Linkedin Ads: como você pode conseguir 80% mais de leads para o seu negócio  

Se você tem uma empresa que vende para outras empresas (B2B) e não usa o LinkedIn Ads para anunciar, preciso te dizer que a cada 1 lead que você ganha, 4 estão ficando pra trás.

Isso porque, de todas as leads B2B vindas das redes sociais, o LinkedIn é responsável por 80% delas.

Ou seja, a cada 5 novas leads, 4 vêm do LinkedIn.

Com isso, 79% dos empreendedores que usam o marketing digital para divulgar seus produtos e serviços veem o LinkedIn como uma fonte eficaz de geração de leads B2B.

Então, se você vende para empresas, o seu lugar é dentro do Linkedin. Ali é a fonte de novos clientes.

E não é só isso.

Para as empresas que vendem direto para o consumidor final (B2C), o LinkedIn Ads também pode trazer excelentes resultados na hora de conquistar novos potenciais clientes.

Quer saber como ganhar mais leads para o seu negócio? Segue aqui comigo porque neste artigo eu falo sobre:

  • O que é Linkedin Ads;

  • Quais são as vantagens de usar o LinkedIn Ads;

  • Como usar os anúncios do LinkedIn;.

Vamos lá?

O que é o LinkedIn Ads

Assim como Facebook, Instagram, YouTube e Google, o LinkedIn também conta com uma ferramenta para que os usuários possam criar e gerenciar campanhas de anúncios para um público específico dentro da sua plataforma: o LinkedIn Ads.

A ferramenta serve para impulsionar seu conteúdo e atingir sua audiência por meio de anúncios que podem ser compostos por  textos, imagens e vídeos, e podem aparecer no feed de postagens.

E também tem o formato de banner que aparece à direita e no topo da  página.

Esse recurso é um grande aliado para quem trabalha com B2B – business to business já que o LinkedIn conta atualmente com mais de 8 milhões de empresas conectadas a essa rede social apenas no Brasil.

Logo, o ele é uma mina de ouro para quem vende produtos ou serviços para empresas. Se você é B2B, seus clientes e potenciais clientes provavelmente estão nessa rede social.

Mas o LinkedIn Ads não é exclusivo para B2B. Se você tem um produto ou serviço para vender e seu público está no LinkedIn, essa ferramenta precisa fazer parte da sua estratégia de marketing.

Se você já anuncia em outras plataformas, imagino que deve estar se perguntando por que usar o Linkedin Ads…

Bem, a especificidade das campanhas é o grande diferencial dessa ferramenta de anúncios. Com ele você consegue segmentar seu público por:

Perfil demográfico:

  • nome da empresa

  • tamanho da empresa

  • setor

  • cargo

  • função

  • nível de experiência

  • instituição de ensino

  • habilidades

  • grupos

  • localidade

  • seguidores

  • conexão

Persona:

  • estudantes

  • viajantes a negócio

  • comitê TI

  • mass affluent

  • decisores de negócios

  • donos de pequenas empresas e médias empresas

Matched audience:

  • retargeting do site

  • combinação por lista de empresa

  • combinação por lista de e-mails

Essa segmentação tão específica mostra que dá para criar dentro do LinkedIn campanhas bem orientadas e para um público muito mais qualificado, já que é possível detalhar as características da sua persona.

E não é só isso, o LinkedIn Ads, também pode trazer vários benefícios para o seu negócio. É sobre isso que eu falo agora…

As vantagens de anunciar no LinkedIn Ads

O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresce no momento e conta hoje com mais de 500 milhões de usuários.

Dentre esses 500 milhões, há leads valiosas que você não pode deixar escapar.

Se você não sabe o que é, de forma bem simples, uma lead é aquela pessoa ou empresa que você consegue o contato (email, telefone) e que pode se tornar seu cliente.

Isso porque você pode enviar conteúdos e ofertas dos seus produtos e serviços de maneira direta, o que aumentam as suas chances de conseguir vender.

