ela defende que essas são habilidades que você pode exercitar e aprender como qualquer outra. 

Neste livro, a autora mostra o que descobriu em mais de 20 anos de pesquisa em Psicologia da Personalidade: como as pessoas se tornam pessimistas ou otimistas e como você pode ter êxito entendendo o código da sua mente. 

Essa obra se conecta com outra famosa da Carol, o livro “Mindset”, onde ela explica os dois tipos de mentalidade: a fixa e a de crescimento (ou construtiva). 

Basicamente, pessoas otimistas têm mindset de crescimento e acreditam que podem aprender e aprimorar qualquer habilidade com treino e persistência.

Enquanto pessimistas, cujo mindset é fixo, defendem que talento inato vale mais que esforço, ou seja, não importa o quanto você tente melhorar em determinado aspecto, se você não é bom em algo, nunca vai ser. 

Apesar de não ser um livro especificamente sobre empreendedorismo, nem preciso dizer que esse papo de mentalidade tem tudo a ver com empreender, né?

É só imaginar quantas oportunidades de negócio você deixou passar porque estava preso ao mindset fixo… Ou quantas você agarrou com tudo porque acreditou que seria capaz de fazer acontecer.

Além de todo o conteúdo, o livro ainda traz testes e exercícios para te ajudar a sair do mindset fixo para o de crescimento (ou construtivo). 

#04 O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

O Dilema da Inovação - Clayton M. Christensen

Nessa obra, Christensen já chega com o pé na porta quando questiona por que muitas empresas que estão fazendo tudo certinho conforme dita “o livro de boas condutas do empreendedorismo” vão à falência.

Em outras palavras, quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso. Christensen mostra como negócios que apostam em produtos de ruptura* passam na frente até mesmo dos negócios mais consolidados. 

No livro, o autor apresenta o problema e também te oferece caminhos para que a mesma coisa que aconteceu com as empresas falidas não aconteça com a sua. 

*Se você não sabe o que é um produto de ruptura, vai descobrir ao ler essa obra.

#05 Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Pode parecer a coisa mais sem lógica do mundo, mas saca essa: para ultrapassar a concorrência, você deve… parar de tentar ultrapassá-la. 

Como assim? Nessa obra, os autores mostram como você pode aproveitar a disponibilidade de mercados pouco explorados. Aí, se tornar o número 1 é mais rápido, já que praticamente não tem concorrência para ultrapassar. 

Esses mercados pouco explorados se chamam mercados de oceano azul, porque a água está limpa e o caminho é livre para você nadar de braçadas.

Já os mercados ultra concorridos são os de maré vermelha, onde há muitas empresas disputando pelo mesmo espaço e pelos mesmos clientes. 

A grande sacada desse livro é você ver a oportunidade onde (quase) ninguém está vendo, como nós já explicamos neste artigo aqui do blog. 😉

#06 O Jeito Disney de Encantar os Clientes – Disney Institute

O Jeito Disney de Encantar os Clientes - Disney Institute

As chances são que 100% das pessoas que estão a sua volta conhecem a Disney. Mais do que isso, boa parte gosta da marca, já viu os grandes clássicos de animação e já foi ou pensa seriamente em “viajar para a Disney”.

Não é à toa. A Disney é mestre em fortalecer o próprio nome e proporcionar uma experiência mágica para os consumidores (ou convidados, como eles gostam de chamar os clientes). 

Seja com os filmes, brinquedos, parques… em todas as etapas, encantar os clientes é uma preocupação forte para a marca. 

Nesse livro, você vê os bastidores das práticas e filosofias da Disney, além de ferramentas de gestão, a visão e os princípios da empresa: “do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar”. 

#07 Nocaute – Gary Vaynerchuck

Nocaute - Gary Vaynerchuck

Não faz muito tempo desde que o marketing tradicional (TV, rádio, jornais, revistas) era a melhor forma de chegar até seus potenciais clientes. 

O problema é que a abordagem funcionava como uma luta injusta onde as marcas usavam a mídia para dar golpes nos consumidores, oferta após oferta, até fazê-los comprar. Não havia diálogo, era uma via de mão única. 

A empresa falava, o consumidor escutava. 

Só que hoje, com as mídias sociais, o jogo virou. Agora a comunicação acontece num vai-e-vem, o público tem voz. 

