8 dicas indispensáveis para criar uma landing page para Facebook Ads

Landing page para Facebook Ads

Sejamos francos, se você cria uma landing page, o seu principal objetivo é capturar novas leads para o seu negócio. 

E, ao contrário do que muita gente imagina, apenas publicar uma landing page na internet não vai fazer chover leads na sua lista de emails.

Você precisa de um bom planejamento, uma página bem estruturada e claro, realizar uma oferta que seja atrativa para o seu público. 

Existem duas maneiras de atrair leads para a sua página de captura. 

A primeira delas é de forma orgânica, que é quando você usa estratégias de SEO e copywriting para manter a sua landing page bem ranqueada no Google.

Assim, quando um potencial cliente do seu negócio pesquisar por uma das suas palavras chave, a sua página será mostrada como um dos resultados da pesquisa.

A segunda forma são os anúncios pagos que podem ser realizados tanto na rede de display do Google quanto nas redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Se você optar pela forma de anúncios pagos, eu preciso te dizer que o Facebook pode ser o lugar ideal para você. 

Hoje, a plataforma conta com nada mais nada menos que 1.66 milhões de usuários ativos diariamente. 

É muita gente.

No entanto, assim como apenas publicar uma landing page não vai trazer leads para sua lista de emails, utilizar o link de uma página qualquer no seu anúncio não vai fazer com que a sua taxa de conversão cresça da noite para o dia. 

Isso porque o Facebook trabalha com uma Política de Publicidade que conta com regras que asseguram uma boa experiência para o usuário e, caso a sua página não esteja dentro dessas normas, o seu anúncio sequer será aprovado.

Logo, você terá perdido tempo e dinheiro para colocar uma página no ar que provavelmente não servirá para nada. 

Quer saber como criar uma landing page ideal para o Facebook Ads?

Então esse artigo é para você! 

Nas próximas linhas eu te conto o que você precisa saber para criar uma landing page específica para Facebook Ads e ainda te dou 8 dicas indispensáveis na hora de criar a sua página. 

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final.

Vamos? 

Por que você precisa de uma landing page específica para os anúncios no Facebook?

Se você está à procura de uma plataforma para atrair novas leads e transformá-las em clientes do seu negócio, você precisa considerar utilizar os anúncios do Facebook.

O Facebook Ads é uma plataforma de publicidade que possibilita criar campanhas e exibir anúncios dentro da própria rede social, como também no Instagram. 

Quando bem planejado, os anúncios veiculados dentro da plataforma te permitem alcançar ainda mais pessoas. Garantindo a atração de novas leads que futuramente se tornarão clientes do seu negócio. 

Hoje, além dos 1.66 bilhões de usuários ativos diariamente no Facebook que eu te contei ali em cima, o Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente

Ou seja, se você realizar um bom planejamento e executar uma campanha de captação de leads utilizando o Facebook Ads, as chances de um retorno positivo são grandes.

No entanto, apenas criar uma landing page e utilizar o link dela nos seus anúncios no Facebook ou no Instagram não vai fazer com que chova leads na sua lista de emails.

Isso porque quando você cria um anúncio, ele é submetido a uma análise que, geralmente, dura cerca de 24 horas. Caso a sua landing page não esteja dentro da Política de Publicidade, o seu anúncio não será aprovado.  

Em outras palavras, você terá perdido tempo e dinheiro para colocar uma página no ar que não será aprovada. 

Como eu sei que você não quer que isso aconteça, eu vou te contar 8 coisas indispensáveis na hora de criar uma landing page para Facebook Ads.

8 coisas indispensáveis na sua landing page para Facebook Ads

Como eu te falei, o Facebook é uma plataforma que preza pela experiência de navegação do usuário. 

Se a sua landing page não apresentar uma boa experiência para o visitante, dificilmente o seu anúncio será aprovado. 

E tem mais…

De acordo com um estudo realizado pela Statistic Brain a atenção média de um ser humano é de apenas 8,25 segundos. 

Ou seja, você tem menos de 10 segundos para chamar a atenção do visitante da sua página e garantir a conversão.

Lembrando que você já compete a atenção do seu visitante com inúmeras outras notificações de redes sociais. 

Se você não conquistá-lo logo nos primeiros segundos, as chances são de que ele clique para sair da sua página e não volte mais. 

Para que isso não aconteça, eu separei aqui uma lista com o que não pode faltar na sua landing page para Facebook Ads. 

