Instagram Insights: o que é, como usar e quais são seus benefícios

Instagram Insights: o que é, como usar e quais são seus benefícios

O Instagram Insights é a prova de que algo bom pode ficar ainda melhor.

Se você ainda não o utiliza na estratégia de marketing da sua empresa, está mais do que na hora de conhecer seus detalhes e benefícios.

Como há mais de 800 milhões de usuários mensais nela, isso representa muita gente disposta a conhecer e se aproximar de suas marcas favoritas.

Nesse contexto, o Instagram Insights é um recurso que torna a plataforma ainda mais especial para os negócios.

Ele pode ajudar você a usar seu perfil comercial na rede social como uma ferramenta poderosa para atingir aos seus objetivos estratégicos.

Porém, antes que qualquer meta possa ser alcançada, você precisa entender bem o que é o Instagram Insights, como usar e como escolher as métricas que correspondem aos seus objetivos.

Só então será possível otimizar a sua estratégia e postagens para que esteja próximo daquilo que deseja alcançar.

É por isso que, neste artigo, você terá um guia completo sobre o Instagram Insights e os passos necessários para explorar ao máximo o seu potencial.

Boa leitura!

O que é o Instagram Insights?

O que é o Instagram Insights?

Instagram Insights é um recurso da própria rede social que permite àqueles que têm uma conta empresarial acessarem uma série de dados analíticos de forma gratuita, tendo a partir daí informações poderosas sobre o desempenho de suas publicações.

Como em marketing a mensuração de resultados é parte essencial para o aprimoramento das estratégias, estamos falando de uma ferramenta com possibilidade real de qualificar suas ações na rede social.

E o melhor: qualquer um pode fazer uso dela, como iremos explicar a seguir.

O que é necessário para usar o Instagram Insights

O que é necessário para usar o Instagram Insights

Se você gerencia uma conta do Instagram para a sua empresa, provavelmente já sabe sobre a opção de análise que a própria rede social oferece a todas as contas empresariais, certo?

Sendo assim, vamos explicar de forma breve como acessá-las, aumentando a sua familiaridade com o recurso.

Para usar o Instagram Insights, você precisa basicamente de três coisas: um dispositivo móvel, conexão à internet e o aplicativo da plataforma instalado no dispositivo.

Porém, o primeiro passo é transformar a sua conta em perfil comercial.

Não sabe como?

Basta abrir o seu perfil, clicar no ícone da engrenagem para abrir o menu de configurações e selecionar a opção "Alternar para um perfil comercial".

Feito isso, conecte o seu Facebook, selecionando a página que você deseja associar ao seu perfil comercial no Instagram na lista daquelas das quais você é administrador.

A partir daí, você passará pelo processo de configuração do novo perfil da sua empresa e verá o ícone Instagram Insights (parece um gráfico de barras) no canto superior direito.

Pronto! Agora é só começar a usar esse recurso a favor do seu negócio.

Como usar o Instagram Insights?

Como usar o Instagram Insights?

O Instagram Insights oferece às empresas a oportunidade de aprender mais sobre os seus seguidores e usar essas informações para qualificar as suas ações de marketing de forma geral.

Depois de alternar a sua conta para um perfil comercial, é hora de começar a conhecer suas métricas.

Existe um punhado de ferramentas analíticas para você escolher dentro desse recurso.

Então, cabe a pergunta: afinal, quais métricas realmente valem a pena serem mensuradas?

Antes de tudo, é importante saber que os insights podem ser divididos em três categorias principais: baseados nas atividades do perfil, no conteúdo e no público.

Para ajudar você a começar, abordaremos agora algumas métricas importantes que devem ser levadas em consideração no uso do recurso.

Atividade

Embora os perfis do Instagram sejam bastante limitados em comparação com outras redes sociais, existem métricas principais que você pode usar para acompanhar as atividades na sua conta.

Veja a partir de agora quais são elas:

Visitas ao perfil

Nem todos os usuários irão necessariamente seguir sua conta.

Mesmo assim, você ainda pode acompanhar quantas visitas ao perfil você teve, além de poder fazer um comparativo com a semana anterior.

Ao analisar essa métrica, você consegue ter uma ideia do interesse geral no seu negócio e no seu perfil por parte do público visitante.

Impressões

Basicamente, as impressões de uma determinada postagem no Instagram correspondem ao número total de vezes que a postagem foi visualizada.

As visualizações podem ser provenientes do feed direto que os usuários estão percorrendo ou de “estranhos” vindos das pesquisas na guia “Explorar”.

Vale lembrar que essa métrica é útil para conhecer as visualizações gerais, mas ela não fornece informações sobre como o seu público interagiu com uma determinada postagem.

Por isso, entenda que aquilo que ela revela é, de certo modo, limitado.

Alcance

Já o alcance segue linha parecida com a das impressões, mas um pouco diferente: ele é definido pelo número total de visitantes únicos que viram a sua postagem.

Isto é, enquanto as impressões correspondem ao número total de vezes em que ela foi visualizada, o alcance indica o número total de perfis que a visualizaram.

