Live no Instagram: fale com o seu público em apenas 3 cliques

Live no Instagram: fale com o seu público em apenas 3 cliques

Instagram live é o jeito mais simples e rápido que você vai encontrar de se conectar com o seu público.

Pode parecer pretensioso, mas não é. Pense nos canais que você usa para falar com os seus atuais e potenciais clientes.

Para escrever um texto para blog, você precisa fazer pesquisa, montar um esqueleto, escrever, procurar imagens, revisar.

Para mandar um email, tem que pensar numa chamada para o campo de assunto que faça as pessoas quererem clicar, depois escrever, revisar.

Para postar um vídeo no seu canal do Youtube, você tem que gravar, editar, fazer o upload do arquivo.

E todas essas formas de conversar com o público são excelentes, mas tem dias que você pode olhar para todo o trabalho que dá e querer algo mais simples.

Eu confesso que, às vezes, eu tenho essa vontade.

Tem dias que tudo que a gente quer é facilidade. Principalmente quando se está começando e ainda não tem muito domínio das coisas.

Eu não sei se esse é o seu caso, mas mesmo se não for, a forma mais fácil e rápida que você tem de falar com o seu público é uma live no Instagram.

Porque com apenas 3 cliques você consegue fazer isso.

Não tem todo aquele negócio de ficar configurando as coisas, não precisa entender muito de tecnologia.

Basta você ter um smartphone, uma conta no Instagram e conexão de internet. Só isso.

As pessoas dizem que a vantagem de ter um negócio digital é que você pode trabalhar de qualquer lugar.

E com as lives no Instagram você pode se comunicar com o seu público de realmente qualquer lugar. Seja no aeroporto, dentro do uber, num hotel fazenda ou na praia…

Não importa. Se você um smartphone e internet, você já tem tudo o que precisa. E o restante, pode deixar que eu te explico aqui.

Neste artigo, eu vou te mostrar quais são os 3 cliques que você precisa dar para se conectar com a sua audiência da forma mais fácil e rápida possível.

E além disso eu vou de mostrar quais são as vantagens desse recurso para o seu negócio e te dar 10 dias para levar a sua live no Instagram para o próximo nível.

Mas antes disso, eu preciso te explicar exatamente o que é uma live no Instagram.

O que é Instagram Live?

O que é Instagram Live?

De forma simples, é o recurso do Instagram para fazer transmissões de vídeo ao vivo.

Ou seja, ao invés de gravar um vídeo e depois publicá-lo, a sua audiência pode te acompanhar em tempo real.

Esse recurso já existia em outras redes sociais (como o YouTube) há mais tempo, mas só chegou no Instagram em 2016.

E desde então, já passou por várias melhorias que abriram novas possibilidades.

Como por exemplo, no começo, as pessoas só podiam assistir às transmissões enquanto estavam sendo gravadas. Hoje em dia, é possível salvar e compartilhar as lives nos stories depois de finalizá-las.

Além disso, esse recurso apresenta diversas vantagens e se engana quem acha que só é útil para celebridades e digital influencers.

Como eu vou te mostrar agora, os negócios têm muito a ganhar fazendo transmissões ao vivo.

Por que você deve fazer lives no Instagram?

Por que você deve fazer lives no Instagram?

O Instagram é uma das principais redes sociais no Brasil, tanto pela popularidade como também pelas possibilidades de negócio.

Só para você ter uma noção, mais de 80% dos usuários seguem alguma empresa ou marca na plataforma. E pelo menos a metade já comprou um produto ou contratou um serviço que conheceu através do Instagram.

Se você está de olho nessa rede social para aumentar o alcance e as vendas do seu negócio, está fazendo a coisa certa.

E as transmissões ao vivo podem contribuir muito para a sua estratégia de marketing.

Para te provar isso, eu separei aqui as 4 principais razões pelas quais você deve fazer live.

1. Aumenta o engajamento com os seus seguidores

Uma das métricas mais importantes atualmente nas redes sociais é o engajamento.

Porque é por meio dele que o algoritmo do Instagram decide quem vai aparecer primeiro no feed e nos stories de cada usuário. E também quem quase nunca vai aparecer.

