Por que investir em marketing de conteúdo: seja o maior especialista do seu mercado

Por que investir em marketing de conteúdo: seja o maior especialista do seu mercado

Se você ainda não sabe por que investir em marketing de conteúdo pode ser vantajoso para o seu negócio, saiba que esse é o melhor jeito para estabelecer a sua autoridade e provar para o público que você é o maior especialista no seu mercado. 

Para você ter uma ideia do que isso significa, imagine que você precisa se consultar com um médico. 

Se dependesse só de você, a sua escolha seria o médico considerado a maior referência na área ou o segundo melhor?

Eu não sei qual é a sua resposta, mas a maioria das pessoas tende a escolher quem elas consideram ser o número um.

Isso também vale para produtos, serviços, na hora de contratar profissionais liberais e no mundo do marketing digital não é diferente. 

Se tiverem a chance de escolher, a maioria das pessoas prefere comprar de quem é referência, quem elas acreditam que podem confiar.

E essa é a grande sacada do marketing de conteúdo.

Se você publicar os tipos certos de conteúdo, na frequência adequada, você pode ao mesmo tempo ampliar e aprofundar a sua audiência. 

Ou seja, você pode atrair muita gente interessada no que você tem a dizer e construir uma relação próxima com esse público. 

Daí essas pessoas passam a enxergar você como o maior especialista no seu mercado e começam a confiar em você, o que pode significar mais vendas para a sua empresa. 

Quer conhecer os conteúdos que você precisa publicar e mais 10 motivos de por que investir em marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio? 

Então, continua aqui comigo até o final deste artigo. 

Mas antes, é importante você saber… 

O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo gratuito, valioso, relevante e consistente para atrair e reter o público-alvo do seu negócio. 

A grande sacada dessa estratégia é que você oferece informação valiosa para a sua audiência. 

Assim você aumenta consideravelmente as chances de se consolidar como uma autoridade no seu nicho de mercado e de quebra aumenta o alcance do seu conteúdo.

Uma fórmula eficiente para criar ou aumentar a sua audiência e educá-la sobre a necessidade do seu produto ou serviço.

Aos poucos essas pessoas passam a ver você e o seu negócio como referência e se sentem gratas pelas informações úteis que o seu conteúdo ofereceu a elas. 

Por isso, quando chega o momento de realizar uma compra no seu segmento, elas tendem a se lembrar da sua empresa e comprar de você. 

Existem diversos motivos para você investir em marketing de conteúdo e eu vou te falar  sobre eles agora. 

Por que investir em marketing de conteúdo: 10 razões que você precisa conhecer 

Por que investir em marketing de conteúdo: 10 razões que você precisa conhecer

O marketing de conteúdo pode ser um verdadeiro coringa dentro da sua estratégia. Se usado corretamente é capaz de trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

Olha só. 

1. Melhora o seu ranqueamento no Google

Existe uma frase no marketing digital que diz o seguinte: o melhor lugar para esconder um corpo é a segunda página do Google.

Você pode gostar ou não dessa brincadeira, mas o fato é 95% dos usuários não chega até a segunda página do buscador. 

Por isso, se quiser que o seu negócio seja encontrado na internet, você precisa estar na primeira página.

É aí que entra o marketing de conteúdo.

O algoritmo do Google considera a produção de conteúdo especializado e relevante como um dos critérios mais importantes na hora de ranquear entre os primeiros resultados.

Isso aumenta muito as chances do seu negócio ser encontrado pelo público certo, ou seja, aquelas pessoas  que realmente podem se interessar pelo que você vende. 

Para você ter uma ideia do tamanho dessa oportunidade, todos os anos são realizadas 2 trilhões de buscas no Google

Mas vale lembrar que esse é um processo gradual que leva tempo para acontecer e você pode aumentar as suas chances de sucesso aplicando técnicas de SEO

Essa sigla significa Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca, como o Google.  

Isso quer dizer aplicar as técnicas certas para conseguir tráfego orgânico dos mecanismos de busca para o seu site.

Se quiser se aprofundar no tema, confira o artigo as 12 principais técnicas de SEO que você precisa saber se quer multiplicar os números da sua página, aqui do blog do KP. 

2. Aumenta o alcance do seu negócio

Além de atrair cada vez mais gente interessada no seu conteúdo, você também pode aumentar o alcance do seu negócio de forma espontânea.

Isso quer dizer que você intensifica as chances de que as suas publicações apareçam para mais e mais gente. 

