A importância do Marketing Digital em 2018: 7 benefícios para empresas

Quem quer ser visto e notado na internet reconhece a importância do marketing digital.

E você, como se posiciona na web?

Quais as suas estratégias e ações para chegar ao público-alvo e atrair a sua atenção?

Se não tem as respostas ainda, não se preocupe.

Neste artigo, você vai conferir tudo o que precisa para fazer do próximo ano um marco.

Afinal, a importância do marketing digital para o crescimento das empresas aparece não apenas em visibilidade, como também nos seus resultados financeiros.

É sobre isso que iremos conversar a partir de agora.

E você não vai ver apenas benefícios do marketing para a empresa.

O que iremos mostrar é um verdadeiro guia para colocar as suas ações em prática.

Interessado?

Então, vamos lá!

1. Garantir uma forte presença na internet

Você sabia que o Brasil é o terceiro país do mundo que passa mais tempo navegando na internet?

Além disso, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2016, cerca de 54% dos domicílios tem acesso à internet.

Muitos deles graças aos smartphones.

Obviamente, fica clara a importância de investir em marketing digital e garantir uma presença forte e ativa no mundo virtual, não concorda?

Isso porque, com o avanço da tecnologia e com cada vez mais pessoas tendo fácil acesso à internet, os mecanismos de buscas, como o Google, têm se tornado um dos principais meios de buscar respostas para qualquer dúvida.

É bem diferente e mais prático do que bibliotecas, por exemplo, que exigem um deslocamento da pessoa até o estabelecimento.

Já um smartphone conectado à internet proporciona mais facilidade em momentos de dúvidas, entregando os dados na palma da mão.

Logo, investir em marketing digital é essencial para que seus clientes e possíveis clientes consigam encontrá-lo a qualquer momento, tanto em mecanismos de buscas quanto nas mídias sociais.

Por isso, um site com domínio próprio também é imprescindível para facilitar a comunicação entre sua empresa e seu público.

2. Construir uma audiência qualificada

Você conhece seu público-alvo de fato? Sabe seus hábitos de consumo?

Compreender como a sua audiência pensa e age é essencial para garantir que seu negócio se mantenha saudável por longos anos.

Nesse contexto, o marketing digital deve ser encarado como um forte aliado do processo – e não como um obstáculo.

Quando ele é bem planejado, as estratégias e ações têm um alto poder de atrair usuários que estejam realmente interessados e tenham afinidade com o produto ou serviço que a empresa tem a oferecer.

Você se torna capaz de agir sobre eles até conseguir fidelizá-los por completo.

O importante é que faça sempre um acompanhamento a partir do momento em que os clientes vão chegando à sua base.

Isso evita que algum deles fique frustrado com a empresa.

Ao mesmo tempo, permite manter uma base consolidada de clientes.

Mas atenção: seja organizado.

Crie listas e tente segmentar seus contatos de acordo com seus interesses para facilitar a comunicação, sejam eles assinantes da sua newsletter ou seguidores nas redes sociais, por exemplo.

Uma dica: ao elaborar um formulário em alguma landing page, certifique-se de incluir campos específicos que irão facilitar essa segmentação.

Além disso, realizar uma pesquisa com seus consumidores é um importante passo para criar buyers personas, que representam o perfil ideal de clientes que deseja para o negócio.

3. Falar com o público certo na hora certa

Essa é uma vantagem que está muito relacionada com o que acabamos de dizer.

Ou seja, além de ajudar a construir uma base de contatos qualificada, o marketing digital possibilita que você faça a interação no momento certo, dialogando com o alvo exato.

Em outras palavras, é um método muito mais permissivo do que invasivo.

Ele possibilita um grau de segmentação bem mais assertivo do que as mídias offline.

Basta analisarmos os spots no rádio ou os anúncios na TV para compreender.

Nesses canais, muitas vezes, você nem mesmo é o público adequado para aquela oferta.

Já com o marketing digital, é totalmente diferente.

Como mencionamos no tópico anterior, é possível criar listas de contatos de acordo com seus interesses e direcionar as ações para que os atinjam no momento certo.