É uma boa métrica para analisar, pois permite identificar o tamanho real do seu público, uma vez que ter a mesma pessoa vendo um mesmo post repetidas vezes não significa necessariamente mais sucesso.

Cliques no site

A descrição do seu perfil é o único local onde você pode inserir um link para direcionar diretamente os seus seguidores para alguma página externa.

Por ter essa característica, é um campo que merece toda a sua atenção.

Ter a seu URL mais destacada aqui pode ser a chave para levar tráfego de peso para o seu website.

Lembre que o ideal é escolher a página mais importante, aquela que você deseja que o seu público visite.

Conteúdo

Instagram Insights Conteúdo

O conteúdo das suas postagens em si também precisa ser levado em consideração ao analisar a sua estratégia como um todo.

O Instagram permite o compartilhamento de imagem e vídeo, certo?

Tanto um formato quanto o outro estão sujeitos a algumas variáveis que influenciam no desempenho da publicação, como a paleta de cores, o layout visual, a legenda, o filtro, entre outros.

Felizmente, a análise de conteúdo pode fornecer informações sobre quais postagens estão funcionando bem e, a partir daí, você consegue analisar quais variáveis individuais estão com bom desempenho e quais precisam de ajustes.

Vamos falar mais detalhadamente sobre cada tipo de conteúdo oferecido à sua audiência.

Publicações

O Instagram Insights permite que você visualize dados de várias postagens de uma só vez ou analise as métricas de cada postagem individualmente.

Dentre as métricas que você pode explorar nessa categoria, estão:

  • O número de likes e comentários do post

  • O número de usuários ou contas que salvaram um post

  • O número de ações que os usuários realizaram em seu perfil, como clicar no link do site ou seguir você.

Além disso, ainda há uma lista contendo os posts com melhor desempenho, classificados pelo número de impressões nos últimos 30 dias.

Stories

Você pode acessar insights de suas histórias a partir da página inicial do Insights ou diretamente de uma postagem individual.

Vale a pena explorar esse recurso.

A partir dele, você pode ver quantas pessoas tocaram para avançar ou retornar uma história, assim como quantas responderam diretamente uma história, quantas abandonaram a narrativa, entre outros dados preciosos para otimizar sua estratégia.

Por exemplo, se o número de pessoas que tocaram para voltar para a história anterior é alto, isso significa que seu conteúdo despertou interesse suficiente no seguidor a ponto de fazê-lo voltar e conferir novamente aquele conteúdo.

Promoções

Você encontrará a seção "Promoções" na parte inferior da página inicial do Instagram Insights.

Nela, como o nome indica, você gerencia todas as suas promoções na rede social.

Isso inclui criar novas, ver aquelas que estão ativas e também conferir as anteriores.

Basta tocar em uma promoção para identificar as visitas ao perfil, o número de pessoas que a visualizaram e o total de impressões, assim como dados demográficos do público-alvo e a quantidade de investimento financeiro nela, por exemplo.

Público

Instagram Insights Público

Nem seria necessário dizer, mas não custa repetir: seu público é peça fundamental para o desenvolvimento dos seus negócios e alcance das metas planejadas.

Tendo isso em mente, confira quatro das principais métricas sobre sua audiência que irão te ajudar a conhecê-la a fundo e expandir os negócios.

Faixa etária

Você já deve saber que, para garantir o sucesso das estratégias de marketing digital, as empresas precisam criar personas com as características essenciais do seu público-alvo ideal, certo?

E, entre elas, a faixa etária é uma das mais importantes, pois permite usar o tom de voz adequado nas suas publicações, entre outros benefícios.

Assim, com o Instagram Insights, você pode ver a faixa etária exata do seu público na plataforma para melhor alinhar sua abordagem comercial e sua estratégia de conteúdo.

Se você notar através das métricas que a sua estratégia não está alinhada com a sua persona, talvez seja necessário alterar o tipo de imagem ou o tom de suas postagens para que elas se tornem consistentes com as suas metas.

Gênero

Juntamente com a faixa etária, o gênero é um das características que mais agregam informações sobre o seu público.

E é muito fácil descobrir mais esse dado sobre a audiência do seu perfil.

Na mesma área do Instagram Insights, é possível ver a proporção de cada gênero do seu público.

Por exemplo, ele pode mostrar que seu público é composto por 60% de mulheres e 40% de homens.

Tente notar também se essa proporção está semelhante ao que revelam os demais canais.

Assim, você consegue identificar se o seu conteúdo está atingindo o mesmo público-alvo em outras plataformas.

Principais localizações

A localização exibe as principais cidades e os principais países da sua audiência, ou seja, ela mede em que áreas do planeta a sua empresa é mais popular.

Essa métrica é definitivamente mais útil para algumas empresas do que para outras, pois algumas podem depender completamente do fator localidade para o sucesso dos seus negócios, como hotéis, atrações turísticas e estabelecimentos de varejo, por exemplo.

Seguidores

Basicamente, o número de seguidores é a primeira impressão que o público tem da sua conta.

Por isso, podemos dizer que ele é uma das métricas mais importantes em todo o Instagram.

