Como dobrar o número de visualizações dos seus vídeos no Instagram usando o IGTV

Você sabia que dá para dobrar o número de visualizações dos seus vídeos no Instagram sem pagar nada? Bem, isso é possível sabendo como usar o IGTV

Mas antes de explicar como aumentar o seu público usando essa ferramenta, deixa eu te perguntar uma coisa:

Qual a importância do Instagram para o crescimento do seu negócio? 

Se for para conquistar novas leads e gerar mais vendas, você precisa de tráfego, certo?

E quanto mais tráfego, melhor. 

Porque isso significa mais pessoas vendo suas publicações, assistindo aos seus vídeos, comentando e curtindo seus conteúdose, consequentemente, mais oportunidades de negócio você tem.

É aí que entra o IGTV. 

Aqui na empresa nós vimos os resultados dessa ferramenta na prática! Aconteceu o seguinte…

Os vídeos do Erico no Instagram tinham uma média de 28 mil visualizações. Esses vídeos eram postados apenas no feed do perfil dele.

O fato é que depois que passamos a postar os vídeos primeiro no IGTV e depois repostá-los no feed do Instagram, essa média saltou para 65 mil visualizações.

Ou seja, mais que dobrou o número de visualizações. Isso sem pagar nada.

Sem contar o número de curtidas e comentários.

E por que isso aconteceu? 

Por ser uma ferramenta nova, o Instagram quer que você use o IGTV.

Logo, os resultados orgânicos ainda são expressivos… Mas quem já conhece bem as redes sociais sabe que esse algoritmo logo logo pode mudar.

Por isso, o melhor é sair na frente e já implementar o IGTV na sua estratégia de marketing.

Quem sai na frente tem mais chances de criar uma audiência e construir uma relação forte com os seguidores.

Quer conhecer melhor o IGTV? Então continua aqui comigo porque eu explico:

  • O que é o IGTV

  • Por que usar o IGTV na sua estratégia de marketing

  • Como criar o seu canal

E ainda mostro 6 tipos de conteúdos para IGTV.

Vamos lá?

O que é IGTV?

O IGTV é uma plataforma do Instagram para publicar vídeos de longa duração. No geral, é possível postar vídeos de 15 segundos até 10 minutos de duração.

Mas quem tem conta verificada no Instagram consegue subir até 60 minutos de vídeo. 

Você já deve ter visto alguns perfis de pessoas e empresas famosas com um símbolo azul ao lado do nome. Esse símbolo significa que o Instagram verificou que aquele perfil realmente pertence àquela figura pública ou àquela marca.

E, por enquanto, apenas perfis que possuem esse símbolo podem postar vídeos de 1h.

Você pode acessar o IGTV pelo seu perfil do Instagram clicando no botão do IGTV, que é uma pequena televisão. Ele fica ao lado do botão de direct (que parece um aviãozinho de papel).

Também é possível baixar o aplicativo próprio do IGTV na Apple Store ou Google Play

Apesar de serem aplicativos diferentes, as plataformas são integradas. Isso quer dizer que para usar o aplicativo do IGTV você precisa ter uma conta no Instagram.

Os vídeos postados no IGTV não recebem edições, cortes e filtros para alterar a tonalidade. E também não dá para abrir a câmera do celular e gravar vídeos diretamente da plataforma. 

Os usuários só podem compartilhar vídeos que estão salvos na biblioteca do celular

Além disso, os vídeos devem ser filmados na vertical. Inclusive, esse é um dos diferenciais do IGTV, já que no feed os vídeos postados devem ser filmados, preferencialmente, na horizontal.

Com isso, podemos dizer que agora o Instagram conta com três opções para divulgar conteúdo: feed, stories e IGTV.

Bem, agora que você já sabe o que é o IGTV, vou te mostrar por que essa novidade precisa fazer parte da sua estratégia de marketing

Por que usar o IGTV na sua estratégia


Talvez você ainda esteja na dúvida se realmente precisa criar conteúdo para publicar no IGTV.

