10 ferramentas de automação de marketing para você ganhar velocidade no seu negócio

10 ferramentas de automação de marketing para você focar em resultados

Vamos jogar limpo aqui: você não precisa das ferramentas de automação de marketing.

Assim como, lá nos tempos do Velho Oeste americano, as pessoas não precisavam de carros ou aviões para chegar aos seus destinos.

Os próprios pés, cavalos e carroças supriam a necessidade que elas tinham.

Mas o grande lance não é como elas iam do ponto A ao ponto B… mas sim quanto tempo elas demoravam no trajeto até a parada final.

Por exemplo, se alguém que morava onde hoje é São Francisco fosse a pé para onde agora é Las Vegas, levaria 182 horas andando.

O que significa mais de uma semana inteira de caminhada – isso se a pessoa não parasse um minuto sequer para descansar ou forrar o estômago.

Ferramentas de automação de marketing viagem andando

Agora pule para 2019.

Se uma pessoa quiser ir hoje de São Francisco para Las Vegas, basta pegar um voo sem escalas de 1 horas e 25 minutos e voilà.

Ferramentas de automação de marketing viagem aviãoFerramentas de automação de marketing viagem avião

Nos dois casos, no Velho Oeste ou agora, as pessoas chegaram ao destino desejado. Mas a grande sacada é que um jeito foi consideravelmente mais rápido do que o outro.

E sim, mesmo hoje, com carros de alta performance, trens-bala e aviões à disposição, tem gente que prefere fazer um mochilão a pé por aí ou então pegar uma bike até o trabalho.

Tá tudo bem com isso. Eu mesma venho andando para o escritório.

Só que não dá para negar a velocidade que os meios de transporte que existem hoje nos dão.

Mas por que eu estou te falando isso?

Porque, assim como hoje você não necessariamente precisa de carro para andar pela cidade…

Você também não precisa das ferramentas de automação de marketing no seu negócio. Mas que elas te dão velocidade, isso não tem como negar.

Em vez de demorar dias ou até semanas enviando e-mails manualmente para a sua lista, por exemplo, você resolve tudo com poucos cliques.

E essa é a grande sacada dessas ferramentas.

Elas te dão a velocidade que você precisa para liberar tempo na sua agenda para se dedicar a assuntos mais importantes do seu negócio. Nada de ficar horas fazendo o trabalho que uma ferramenta resolve em dois minutos para você.

Isso te interessa?

Acredito que sim. Então, sugiro que você fique aqui comigo até a última linha.

Eu vou te mostrar 10 opções fantásticas de ferramentas para acelerar os processos de marketing e vendas da sua empresa.

Mas, antes de partir para as ferramentas, quero conversar um pouco sobre…

O que é automação de marketing

O que é automação de marketing

Automação de marketing é o uso de ferramentas e tecnologias para acelerar processos de marketing, como a coleta de informações e monitoramento de métricas.

A grande sacada é automatizar processos manuais que ocupam muito tempo da sua agenda, te mantém preso a tarefas e tiram o seu foco do resultado.

Ou seja, a automação aumenta a eficiência das suas ações e, como reduz o trabalho manual, também cresce a escalabilidade e a captação de mais leads (você consegue 4x vezes mais leads, para ser exata).

Tanto é que 58% das empresas que usam a automação concordam que ela torna a equipe de marketing mais eficientes.

Pensa comigo…

Olha o tanto de estratégia de marketing que você pode aplicar no seu negócio. Agora imagina fazer tudo isso manualmente, a trabalheira que seria.

Eu lembro do caso de uma pessoa que, antes de ser nossa cliente, fez uma planilha no excel para colocar cada um dos mais de 2 mil emails das leads que ela conseguiu. Um por um.

Imagina o tempo que ela perdeu fazendo isso e que poderia estar concentrada em coisas mais importantes.  

E muitas empresas já sacaram a importância disso: os investimentos com automação de marketing devem chegar a 25 bilhões de dólares ao ano até 2023.

O pulo do gato é que, por mais que os processos sejam automatizados, a sua comunicação e abordagem com o cliente não se torna fria e impessoal.

Na verdade, é mais personalizada do que nunca. Por meio da coleta de dados que algumas ferramentas de automação te fornecem, você consegue direcionar suas ações para determinados grupos de pessoas em diferentes etapas do funil de vendas.

Agora que isso está claro, vamos às ferramentas!

10 ferramentas de automação de marketing

10 ferramentas de automação de marketing

Hora de descobrir as belezinhas que vão te ajudar a economizar tempo, dinheiro e se manter focado em conquistar os resultados que você quer.

A maioria é paga, mas existem alguns achados gratuitos no meio. E como pode perceber quando chegar ao final da lista, muitos têm funções parecidas – o lance é descobrir qual se encaixa melhor para você.

