20 ferramentas de Marketing de Conteúdo para facilitar o seu trabalho

Dica de amiga aqui: para facilitar e otimizar o seu trabalho, você precisa usar algumas ferramentas para marketing de conteúdo.

Se você acompanha o blog do KP há um tempo, já percebeu que por aqui nós gostamos de bater na tecla de como a criação de conteúdo valioso é importante no Marketing Digital.

Afinal de contas, ele gera credibilidade, aumenta suas vendas e cria clientes apaixonados pela sua marca.

Além disso, é o melhor jeito para estabelecer a sua autoridade e provar para o público que você é o maior especialista no seu mercado.

Então não dá para deixar a produção de conteúdo de fora das suas estratégias.

Então agora a minha missão é te mostrar que existem algumas ferramentas que podem te ajudar quando o assunto é conteúdo para internet.

É como ter uma furadeira para fazer um buraco na parede. 

Você até pode tentar fazer isso usando uma faca, por exemplo, mas, com certeza, com a ferramenta certa (nesse caso uma furadeira) tudo fica mais rápido e fácil.

Isso quer dizer que você não tem que quebrar a cabeça pensando em como encontrar palavras-chave ou para descobrir o assunto do momento ou ainda como criar uma imagem para postar nas suas redes sociais

Porque existem ferramentas que te auxiliam nisso. 

Então você não precisa perder tempo com achismos ou usar técnicas ultrapassadas nas suas estratégias.

Quer saber quais ferramentas você pode (e deve!) usar no seu marketing de conteúdo? 

Segue aqui que comigo porque eu trouxe…

20 ferramentas para Marketing de Conteúdo

  1. Google Trends

O Trends mostra a popularidade de um determinado assunto nas buscas do Google ao longo do tempo.

Por isso o nome "Trends", que em inglês significa tendência.

Essa ferramenta reúne uma grande base de dados. Com isso, você pode saber quais temas estão sendo pesquisados no momento, quais temas relacionados à sua pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights.

Também é possível segmentar sua pesquisa por local e período de tempo em que as buscas foram feitas.

É uma forma de eliminar o “achismo” na sua estratégia de marketing, já que com o Google Trends você tem certeza do que as pessoas estão procurando.

Dessa forma, você pode criar conteúdos com base no que as pessoas estão querendo saber.

No artigo Google Trends: descubra exatamente o que o seu público quer, aqui do blog, você fica sabendo mais informações sobre essa ferramenta.

  1. Google Keyword Planner

Com o Google Keyword Planner você descobre quais são as palavras-chave mais adequadas para anúncios, criação de conteúdo e SEO.

Com essa ferramenta, você fica sabendo se o seu conteúdo é de interesse de um público grande ou pequeno.

Além disso, te ajuda a tomar decisões importantes sobre investimentos na internet, encontrar estratégias para rentabilizar o conteúdo e economizar trabalho e dinheiro.

  1. Keyword Tool

Assim como o Google Keyword Planner, essa ferramenta auxilia na busca por palavras-chave. 

Mas a cada termo pesquisado, ela gera mais de 750 sugestões de palavras-chave de cauda longa.

O Keyword Tool é pago, mas é possível usar uma versão gratuita.

  1. SemRush

O SEMRush fornece vários dados relevantes e é considerado uma das melhores ferramentas para análise de SEO.

Entre os pontos fortes dela estão a avaliação minuciosa para pesquisa de palavras-chave e análise global tanto do seu site quanto o da sua concorrência.

Isso mesmo. Os dados do SEMrush não se referem apenas ao seu site, mas a qualquer domínio que você quiser procurar.

A ferramenta é paga e conta com planos mensais e anuais.

  1. Answer the Public

O Answer The Public é uma ferramenta online para você conseguir ideias na hora de planejar seus conteúdos. 

Basta colocar uma palavra-chave, eescolher a região de onde os resultados serão buscados. Ele gera variações e combinações de palavras com base nas procuras feitas no Google.

Além disso, a ferramenta não apresenta apenas os principais resultados de busca para uma localização: ela também oferece gráficos e dados que podem ser exportados isoladamente, direto para a sua planilha de planejamento de conteúdo. 

Os resultados do Google no Answer The Public são filtrados em questões, preposições, comparações, por ordem alfabética e ainda apresentados junto a uma lista de termos relacionados. 