Pensando nisso, destaquei aqui 4 razões para você começar a usar o IGTV agora mesmo:

1 – Vídeo é o futuro 

As pessoas estão consumindo cada vez mais vídeos na internet. Pra você ter uma ideia, até 2020, o tráfego na internet por meio de vídeos deve superar 80%

Isso porque o formato dinâmico e as inúmeras possibilidades de edições chamam mais a atenção do usuário. 

Sem contar que para algumas pessoas, é mais rápido e eficiente consumir informações no formato em vídeo.

Outro dado importante é que até 2021, 78% do tráfego de dados móveis será de vídeo. Ou seja, as pessoas estão usando cada vez mais o celular para ver vídeos.

Para não ficar para trás, o Instagram criou uma plataforma para que as pessoas possam postar e assistir vídeos mais longos. 

Se você é produtor de conteúdo on-line ou usa o marketing digital para divulgar seu produto, você também deve seguir essa tendência e incluir vídeos para celulares na sua estratégia.

Caso contrário, você não estará acompanhando a forma como as pessoas estão se comunicam no momento e corre o risco de ficar para trás.

2 – O Instagram quer que você use esse aplicativo

O IGTV é a grande novidade do Instagram e ele quer que você a use. 

Tanto é que após o lançamento da plataforma já foram anunciadas algumas atualizações e recursos. 

Como, por exemplo, um grande problema dos produtores de conteúdo é inserir links no Instagram. No IGTV, qualquer vídeo pode ter links na descrição enquanto no feed esse recurso não existe e no Stories é limitado a contas com mais de 10 mil seguidores.

Outra coisa legal é que dá para divulgar seus vídeos do IGTV nos Stories. 

Você posta nos Stories um trecho do vídeo ou uma foto e coloca o link do vídeo no IGTV e ele aparece para os seus seguidores com a opção de “arrastar para cima” para assistir ao vídeo mesmo que você não tenha o mínimo de seguidores.

3 – Não perca o momento

O IGTV ainda é uma plataforma nova e pouco explorada pelos produtores de conteúdo e empreendedores.

As pessoas ainda estão se acostumando com ela e testando a melhor forma de usá-la.

Com poucos usuários, esse é o momento de surfar nessa onda.

É a oportunidade de criar sua audiência ali dentro e entender como usar o IGTV na sua estratégia. 

Quem sai na frente tem mais chances de se destacar. 

4 – Não precisa de equipamentos caros

Pode esquecer a desculpa de não ter equipamentos profissionais para gravar vídeos. 

Você só precisa de um celular!

Como o formato dos vídeos do IGTV é na vertical, o celular pode e deve ser usado para gravar conteúdo.

Se você não tem uma equipe ou câmera profissional, use o que tem no momento. 

O importante sempre é ter um conteúdo de qualidade, que seja relevante para a sua audiência.

Com o tempo você investe em equipamentos e produções mais profissionais.

Até aqui você viu o que é o IGTV e porque usá-lo. Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer o seu canal nessa plataforma.

Segue aqui que eu te mostro o passo a passo de…

Como criar um canal no IGTV e fazer upload dos vídeos


Como eu já falei ali em cima, é possível acessar o IGTV tanto pelo Instagram quanto pelo aplicativo do IGTV. 

E para criar um canal na plataforma é a mesma coisa. 

Só tem um pequeno detalhe: no Instagram, os usuários podem apenas postar novos vídeos e acompanhar o conteúdo de outras pessoas.

Agora, para ter acesso às configurações, é necessário usar o aplicativo do IGTV.

A ideia do canal é a mesma do YouTube: divulgar conteúdos em formato de vídeo. 

Ter o seu próprio canal é bem simples. Confere só o passo a passo que eu preparei para você. 

Ps: Ele vale tanto para o IGTV quanto para o Instagram. A sequência é exatamente a mesma.

Passo 1

Abra seu perfil no Instagram e toque no ícone IGTV, na parte superior da tela – ao lado do ícone de mensagens por direct. 