Começando por uma… 

1. Proposta de venda clara

Como eu te contei no início desse artigo, quando você cria uma landing page, o seu principal objetivo é captar leads para que futuramente elas sejam convertidas em clientes do seu negócio. 

Isso não vai acontecer se a proposta de venda da sua página não for clara. 

O que eu estou te dizendo é que, se um possível cliente entra na sua página e, por algum motivo ele não entende de forma clara o que você está oferecendo, as chances são de que ele clique para sair da sua página logo nos primeiros segundos.

Além de não converter o visitante em lead, você ainda sofre um grande impacto na taxa de rejeição da sua página. 

2. Headline chamativa

Assim como uma proposta de venda clara, você também vai precisar de uma headline chamativa. 

Headline (ou título) é literalmente a primeira coisa que o visitante vai ver após clicar no link da sua página no seu anúncio. 

E como eu te falei antes, você tem menos de 10 segundos para chamar a atenção dele. Logo, você aumenta as chances de conversão se conseguir a atenção do seu visitante de cara.

Aqui no blog do KP, temos um artigo com 20 fórmulas práticas de como escrever headlines irresistíveis que você pode conferir clicando aqui

3. Design responsivo

Uma página com design responsivo é aquela que consegue se adaptar a diferentes tipos de tela, seja com acessos realizados a partir de computadores, celulares ou tablets. 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil, cerca de 98,1% dos acessos à internet são realizados por smartphones.

E como cada vez mais pessoas optam por utilizar dispositivos móveis para navegar na internet, ter uma landing page com um design responsivo já deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito básico para o sucesso da sua página. 

Imagine a seguinte situação…  

Um potencial cliente do seu negócio está rolando o feed do Facebook ou do Instagram pelo celular e é impactado por um anúncio do seu negócio.

Ele clica e dá de cara com uma landing page toda desconfigurada e precisa dar zoom para conseguir entender as informações. 

Dificilmente ele vai perder tempo ampliando as informações para entender qual é a sua oferta. 

O mais provável é que ele clique para sair da sua página sem pensar duas vezes. 

4. Conteúdos visuais atraentes

Além de se preocupar com a responsividade da sua página, outro ponto importante são os elementos visuais que estão disponíveis nela.

O visitante precisa entrar na sua landing page e imediatamente saber que essa página pertence a sua marca. 

Por isso, é importante que a sua logo esteja bem posicionada e que as cores da página e as fontes dos textos estejam em harmonia com a sua identidade visual. 

Além disso, é importante que a sua página conte descrição do seu produto ou serviço, uma imagem ilustrativa ou até mesmo um vídeo explicativo que ajude o visitante a compreender um pouco mais a respeito do que você tem a oferecer.  

5. Formulário de fácil preenchimento

O formulário de captura são os campos que o visitante da sua landing page tem que preencher para ter acesso ao que você está ofertando. 

Funciona como uma moeda de troca, você oferta o conteúdo, em troca o visitante precisa deixar uma informação de contato como o email, por exemplo. 

Um formulário de captura eficiente, é aquele que é fácil de preencher. 

O ideal é criar um formulário com perguntas objetivas onde o visitante não precise gastar muito tempo para responder.

Outro ponto importante é a quantidade de informações que você vai pedir no seu formulário. 

Se você está oferecendo um um ebook ou um checklist, por exemplo, você só precisa solicitar o nome e o email de contato do visitante para realizar o envio do material.

Além disso, de acordo com a Política de Publicidade da plataforma, informações mais pessoais como telefone de contato ou dados bancários só podem ser solicitadas após uma autorização prévia do Facebook. 

Da uma olhada nessa landing page que a a gente usa aqui no KP:

Se você quer aprofundar um pouco mais nesse tema, eu indico a leitura do artigo  Formulário de Captura: saiba como aumentar a conversão das suas landing pages onde eu te dou 7 dicas práticas de como criar um formulário de captura mais eficiente. 

6. CTA impossível de ignorar

Além de um formulário fácil de preencher, uma boa landing page precisa contar com uma Call to Action que faça com que o visitante tome uma decisão e finalize o cadastro. 

O que de fato vai fazer com que o seu potencial cliente realize uma ação é estruturar uma CTA clara e objetiva.

Por exemplo, se você deseja que o visitante baixe um ebook, deixe essa informação clara no botão de CTA da sua página.