Nesse livro, Gary Vaynerchuck (também conhecido como Gary Vee) fala como as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, criar um relacionamento com a audiência e oferecer conteúdo de altíssimo valor antes de pensar em chamar para uma venda.

Se você ainda tem um pé atrás com marketing digital ou fica meio perdido na hora de vender pela internet, a obra “Nocaute” pode te ajudar a entender como esse meio funciona. 

#08 O Ponto da Virada (The Tipping Point) – Malcolm Gladwell

O Ponto da Virada (The Tipping Point) - Malcolm Gladwell

Já parou para pensar em como algumas marcas, produtos, livros, se popularizam de uma hora para a outra? Ou então se tornam líderes de vendas?

Nesse livro, Malcolm Gladwell fala sobre o pensamento coletivo no mercado e a popularização do consumo em massa (que causa esses fenômenos que ele chama de epidemias).

Aliás, aí que entra o título da obra: os momentos nos quais essa viralização acontece (ou acaba) são os tais pontos de virada. 

Como empreendedor, sacar o que faz as pessoas agirem e consumirem pode ser exatamente o ponto de virada (perdão pelo trocadilho) que você precisa para alavancar suas vendas e conquistar mais clientes. 

#09 Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Pai Rico, Pai Pobre - Robert T. Kiyosaki

Papo reto: você aprendeu alguma coisa sobre educação financeira na escola? Pois é, eu também não. 

E esse é justamente o ponto no qual o autor de “Pai Rico, Pai Pobre” bate: as crianças saem da escola despreparadas para enfrentar a realidade financeira da vida. 

Embora não seja focado em empreendedorismo, esse livro tem lições poderosas para negócios. Pensa comigo: empresas precisam se planejar em todos os aspectos, inclusive (e especialmente) no aspecto financeiro. 

Robert Kiyosaki defende que a educação financeira pode mudar o futuro da sua empresa e que a decisão do que fazer com o seu dinheiro é completamente sua. 

Mas, sem preparo e instrução, como ser um empreendedor que sabe lidar com dinheiro? Nesse livro, você vê que quanto mais inteligência financeira tiver, maiores as chances de você tomar decisões benéficas na vida – principalmente nos negócios. 

#10 De Zero a Um – Peter Thiel com Blake Masters

De Zero a Um - Peter Thiel com Blake Masters

O que você pode aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício é a promessa desse livro. 

E, convenhamos, já que muitas das empresas mais poderosas do mundo estão no Vale, deve haver algo poderoso que elas têm em comum. 

O autor, Peter Thiel, co-fundador do Pay Pal e investidor de várias startups, te provoca a pensar fora da caixa para encontrar soluções criativas e inovadoras para o seu negócio. 

Ou seja, ele defende que o caminho para um negócio bem sucedido não é “copiar” a fórmula de sucesso de outras empresas, mas sim construir uma empresa que crie coisas novas e originais. 

Sim, De Zero a Um tem muito a ver com o universo de startups, afinal esse tipo de empresa respira inovação e tecnologia, mas o livro é fonte de conhecimento para qualquer empreendedor que se sinta empacado com suas estratégias e precise respirar novos ares, por assim dizer. 

#11 O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O Poder do Hábito - Charles Duhigg

Esse livro já virou um clássico de muitas cabeceiras por aí, mas eu não poderia deixar de mencioná-lo. 

Pois é aquele tipo de obra que te dá um olhar fresco sobre o que está a sua volta: seu negócio e seus clientes (mesmo que não seja um livro com foco em empreendedorismo) 

Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios é a grande questão de “O Poder do Hábito”.

Você pode usar as informações desse livro tanto para entender a si mesmo, seus hábitos e o que você pode fazer na sua rotina para finalmente alcançar os resultados que quer. 

Mas a grande sacada é que a obra de Duhigg te ajuda a entrar na cabeça humana para entender os comportamentos do seu público

Aí, você pode usar esse conhecimento a seu favor para se conectar com os consumidores e aumentar as vendas. 

#12 Reinvente Sua Empresa – Jason Fried e David Heinemeier Hansson 

Reinvente Sua Empresa - Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Me conta uma coisa… você, empreendedor, trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana? Mesmo quando não está no trabalho, você está no trabalho?