Saca só:

#1 Hubspot

Hubspot

O Hubspot é uma ferramenta do tipo tudo-em-um para suas campanhas. Entrega desde ferramentas para marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Além disso, compreende funções que vão da geração de leads, automação de emails, tíquetes, feedback dos clientes, pontuação de leads ao marketing de conteúdo. E ainda vem com sistema de CRM integrado.

Todas essas funções se dividem em três softwares:

  • Marketing Hub

  • Sales Hub

  • Service Hub

Você pode contratar cada um separadamente, ou todos juntos.

Além disso, você pode testar o plano gratuito ou optar pelo serviço pago (com mais funcionalidades).

Por ter tanta coisa no mesmo lugar, se você ainda está aprendendo sobre Inbound Marketing e como usá-lo, talvez ela não seja a melhor opção, já que as ferramentas da Hubspot atendem melhor um público com considerável conhecimento na área.

#2 Infusionsoft

Infusionsoft

O Infusionsoft é uma ferramenta de automação de marketing voltada para pequenos negócios. A promessa é que você economiza 47 horas por mês ao usá-la.

Ela oferece captura, segmentação e pontuação de leads, alteração de campanhas de acordo com a sua preferência, acompanhamento e gerenciamento de contatos, além do sistema de CRM e da organização do fluxo de trabalho.

Você também pode agendar tarefas para não deixar nada passar em branco.

A sacada dessa ferramenta é a personalização, você pode deixar tudo com a sua cara.

#3 RD Station

RD Station

Em termos de funcionalidades, a RD Station Marketing é bem parecida com a Hubspot, porque também é multifuncional.

O ponto positivo em relação à concorrente é que essa é uma ferramenta brasileira, o que facilita muito na comunicação e no suporte ao cliente.

Além de gerenciamento, nutrição e pontuação das leads, você ainda pode:

A plataforma é paga e oferece diferentes planos de contratação, mas dá para fazer um teste gratuito antes.  

#4 Klickpages

Klickpages

Você não está jogando para vencer no marketing digital se não cria landing pages personalizadas e otimizadas para conversão.

Só que, a não ser que você seja um programador que adora criar páginas, fazer essa tarefa manualmente demanda muito tempo, atenção e exige habilidades específicas de profissionais da tecnologia.

É para agilizar a sua vida que o Klickpages existe, uma ferramenta 100% brasileira.

Essa é a ferramenta ideal para criar landing pages do jeitinho que você precisa, capturar leads e alavancar o seu negócio. E tudo em apenas três passos, sem complicações, sem demora:

  1. Escolha o seu modelo ideal entre vários de alta conversão comprovadamente testados para o seu negócio;

  2. Customize sua página editando textos, cores e imagens na hora;

  3. Publique com seu próprio domínio sem necessidade de contratar servidores ou serviços de hospedagem adicionais.

Mas não é só de landing pages que vive o KP.

Após capturar as leads para alimentar sua lista de emails, você precisa manter o contato para criar um relacionamento poderoso com seus futuros clientes.

Por isso, o Klickpages é integrado ao Klicksend, uma ferramenta de e-mail marketing excelente para segmentação, nutrição, pontuação e histórico de ações das suas leads.

Isso tudo e mais a cereja do bolo: o suporte especializado que está pronto para tirar todas as suas dúvidas e te atender da melhor forma.

#5 Autopilot

Autopilot

A promessa do Autopilot é automatizar toda a jornada de compra, por exemplo:

  • Captura e segmentação de leads e clientes;

  • Envio de campanhas personalizadas e otimizadas para dispositivos móveis;

  • Mensagens personalizadas em diversos canais, como Facebook e até SMS;

  • Integração com CRM;

  • Fluxo de trabalho da equipe para conquistar os objetivos de vendas.

Essa ferramenta propõe que os processos fiquem tão simples quanto desenhar em um quadro branco, não há necessidade de habilidades específicas para usá-la.

Além disso, permite integração com plataformas como Google Ads e Facebook.

O objetivo é reduzir a taxa de churn e abandono de carrinho ao proporcionar uma experiência especial para fidelizar clientes, desde o suporte até feedback sobre o seu produto ou serviço.

A plataforma é em inglês e paga, mas você pode fazer um teste gratuito por 30 dias.

#6 SharpSpring

SharpSpring

Outro dia eu falei sobre como hoje os clientes em potencial já chegam preparados na hora da compra: eles pesquisaram muito sobre seu produto ou serviço antes de sequer entrar em contato com sua marca.

Por isso, o time de vendas e o de marketing precisam estar completamente alinhados.

A SharpSpring é uma ferramenta que considera isso em suas propostas:

  • Agilizar processos dos dois times, ao acompanhar de perto as etapas do funil e direcionar as leads mais quentes para a equipe de vendas;

  • Criar campanhas de emails, blogs, formulários;

  • Acompanhar o histórico de engajamento das suas leads e, a partir daí, nutrí-las de forma personalizada;

  • Desenvolver o relacionamento com seus clientes.

Além disso, permite integração com sistema de CRM, Twitter e Google Ads.