Para conferir alguns exemplos práticos de CTA, eu indico a leitura do artigo 18 exemplos de call to action que funcionam como ímãs de cliques aqui do blog do KP.

7. Tenha uma política de proteção de dados

Outro ponto de extrema importância para a aprovação da sua landing page para Facebook Ads é ter uma política de proteção de dados clara e visível na sua página. 

Com a regulamentação da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), é recomendado criar uma opção logo abaixo do seu formulário de captura onde o visitante da sua página confirme o conhecimento do uso desses dados para a finalidade alí esclarecida.

Dessa forma você garante para o visitante da sua página que ele está em um local seguro.

8. Uma boa experiência de navegação

Por último, mas não menos importante, a sua landing page deve oferecer uma boa experiência de navegação. 

Como eu te disse lá em cima, o Facebook preza pela experiência de navegação do usuário. 

Com isso, um dos pontos primordiais para ter um anúncio com a sua landing page aprovado é se certificando que a usabilidade da sua página ofereça uma experiência positiva para o visitante. 

Por isso, antes de submeter o seu anúncio para avaliação da plataforma, você precisa se certificar de que a sua página:  

  • apresenta o conteúdo de maneira clara e destacada; 

  • apresenta uma navegação fácil;

  • garanta que o conteúdo da sua página de destino seja relevante para o anúncio. 

  • conecte claramente a identificação visual (aparência e estilo) no anúncio à experiência que as pessoas terão quando chegarem ao seu site.

Agora que você entendeu os pontos em que você deve ficar de olho na hora de criar a sua página, eu vou te contar algumas das coisas que, de acordo com a política do Facebook, você não deve fazer:

  • direcionar anúncios para landing pages com conteúdo original mínimo, conteúdo de baixa qualidade ou conteúdo de difícil acesso;

  • se desviar do conteúdo original da sua landing page com anúncios incorporados ou pop-up excessivos;

  • o seu anúncio não deve conter links para páginas que exijam cliques em outros anúncios para terem acesso ao conteúdo do site;

  • usar imagens sexualizadas ou chocantes.

Importante: os produtos ou serviços promovidos no texto do seu anúncio deverão corresponder aos produtos promovidos na landing page, e o site de destino não deverá oferecer ou conter links para produtos ou serviços proibidos. 

Para mais informações, não deixe de checar as normas e restrições disponíveis na Política de Privacidade do Facebook

Agora que você já sabe o que não pode faltar na sua landing page para Facebook Ads, eu separei um último tópico para te dar uma dica de ferramenta que vai te ajudar a criar a sua página sem que você precise saber absolutamente nada sobre programação. 

Como criar landing pages de alta conversão com o Klickpages

Chegou a hora de colocar a mão na massa e criar a sua própria página para começar a captar novas leads para o seu negócio. 

Criar uma página do zero pode até parecer uma tarefa difícil. Em especial se você ainda é novo no assunto e tem pouca ou nenhuma experiência. 

Mas pode ficar tranquilo que o Klickpages foi pensado justamente para te ajudar a resolver esse problema de uma maneira simples, prática e rápida.

Utilizando o Klickpages, você consegue ter a sua página pronta para publicar em menos de uma hora. 

Como? É muito simples!  

Nossa ferramenta conta com uma série de templates prontos e já testados no mercado. 

Basta você escolher o seu modelo, editar o texto, a imagem e as cores para deixar a sua landing page com a cara do seu negócio e clicar no botão de publicar.

Viu só como é simples?

Quer saber mais sobre o KP e como ele pode te ajudar? Clique aqui

Mão na massa

Nesse artigo eu te mostrei o por que você precisa de uma landing page específica para os anúncios do Facebook Ads e ainda te dei 7 dicas indispensáveis na hora de criar a sua própria página. 

Agora chegou a sua vez de colocar a mão na massa e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos até aqui.

Gostou desse artigo? Me conta aqui embaixo nos comentários! 😉

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Sobre o Autor

Olá! Me chamo João Pedro, mas todo mundo me chama de João. Faço parte do time de conteúdo aqui do Klickpages e estou sempre buscando novos aprendizados na área de comunicação e marketing. Como todo mineiro, não dispenso um bom café e uma ótima conversa. No meu tempo livre estou sempre antenado nas novidades da cultura pop, atualizando a minha lista de séries, vendo um bom filme, ouvindo o mais novo hit do momento, rindo muito enquanto ouço os meus Podcasts favoritos ou criando alguma teoria sobre o multiverso da Marvel.