Sem contar que o marketing digital facilita bastante a compreensão da jornada do comprador no funil de vendas.

Assim, você consegue oferecer a solução de acordo com o estágio em que ele possa estar.

Por exemplo, se um possível cliente tem um problema e já tem noção do que é preciso para resolvê-lo, ele vai começar a pesquisar opções de produtos ou serviços que vão solucionar sua demanda.

Mas se ele ainda não sabe o que realmente precisa de fato, é possível educá-lo através de uma série de ações.

Elas podem não envolver diretamente a solução em si, mas oferecer apontamentos até que ele chegue à conclusão que a empresa é a melhor para ele.

Além disso, com as ferramentas disponíveis no mercado atualmente, suas ações podem ser personalizadas ao máximo para que o cliente se sinta especial quando houver interações entre vocês.

Isso ajuda a criar afinidade e a estimular a confiança.

4. Se destacar perante a concorrência

Mesmo com a grande quantidade de empresas no Brasil, são poucas que investem massivamente nessas estratégias.

Porém, essa realidade está começando a mudar.

Empreendedores estão abrindo os olhos e entendendo a importância do marketing digital.

Para você ter uma noção, 68,9% das empresas pretendem adotar estratégias de marketing de conteúdo para o próximo ano, por exemplo.

E estamos falando de apenas uma das possibilidades.

O interessante é que o marketing digital permite que pequenas e médias empresas consigam concorrer com as grandes empresas.

E dado o atual cenário econômico, ele é uma saída para esses negócios continuarem a crescer e se destacar no mercado mesmo com um baixo investimento.

Mas, afinal, como ele vai ajudar a superar seus concorrentes?

A chave para o sucesso no marketing digital é a geração de conteúdo que seja relevante para a audiência e que desperte o interesse dela pela sua empresa.

Uma empresa que não possui site, nem uma fanpage no Facebook e não produz conteúdo que agregue valor, dificilmente vai ser encontrada pelos consumidores e, muito menos, ganhar sua preferência no momento da compra.

5. É mais barato do que investir em mídia tradicional

Como mencionamos há pouco, mesmo com um baixo custo de investimento, é possível alavancar seu negócio, fazendo marketing digital do jeito certo.

Graças às excelentes ferramentas disponíveis para montar um plano de marketing, você consegue alcançar alto poder de segmentação, personalização e otimização do conteúdo/site para ser encontrado e conquistar clientes.

Isso não significa que o marketing digital seja gratuíto.

Por outro lado, como anunciar nas mídias tradicionais (como tv, rádio e jornais) tem ficado cada vez mais caro, ele cresce como alternativa.

Isso é válido principalmente para as empresas que estão começando.

Além disso, tem o fato de que a mídia offline pode ser um tiro no escuro.

Não há como saber ao certo com quem você está dialogando.

Mas esse é um assunto que veremos em um tópico mais à frente.

6. Marketing de conteúdo converte

O conteúdo é a moeda de troca do marketing digital!

A partir do momento em que sua empresa passa a criar conteúdo relevante e atrativo para o público, tudo muda.

Você nota que converter um visitante em lead ou até mesmo em cliente não é tão difícil como parecia.

Desde que a estratégia seja bem segmentada, o marketing digital oferece maiores possibilidades de conversão.

Isso porque, ao contrário da publicidade tradicional, à qual estamos acostumados, ele possibilita um diálogo mais próximo com o público.

Obviamente, acaba fortalecendo a relação em longo prazo.

Através do marketing digital, você pode contatar clientes a qualquer momento.

Em vez de incomodá-los com várias chamadas telefônicas, está ao seu alcance atingi-los de forma online, o que parece ser uma solução melhor.

Basta enviar um e-mail e deixá-los executar alguma ação no seu site, como fazer uma compra, assinar uma newsletter ou baixar um e-book, por exemplo.

A partir das interações entre vocês, ele passa a aprender mais sobre a marca e podem ser gerados leads importantes, o que, por fim, acaba proporcionando um aumento nas taxas de conversão.