A maioria das pessoas está na internet por 3 motivos: conexão, diversão e informação. A não ser que o seu negócio seja entretenimento, a melhor chance para que as pessoas encontrem a sua empresa é oferecer informação

Mas não qualquer informação. Você precisa conhecer muito bem o seu público para adequar a sua linguagem e dar exatamente o que ele está buscando. 

As pessoas tendem a compartilhar informações que julgam úteis e interessantes tanto nas redes sociais, quanto com amigos e familiares. 

Isso cria uma verdadeira rede que permite que as suas publicações cheguem para cada vez mais pessoas. 

Outro fato que contribui para aumentar o seu alcance é que as pessoas são naturalmente curiosas.

Por isso, é provável que muitas delas queiram visitar a página do seu negócio ou o seu perfil, caso você seja a cara da sua empresa, para descobrir mais informações.

O que significa mais tráfego inclusive para o seu site de vendas e mais chances de fazer novos clientes. 

3. Diminui os seus custos de marketing

Diminui os seus custos de marketing

Um dos principais motivos para você investir em marketing de conteúdo é que ele custa 62% menos que o marketing tradicional (que está baseado na tentativa de vender produtos ou serviços apenas por meio de anúncios).

Esse processo tradicional tende a não ser tão bem recebido pelos consumidores e consequentemente se torna menos eficiente.

Isso faz com que seja preciso gastar mais dinheiro para conseguir atrair clientes e fechar vendas.     

Para você entender melhor o que esses dados significam, 78% das empresas não estão tão satisfeitas com as taxas de conversão geradas apenas por anúncios de forma isolada. 

Isso significa que se focar apenas em anúncios você pode sim ter bons resultados, mas as chances são que isso vai te custar mais caro do que poderia. 

Pensa comigo, se usar o marketing de conteúdo na sua estratégia você vai atrair pessoas que têm afinidade com o seu negócio mais facilmente.

Essas pessoas começam a se acostumar e criar afinidade com você e o seu negócio. 

Daí, quando você exibir um anúncio para vender, as chances são que isso vai acontecer de forma mais natural e você vai ter um resultado melhor. E essa combinação barateia os seus custos. 

Além disso, se estiver disposto a fazer tudo sozinho, você pode começar a sua estratégia de marketing de conteúdo com pouco investimento financeiro. 

Só que para o seu negócio crescer e ter resultados de longo prazo o ideal é que você construa uma equipe capacitada para te ajudar. 

Para começar, uma ideia que você pode colocar em prática é criar o blog da sua empresa para publicar artigos relacionados ao que você vende, focados no interesse do seu público.

No início você pode fazer uma postagem por semana e aos poucos aumentar esse número, de acordo com as suas possibilidades. 

Por isso, no começo você não precisa fazer um grande investimento financeiro. Mas é preciso que você destine algumas horas da sua semana para isso. 

4. Otimiza os seus esforços de marketing

Uma das grandes sacadas do marketing de conteúdo (e um dos motivos para ele gerar economia para a sua empresa) é que você pode reaproveitar as suas produções. 

Se a sua empresa publica um artigo de blog por semana, você pode tirar trechos dele para colocar nas suas redes sociais ao longo desses 7 dias, por exemplo.

Você também pode aplicar o mesmo princípio para os seus vídeos. Uma única gravação pode ser adaptada para o YouTube, Facebook e IGTV.

Outra ideia é enviar uma newsletter semanal sobre os conteúdo que a sua empresa produziu durante a semana ou mês para a sua lista de emails.

Isso te ajuda a manter um contato mais próximo com a sua audiência e de quebra diminui as chances dos seus emails de vendas serem vistos como indesejáveis pelos provedores, como o Gmail. 

O que significa que você pode aumentar as chances de as suas mensagens chegarem na caixa de entrada dos usuários.

Se mantiver uma frequência adequada de mensagens úteis para a sua lista, quando enviar um email de vendas ele provavelmente vai chegar onde você quer: a caixa de entrada. 

5. Permite educar o mercado sobre o seu produto ou serviço

Se você ainda tem alguma dúvida de por que investir em marketing de conteúdo é importante para a sua empresa, dá só uma olhada nesse dado. 

Mais de 50% dos consumidores afirmam que a leitura de um blog influencia na decisão de comprar ou não um produto. 

Ou seja, se a sua empresa ainda não investe em marketing de conteúdo, você pode estar deixando de fechar até metade das vendas que poderia. 