Mas se o fato de o LinkedIn estar crescendo e os seus clientes e possíveis clientes estarem lá não é o suficiente para você ter certeza se deve realmente investir no LinkedIn Ads, separei aqui 4 vantagens dessa plataforma.

Confere só.

1 – Leads mais qualificadas

A principal motivação para divulgar pelo LinkedIn Ads é a qualidade dos cadastros que a rede social possui.

O público do LinkedIn é basicamente constituído por profissionais. Isso faz com que as leads sejam mais qualificadas, dependendo do nicho que você atua.

Lead qualificada é quando a pessoa já identificou um problema e, agora, procura uma solução. Assim, é mais fácil vender o seu produto ou serviço, pois ela já está considerando comprar algo para resolver a questão.

E por que no no LinkedIn as leads são mais qualificadas?

Porque ali as pessoas buscam e trocam ideias para desenvolver melhor seus negócios. Elas têm noção dos problemas de suas empresas e estão procurando soluções.

Sem contar que esses usuários usam o LinkedIn num contexto totalmente profissional e estão mais atentos a serem impactos por um anúncio comercial

Além disso, o gerenciador de anúncios do LinkedIn Ads oferece segmentações bem específicas, como escolaridade, profissão, idiomas, localidades entre outros.

Assim, você tem mais precisão para atingir as pessoas que estão dentro do seu público-alvo.

2 – Diminui a jornada de compra

Jornada de compra é o caminho que o cliente percorre antes de comprar. São etapas que todos os compradores passam. Essa jornada é dividida em quatro etapas:

  1. Aprendizado e descoberta;

  2. Reconhecimento do problema;

  3. Consideração da solução; e

  4. Decisão de compra.

Como a lead no LinkedIn é mais qualificada, ou seja, ela já reconheceu que tem um problema, é possível fazer anúncios mais direcionados para conversões.

Ou seja, você já pode criar anúncios pensando nas últimas etapas da jornada, pois o usuário está mais propenso a comprar.

3 – Acompanhamento de conversão

O LinkedIn Ads tem um gerenciador de anúncios bem parecido com o do Facebook e do Google. Com ele é possível acompanhar o desenvolvimento e resultado de todas as suas campanhas.

Você também pode mensurar o real valor obtido com sua publicidade no LinkedIn, incluindo o retorno do investimento em anúncios (ROI), custo por conversão e taxa de conversão.

Ao analisar os dados oferecidos pela plataforma, você entende quais campanhas, anúncios e públicos estão gerando mais leads e conversões para a sua empresa.

Você pode usar isso tudo para otimizar seu conteúdo, sua segmentação e ofertas.

4 – Credibilidade da rede social

O LinkedIn é um ambiente que tem alta credibilidade entre os usuários.

Por ter caráter mais profissional, essa rede social é vista como um espaço para assuntos mais sérios, ligados a trabalho e negócios, além de informações mais confiáveis sobre mercado de trabalho e mundo empresarial.

Inclusive, sete a cada dez usuários apontam a rede social como canal confiável para ter acesso a conteúdos profissionais.

Bem, agora que você já sabe o que é o LinkedIn Ads e quais os formatos de anúncios, vou te mostrar como usar essa plataforma para divulgar suas campanhas. Segue aqui comigo.

Como criar anúncios no LinkedIn Ads

Qualquer pessoa pode criar anúncios usando o LinkedIn Ads. O cadastro no gerenciador é gratuito.

Para alguns tipo de campanha, no entanto, é necessário ter uma company page, ou seja, a página da sua empresa no LinkedIn.

No LinkedIn Ads dá para criar várias contas de anúncios, sendo que cada conta de anúncios fica atrelada a uma company page diferente.

Ou seja, se você tem duas empresas, uma de cursos onlines e outra de serviços de coaching, é possível criar uma página para cada uma delas e também um gerenciador de anúncios para cada uma.

Assim, não fica tudo em um gerenciador só. Dá para visualizar todas as campanhas de forma separada.

Mas se a sua empresa ainda não tem uma página, você pode usar seu próprio perfil para anunciar.

E se no futuro você decidir criar uma company page, basta voltar ao Gerenciador de Anúncios e fazer a troca. É só linkar sua conta à nova página.