Na tela que abrir na sequência, clique no botão “Assistir agora”.

Em seguida, vai aparecer uma tela com “Pra você”, “Seguindo”, “Populares” e “Histórico”. 

Passo 2 

Para criar o seu canal, você precisa clicar no símbolo de engrenagem. Depois toque na opção “Criar canal”.

Passo 3

Na tela seguinte, apenas clique em “Avançar”. Pronto, seu canal foi criado.

Passo 4 

Para acessar o seu canal, basta clicar na foto do seu perfil. 

Para postar vídeos, clique no sinal ‘+’. Se não tiver nenhum vídeo ainda, pode clicar em “carregar vídeos”.

Passo 5

A ferramenta vai abrir uma biblioteca com os vídeos salvos no seu celular. 

Como eu já falei, o IGTV só aceita vídeos de 15 segundos a 10 minutos para perfis comuns e de até 60 minutos para perfis verificados e devem ser gravados na vertical.

Selecione o vídeo que pretende postar. Ele será aberto no modo pré-visualização. Em seguida, clique em “Avançar”.

Passo 6 

Escolha um título, faça uma descrição do conteúdo e compartilhe também no Facebook, se quiser. Para postar o vídeo, basta clicar em “Publicar”. 

O processo todo é bem simples e intuitivo. É assim que o vídeo vai aparecer:

Como carregar um vídeo pelo computador

Também é possível postar vídeos no IGTV usando o computador, pela versão web do Instagram.

Abra o navegador e acesse www.instagram.com

Faça login e entre no seu perfil pessoal ou empresarial. 

No seu perfil, clique em IGTV.

Na sequência, clique em “Carregar” e depois no ícone +. Escolha um vídeo.

Depois, coloque um título e uma descrição. Aqui também é possível optar por compartilhar uma prévia do vídeo em seu perfil e no feed do Instagram ou compartilhar o vídeo em uma página do Facebook.

Por fim, clique em “Publicar”.

Um detalhe importante é que no computador não dá para assistir os vídeos do IGTV e acompanhar outros canais, apenas publicar novos conteúdos.

6 tipos de conteúdos para IGTV

O IGTV é uma ferramenta relativamente nova, as pessoas ainda estão testando a melhor forma de usá-la em sua estratégia de marketing.

Por ser uma espécie de “TV no celular”, é possível criar vídeos de diferentes pegadas.

Pensando nisso, trouxe aqui 6 tipos de conteúdos que você pode fazer para conquistar sua audiência nesta plataforma. 

Vamos lá?

1 – Tutoriais

Como no IGTV é possível postar vídeos mais longos, você pode pensar em tutoriais de como usar um produto seu, por exemplo. 

Se você é do ramo de beleza, pode produzir vídeos ensinando a fazer maquiagens e penteados ou até mesmo como criar uma rotina de cuidados com a pele e com o cabelo.

Dá ainda para fazer receitas culinárias, passo a passo de como organizar uma rotina, como decorar o escritório… Enfim, explore sua criatividade.

2 – Entrevistas

Aproveite o formato em vídeo para fazer entrevistas com pessoas da sua área ou que de alguma forma sejam importantes para sua estratégia de marketing.

Você pode conversar com algum especialista ou até mesmo com algum cliente do seu serviço ou produto. 

Entrevistas podem ser uma boa maneira de informar a audiência sobre um tema e também tirar dúvidas enviadas antes da gravação.

3 – Webinars

Webinar é uma forma de seminário, aula ou palestra que é exibido totalmente online. 

Ou seja, em vez de ter o trabalho de lotar uma sala ou um auditório e cuidar de todos os detalhes que um evento desse porte exige, você faz da internet o seu local de realização.

Você pode, então, gravar o evento ou aula e depois postar no IGTV.

O webinário é uma boa forma de oferecer um conteúdo rico para sua audiência e, assim, captar potenciais clientes para o seu negócio. 