Isso porque você tem controle sobre tudo que é publicado nos seus canais de comunicação, seja um blog ou um canal no YouTube.

Essa autonomia permite que você ensine as pessoas sobre as vantagens do seu produto, esclareça dúvidas e desperte o interesse pelo que você vende.

6. Aumenta o seu volume de vendas

Atrair mais tráfego para o seu site e construir um relacionamento íntegro e produtivo com a sua audiência também tem uma consequência quase inevitável:

O aumento das vendas da sua empresa.

Isso porque a maioria das pessoas não vai estar pronta para comprar de você logo de cara, quando conhecer o seu produto ou serviço pela primeira vez. 

Muita gente precisa passar por um processo antes de tomar a decisão de compra

Normalmente elas começam esse percurso menos conscientes sobre a necessidade do seu produto e vão evoluindo até se tornarem presentes para a utilidade da compra.

No mundo do marketing esse processo é conhecido como funil de vendas e você pode aprender mais sobre ele no artigo o que é funil de vendas, suas etapas e como criar o seu hoje mesmo

É aí que entra o marketing de conteúdo.  

Ele ajuda as pessoas a perceberem que têm um problema que pode ser resolvido pelo seu produto ou serviço.

Isso cria uma conexão e um sentimento de confiança e reciprocidade, afinal de contas você ajudou a pessoa a identificar um problema e ainda ofereceu uma solução.

Então, essa pessoa tende a querer te retribuir, mesmo que inconscientemente, e quando chegar o momento de comprar, as chances são que ela vai escolher a sua empresa.

7. Te ajuda a ter um ROI positivo

Te ajuda a ter um ROI positivo

Para manter o seu negócio saudável você precisa verificar se os seus investimentos estão dando resultado. 

Uma das métricas mais utilizadas para isso é o ROI, return on investment em inglês ou retorno sobre o investimento em português.

Isso quer dizer avaliar o resultado obtido por um certo investimento, como um anúncio por exemplo.

Uma pesquisa realizada com profissionais de marketing apontou que aqueles que direcionam mais esforços para blogs, um dos canais mais populares em marketing de conteúdo, têm 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo

É como se você pudesse comprar um terreno e tivesse duas opções para escolher. A primeira tem uma probabilidade 13 vezes maior de valorização do que a segunda.

Você até poderia escolher a segunda opção, mas em termos estatísticos o primeiro terreno tem muito mais chances de valer mais do que você pagou por ele.

Isso explica por que investir em marketing de conteúdo pode significar mais lucro para o seu negócio e, consequentemente, mais dinheiro no seu bolso.

8. É essencial para a sua estratégia de inbound marketing 

No universo do marketing digital o inbound marketing é o conjunto de estratégias para atrair potenciais clientes de forma espontânea. 

Por isso ele também é conhecido como marketing de atração. Se quiser saber mais sobre esse assunto, sugiro o artigo inbound marketing: a estratégia que te deixa irresistível para sua audiência, aqui do blog do KP. 

Ao contrário do marketing tradicional, por meio dessa estratégia a empresa não corre atrás de clientes. 

Ela explora outras possibilidades para atrair e consolidar uma audiência, como técnicas de SEO, estratégias em redes sociais e, claro, marketing de conteúdo.

A ideia é despertar o interesse nos possíveis clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo de alto valor voltado para o público-alvo certo. 

Isso quer dizer que para funcionar bem, a sua estratégia de inbound marketing precisa incluir o marketing de conteúdo. 

9. Aumenta a autoridade da sua marca 

Como eu te prometi no começo deste artigo, agora eu vou te falar sobre os tipos de conteúdo e a periodicidade que você precisa publicar para se tornar uma referência. 

Para começar, existem conteúdos capazes de chamar a atenção de muitas pessoas e conteúdos que podem aprofundar o seu relacionamento com elas.

Então, se quiser formar uma audiência grande e profunda para a qual você seja a maior referência no seu campo de atuação, você precisa investir nesses dois tipos de publicação

Eu estou falando de conteúdo raiz e conteúdo nutella. 

Se você ainda não conhece esses termos, calma que eu explico. Conteúdo raiz é um conteúdo denso, de mais de 30 minutos e por isso mesmo mais difícil de ser consumido.

Ele é capaz de aumentar a sua autoridade, já que, convenhamos, apenas um especialista consegue falar com propriedade por mais de meia hora sobre um assunto. 