Para você ter uma noção, as empresas que costumam adotar o marketing de conteúdo como parte da sua estratégia de marketing global apresentam em média 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads do que os negócios que ignoram essa necessidade..

Números bastante estimulantes, não é mesmo?

7. Você pode mensurar os resultados com precisão

Do mesmo jeito que o marketing digital facilita a compreensão sobre o seu público, seus objetivos e desafios, ele também qualifica a mensuração dos resultados e a otimização do que for necessário na campanha.

É como já falamos: a maior parte do marketing tradicional não consegue fornecer dados concretos sobre os resultados das ações.

Por exemplo, a empresa pode até saber quantas peças foram impressas, mas é impossível identificar com a precisão desejada quantas pessoas cada peça dessa atingiu.

Já no marketing digital é outra história.

As ferramentas disponíveis fornecem resultados precisos.

E esse cenário mensurado pode dar a você um panorama completo.

Através dele, você pode escolher as ações necessárias para melhorar seu desempenho.

Tomamos como exemplo o disparo de e-mail marketing.

Utilizando boas ferramentas, você consegue saber quantas pessoas clicaram em certo link ou até mesmo se aquele e-mail gerou alguma venda através de alguma UTM tag.

E não para por aí.

Com ferramentas de web analytics, você obtém dados sobre o comportamento dos usuários no seu site.

Também identifica quais páginas mais visitadas, qual o caminho que o usuário fez até fechar um negócio e até mesmo o desempenho dos seus anúncios no Google Adwords e nos links patrocinados nas redes sociais.

São muitas possibilidades.

Quais canais online você pode explorar em sua estratégia de marketing digital

Se você ainda não conhece muito sobre o assunto, pode estar com dúvida sobre qual a melhor estratégia para iniciar o marketing digital no seu negócio.

Por isso, selecionamos os principais canais que podem e devem ser explorados pelo seu plano de marketing.

Caso você já esteja aplicando na sua empresa, um pouco mais de conhecimento também pode ajudar.

Vamos lá?

Tráfego orgânico (SEO)

Cerca de 84,7% das pessoas utilizam a busca orgânica no Google para buscar informações e conteúdos.

Dentre elas, uma pequena quantidade costuma passar para a segunda página dos resultados da pesquisa.

Ou seja, você precisa que sua empresa e seu blog apareçam já na primeira página da pesquisa.

Para conseguir esse boa colocação no Google, é imprescindível que você produza conteúdo otimizado para SEO ou dedique um tempo para aplicar boas práticas de SEO nas páginas do seu site.

Mas como fazer essa otimização?

Ela está relacionada às palavras-chaves que os usuários digitam no momento da pesquisa.

Isso significa que é interessante você saber quais são as palavras e frases mais usadas pelo seu público nos mecanismos de busca.

O Google Trends pode ser um bom aliado para nessa etapa.

E-mail marketing

Muitos pensaram que, com o aumento do uso das redes sociais, o e-mail iria se tornar obsoleto.

Muito pelo contrário, ele ainda é uma poderosa arma no marketing digital.

As ferramentas de e-mail marketing estão a cada dia mais evoluídas e possibilitam uma comunicação mais íntima e pessoal com o cliente.

Hoje, oferecem muitas formas de personalização, o que acaba gerando uma identificação positiva com a marca.

Para aumentar ainda mais a confiança entre empresas e clientes, é interessante que os e-mails sejam assinados por alguém que efetivamente represente o negócio.

Isso humaniza a comunicação e causa uma ótima impressão.

Além disso, as estratégias de automação de marketing são uma excelente forma de educar aqueles visitantes que ainda estão conhecendo sua marca e trabalhá-los por todo o funil de vendas até fechar um negócio.

E também para estreitar o relacionamento com aqueles que já são clientes, principalmente, com estratégias de pós-vendas.

Redes Sociais

Para completar a base do marketing digital, ter presença constante nas redes sociais também é fundamental para o crescimento do negócio.