Isso traz uma infinidade de tópicos que podem ser abordados na produção de conteúdo e é o suficiente para gerar várias ideias de artigos, posts para redes sociais, vídeos

A ferramenta é paga, mas é possível usar uma versão gratuita.

  1. Google Docs

É basicamente o Word do Google. O Docs  uma ferramenta para produção de conteúdo escrito na nuvem

A grande vantagem dele é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma empresa ou não.

A ferramenta permite também que sejam feitos comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, e-books e outros documentos.

  1. Dicionário de Sinônimos

O dicionário de sinônimos é uma mão na roda para evitar a repetição exagerada de palavras. Ele conta com uma base considerável de palavras, o que pode te ajudar bastante na hora de escrever.

Claro que existem versões de dicionários de sinônimos que podem ser acessadas via download ou até compradas em livrarias. 

Mas a vantagem de encontrar esses resultados em um site facilita o seu trabalho. Dessa forma é mais rápido descobrir o termo certo para substituir uma palavra que vem sendo repetida frequentemente no seu texto.

  1. Google Calendar

Essa ferramenta permite que você, não somente organize a sua agenda, mas também receba notificações dos seus compromissos.

Você pode integrar o Google Calendar com o seu smartphone ou tablet. Assim, você se mantém pontual mesmo longe do computador ou sem internet.

Como todas as outras ferramentas do Google, para acessar o Calendar é preciso ter uma conta Gmail. 

  1. Trello

O Trello é hoje, provavelmente, a ferramenta mais popular de gestão de tarefas. Ele tem um design intuitivo e simples de usar, o que garante uma rápida adaptação por parte da equipe

Dividido em etapas, o quadro de tarefas do Trello fornece uma visão geral do que está sendo produzido.

Por meio de pequenos cards, você pode, por exemplo, separar as tarefas “a fazer”, “em andamento” e “concluídas”. 

Dessa forma, o seu controle é muito maior sobre em qual etapa está uma atividade. É possível estipular prazos, prioridades e os responsáveis em cada tarefa, evitando atrasos e erros ao longo do projeto.

Você pode usar o Trello gratuitamente, mas ele oferece alguns planos pagos com mais ferramentas e benefícios ao usuário. 

  1. Evernote  

Com o Evernote é possível compartilhar projetos, anotações ou ideias com outros integrantes da equipe. 

Além disso, ele conta com muitos recursos visuais disponíveis. Assim, você pode anexar uma imagem nas suas tarefas, seja para ilustrar alguma ideia ou apenas facilitar a visualização das informações.

A ferramenta também permite que você digitalize documentos e salve páginas ou endereços na internet que possam ser do seu interesse. 

  1. Soovle

Essa ferramenta faz um levantamento do que está sendo procurado pelas pessoas nos sites de busca.

O Soovle usa dados do Google, YouTube, Bing, Amazon, Wikipedia, Yahoo e Answers.com.

Essas informações de palavras-chave são úteis para criar conteúdo, pois mostram o interesse e a demanda de cada plataforma. 

Então, com Soovle, você consegue avaliar a busca por certos tópicos, produtos, e serviços em plataformas específicas.

  1. Spike

Por ter uma enorme quantidade de dados, o Spike consegue achar conteúdo pré-viral. 

Usando essa ferramenta, você consegue descobrir um conteúdo antes dele se tornar popular. É uma forma de ficar na frente dos seus concorrentes.

  1. Gerador de ideias para blogs da HubSpot

Se você tem algumas ideias sobre o quê escrever, mas não tem certeza do foco que vai dar ao conteúdo, o gerador de ideias do HubSpot pode te ajudar.

A ferramenta é bem simples. Basta colocar algumas palavras do que você pensa em escrever clicar em "add" e esperar as sugestões de título para o seu artigo, post ou vídeo.

Para quem não é cadastrado, o resultado são 5 ideias de títulos. Agora, quem faz cadastro recebe sugestões para um ano de postagens.

  1. Google Analytics

É um sistema do Google que reúne várias ferramentas de monitoramento de tráfego. Ele pode ser instalado em sites, blogs e até mesmo em lojas virtuais.

Com o Analytics, você consegue analisar todo o comportamento de quem passou pelo seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros.

Há ainda possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

Neste artigo aqui, eu explico o que é Google Analytics e por que ele pode te ajudar a criar estratégias que convertem.