E o site da ferramenta ainda defende que, com a automação, você tende a ter maior retorno sobre investimento e menor custo de aquisição de clientes.

#7 Pardot

Pardot

O Pardot, que faz parte do grupo Salesforce, tem como grande objetivo reduzir o ciclo de vendas ao unir processos de marketing e vendas. Alguns exemplos de ações são:

  • Gerar, nutrir e gerenciar cada vez mais leads;

  • Aumentar o retorno sobre investimento;

  • Acessar métricas e relatórios de desempenho;

  • Realizar testes A/B das páginas;

  • Enviar campanhas por e-mail.

Ela também permite integração de CRM e Google Ads e usa a inteligência artificial para alcançar as melhores leads na hora exata, além da pontuação das leads e insights sobre as campanhas. Tudo para você saber a hora exata de fazer a oferta.

Ah, e tem interface intuitiva que considera a experiência do usuário.

#8 Mautic

Mautic

O Mautic talvez seja a única ferramenta gratuita dessa lista porque tem código aberto, ou seja, está aberta para contribuições externas.

O lado ruim é que você já precisa ter habilidades técnicas em programação para aproveitar o máximo da ferramenta (você pode inclusive contribuir com códigos).

Se você ainda está pegando o jeito da coisa, pode explorar algumas funcionalidades, como:

  • Captação, nutrição e pontuação de leads;

  • Criação de landing pages;

  • Integração e monitoramento de redes sociais.

Agora, se você prefere algo mais completo e com menos complicação para pessoas sem essas habilidades, outra opção é escolher uma ferramenta mais adequada às suas necessidades (como muitas que eu falo nesse artigo).

#9 Pipz

Pipz

A grande sacada do Pipz é que ele te ajuda a acompanhar toda a jornada de compra do cliente, desde a atração de visitantes para sua página até o processo de sucesso do cliente e pós-venda para conseguir verdadeiros embaixadores da sua marca.

É um ótimo exemplo de ferramenta que une o processo de marketing ao de vendas e tem funcionalidades bem parecidas com as que você já viu aqui:

  • Captação, nutrição e gerenciamento das leads e clientes;

  • Agilidade no fluxo de trabalho para otimizar os trabalhos das equipes;

  • Segmentação de campanhas para comunicação personalizada;

  • CRM adaptável;

Uma vantagem dessa ferramenta em relação a outros exemplos da lista é que, antes de assinar um plano, você pode solicitar uma demonstração para ver se é isso mesmo que você procura.

Outro ponto a favor é que ela é em português, uma mão na roda para quem não é fluente no idioma gringo.

#10 MLabs

MLabs

Cansou de perder preciosos minutos diários atualizando todas as suas redes sociais? Se preocupando com a logística de quando você viajar ou cair a internet ou qualquer outro imprevisto?

Não precisa se preocupar com isso quando você tem uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais como o MLabs (inclusive, é que a gente usa aqui na empresa).

Por lá, você pode:

  • Agendar publicações no Instagram, Stories, Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube e Pinterest (é coisa, viu?!);

  • Usar GIFs, vídeos, links, imagens e textos em seus posts;

  • Acessar relatórios automatizados;

  • Organizar suas demandas.

Agora, se o que você quer é seguir pessoas automaticamente, esse tipo de coisa, aí o MLabs não é para você. Ele fica nas funções básicas de automação (o que, sinceramente, para nós é mais do que o suficiente).

Você escolhe a data, o horário e ainda tem uma prévia de como vai ficar a postagem.

Isso sem contar que é fácil monitorar e encontrar publicações antigas. Ah, e você ainda pode fazer um teste gratuito para avaliar a eficácia da ferramenta.

Conclusão

Ferramentas de automação de marketing Conclusão

Pronto! Agora você conhece 10 ferramentas de automação de marketing para não perder mais tempo com tarefas que tiram o seu foco do que mais importa: os resultados.

Você viu plataformas focadas em geração, nutrição e gerenciamento de leads, outras em campanhas de emails, algumas com olho aberto para redes sociais, e ainda aquelas que são tudo-em-um.

É só escolher.

E não deixa de me contar aqui nos comentários se você já usa alguma das indicações desse post. Abraço!

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!

Sobre o Autor

Nathalia Melo

Na identidade é Nathalia, mas pode me chamar de Nath. Faço parte do time de conteúdo do Klickpages e me amarro em escrever sobre marketing digital e empreendedorismo. Pratiquei circo por três anos, agora me aventuro no levantamento de peso olímpico e adoro assistir jogos de basquete (por isso o tanto de analogia com esporte nos meus artigos). No time de conteúdo, sou a "mãezinha" da galera. No fone de ouvido, sou uma senhorinha de 80 anos. Na vida, converso sobre assuntos aleatórios, desde composição de shampoo até o sentido da existência humana.

Se você quiser ler outros conteúdos meus é só clicar aqui ;)