É como uma lista de prioridades, quando você tem muita coisa para fazer e provavelmente não dará tempo de fazer tudo, você precisa definir o que é mais importante para concluir logo.

E é isso o que o algoritmo do Instagram faz por todos os usuários. Ele define o que é mais importante e vai aparecer primeiro pelo nível de engajamento.

Se é uma conta que o usuário interage muito com curtidas e comentários, ela tende a ter prioridade em relação às outras.

E isso acaba gerando um ciclo virtuoso. Quanto mais se curte, mais aparece e aí aumentam as chances do conteúdo receber mais curtidas e aparecer para outros seguidores.

Uma das formas de aumentar o engajamento para entrar nesse ciclo virtuoso é por meio das lives.

Por ser um conteúdo altamente interativo e que ativa alguns gatilhos mentais (eu vou te explicar melhor sobre isso no próximo tópico), elas tendem a melhorar o nível de engajamento dos seguidores com o perfil do seu negócio.

2. Ativa os gatilhos mentais da urgência e da exclusividade

Os gatilhos mentais são mecanismos usados pelo nosso cérebro para tomar decisões de forma mais rápida.

Afinal de contas, seria improdutivo se tivéssemos que pensar em cada uma das escolhas, desde as mais triviais até as de fato importantes, que fazemos no nosso dia-a-dia.

Os gatilhos são usados no marketing há algum tempo já para acelerar o processo de tomada de decisão.

Por exemplo, você provavelmente conhece pessoas que decidiram comprar um produto por causa de uma oferta de tempo limitado. Talvez nem fosse o melhor momento para fazer aquela compra, mas era uma oportunidade única.

As transmissões ao vivo podem ativar alguns desses gatilhos, principalmente o da urgência e o da exclusividade.

Como assim?

Então, se você cria um conteúdo que está disponível on demand, ou seja, a pessoa pode ir lá qualquer hora e assistir, pode ser que ela deixe para ver depois e acabe se esquecendo.

Lembra que eu acabei de te falar que engajamento é importante? Se a pessoa não vê, ela não engaja e com isso você pode acabar perdendo espaço no Instagram.

Porém quando você faz uma live, não existe essa certeza de que o conteúdo estará lá disponível depois. Ou seja, o seu seguidor precisa assistir naquele momento ou correr o risco de não ver nunca mais.

Se você gera conteúdo de qualidade, seus seguidores não vão querer perder. E isso vai gerar mais engajamento.

O outro gatilho mental, o da exclusividade, faz com que os seus seguidores desejem assistir e participar da sua live, porque assim poderão obter informações que eles não terão acesso em nenhum outro lugar.

Como, por exemplo, um desconto exclusivo ou o anúncio de um novo produto em primeira mão só para quem está assistindo a live.

3. Produção de conteúdo de valor

Conteúdo de valor funciona praticamente como uma moeda de troca dentro do marketing digital.

As empresas e marcas oferecem algo de valor para o público-alvo e em troca conseguem o contato de email, por exemplo.

Assim, as empresas conseguem educar os seus potenciais clientes sobre a necessidade do produto ou serviço que eles oferecem e fechar mais vendas.

Um dos formatos de conteúdo que mais engaja as pessoas é o vídeo, porém muitos empreendedores não têm facilidade de ficar na frente da câmera.

Eu mesmo já passei por isso. No começo, eu gravava os vídeos de óculos escuro e dirigindo para não ter que lidar com a câmera.

Mas fazer uma live no Instagram pode ser tão simples como explicar algo que você já sabe para um amigo ou conhecido, o que torna tudo mais confortável para quem está em frente às câmeras.  

E isso pode render um material muito bom com conteúdo de valor para o seu público.

Depois de terminada a live, você pode publicar o vídeo todo ou então editar e separar os melhores trechos para publicar em outro momento.

Independente do que você escolher, dos dois jeitos você vai ter produzido mais conteúdo de valor para oferecer para a sua audiência.

4. Tem baixo custo

Se você está achando que para fazer uma transmissão ao vivo precisará gastar muito dinheiro e arrumar equipamentos sofisticados, eu tenho uma excelente notícia para você.