Só que é importante conseguir o contatos dessas pessoas para construir um relacionamento mais duradouro e depois fazer a oferta do seu produto ou serviço.

A maneira mais eficiente de fazer isso é usando uma landing  (página de captura).

Nessa página, a pessoa preenche um formulário e te passa a informação para contato (sugiro o email) em troca de uma recompensa e, assim, virar sua lead de fato.

A partir desse contato, então, você pode ter uma abordagem mais direcionada.

Se você ainda não sabe como criar a sua página de captura, eu tenho uma dica: o Klickpages é o seu melhor aliado na hora de criar landing pages personalizadas e de alta conversão.

São apenas 3 passos:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.

  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.

  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Como o IGTV permite colocar links na descrição do vídeo, você não terá dificuldade para encaminhar as pessoas para sua landing page e, assim, possivelmente, conquistar novas leads. 

4 – Responda perguntas da sua audiência

Criar vídeos é uma boa maneira de estabelecer uma relação com a audiência. Por isso, responder perguntas dos seguidores pode gerar engajamento.

Peça para as pessoas deixarem perguntas em uma foto específica do feed ou enviá-las por mensagem privada.

Explique que você fará um vídeo para tirar dúvidas sobre um tema específico e, por isso, precisa das perguntas. 

Para gerar tráfego e engajamento, você pode fazer isso com frequência, dia e horário específicos. Dessa forma, você cria uma relação com a audiência. 

5 – Demonstração de produto 

Segue um pouco da linha do tutorial. Nesse formato de vídeo, você pode simplesmente mostrar como funciona o seu produto ou como ele deve ser usado. 

É uma boa oportunidade para tirar possíveis dúvidas sobre o produto e mostrar sua expertise no assunto. 

Se você vende, por exemplo, um moedor de grãos de café, faça um vídeo explicando direitinho como usá-lo.

Com o vídeo fica mais fácil para as pessoas entenderem alguns detalhes e funcionalidades do produto.

6 – Reutilize materiais já postados anteriormente 

Se você já tem muitos vídeos já postados em outras plataformas, como o YouTube, por exemplo, é interessante reaproveitá-los no IGTV. Afinal de contas, é uma nova plataforma, com outros espectadores. 

Mas é importante editá-los no formato correto do IGTV:

Tipo do arquivo de vídeo: 

  • Os vídeos devem estar no formato de arquivo MP4.

Tamanho e resolução do vídeo:

  • É possível carregar um vídeo vertical com uma taxa de proporção 9:16 ou um vídeo horizontal com uma taxa de proporção de 16:9.

  • Os vídeos devem ter uma taxa de quadros mínima de 30 FPS (quadros por segundo) e resolução mínima de 720 pixels.

  • O tamanho máximo do arquivo dos vídeos com duração de dez minutos ou menos é de 650 MB. O tamanho máximo do arquivo de vídeos com duração de até 60 minutos é de 3,6 GB.

Tamanho da foto da capa:

  • O tamanho recomendado para a foto da capa é 420 px por 654 px (ou taxa de proporção de 1:1,55). No momento, não é possível editar a foto da capa após carregá-la.

 

Conclusão

Neste artigo, você viu que o IGTV pode dobrar o número de visualizações de suas postagens e, assim, aumentar o tráfego para o seu perfil.

Tudo isso sem pagar nada. Tráfego totalmente orgânico. 

Eu trouxe aqui por que você deve usar o IGTV na sua estratégia de marketing, como, por exemplo, o aumento no consumo de vídeos pela internet e a facilidade de postar conteúdo, sem precisar de equipamentos caros ou muita edição.

Além disso, mostrei o passo a passo para você criar um canal no IGTV.

Você também viu como postar seus vídeos usando tanto o celular quanto o computador e eu destaquei 6 tipos de conteúdos para gravar vídeos, entre eles tutoriais e webinários.

E você, já tem um canal no IGTV? O que você está achando dessa nova ferramenta do Insta? Me conta aqui nos comentários. 

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Sobre o Autor

Juliana Amorim

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.

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