Mensurar quantos seguidores você ganhou ou perdeu na última semana, bem como os horários do dia em que seus seguidores estão usando a plataforma, pode ser altamente benéficos ao planejar as próximas postagens.

Mas lembre que, ao invés de se esforçar para ganhar o maior número de seguidores possível, concentre-se atrair o tipo certo de seguidores para o seu negócio.

Faz toda a diferença.

Quais são os benefícios do Instagram Insights?

Quais são os benefícios do Instagram Insights?

Agora que utilizar o Instagram Insights já não é mais nenhum mistério para você, chegou a hora de falar com mais ênfase sobre as principais vantagens da ferramenta.

E elas não são poucas.

Os dados nos permitem tomar decisões melhores e mais inteligentes para nossos negócios e nosso público, não concorda?

Sendo assim, sem análises, um post no Instagram é apenas mais um em meio à grande desordem de todos os outros milhões de fotos.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos benefícios do Instagram Insights para a sua empresa.

Confira!

1. Conhecer melhor os seus seguidores

Tendo em mãos dados como gênero, faixa etária e localização, você consegue ter uma noção mais aprofundada sobre quem são os seus seguidores e também como eles se comportam dentro do Instagram.

Isso acaba sendo benéfico para ambos os lados, já que você consegue alinhar seu conteúdo com as expectativas do público, o qual acaba consumindo conteúdo sempre de qualidade e voltado aos seus interesses e necessidades.

Além disso, sabendo em quais localidades sua marca é mais popular, você consegue planejar melhor uma possível expansão da empresa, se for o caso.

2. Saber qual é o alcance dos seus posts

O Instagram Insights possibilita fazer comparações entre seus posts para que você avalie o desempenho de cada um e identifique quais temas e tópicos geram mais engajamento dos seguidores.

Isso confere informações poderosas para definir os próximos passos da estratégia de publicações.

Outro ponto positivo é que, ao analisar esses dados, você também consegue identificar quando seus seguidores estão mais ativos e quais o melhores horários para postar no Instagram e se manter relevante no feed de cada um.

3. Entender o comportamento da sua audiência

Entender como o seu público se comporta e interagem com as suas publicações é essencial para conseguir planejar uma boa estratégia de conteúdo.

Nesse contexto, a métrica do engajamento ajudar a analisar o comportamento da sua audiência, juntando o número de likes, comentários e pessoas que salvaram o post.

Essas marcações para salvar o post permitem identificar qual o tipo de conteúdo está mais chamando atenção, engajando e satisfazendo os seguidores.

A partir daí, a regra é clara: invista no que dá mais resultado, sem medo de errar.

4. Verificar como estão reagindo às Stories

Instagram Insights Verificar como estão reagindo às Stories

É cada vez mais comum o uso do Instagram Stories como parte integrante da estratégia de redes sociais.

Se você ainda não utiliza o recurso, está mais do que na hora de pensar a respeito.

Isso significa que quem cria conteúdo precisa conhecer muito bem os dados e estatísticas dos seus Stories se estiverem pensando em incluir mais esse recurso em um campanha.

Basta tocar em "Ver mais" na página "Insights" e você terá a opção de visualizar e filtrar as impressões de todas as histórias que postou durante o período de 24 horas, 7 ou 14 dias.

Basicamente, você visualiza métricas como:

  • Toques para avançar: quantas pessoas estão tocando para pular para a próxima história

  • Toques para voltar: quantas estão tocando para assistir novamente à história anterior

  • Deslizadas: quantas pessoas estão pulando completamente para as histórias do próximo perfil

  • Saídas: quantas pessoas estão abandonando sua história

  • Respostas: quantas pessoas estão respondendo e interagindo com um história.

E cá entre nós: faz toda a diferença saber como o público está reagindo às nossas estratégias, não é mesmo?

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Instagram Insights Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Que tal usar o link na descrição do seu perfil no Instagram para capturar leads?

Você pode levá-lo dali a uma página especial do seu site, onde promove abordagens mais direcionadas.

Pode ser um convite para assinar uma newsletter, receber novidades por e-mail, baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito.

Seja qual for a ação, caprichar na landing page aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

Para isso, o Klickpages é a ferramenta ideal.

Veja os três passos para criar a sua:

  1. Escolha seu modelo: conheça opções de alta conversão comprovada por testes.

  2. Customize a página: feita a escolha, edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: ao final, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Instagram Insights Conclusão

Neste artigo, vimos que o Instagram Insights ajuda as empresas a aprender mais sobre os seus seguidores, melhorar seu conteúdo e influenciar de forma positiva na tomada de decisão do consumidor.

Se você investe em uma estratégia digital e publica nessa rede social, não deixe de mensurar os resultados obtidos.

Reserve um tempo para definir seus objetivos de negócios e aplique o conjunto certo de métricas para medir o desempenho e fazer melhorias.

Mas vale lembrar que esses insights representam apenas uma fração do panorama geral.

Depois de entender o que pode ser rastreado em um nível básico, é importante começar a analisar fatores mais avançados, como desempenho de hashtag e tendências por períodos mais longos.

Se você já usa o Instagram como parte da sua estratégia de marketing, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários sua experiência e estratégias.

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.