Tudo o que você precisa para começar uma live no Instagram é de um smartphone, conexão com a internet e o conhecimento que você tem sobre a sua área de trabalho.

Apenas isso.

Coisas que você provavelmente já tem.

Como fazer uma live no Instagram: passo-a-passo

Como fazer uma live no Instagram

Fazer uma live no Instagram é mais simples que em qualquer outra rede social ou plataforma.

Eu sei que também dá para fazer transmissão ao vivo no Facebook ou no YouTube usando apenas o aplicativo.

Mas você precisa fazer algumas configurações e passos a mais. Enquanto no Instagram com apenas 3 cliques você já está ao vivo.

É ideal para quem está começando e ainda não tem muita experiência nessa área, porque como eu vou te mostrar, não precisa se preocupar com muitas configurações e detalhes.

O aplicativo já cuida de praticamente tudo por você.

Mas isso não quer dizer que esse recurso deve ser ignorado por quem já tem experiência com transmissões ao vivo em outras plataformas.

Pois a praticidade e versatilidade oferecidas pelo Instagram podem ser uma mão na roda em diversas ocasiões.

O passo-a-passo que eu vou te explicar é bem simples e intuitivo. Olha só.

Passo 1

Abra o Instagram no perfil do seu negócio e clique na passo 1 no canto superior esquerdo como se fosse fazer um story ou arraste a tela para a direita.

Passo 2

Selecione a opção Ao vivo na parte inferior da tela.

Passo 2

Passo 3

Quando estiver tudo pronto para começar, clique em Transmitir ao vivo.

Passo 3

O Instagram vai verificar a sua conexão de internet e, quando estiver tudo pronto, ele vai te avisar.

Aí é só começar a interagir com o seu público.

Passo 3

Passo 4

Quando você quiser finalizar a live, clique em Encerrar no canto superior direito.

Antes de parar de transmitir, o Instagram vai confirmar se você quer mesmo encerrar a live, para evitar que você faça isso por engano.

Passo 4

Passo 5

Pronto. Agora é só você decidir se quer compartilhar o vídeo nos seus stories pelas próximas 24 horas ou não.

Ainda nessa tela, você também tem a opção de salvar o vídeo no seu celular antes de compartilhá-lo ou descartá-lo.

Passo 5

Quais são os recursos disponíveis nas lives do Instagram?

Quais são os recursos disponíveis nas lives do Instagram?

Agora que você já entende o passo-a-passo básico de como fazer, eu quero te mostrar quais são as configurações e recursos que você pode usar para melhorar a experiência das suas lives.

Fixar comentários

Durante a transmissão, a sua audiência pode deixar comentários para interagir com você e com as outras pessoas que estão assistindo.

Conforme vão surgindo novos comentários, os antigos vão subindo na tela até desaparecer ( você ainda pode voltar neles usando a barra de rolagem).

Mas se tiver algum que você queira manter visível durante toda a live, você pode fixar esse comentário clicando e segurando nele.

Para desafixar um comentário é só repetir o mesmo procedimento de clicar e segurar.

Desativar comentários

Se por algum motivo, você não quiser receber comentários durante a live, você pode simplesmente desabilitá-los.

Para isso é só clicar nos … na barra de comentários, durante a transmissão, e selecionar desativar comentários.

Desativar comentários

Filtrar comentários

Os filtros de comentários que estão ativos na sua conta também funcionam para as lives.

Isso significa que você pode bloquear comentários com conteúdos ofensivos ou que contenham determinadas palavras-chave.

Para fazer isso, acesse as configurações do perfil do seu negócio no Instagram, vá em Controle de comentários e configure os filtros.

Compartilhar imagens do celular durante a live

Você pode compartilhar imagens que estão no seu celular durante a transmissão.

Para fazer isso é só clicar no quadradinho no canto inferior direito da tela e selecionar a imagem que será compartilhada.

Para remover a imagem da tela é só selecionar a opção de não usar nenhuma imagem.