Então esse livro vai contra (praticamente) tudo o que você faz e te propõe mudar a sua maneira de trabalhar. 

O livro vai contra workaholics, pessoas que vivem para o trabalho. Em “Reinvente sua Empresa”, você vai ver que para ter uma empresa de sucesso, você não precisa fazer cada vez mais… e sim fazer cada vez melhor.  

E mais: os autores te convidam a questionar tudo o que você provavelmente sabe sobre abrir e gerenciar uma empresa.

Eles defendem que é possível ter um negócio bem sucedido sem reuniões infinitas, sem investidores, até mesmo sem escritório. Você só precisa saber como otimizar seu tempo e suas ações. 

#13 O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

Ahhh, o empreendedorismo… a liberdade de ser o seu próprio chefe e dono do próprio nariz… viver o sonho… 

Mas será que é sempre uma maravilha mesmo? Nesse livro, Ben Horowitz não tem papas na língua para mostrar o lado nada glamouroso de empreender, como demitir pessoas e decidir vender o seu negócio. 

O autor conta como construir um negócio quando não existem respostas prontas e mostra sua experiência no Vale do Silício, o que aprendeu ao fundar, vender, comprar e investir em diversas empresas de tecnologia. 

Não importa se você está começando no mundo do empreendedorismo ou se está na ativa todos os dias há anos, esse livro fala sobre as dificuldades da vida de empreendedor e como você pode transformar esses problemas em soluções possíveis.  

Todo empreendedor precisa de clientes e esse é o primeiro passo para conquistar os seus… 

Todo empreendedor precisa de clientes e esse é o primeiro passo para conquistar os seus…

Além de consumir conteúdos que têm tudo a ver com ir para o campo de batalha empreender, você também precisa colocar a mão na massa. 

E por colocar a mão na massa, entenda que você precisa conquistar clientes. Sem clientes, nenhum negócio se sustenta.

O primeiro passo para conquistar clientes, especialmente no digital, é transformar os visitantes da sua página em leads, isto é, clientes em potencial.

A partir daí, você pode estreitar o relacionamento com suas leads até que elas estejam prontas para abrir a carteira para você. 

Para conseguir leads, a forma mais eficiente é através de uma landing page otimizada para a conversão

Na hora de criar a sua landing page, o Klickpages é o seu melhor aliado. 

Com o KP, você cria sua página em apenas três passos. Olha só:

  • Escolha o modelo: vejas as opções de alta conversão comprovada por testes;

  • Customize a página: edite os textos, cores e imagens;

  • Publique: por fim, é só publicar no seu próprio domínio

Conclusão

Conclusão livros de empreendedorismo

Você é a média dos conteúdos que consome e, por isso, nas últimas linhas eu te mostrei 13 livros de empreendedorismo para você abastecer sua mente com ótimos conteúdos.

Algumas obras são diretamente ligadas ao mundo do empreendedorismo, como a “Estratégia do Oceano Azul” e “O Dilema da Inovação”…

Enquanto outras não têm foco em empreender, mas trazem lições valiosas para serem aplicadas em qualquer negócio que deseja crescer, como “A Arte da Guerra” e “Pai Rico, Pai Pobre”.

Você também viu títulos que vão te ajudar a entrar na cabeça do consumidor, como “O Poder do Hábito”, e também na cabeça de executivos de grandes marcas, como “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”.

Pronto, você tem 13 excelentes opções. É só escolher por qual começar!

Espero que essas obras te ajudem a melhorar sua performance no campo de batalha de todo dia. Não deixa de me contar aqui nos comentários se você já leu alguma dessas indicações e o que achou dos livros. Abraço!

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Sobre o Autor

Nathalia Melo

Na identidade é Nathalia, mas pode me chamar de Nath. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e me amarro em escrever sobre marketing digital e empreendedorismo. Pratiquei circo por três anos, agora me aventuro no levantamento de peso olímpico e adoro assistir jogos de basquete (por isso o tanto de analogia com esporte nos meus artigos). No time de conteúdo, sou a "mãezinha" da galera. No fone de ouvido, sou uma senhorinha de 80 anos. Na vida, converso sobre assuntos aleatórios, desde composição de shampoo até o sentido da existência humana.

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