Elas são uma boa forma de dialogar com os clientes, divulgar o conteúdo produzido, oferecer cupons de promoções online, estimular o engajamento da audiência, entre outras possibilidades.

Para ressaltar sua importância na estratégia, a pesquisa Content Trends 2017 mostrou que 72% dos respondentes afirmam que os posts nas redes sociais são a principal forma como consomem conteúdo.

É um dado muito relevante.

Mas não saia fazendo perfil em toda e qualquer rede social.

O ideal é identificar quais as mais utilizadas pelo público que você quer atingir e marcar presença nelas.

Certifique-se de que suas mensagens e anúncios falem a mesma língua do seu cliente.

Evite inundar o feed deles com conteúdos que não sejam relevantes.

Isso pode fazer com que eles deixem de seguir o seu perfil.

Ou seja, é um gol contra.

Por que a presença digital é imprescindível nos dias de hoje?

Quando o marketing digital é bem feito, seja nas redes sociais, nas práticas de SEO ou no e-mail marketing, as chances de ter um cliente satisfeito e criar um relacionamento duradouro são bem maiores.

E um cliente satisfeito significa o que exatamente?

Significa que, além da possibilidade de compras futuras, a divulgação gratuita que ele faz do seu produto para amigos e familiares acaba gerando novos clientes e novas receitas.

Na contramão, um cliente que teve uma experiência negativa pode estragar com a reputação online do seu negócio.

A reação em cadeia de uma crítica pode ser devastadora.

Por isso, é sempre bom estar acompanhando o que estão falando sobre sua marca no ambiente virtual.

Monitore e se faça presente.

Marketing digital vs. Marketing tradicional

Como você deve ter notado, existem claras diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional.

No primeiro caso, a empresa tem a possibilidade de construir uma audiência qualificada, que está ali porque realmente se identifica com ela.

Além disso, pode entregar a mensagem certa na hora certa, aumentando as chances de conversão e de ganhos financeiros.

Já no segundo caso, além de ser bastante invasivo, o marketing não costuma conversar muito bem com a geração mais jovem.

Sem contar que exige um alto investimento em estratégias que dificilmente conseguem fornecer dados exatos do Retorno Sobre o Investimento (ROI) das ações.

Ou seja, fica difícil precisar o que está funcionando ou não em tempo real.

Comece a capturar leads hoje mesmo com o Klickpages

Ao longo da leitura deste artigo, você viu que tarefa de conversar com ou público, ser notado e ainda despertar nele o interesse por aquilo que oferece não é fácil.

E mesmo quando isso acontece, conduzi-lo pela jornada de compra exige ações precisas.

É justamente aí que aparece a importância do marketing digital.

Afinal, as estratégias na web tornam esse desafio mais próximo de ser vencido.

Se você ainda não utiliza seu site ou blog para capturar leads, está perdendo uma oportunidade.

Conforme conversa com o consumidor em artigos ou ao apresentar promoções, não perca a chance de obter seu contato para, depois, promover abordagens mais direcionadas.

Pode ser um convite para assinar uma newsletter, receber novidades por e-mail, baixar um e-book ou se inscrever em um curso gratuito.

Seja qual for a ação, caprichar na landing page aumenta muito a chance de confirmar as conversões desejadas.

Nessa hora, o Klickpages é seu parceiro ideal.

Confira os três passos básicos para criar a sua:

  1. Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada através de testes.

  2. Customize a página: edite textos, cores e imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  3. Publique: publique no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Fácil e sem segredos!

Conclusão

Existem incontáveis clientes em potencial esperando por você no universo digital.

E se havia dúvidas sobre como localizá-los e conversar com eles, este artigo trouxe as respostas que precisava.

A importância do marketing digital é inegável e cresce a cada dia mais.

Simplesmente não dá para não marcar presença na web.

Então, que tal começar agora mesmo?

Na hora de preparar uma landing page de sucesso, lembre-se de como o Klickpages torna tudo mais fácil.

Boa sorte na sua estratégia!

 

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Sobre o Autor

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.