Compartilhar imagens do celular durante a live

Compartilhar perguntas feitas em stories recentes

Você já viu o recurso dos stories de postar uma caixa onde as pessoas podem enviar perguntas para você responder depois?

Pois é, essa ferramenta pode ser bastante útil na hora de preparar e fazer as suas lives.

No dia anterior você pode, por exemplo, pedir para os seus seguidores enviarem as perguntas que eles querem ver respondidas na transmissão.

E na hora da live é só você clicar no ícone da carta com uma interrogação no meio e selecionar a questão que você quer compartilhar na tela enquanto está respondendo.

Convidar outra pessoa para fazer parte da sua live

Numa das atualizações mais recentes, o Instagram adicionou a possibilidade de convidar outra pessoa para participar da transmissão com você.

Esse vídeo do próprio aplicativo mostra como é muito simples fazer isso.

10 dicas para deixar suas lives incríveis

10 dicas para deixar suas lives incríveis

Para fazer lives de sucesso e engajar o público, não basta apenas conhecer o passo-a-passo e ter algumas ideias do que fazer.

Isso é o básico.

Se você quer saber o que é preciso para fazer transmissões incríveis, continua comigo que eu vou te mostrar 10 dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

1. Saiba quando os seus seguidores estão online

A verdade é que não existe um horário ideal para fazer live. O melhor momento é quando os seus seguidores estão online.

E isso pode variar de público para público, pois depende muito da rotina das pessoas e os horários que elas acessam a internet.

Para descobrir isso você precisa entender quem é a sua persona, o cliente ideal para o seu negócio.

Essa informação vai te dar uma noção sobre a rotina do seu público e os prováveis horários que ele está online.

Outra forma de descobrir o horário ideal é analisar os insights do Instagram sobre os seus seguidores.

Essa opção se encontra disponível para quem tem um perfil comercial no aplicativo e te mostra dados como quando o seu público está acessando o Instagram, a faixa etária e o gênero.

Você também deve fazer testes e gravar lives em dias da semana e horários diferentes para ver quais são os que têm mais audiência.

2. Tenha frequência e consistência

Se você quer que o seu público continue sempre voltando para assistir às suas transmissões e conseguir novos seguidores, você precisa ter frequência e consistência.

Ou seja, você não pode simplesmente fazer live de vez em quando.

Você precisa definir uma frequência, seja uma vez na semana, uma vez a cada quinze dias… De forma que o seu público possa esperar pelo próximo encontro e já deixar marcado na agenda.

Para te ajudar a se organizar melhor, você pode criar um calendário editorial antes de fazer a primeira e definir os dias que você vai fazer as transmissões e quais serão os temas abordados.

Assim, você cria um compromisso com você e com o seu público.

3. Divulgue

O Instagram envia uma notificação para os seus seguidores assim que você começa a transmissão.

Mas a melhor forma de garantir que eles estarão lá para te ver é divulgar com antecedência.

Se o seu público sabe qual dia e horário você estará ao vivo, eles poderão se planejar para estarem livres e te acompanhar.

Por isso ter um calendário de transmissão definido é importante. Pois, assim, você pode aproveitar o final da live para avisar para sua audiência quando será a próxima.

Além disso, uma boa ideia é usar as outras redes sociais do seu negócio para divulgar tanto com antecedência quanto no dia.

4. Planeje o conteúdo da transmissão

Planeje o conteúdo da transmissão

As pessoas acompanham transmissões ao vivo porque o conteúdo de alguma forma gera valor, seja informativo ou de entretenimento.

E a melhor forma de garantir que você vai entregar um bom conteúdo é fazendo um planejamento antes.

Assim, você consegue definir quais pontos serão abordados, o que está bom e o que pode ser melhorado e até como controlar o seu tempo.

As lives no Instagram têm limite de duração de uma hora e depois disso são automaticamente encerradas.

Ou seja, você precisa se preparar para que o conteúdo não ultrapasse esse tempo ou deixar a sua audiência avisada de que você vai encerrar aquela transmissão e começar uma nova em seguida para dar continuidade.