Assim que entrar no LinkedIn Ads você terá que fornecer algumas informações, como:

  • nome da conta

  • moeda para pagamento (pense bem antes de escolher em qual moeda serão pagos os seus anúncios, pois essa opção não pode ser alterada depois)

  • company page (opcional)

Depois disso, já é possível começar a criar suas campanhas.

Lembrando, claro, que para os seus anúncios começarem a rodar, antes, será preciso adicionar os dados do cartão de crédito que será usado para pagar as faturas.

O LinkedIn Ads oferece sete formas de anúncios: Sponsored Content, Sponsored InMail, Text Ads, Dynamic Ads, Programmatic Display Ads, Vídeo Ads e Anúncios em Carrossel.

Os três mais usados pelos usuários são:

  1. Sponsored Content

  2. Sponsored InMail

  3. Text Ads

Cada uma dessas opções tem um objetivo específico e é importante que você conheça o que elas oferecem antes de criar seus próprios anúncios.

Por serem as mais usadas, vou falar um pouco sobre cada uma delas.

Sponsored Content

O seu objetivo é chamar a atenção e encantar seus potenciais clientes com conteúdo de qualidade? Então o Sponsored Content é ideal para a sua estratégia.

Ele também é recomendado para divulgar algum evento da sua empresa.

O sponsored content aparece como uma atualização no feed do seu público-alvo. Ou seja, como uma postagem da sua empresa.

Você pode patrocinar uma postagem já publicada na sua Company Page ou criar uma nova publicação para aparecer no feed do seu público-alvo.

É uma boa forma de personalizar, testar e otimizar conteúdo para diferentes públicos-alvo.

Ele pode conter texto, uma imagem ou um vídeo e links para um site relacionado, escolhido pelo anunciante.

O Sponsored Content pode ser identificado por termos como “Promovido” ou “Patrocinado” que aparecem no canto superior esquerdo da publicação, abaixo do nome da empresa.

Para fazer esse tipo de anúncio no LinkedIn Ads você precisa ter uma Company Page. Afinal, o Sponsored Content é utilizado para que a mensagem de sua marca chegue para o público que você deseja atrair.

De acordo com o LinkedIn, com o Sponsored Content é possível:

  • Compartilhar suas atualizações para mais pessoas e atrair novos seguidores;

  • Alcançar sua audiência exata com opções precisas de segmentação;

  • Publicar campanhas em qualquer dispositivo: computador, tablet e smartphones;

  • O próprio usuário configurar o orçamento e escolher pagar por cliques ou impressões;

  • Usar o Direct Sponsored Content para testar mensagens de maneira fácil;

Sponsored InMail

O Sponsored InMail é ideal para enviar mensagens personalizadas para seu público.

Ao invés de veicular os anúncios no feed, eles são entregues diretamente na caixa de entrada de cada pessoa e apenas quando elas estão online.

Se você já conhece a importância do e-mail marketing e aplica na sua estratégia de marketing para nutrir sua audiência, provavelmente vai se interessar pelo Sponsored InMail.

Essa forma de anúncio é bem semelhante ao e-mail. Você simplesmente escolherá o público que vai receber seu conteúdo na caixa privada de mensagens.

Os principais objetivos do Sponsored InMail são:

  1. Alcançar os usuários ativos com mensagens segmentadas e com 100% de entrega;

  2. Manter seu público-alvo engajado tanto no desktop como nos dispositivos móveis;

  3. Gerar mais conversões com mensagens personalizadas.

Nesse formato de anúncio é possível fazer testes A/B e, assim, entender quais são os tipos de mensagens que agradam mais seu público.

Na hora de criar seu anúncio, você pode definir se quer direcionar as pessoas para seu site, blog ou landing page ou se quer captar leads com os formulários de geração de leads do próprio LinkedIn.

Text Ads

O Text Ads foi primeiro formato de anúncios a ser lançado pelo LinkedIn Ads. Ele é indicado para levar tráfego para sites ou páginas na internet.