  1. Bitly

O Bitly é um dos encurtadores de URL e links mais conhecidos e usados no mundo todo, graças aos diversos recursos que o serviço oferece, inclusive no plano gratuito.  

Por isso é utilizado por grandes marcas como ESPN, Disney, Amazon, Nike, Buzzfeed e The New York Times.

As funcionalidades incluem a personalização de URLs encurtadas; ferramentas de gerenciamento e organização dos links, rastreamento de cliques e dados das pessoas que clicam nos links.

Com uma conta gratuita você pode criar até mil links encurtados ou 50 URLs personalizadas por mês.

Mas também é possível usar o encurtador disponível na página do Bitly sem precisar criar uma conta.

  1. Canva

Como criador de conteúdo online, é bem possível que você já teve uma ideia massa para fazer um infográfico ou uma imagem legal para um post no seu blog ou na suas redes sociais, como Instagram e Facebook. Certo?

Você pode usar Canva para criar tudo isso.

Ele é uma plataforma online de criação de designs muito simples de usar. Você pode tanto começar do zero ou escolher um dos modelos já prontos e apenas fazer alterações.

  1. Yoast SEO

O Yoast é um plugin para o WordPress que verifica se o seu texto está otimizado para SEO antes de você publicar.

Ele te mostra os aspectos que estão bons e faz sugestões de coisas que você pode melhorar para deixar o seu texto mais atraente para o Google.

  1. Stay Focused

Se o seu problema é a falta de concentração na hora de pensar e criar novos conteúdo, essa ferramenta pode te ajudar demais.

O Stay Focused é uma extensão do Chrome que define e limita a quantidade de tempo que você passa em sites que tiram a sua atenção.

Você configura a ferramenta para que ela possa bloquear as páginas que possam te distrair no meio do trabalho. Ultrapassado o tempo de acesso, esses sites ficam bloqueados por um dia.

  1. Awesome Screenshot 

Essa ferramenta é um plug-in para Google Chrome e  Firefox.

Com o Awesome Screenshot, você pode fazer capturas de tela e notação de imagens. É possível  ainda fazer gravação de tela.

Os usuários podem armazenar e organizar permanentemente imagens por projeto, compartilhar e colaborar com outros, e solicitar informações específicas nas imagens e vídeos.

  1. Klickpages

Uma boa maneira de divulgar o seu conteúdo na internet e ainda conseguir criar uma lista com leads valiosas é criando uma landing page.

Nessa página, você pode oferecer alguma recompensa, pode ser um e-book, aula online ou um webinar, em troca do e-mail da pessoa. Dá para pedir outra forma de contato, mas para quem usa a internet para vender, o e-mail é sempre a melhor opção. 

Com a sua própria lista de e-mails você pode enviar conteúdo de qualidade para essa audiência e transformar essas leads em clientes. 

Mas se você não sabe como criar uma landing page, o Klickpages é a ferramenta ideal para te ajudar.

Com o KP, você cria as suas páginas em apenas 3 passos. Olha só:

  • Escolha seu modelo: existem opções com alta taxa de conversão, já testadas e aprovadas pelo mercado.

  • Divirta-se customizando a página: edite os textos, escolha as cores e as imagens, além de ocultar os elementos que você não queira.

  • Publique: depois é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Conclusão

Neste artigo, você viu que existem ferramentas que podem facilitar e otimizar o seu trabalho quando o assunto é produção de conteúdo.

Por isso, eu trouxe aqui 20 ferramentas para marketing de conteúdo para te ajudar.

Entre elas, o Google Keyword, que auxilia na busca por palavras-chave; o Answer The Public, ferramenta online para você conseguir ideias na hora de planejar seus conteúdos; e o Spike, que consegue achar conteúdo pré-viral.

E você, já conhecia alguma dessas ferramentas? Me conta aqui nos comentários.

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Sobre o Autor

Jornalista de formação e redatora de coração. Apaixonada por livros, revistas e jornais, meu único caminho era escrever. Já trabalhei como repórter, editora e apresentadora (de rádio, gente, não de TV) e, agora, faço parte do time de conteúdo do Klickpages. Adoro aprender e escrever sobre o universo do Marketing Digital e do Empreendedorismo. Tenho dois gatos lindos, adoro projetos de “do it yourself” e sou daquelas que viram a noite maratonando séries. Não dispenso uma boa conversa e simplesmente consigo transformar qualquer acontecimento bobo do meu dia em uma grande história.