5. Cuide do ambiente e da iluminação

Como uma das principais características das lives no Instagram é a praticidade, você não precisa se preocupar em ter toda uma estrutura de iluminação.

Mas também não vale fazer uma transmissão de madrugada num quarto escuro. 😛

Se você for gravar durante o dia, use luz natural de janelas e varandas a seu favor.

Porém se o horário ideal para você for à noite, certifique-se de que a iluminação do local onde você for gravar é suficiente para que o seu público possa te ver com clareza.

Em relação ao ambiente, dê preferência a locais mais silenciosos, assim o som fica melhor. E deixe o lugar organizado para passar uma boa imagem para os seus seguidores.

Ah, e se você é como eu e gosta de ter pelo escritório quadros com metas e informações importantes para mim e minha equipe, mas que são sigilosas, verifique antes se nada disso vai aparecer no fundo da imagem.

6. Se apresente

Assim que começar a live, pode demorar alguns minutos até que a sua audiência comece a te assistir. Ou seja, não dá para entrar de cara no assunto que pretende abordar.

Aproveite esse tempo para se apresentar, falar brevemente sobre você e o seu negócio.

Assim, quem ainda não te segue mas está acompanhando a sua transmissão, pode te conhecer melhor.

7. Interaja com a audiência

Como eu te falei no início, uma das grandes vantagens das lives no Instagram é o alto índice de interatividade e engajamento.

Para se aproveitar disso é importante que você se comunique com a sua audiência. Converse com quem está te assistindo, faça perguntas, responda comentários.

Isso pode fazer com que as pessoas permaneçam te assistindo por mais tempo e aumente o nível de engajamento.

8. Dê informações exclusivas

No passo-a-passo eu te mostrei como você pode compartilhar por 24h ou descartar a transmissão depois de finalizá-la.

Essas opções te dão a possibilidade de passar informações exclusivas, como um cupom de desconto para quem assistiu ou o lançamento de um produto.

Mesmo que você opte por compartilhar nos stories, a live ficará disponível por apenas um dia.

Ou seja, você pode usar o gatilho mental da exclusividade a seu favor para aumentar a sua audiência.

9. Faça uma CTA

As lives podem e devem ter um objetivo estratégico, seja engajar seguidores, gerar mais tráfego para o site ou blog do seu negócio, gerar leads qualificadas ou até mesmo vender um produto ou serviço.

E uma das melhores formas de dizer para a sua audiência o que você espera dela é com uma chamada para ação (CTA).

A CTA pode ser feita de forma direta. Por exemplo, no final da live você pede para o seu público te seguir em outras redes sociais ou acessar o blog do seu negócio.

Ou, então, você pode fazer de forma indireta, por meio de um comentário fixado no topo com a CTA.

10. Transforme a sua audiência em clientes

Transforme a sua audiência em clientes

O primeiro passo para transformar a sua audiência em clientes é a geração de leads.

Uma lead é um cliente em potencial, uma pessoa que já demonstrou ter algum interesse no que o seu negócio pode oferecer.

Alguém que acompanha as suas lives é uma pessoa potencialmente interessada no seu produto ou no seu serviço.

O que falta para convertê-la em lead é conseguir o email dela. E a melhor forma de você alcançar isso é oferecendo algo de valor em troca.

Você pode, por exemplo, fazer uma CTA convidando as pessoas para cadastrarem o e-mail numa landing page e receber lembretes para participar da próxima live.

Se você não sabe como criar uma landing page otimizada para a captura de email, o  Klickpages é a ferramenta ideal para você.

São apenas três passos para criar a sua:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Instagram live Conclusão

O Instagram live é um recurso para fazer transmissões de vídeo ao vivo dentro do próprio aplicativo.

Ele oferece vários benefícios para o seu negócio como, por exemplo, aumentar o engajamento com os seguidores e a entrega de conteúdo de valor.

Neste artigo, eu te mostrei o passo-a-passo para fazer uma live e os recursos e configurações disponíveis no aplicativo para melhorar a experiência da transmissão.

Além disso, eu te dei 10 dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de fazer uma live de sucesso.

E você, o que achou desse recurso? Me conta aí nos comentários 😉

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.