Já o conteúdo nutella é mais curto e, como o próprio nome sugere, pode ser mais atraente para uma audiência que ainda não te conhece tão bem, além de ser mais fácil de digerir. Ou seja, mais acessível e fácil de compreender. 

Além disso, o nutella deve ser um trecho de um dos seus conteúdos raízes, isso empresta mais credibilidade para o conteúdo e deixa a pessoa com gostinho de quero mais. 

O lance é que quando essa audiênca precisar de uma refeição mais nutritiva, o que significa uma informação mais completa, ela vai recorrer ao seu conteúdo raiz. 

O ideal é que você publique pelo menos dois raízes e sete nutellas por semana. 

Assim você atrai novos públicos constantemente e mantém contato diário com a sua audiência.

Além de aumentar a autoridade da sua marca e as suas chances de vender mais, claro. 

Se quiser saber mais sobre esse assunto, sugiro fortemente que veja o vídeo o conteúdo raiz vs o conteúdo nutella

10. Te ajuda a gerar leads

Para você ter uma ideia de como essa estratégia pode ser eficiente, um estudo mostrou que as marcas que investem em marketing de conteúdo geram 12 vezes mais leads do que as empresas que apostam apenas no marketing tradicional.

Só pra deixar claro, lead é alguém interessado no seu conteúdo que te deu uma forma de contato, como o e-mail, por exemplo. 

Isso faz dele um potencial cliente, alguém que você pode educar para comprar o seu produto ou serviço quando chegar o momento certo.  

Bom, aumentar as suas chances de atrair leads em até 12 vezes é uma ótima notícia, mas não é a única.

As leads geradas com a ajuda do marketing de conteúdo também têm uma probabilidade 5 vezes maior de se tornarem clientes efetivos do seu negócio. 

Porque a real é que nem todas as suas leads vão, necessariamente, se tornar clientes. 

Então, quanto mais você aumentar as chances de isso acontecer, melhor para o seu negócio. 

Produzir conteúdo de primeira  é muito importante para você ter uma boa captação de leads

Mas se você quiser ter ainda mais resultado, precisa escolher as ferramentas certas e é justamente sobre elas que eu vou te falar a seguir. 

Como potencializar a sua captura leads 

Como potencializar a sua captura de leads

Depois de saber por que investir em marketing de conteúdo pode ser vantajoso para o seu negócio, chegou a hora de conhecer a maneira mais eficiente para captar leads. 

Eu estou falando de uma landing page.

Um tipo de página focada em conversão que ajuda o visitante a realizar a ação que você planejou.

Como, por exemplo, te dar uma forma de contato em troca de uma recompensa de alto valor, como um ebook, whitepaper ou webinário

Agora, se você não sabe como criar uma landing page de alta performance, o Klickpages é o seu melhor aliado. 

Com o KP, você consegue criar as suas páginas em apenas 3 passos simples:

  • Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovadas por testes.

  • Divirta-se customizando a sua página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  • Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem. 

Viu como é fácil?!

Conclusão

Conclusão por que investir em marketing de conteúdo

Depois de conferir este artigo, as chances são que você já sabe por que investir em marketing de conteúdo te ajuda a ser o maior especialista do seu mercado e de quebra gerar mais vendas para o seu negócio.

Isso porque você descobriu quais são os conteúdos que não podem faltar na sua estratégia e com que frequência é preciso publicá-los. 

Além disso, eu te mostrei os 10 principais motivos para você investir em marketing de conteúdo. 

Como a chance de gerar 12 vezes mais leads para o seu negócio e, o melhor, com uma probabilidade 5 vezes maior de elas se tornarem seus clientes. 

Outra razão por que você precisa investir em marketing de conteúdo é que essa estratégia aumenta as suas chances de aparecer na primeira página do Google e atrair mais tráfego para as sua páginas. 

E aí. Qual é o melhor motivo para investir em marketing de conteúdo, na sua opinião?

Me conta aqui nos comentários. 😉

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Sobre o Autor

Adriana Carvalho

Apesar de ter os dois pés bem plantados na realidade, adoro me transportar para os universos da fantasia como Nárnia, Terra Média e Hogwarts. Sou apaixonada por viagens, livros, filmes e pessoas, não necessariamente nessa ordem (hahahaha). No time de conteúdo do Klickpages, escrevo sobre empreendedorismo e marketing digital porque acredito no poder das histórias.

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