Eles podem apresentar apenas texto ou incluir uma imagem, como a logomarca da empresa anunciante.

Uma das vantagens nessa forma de campanha é que você pode escolher se prefere pagar por cliques no anúncio ou por impressões.

Na opção por CPC (Custo por Clique), você define o quanto quer gastar por dia e paga cada vez que um usuário clica no anúncio.

Já quando é CPM (Custo por Mil), você paga um valor fixo a cada 1000 impressões do seu anúncio.

Impressão é a quantidade de vezes que um anúncio foi entregue ao usuário. Ela é contabilizada sempre que o seu anúncio é exibido. Essas impressões não são únicas, com isso, o mesmo anúncio pode ser visto por um usuário mais de uma vez.

Por ter duas opções, você pode escolher a estratégia de lance que funciona melhor para sua estratégia.

O que você pode fazer usando o Text Ads:

  • Escolher a audiência profissional que você quer alcançar;

  • Criar seus próprios anúncios de maneira fácil;

  • Definir seu orçamento – sem contratos ou comprometimentos de longa data;

  • Pagar apenas pelos anúncios que funcionam – por clique ou impressão.

Mas para fazer anúncios nesse formato é necessário, antes, informar:

  • Endereço do site para o qual os usuários serão direcionados quando clicarem em no anúncio;

  • Colocar um título de até 25 caracteres, um texto com até 75 caracteres e uma imagem para a campanha;

É bom lembrar que com o Text Ads, é possível capturar leads valiosas dentro do LinkedIn. Isso porque você pode criar um anúncio para levar as pessoas para uma landing page, ou seja, para uma página de captura.

Nessa página, a pessoa preenche um formulário e te passa a informação para contato (sugiro o email) em troca de uma recompensa e, assim, virar sua lead de fato.

A partir desse contato, então, você pode ter abordagens mais direcionadas para desenvolver um relacionamento mais duradouro com ela.

Mas se você ainda não sabe como criar a sua página de captura, eu tenho uma dica: o Klickpages é o seu melhor aliado na hora de criar landing pages personalizadas e de alta conversão.

Com uma ferramenta completa como essa, é menos uma coisa para se preocupar na hora de converter seguidores ou visitantes em leads.

Após criar a landing page, basta colocar a URL de destino da página na hora de montar o anúncio.

Como eu disse lá em cima, o LinkedIn Ads oferece 7 formatos de anúncios. Além desses 3 que eu detalhei, ainda tem:

Dynamic Ads: Ideal para criar reconhecimento da marca e atrair mais usuários para sua Company Page.São anúncios personalizados que mudam de forma dinâmica para cada usuário.

Os Dynamic Ads utilizam a imagem de perfil, nome e função do usuário para a criação de anúncios personalizados.

Video Ads: Anúncios divulgados em formato de vídeos (são criados a partir do Sponsored Content).

Display Ads: são anúncios baseados em imagens que aparecem à direita das páginas do LinkedIn nos computadores.

Anúncios em Carrossel: Também feitos pelo Sponsored Content, é possível contar uma história com uma série de cartões para se aprofundar mais em um tema, apresentar uma ou múltiplas ofertas, ou fornecer insights para sua audiência.

Com esse formato é possível exibir várias imagens no anúncio. Com o dedo, você vai passando as imagens para o lado. O número mínimo de imagens é dois e o máximo dez.

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei o que é o LinkedIn Ads, ferramenta para que os usuários possam criar e gerenciar campanhas de anúncios dentro do LinkedIn.

Você viu que qualquer pessoa pode se cadastrar no gerenciador de anúncios dessa rede social. Não é preciso, necessariamente, ter uma página empresarial. É possível criar campanhas com o seu perfil pessoal.

Eu te mostrei as vantagens de usar o LinkedIn Ads para divulgar o seu produto ou serviço.

Por fim, destaquei os principais formatos de anúncios do LinkedIn Ads e expliquei como cada um funciona.

Agora me conta aqui nos comentários o que você acha de divulgar no LinkedIn. Você já usou o gerenciador de anúncios do LinkedIn Ads?

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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